UOL - O melhor conteúdo
Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Devanir A Merengué

    É fato que toda ditadura é um horror, seja de qual matiz ideológico for, mas parece que, pelo artigo, todas as questões levantadas pela esquerda são banais, mentirosas, irrelevantes. Será mesmo? O mal estar que vivemos não é exatamente resultado de uma experiência de governos esquerda. Ou é?

    Responda
  2. NACIB HETTI

    No mundo não existe ditador de esquerda. Existe ditador corrupto fascista.

    Responda
  3. Nilton Silva

    Lula é maior que o pt.

    Responda
  4. José Eduardo de Oliveira

    Em seu último livro, Levitsky & Ziblatt, Como salvar a democracia, nos dão preciosas lições para isso, mas também nos mostram diuturnamente, como as democracias morrem. Já o PT, dos últimos dias está nos mostrando, não só como matar a democracia mas também como se suicidar todos os dias. Mas ainda precisamos dele, precisamos salvá-lo, porque milhões de brasileiro ainda dependem dele e do PT que nós elegemos.

    Responda
  5. José Eduardo de Oliveira

    Em seu último livro, Levitsky & Ziblatt, Como salvar a democracia, eles nos dão preciosas lições para isso, mas também nos mostram como tentam diuturnamente como as democracias morrem. Já o PT, dos últimos dias está nos mostrando, não só como matar a democracia mas também como se suicidar, todos os dias. Mas ainda precisamos dele, precisamos salvá-lo, porque milhões de brasileiro ainda dependem dele ou de um PT que nós elegemos.

    Responda
  6. Alison Sales

    Uma excelente avaliação. Falta agora examinar o alinhamento da direita extremada brasileira com pretensos autocratas como Donald Trump, Javier Milei, Giorgia Meloni, Viktor Orbán, Marine Le Pen, Benjamin Netanyahu, Andrzej Duda e Nayib Bukele. Ou será que a questão só se torna um problema quando o autoritarismo vem da esquerda?

    Responda
  7. MATEUS RAMOS BRUNO

    Um dos melhores colunistas da Folha. Não me alinho à esquerda pq pra mim estado democrático de direito está acima de igualdade social ("marxisticamente" falando) e abomino bolsonarismo pq estado democrático de direito está acima de golpismo com desculpa de combate à corrupção.

    Responda
  8. Raymundo Itareru

    agora que está se aproximando do ditator da Arábia Saudita, não estou vendo ninguém reclamar, por que será?

    Responda
  9. Petrônio Alves Corrêa Filho

    Análise muito bem feita. Concordo plenamente.

    Responda
    1. claudia paredes menusier araujo

      análise perfeita pra quem elegeu lula, como eu.

    2. Ricardo Knudsen

      Análise perfeita para agradar os q elegeram o Bozo, não surpreende q vc concorde.

  10. MARIA CECILIA C SILVA

    Excelente texto do professor Wilson Gomes. Parabéns.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      O texto até pode ser bom, afinal, um prof de comunicações tem q escrever bem. O conteúdo, por outro lado, é intelectualmente desonesto, enviesado e pretencioso.

  11. Raphael Costa

    Wilson Gomes sempre muito lúcido!

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Tão lúcido qto qquer defensor do bozismo “moderado”.

  12. Antonio Emanuel Melo dos Santos

    A esquerda brasileira demonstra com seu tratamento de favor a ditaduras amigas que é omnívora: vai de democracia e de ditadura. Ou seja, não merece confiança dos democratas estritos.

    Responda
  13. Marcus Vinícius Xavier de Oliveira

    Achei bastante pertinente a análise do Gomes. Discordo, em parte, da conclusão. Não é a adesão maior ou menor ao pressupostos políticos da esquerda internacional e seu apoio a governos autoritários desse plexo que tirarão legitimidade de uma candidatura de esquerda. Para isso, relações internacionais deveriam ser um interesse geral do eleitorado. Não é. Voltando ao bordão: "É a economia, *****". Lula perderá a eleição se não conseguir convencer o eleitorado de sua condução da economia.

    Responda
  14. Jose Pessoa da Silva

    Defender ditadores de esquerda é o mesmo que defender os de direita eu não defendo nenhum dos dois e sim a Democracia.

    Responda
  15. José Cardoso

    Parabéns pela coluna. Não podia ser mais didático. Para sair de uma polarização estéril, é preciso entender que a maioria dos lulistas são bem intencionados. O seu problema é escolher os meios errados (intervencionismo estatal) para atingir os fins que todos almejam (melhoria da condição de vida da população). Os chineses já aprenderam isso, e os indianos estão agora seguindo seus passos.

