UOL - O melhor conteúdo
Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Maria Manuela Alves

    É simplesmente nojento. A Folha deveria se preocupar mais com essa drenagem do Congresso sem transparência de recursos públicos, ao invés de bater forte, em nome do teto fiscal, nas verbas destinadas à recomposição dos salários dos servidores públicos do executivo federal ou incremento de serviços públicos como educação, saúde, ciência e tecnologia, etc.

    Responda
  2. Tadêu Santos

    O CASO DAS EMENDAS Ñ SERIA TRÁGICO SE Ñ A ABSURDA QUANTIA BILIONÁRIA MANIPULADA SEM TRANSPARÊNCIA E SEM PRESTAÇÃO DE CONTAS... ou a rastreabilidade da grana destinada inicialmente para obras públicas visando o bem coletivo da população brasileira, porém como a verba pariu no "Orçamento Secreto" do governo do JMB até o atual presidente ñ conseguiu reverter o 'toma lá dá cá', mas esperamos que a interfereência do min Dino do STF se solucione este rombo nas contas públicas...

    Responda
  3. Tadêu Santos

    Várias publicações repetidas, é no que dá a demora de avaliação da moderação ou redação de um comentário de assinante, que passou a ser uma espécie de ameaça, seja para percepção de direita ou de esquerda. Como muitos assinantes não sabemos quais as restrições que devemos seguir ao elaborar um comentário geralmente de ordem sociopolítica, econômica e ambiental. Noutro dia a ombudsman publicou uma nota sobre o conflito que pouco resolveu o imbróglio...

    Responda
    1. Tadêu Santos

      O CASO DAS EMENDAS PARLAMENTARES Ñ SERIA TRÁGICO SE Ñ A ABSURDA QUANTIA BILIONÁRIA MANIPULADA SEM TRANSPARÊNCIA E SEM PRESTAÇÃO DE CONTAS... ou a rastreabilidade da grana destinada inicialmente para obras públicas visando o bem coletivo da população brasileira, porém como a verba pariu no "Orçamento Secreto" do governo do JMB até o atual presidente ñ conseguiu reverter o 'toma lá dá cá', mas esperamos que a interfereência do min Dino do STF se solucione este rombo nas contas públicas...

  4. Julio Shiogi Honjo

    É a ocupação principal do Congresso atualmente. O governo anterior entregou-lhe o poder de interferir no Orçamento, em troca de não levar adianten o impeachment iminente do mandatário maior. E sem transparências, motivo até de denúncias de desvios desses recursos. E não é pouco, pois em comparação às rachadinhas são café pequeno. E como quem pode reverter isso são os próprios, qualquer presidente que entrar ficará nas mãos dos melianthes.

    Responda
    1. Julio Shiogi Honjo

      A segunda é propagar mentiras ou inutilidades para ludibriar humildes, incautos e tontos para se reelegerem e continuarem a se locupletar.

  5. marcio branco de assis

    Bolsonaro não sabia e não gostava de trabalhar. Lira, Pacheco, Jefferson, Alcolumbre etc., perceberam o vácuo e tomaram a República. Está sendo duro retomá-la.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      e não vamos enquanto esses congressistas estiverem aí e o STF não parar essa farra

  6. Michael Clements

    Infelizmente , o nosso Brazil de hoje, se tornou o maior narco-mafia-corrupto-Estado do mundo… A chamada ELITE e parasita aos recursos do pais.. em nenhum outra “democracia” do mundo, vc ver um local tao pornograficamente gerenciada quanto a nossa Brasilia… senadores e deputados na noite com juizes e lobistas so formando mais e mais maneiras de desecrar o pais… enquanto nao mandar uma bomba atomica em brasilia, e comecar do zero, o brazil continuara se tornando pior q a venezuela e bolivia

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Armando se continuar assim logo logo seremos obrigado

    2. Armando Moura

      Para de comer co co.

  7. Valdo Neto

    Não há nada tão ruim que não possa piorar, então, temos o pior Congresso da história da república. País sem presente e sem futuro.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      No ano de dezoito é que começou aumentar essa direita e o centrão e eu já dizia que era o pior congresso da história, depois do ano vinte e dois a coisa piorou pq o sr. lira fez por conseguir piorar ainda mais

  8. NACIB HETTI

    Mais uma: o contribuinte miserável, que nunca andou de avião, vai pagar a taxa de despacho das bagagens dos senhores deputados federais.

    Responda
  9. Jane Santos

    Pior congresso do universo! Chantagistas, sem limite. Um absurdo essa apropriação indevida de boa parte do orçamento.

    Responda
  10. edson vieira nunes

    Os inimigos do país em ação! Esse gente precisa ser varrida da vida pública urgente. Minha percepção deste Congresso é a pior possível! Com todo respeito aos poucos parlamentares éticos. A culpa é TODA nossa!

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      nacib para com isso, deixa disso vc e eu somos culpados, pq será que bozolóide não aceita que errou?

    2. NACIB HETTI

      A culpa não é nossa, é do sistema eleitoral. Somente 20% dos eleitores sabem em quem votaram para o Congresso nas últimas eleições. O resto foi pelo cabresto.

  11. José Carlos Soares Costa

    Vergonha nacional, o pior congresso de todos, sempre é a ultima legislatura.

    Responda
  12. josé mário ferraz

    Eitcha boquinha boa!

    Responda
  13. Edemar Afonso Gonçalves

    O inelegível entregou o executivo para a pandilha do centrão.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      sim, pq se não já tinha levado um impeachment no quengo, liberou geral a farra do boi para se safar e depois tentou um golpe imagina se ele não iria fechar o congresso

  14. Valdo Neto

    Explodiram as emendas e a corrupção explodiu junto entregando o Brasil para mafiosos de toda espécie, desde a já estruturada máfia das licitações até o PCC e as milícias.

    Responda
  15. Marcus Machado

    Os recursos do Brasil está sendo roubado pela máfia dos políticos com essas emendas parlamentares. Uma aberração, uma cplcha de ret

    Responda
  16. Mario Donizete Pelissaro

    O governo atual tenta mudar essa realidade que foi muito piorada na era bolsonaro. Lembremos que o ultimo presidente, entregou a chave do cofre ao congresso p q esse gastasse, inclusive sem ter q prestar contas. Tá na hora da imprensa, principalmente a FSP, ajudar a acabar com esse absurdo.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Se a imprensa fosse inteligente ajudava a acabar com esse absurdo, pq se não o governo faz eles pagarem impostos acabando com os subsídios

  17. Rafaela Rodrigues Dinoz

    Todos os jornais, impressos e televisivos deveriam está 24 horas martelando esse assunto. Muito se fala das ações do poder executivo federal, o que deve sim ser falado, mas o que dilacera o país é isso aí. É, também a falta de transparência estadual e municipal. Quantos municípios não tem a presença de um ministério público, uma policia civil, uma polícia federal. Não tem dinheiro público que não vá para o "ralo" nesse país.

    Responda
    1. NACIB HETTI

      Mais uma: o contribuinte miserável, que nunca andou de avião, vai pagar a taxa de despacho das bagagens dos senhores deputados federais.

  18. Luiz Reichmann

    Já esta mais rentável que o trafico!!

    Responda
  19. neli faria

    É a aplicação do Princípio: o Brasil existe apenas para sustentar políticos e poderosos. Na hora de se beneficiar não existe esquerda, direita, situação, oposição: todos se unem e dão as mãos para nunca construir uma nação. Vejam os votos dos Oportunistas : Fundos Eleitoral e Partidário, Anistia aos Partidos Policiais, Arquivamento da Rachadinha. Descaracterização da Lei da Improbidade, juiz de garantia e quer descaracterizar a lei da delação. Essas leis para autoproteção. Iguais!

    Responda
    1. neli faria

      Sr Mário: tem que acompanhar mais as votações no Congresso.

    2. Mario Donizete Pelissaro

      Só prá lembrar q esse congresso aí, é formado na grande maioria por aqueles q vieram na esteira do bolsonarismo, com aquela conversa fiada de "deus, patria e familia" e de rompimento com a "velha politica". Deu no que deu. Temos o q é considerado o pior congresso de todos os tempos.