    Responda
    1. José Cardoso

      Esse "tudo controla" tem que ser visto como um todo, os pontos negativos mas também os positivos. Acredito que os interesses particulares sejam em grande escala respeitados, mas que não se apropriem do Estado, cada um tirando um naco de isenções e subsídios como aqui. E nem os políticos acumulem seus eleitores de benesses impagáveis para se reeleger, (até porque não dependem de votos). Isso sem falar na criminalidade miúda como roubo de cargas, de fios, gatos de luz etc.

    2. Ricardo Knudsen

      Só falta isso pra eles acabarem com o intervencionismo estatal, deixarem de ser uma ditadura, q tudo controla. Bem pouquinho, né?

    3. José Cardoso

      Caro Ricardo, tudo é relativo. Em comparação com o período maoísta, a China de hoje é tremendamente desregulamentada. Se eles conseguissem prosseguir mais além, com liberdades políticas e judiciário independente, o dólar estaria ameaçado como moeda internacional.

    4. Ricardo Knudsen

      Não consigo me conter, é muito hilário. A ditadura na China é uma das mais duras do mundo, controla o país com mão de ferro, opositores são presos, exilados ou executados. O dono do Alibaba desapareceu por uns tempos. Não há legislativo de fato, o governo dita as leis. O judiciário é vassalo do governo. Quem quer empreender, tem q beijar a mão do governo. Mas o Cardoso acha q eles aprenderam as vantagens do não intervencionismo estatal!

    5. Ricardo Knudsen

      Os chineses aprenderam isso? Vc se refere à ditadura na China, onde nenhum investimento é feito, nenhuma empresa é aberta, sem a prévia autorização do governo? Que o diga o Musk, q sempre q vai discutir seus negócios com a ditadura, já chega com o cinto desafivelado.

  16. mizael dias

    O negócio desse Maduro chama-se falta de desconfiômetro. O cara acha que todo mundo gosta dele, que ele é bão demais. É visível que o país tá falido. E o cara não desconfia. Não nem questão de ser esquerda não, é questão de desconfiar. O cara vai forçando algo que não tá indo.

    Responda
  17. Ricardo Knudsen

    Aguardo as críticas do professor à todos os governos, presentes e passados, aqui e no exterior, q mantém relações com as ditaduras da China e da Arábia Saudita. Nem as denúncias de genocídio e escravização do povo uigur levaram a sanções, os protestos foram protocolares. Trabalhadores chineses não tem direito de organização, nem de expressão e trabalham até 75 hs/semana, folga de 1 dia/mês (BBC ontem). Quem critica a posição do governo em relação à Venezuela e se cala sobre isso é um hipócrita.

    Responda
  18. Ricardo Knudsen

    O direitista R. Nixon abriu as portas do trabalho barato, semi-escravo, da ditadura chinesa, onde trabalhadores não tem direitos de organização e expressão. Décadas depois, todos os países do mundo se curvam àquela ditadura, mesmo após denuncias de massacres e escravidão contra o povo uigur. Nem por isso o desonesto colunista diz coisas do tipo “Para a direita o lucro dos empresários é mais importante do q a democracia e os direitos humanos”. Gomes é só mais um defensor do bozismo “moderado”.

    Responda
  19. Alberto Melis Bianconi

    Censura.

    Responda
  20. Alberto Melis Bianconi

    É sempre surpreendente a pobreza do nosso debate político. O gosto pelo personalismo, pela fulanização. Lula pensa assim e assado... É simplesmente irrelevante e equivocado. Até porque Lula separa perfeitamente o que pensa, das motivações de suas ações como presidente. Lula precisa do apoio da esquerda? Claro, até porque nossas zelites intelectuais apoiam Bolsonaro. E sim, boa parte da esquerda apoia Maduro. Lula, o fulano, aprova Maduro? Até acho que não, mas não sei, e é irrelevante.

    Responda
  21. Kiko Mazziotti

    O fato mais importante em relação à Venezuela é sempre omitido: mais de 7 milhões fugiram daquele inferno que está caindo de maduro. A única frase do artigo que faz jus aos fatos é “ ser de esquerda é mais importante que ser democrata; e a democracia que está aí nunca foi a verdadeira democracia, que só será alcançada com o socialismo”. Os canhotas têm certeza que é deles o monopólio da justiça e esquecem que não há, no globo, um só exemplo de socialismo que deu certo.