  20. Humberto Giovine

    É preciso deixar muito claro e de forma permanente, que este descalabro aumentou no desgoverno bolsonaro, como mostra a reportagem, a fim de se manter no poder e sonhar com sua permanência através de um golpe de estado. O sonho frustrou-se mas o desastre que causou ao país continua.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Sr Faria a Dilma saiu por golpe que essa a razão de tudo, lembra do cunha?, e o Temer mancumunado com ele deu sequência, a Dilma nunca aprovou nada disso

    2. Armando Moura

      teve a compra da reeleição por fhc e o mensalão minerio do psdb. Isto nunca foi exclusividade do PT. Dá ou desce.

    3. neli faria

      Parece-me que existiu um tal de Mensalão. Começou foi lá.

    4. SA amoULO L FARIA

      Essa farra das emendas teve início no governo Dilma, com recorde nesse governo, que criticava, mas permitiu esse aumento absurdo.

  21. GERALDELI DA COSTA ROFINO

    A Constituição Federal exige a transparência e a rastreabilidade, logo, os novos Presidentes da Câmara e do Senado, devem, zelar pela honestidade. Tolerância zero com atos de corrupção.

    Responda
    1. Regina Tavares

      Aguardemos, mas não tenho muita esperança. Alcolumbre já conhecemos, não foi um bom presidente do Senado (tampouco um bom político) e o protegido de Lira Motta, será manipulado por ele e muito provavelmente dará continuidade a seus passos.

  22. neli faria

    Com esse dinheiro, num País com políticos decentes, daria para fazer saneamento básico em todas as cidades! Meu Deus da Politica, por que abandonou o Brasil?

    Responda
    1. neli faria

      Corrijo-me, o maior erro na Lava jato foi Moro ter crido no canto do capetão.

    2. neli faria

      Mais, por fim, Senhor Humberto: o maior na Lava Jato foi o moro ter crido no Canto do Capetão.

    3. neli faria

      sr Humberto: o povo acreditou em lula também! O senhor se esqueceu que lula está no Poder há mais de16anos?O povo creu no lula pela maciça propaganda autopromocional à custa do dinheiro público. O povo creu, como cri,em lula e votei pelo Meio Ambiente.Lava jato?O dinheiro público recuperado era falso?Foi condenado em três Instâncias não existiu? Existiu sim, foi anulado o processo porque o STF entendeu que deveria ser processado em Brasília.Não foi porque maior de 70,prescrição pela metade.

    4. Humberto Giovine

      Deus não abandonou a política Neli. Foi grande parte da população que acreditou na lava jato, e em um psicopata ignorante e corrupto para governar o Brasil.

  23. andre lunardelli

    A mesma mídia que eh atacada pela militância por cumprir seu papel apontando os problemas de L esta nesta matéria cumprindo seu papel apontando os problemas do legislativo,.

    Responda
  24. Armando Moura

    esta política de emendas destrói qualquer possibilidade de um orçamento voltado para o bem comum da nação. É um acinte, um escárnio, um assalto ao erário publico por conta prá servir interesses de grupos e localizados. O governo tem suas responsabilidades, mas a nação precisa enfrentar a desinformaçao e parar de eleger congressistas lad rões e saquea dores

    Responda
  25. João Leite Leite

    O povo honesto, trabalhador e pagador dos impostos mais altos do mundo precisa acordar, se organizar e ir massivamente as ruas em todo o Brasil para exigir o fim desse descaramento dos parlamentares e do governo que abre as mãos para jogar bilhões nas mãos dos malandros e corta R$10,00 do salario mínimo que está defasado em 500%.

    Responda
  26. MARIA F LUPORINI

    Um dos piores Congressos da história da República, cheio de gente que se diz cidadão de bem e conservador. Especialistas em conservar dinheiro do contribuinte em suas contas correntes. Ratazanas.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      João é muita desonestidade sua o governo se não paga não faria a economia melhor como está hoje, o sr estaria na fila do osso e mesmo assim critica o governo por comprar a poio

    2. Marcos valerio André da silva

      Humberto estou de acordo com a Maria, pois estes viream justamente, criticando a esquerda e suas falcatruas, chegaram lá e vejo que sao piores que a esquerda, 2026 está aí, temos que ser muito criticos, com estes politicos que nada fizeram de bom nestes 4 anos. Bancada do Boi, Bala e Biblia, devemos olhar com muita atenção. elles defendem somente os seus grupos e a populacao não é somente isto.

    3. Regina Tavares

      João Leite Leite, eu vejo como compra para não ser impedido.

    4. Humberto Giovine

      Maria, vamos fazer uma mea-culpa: os partidos e parlamentares mais à esquerda também se beneficiam destas emendas, ao invés de denunciá-las.

    5. Marcos valerio André da silva

      O Brasileiro é um ser estranho, vota repentinamente em quem sabe que lhe rouba, acha politica chata, pode ser, mas parece que ele vê Brasilia como algo distante que não irá afetar o seu dia a dia. Precisa acordar urgente, cobrar transparencia do governo e cobrar os parlamentares.

    6. João Batista de Junior

      Precisa de renovação.

    7. João Leite Leite

      E o pior governo da história da política brasileira. Precisa jogar bilhões nas mãos dos parlamentares para comprar apoio.

  27. Leonardo Trindade

    2020 foi o ano da reunião ministerial que iria passar a boiada. E como passou.

    Responda
  28. J R

    A PF estimou o desvio da Petrobrás em R$ 42 bilhões em cerca de 11 anos! Só em 2024, as emendas chegaram a R$ 50 bilhões.... E em 5 anos R$ 150 bilhões.... E os mais ávidos pelo dindim são os bolsonaristas...

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      está corretíssimo, mas não se iluda fica esperto pq os bolsonaristas são oposição ao governo Lula e nessa posição eles tem as condições ideais para forçar essa situação, temos que ter cuidado com os outros que restam

  29. MILTON BARBOSA CORDEIRO

    São parlamentares sem estatura patriótica apesar de alguns com semblantes raivosos ostentavam a bandeira brasileira em seus dia-a-dia. Simplesmente ridículos! O Ministro Flávio Dino está no encalço deles e a nação se manifesta a seu favor. Vá firme Ministro!

    Responda
    1. SERGIO NEVES

      Nascib, óbvio que eles não são capazes disso.

    2. NACIB HETTI

      Santa ingenuidade!

    3. SERGIO NEVES

      Me recordo muito bem como era a esquerda nos governos passados quando eram oposição. Um estorvo! Agora, vai lá e mostra como a oposição deve ser tratada como vocês gostariam de serem tratados quando faziam o mesmo papel. Mostrem que são diferentes.

  30. Silvio Leite

    Enquanto isso os aposentados e trabalhadores honestos se ferram na miséria. Esse congresso é descaradamente usurpador do dinheiro público.

    Responda
  31. celso salgado

    O nome disto é roubalheira do dinheiro dos coitados dos trabalhadores brasileiros. O destino do dinheiro será sempre o bolso de agentes corruptos.

    Responda
  32. César A C Sanchez

    Bolsonaro, trinta anos no baixíssimo clero, na mediocridade das rachadinhas, comprou os imóveis da família. Obviamente que nada faria para se opor à institucionalização do esquema de emendas. Não se pode e não se deve esquecer que o hipócrita lulopetismo apoiou a eleição e a reeleição de Arthur Lira, na barganha por cargos na mesa diretora da Câmara. Opuseram-se ao candidato de Rodrigo Maia, que combateu o bolsonarismo. O camaleão Lula traz a "experiência de estadista" do Mensalão.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      a única coisa que vcs disseram certo foi que o mensalão foi para o centrão e a roubalheira do bozo, o Lula não tinha e não tem o que fazer com essa oposição, ou tem? se tiver nos digam

    2. Regina Tavares

      Concordo, em parte, com seu comentário, César. Maia foi um dos responsáveis pela bandalheira do coiso, nunca pautou sequer um pedido de impedimento, jamais foi antibolsonarista. O apoio de Lula a Lira foi um tiro no pé, assim como será o dado a Motta. Lula erra repetidas vezes e quem paga e o andar de baixo. No mais, o Mensalão favoreceu, em maior parte, aos políticos do centrão, ou seja, aos de direita.