    Responda
  22. João Petrucio Medeiros da Silva

    Independentemente de todas essas considerações, bastaria Maduro apresentar as Atas e aceitar as considerações dos organismos internacionais que acompanharam ou tentaram acompanhar as eleições. Fora isto, na minha opinião, é Golpeeee!!!!!

    Responda
  23. Antonio Rubio

    Socialismo? Igualdade social? Onde? Socializaram a miséria.

    Responda
  24. Francisco Elias Fernandes

    Adeus, Lênin!

    Responda
  25. Arnaldo Lopes

    Realmente o sistema conseguiu criar um metaverso através da imprensa neoliberal a respeito da Venezuela. Quem acredita nos jornais ocidentais, pensa e imagina uma realidade que não existe. É uma enxurrada de mentiras com o intuito de criar uma realidade que não existe. A oposição fascista ao regime não respeita as regras. O regime venezuelano é até permissivo demais com o bolsonarismo deles.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Uma coisa é verdade, Maduro ainda não conseguiu fechar inteiramente o regime político, sob seu comando. Acho que Daniel Ortega avançou mais nesse sentido. Mas ele vai continuar tentando.

  26. Carlos Alberto Komora Vieira

    É isso, mas não é apenas isso. Os mecanismos da democracia liberal favorecem os mais educados, mais bem-nascidos e mais organizados, também eles interessados na preservação do status quo, e não na redução das desigualdades. Sendo portanto uma democracia de desiguais, aprofundando a mesma. É uma democracia de alcance restrito. Mas é o que temos.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Será? Bolsonaro não é nada disso. A desigualdade vem de longe e uma democracia de desiguais continua desigual. Mas a democracia permite a redução consistente e de longo prazo da pobreza e da miséria. Falar de desigualdade é mais complicado, mas, com certeza, não é a democracia que aprofunda a desigualdade.

  27. Márcio Marques Alves

    A democracia relativa e a defesa da democracia contra o ódio, direcionada apenas contra grupos específicos da oposição.

    Responda
  28. Gaya Becker

    Coisa de doido ver o pt, mst e similares não darem um pio sobre o êxodo do povo venezuelano por conta no ditador de estimação deles...

    Responda
  29. Nelson Goulart

    Excelente, didático e esclarecedor texto.

    Responda
  30. Alexandre Marcos Pereira

    O dilema de Lula ilustra um paradoxo recorrente na história da esquerda. Como conciliar os ideais de justiça social com os compromissos da democracia liberal? O exemplo venezuelano é emblemático. Sob a bandeira da revolução bolivariana, Hugo Chávez e seu sucessor, Nicolás Maduro, prometiam a redenção dos excluídos. Contudo, as práticas autocráticas, o desmantelamento das instituições e o sufocamento da oposição acabaram por expor o abismo entre o discurso e a realidade.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Será que o governo Maduro de fato buscou a redução da desigualdade e da pobreza? Ou apenas protegeu estratos sociais privilegiados como petroleiros e militares? Eu de fato não sei, mas tenho sérias dúvidas.

  31. Cesar Costa

    Muito bom esse texto, só discordo quando ele diz que a esquerda coloca a justiça social à frente da liberdade política. Na Venezuela não existe nenhuma das duas. Não me recordo de tamanho êxodo populacional na América Latina, maus de 20% deixaram o país.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Aguardo suas críticas a todos os governos, presentes e passados, aqui e no exterior, q mantém relações com as ditaduras da China e da Arábia Saudita. Nem as denúncias de genocídio e escravização do povo uigur levaram a sanções, os protestos foram protocolares. Trabalhadores chineses não tem direito de organização, nem de expressão e trabalham até 75 hs/semana, folga de 1 dia/mês (BBC ontem). Quem critica a posição do governo em relação à Venezuela e se cala sobre isso é um hipócrita.

  32. Francisco Elias Fernandes

    Infere -se do texto que Lula deu adeus à Lênin?!

    Responda
    1. Ulrich Dressel

      "à Lenin" não, já o cara era homem...

  33. Ettore Fellini

    O que este autor chama de democracia ? será que é ignorância ou ingenuidade ou esta raciocinando com o próprio umbigo e bolso.Um regime em que o poder economico domina , em que as forças socias disputam em desigualdade de poder e influência , em que as elites tem jornalistas e colunistas para defender seus interesses diariamente em todas formas de mídias,em que o poder de lobbies capturam o Estado ,em que o exercito e as policias estão de prontidão para defender os interesses das elites?

    Responda
    1. Ulrich Dressel

      Ettore, você descreveu a estrutura do Estado venezuelano muito bem. Parabéns.