  33. César A C Sanchez

    Congresso péssimo, e isso inclui centrão, bolso afetivos e lulopetistas. Não tenhamos ilusões e não sejamos desmemoriados. As relações incestuosas entre o Poder Executivo e o Legislativo sempre existiram, com as indicações para o STF sendo muitas vezes moeda de barganha. Lula iniciou uma nova fase com a cooptação via Mensalão, mesada para congressistas. Bilhões irrigando esquemas que envolveram empreiteiras e outros agentes econômicos. A inocente e incompete Dilma, caiu, já o espertalhão Lula...

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      primeiro que o Lula nos outros governos indicou pela lista tríplice, segundo o mensalão foi o Dirceu que dirigiu não se provou envolvimento do Lula, terceiro a Dilma não foi inocente ela só não aguentou a briga

  34. Tiago Fachiano

    O nome disso é orçamento secreto... pq mudaram?

    Responda
  35. RONICLEY Nunes

    Essas emendas podem até virar benefício público, mas e o Executivo governa com o quê? Então estingue-se o poder Executivo, deixa o nosso congresso imaculado governar. Vamos deixar o Congresso de maioria de Direititas e Centristas, e os poucos esquerdistas tomarem conta do orçamento. Eles são os representantes do Povo, o Povo voltou neles, então deixemos o Governo com eles, uai sô! Se Governo não fiscaliza onde está sendo empregado as emendas e o Congresso não fiscaliza o Governo, então tá!

    Responda
  36. Alexandre Batalha

    Fico pensando quanto desse nosso dinheiro foi pro bolso de pessoas físicas

    Responda
  37. Antônio Alves

    As emendas constitucionais são o verdadeiro golpe de estado que o país sofreu.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Por isso deram o golpe na Dilma para entrar o fantoche do bozo

  38. Raymundo Itareru

    o resultado do roubo chegou agora nas eleições de vinte e quatro, o centrão é uma qu@ drilh4 bem organizada

    Responda
  39. ANTONIO F CARVALHO

    Distribuição de Emendas por Deputados se constitui em verdadeira campanha eleitoral antecipada e compromete a democracia, pois privilegia esses parlamentares na próxima eleição não só com o apoio dos líderes dos Municípios aquinhoados com essas verbas, mas promove a “corretagem” desses recursos por alguns deputados e senadores e isso já está sendo apurado pelas autoridades, sendo visível essa farra com o dinheiro público. “Isso é uma vergonha”! O Orçamento deve ser administrado pelo EXECUTIVO.

    Responda
  40. Joao Braga

    Vivemos em uma ditadura da classe política com ramificações no judiciário tudo as custas do erário público. Essas emendas são uma vergonha. Já o executivo que se envolveu com empreiteiras corr uptas em obras no exterior esta firme e forte. Bem, qto ao judiciário, parece usar de 2 pesos e pitadas de " criatividade ". Estamos sem perspectivas. Triste, o país tinha tudo para dar certo.

    Responda
  41. Regina Tavares

    Rou ba lhe irá institucionalizada, por isso os mesmos se reelegem e/ou a parentes, boa parte desta dinheirama serve para isso. É um círculo vicioso, tomara que logo se quebre. Com tantos recursos, como estamos vendo, o Brasil seria país de primeiro mundo se tivéssemos políticos ho nes tos. Força, Dino!

    Responda
    1. SERGIO NEVES

      É por isso que temos uma das maiores cargas tributárias do mundo. Não é para o povo, é para corrupção mesmo. Nunca vai quebrar, se precisarem de mais, é só aumentar os impostos.

    2. paulo Raulino

      Só será quebrado se tiver uma ação externa. Essas 2 últimas legislaturas são as piores desde a restauração democrática. Deixar o orçamento entregue a esses indivíduos descompromissados, levará a um período cujo resultado será um retrocesso descomunal.

  42. Valério Castro

    Esse é o verdadeiro problema da política brasileira que boa parte dos eleitores desconhece totalmente.

    Responda