    2. Carlos Alberto Komora Vieira

      Acho que vc foi ainda mais didático. Parabéns

  34. Ettore Fellini

    Parece que o autor no seu afã reducionista tem simpatia por "ismos".Que tal chamar, o que ele denomina de Democracia ,por plutocracia neoliberal .E sua defesa desta de "elitismo" Talvez ele na sua ignorância não percebe que é mais uma peça na engrenagem das mídias serviçais a serviço da hegemonia americana.

    Responda
  35. Luciano Napoleão de Souza

    Quer enganar a quem, cara pálida? A esta altura??!

    Responda
  36. Roberto Jorge Chaves Araujo

    Prezado professor, nem o partido bolchevique era monolito. Discordo da sua ideia sobre a motivação de Lula, mas aqui não há espaço para argumentar.

    Responda
  37. Ricardo Knudsen

    A magnitude da desonestidade intelectual do colunista, bem como seu desprezo pela democracia, transparecem completamente qdo afirma “ ser de esquerda é mais importante do que ser democrata”. No momento histórico em q vivemos, o centro e a direita tradicionais foram cooptados pela extrema-direita golpista. No campo democrático, restaram apenas os partidos de esquerda. A quem o colunista agora difama, negando q sejam fiéis à democracia. Mais um fazendo o jogo dos bozistas.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Entendo sua posição, Rinaldo. Por uma questão de coerência, aguardo suas críticas a todos os governos, presentes e passados, aqui e no exterior, q mantém relações amistosas com as ditaduras da China e da Arábia Saudita. Nem as suspeitas de genocídio e escravização do povo uigur levaram à qquer sanção, os poucos protestos foram protocolares. Além disso, trabalhadores chineses não tem direito de organização, nem de expressão e trabalham até 75 hs/semana, folga de 1 dia/mês (dados BBC ontem).

    2. Rinaldo Rosa Nogueira Rosa Nogueira

      Caro Ricardo, agradeço sua leitura do meu comentário. Sim, eu sou grato ao Lula por ter salvado a democracia, aliás, Lula sempre jogou dentro das regras democráticas. O que não me impede de achar que ele poderia e deveria ser mais incisivo em relação a esses governos autoritários de esquerda, para manter assim a coerência, algo como o que fez o Gabriel Boric, presidente chileno. Abraço.

  38. adilson pedroso

    A defesa da democracia propalada pelo Lula e pelo PT é história pra jumento dormir! Eles desejam mesmo é o controle social, a igualdade social é só fachada!

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Aqueles q votaram no golpista Bozo, apesar da vossa afinidade, deveriam evitar falar em histórias pra jumentos.

  39. Levi Ramos

    Graças ao povo venezuelano e sua resistência que a Venezuela não caiu nas mãos de forças externas como os EUA. Os imperialismo coloca lacaios no poder como Edmundo Gonzalez e Marina Corina Machado para grandes corporações petrolíferas ter acesso fácil as matérias primas da Venezuela.

    Responda
    1. Helder Oliveira

      Levi, gênio assintomático! Um comentário estupido desse nível não pode ser fruto do ambiente em q se vive. Deve ter um fator genético tambem . Temos q estudar esse caso.

  40. Ricardo Knudsen

    Fiquei impressionado em saber q o distinto professor é capaz de ler mentes, e saber as reais razões da posição de Lula sobre Maduro, q contradizem tudo o q ele diz publicamente, ou orientou ao Itamaraty. De quebra, “denunciaria” Lula, pelo suposto hipocrita e mentiroso q seria. Alternativamente, podemos pensar q hipócrita e mentiroso seja o colunista, uma arrogante anti-governo e anti-esquerda, q não perde a oportinidade de criar uma narrativa depreciativa, e sem evidencias, sobre o presidente.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Max, não sou eu o analfabeto funcional, mas isso é muito comum entre os q elegeram o Bozo. Seu comentário, aliás, sugere um deficit seu nesse aspecto. E vc ajudou a eleger o Bozo, não é mesmo? Tudo combina.

    2. Max Morel

      Claro que você não entendeu nada do que leu.

    3. Ricardo Knudsen

      O q esse petulante pensa q sabe sobre a formação de Lula?

  41. Alberto A Neto

    “O aumento da canalhice é o resultado da má distribuição de renda”. (Millôr Fernandes)

    Responda
  42. MARCIO OLIVEIRA

    Tem um pessoal da esquerda que ainda não saiu das cavernas, algumas franjas da esquerda, mais ilustradas, já entenderam que não há revolução, apenas ditadura mesmo, iguais as de direita.

    Responda
  43. Elisabete S

    Manter a coerência...onde? Manda fulana representar o tal, aprovando a posse do ditador, mas nos holofotes dizendo contra bláblábla...para boi dormir.

    Responda
  44. FRANCISCO FARIAS

    Diataduras de direita e de esquerda se retroalimentam. Farinha do mesmo saco!

    Responda
  45. Rinaldo Rosa Nogueira Rosa Nogueira

    Impecável o texto. Eu gostaria de tê-lo escrito. Ser de direita ou esquerda, ter uma visão mais liberal ou mais estatista da economia, ser mais liberal ou conservador em questões comportamentais( morais), tudo isso pra mim é tranquilo, pois são apenas visões de mundo. O que faz realmente diferença é o apreço ou desprezo que se tem pela democracia. Tenho profundo desprezo por quem tenta relativizar esse valor inegociável. Ideologia cega é a religião dos que se consideram mais inteligentes.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Vc acha impecável dizer q a democracia é secundária para a esquerda, como generalização? Será q a direita sempre prioriza a democracia? No contexto do artigo, não seria necessário dizer q a direita põe o lucro do empresariado acima da democracia, ao usar a mão de obra barata e oprimida da ditadura chinesa, por exemplo? A propósito, o computador, tablet ou smartphone em q vc escreve estes foi produzido em um país q respeita a democracia e os direitos humanos?

    2. Ricardo Knudsen

      Vc deve então ser muito grato ao Lula, por ter salvado a democracia ao derrotar o Bozo, cuja eleição certamente levaria ao auto-golpe e à implantação de uma ditadura.

  46. Jose Trigo

    Wilson, faz tempo que acompanho suas publicações, vc e um dos poucos articulistas baianos que não se furtam a gritar que o rei tá nu, mesmo quando o rei tem convergências de valor. Esta manda de esquerdistas de muitas palavras de ordem e pouca, muito pouca informação não tomam jeito, lhes seria muito útil estudarem ao menos um pouquinho de de historia e economia, e aprenderem que politica não e teologia que cuida dos dogmas, transcendências e maniqueísmos

    Responda
  47. Florentino Fernandes Junior

    Abi e unegro, é sempre bom guardar o nome dessas entidades quando elas se manifestarem pela democracia

    Responda
  48. Florentino Fernandes Junior

    Belissimo texto como sempre, mas sempre passando um paninho pro rei dos pedalinhos

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Não vais defender nenhuma execução de prisioneiros indefesos hoje?

    2. Ennio Baldur Hammes Schneider

      E você é um xarope. Primeiro afaga e depois belisca. Que vergonha!

    3. Dalton Matzenbacher Chicon

      Nada vejo de passada de pano.

  49. Felipe Vasconcelos

    Pensamento em diálogo com a coluna do Hélio Schwartzman. Muito bom. A democracia brasileira sairá fortalecida se a população forçar a esquerda a romper com autocracias, assim como tem se fortalecido ao combater o "poder moderador" dos militares, à direita do espectro.

    Responda
  50. Sidney Costa

    Lula e toda a esquerda brasileira apoiam as ditaduras de esquerda no mundo. Não só isso ... Vale lembrar o caso do Cesare Battiste, italiano ativista do partido Proletários Armados pelo Comunismo condenado a prisão perpétua na Itália por 4 assassinatos , que fugiu para o Brasil e recebeu status de refugiado político no Brasil pelo governo Lula/PT. Assim que o PT perdeu a eleição fugiu do Brasil, foi capturado e hoje cumpre a pena de prisão perpétua na Itália ! FATOS E não opinião

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Mas vc não negou ter ajudado a eleger o Bozo, não é mesmo? Como vc tem o discurso típico dos bozistas, suspeito q votou e fez campanha pra ele em 18, mesmo sabendo q tentaria um golpe, como havia prometido. Se não foi o caso, é só dizer q seu discurso direitista é independente e de oposição ao neofascismo bozista. Do qual fazem parte Tarcìsio, Zema, Caiado, Ratinho Jr, e tantos outros afilhados do Bozo. Vc não admira nem apoia nenhum deles? Aguardo sua resposta, mas não vale mentir.

    2. Sidney Costa

      Como sempre o fato de criticar o Lula /PT faz os fanáticos petistas automaticamente associar o crítico ao bolsonaro. Assim com o gado bolsonarista , o gado petista não consegue deixar de tratar seu politico de estimação como um deus. O fanático político age como o fanático religioso.

    3. Ricardo Knudsen

      Ainda q fosse verdade, seriam mais democratas q vc, que votou no Bozo, sabendo q ele tentaria implantar um ditadura aqui.