UOL - O melhor conteúdo
Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. José Cardoso

    Colocando-nos em sua época, uma objeção razoável contra a hipótese heliocêntrica de Aristarco é que se a terra girasse em torno do Sol, nós veríamos ao longo dos meses as estrelas de pontos de vista diferentes. Assim, suas posições aparentes e a forma das constelações mudariam, o que não acontece. Só com a construção de telescópicos poderosos, viu-se que essas posições realmente mudam! Mas tão pouco (porque elas estão muitíssimo mais distantes que o sol) que a olho nu não se percebe.

    Responda
  2. adenor Dias

    Eu não sabia que há mais de 300 anos antes de cristo, já havia livros sobre astronomia! A quem era endereçado tais conhecimento?

    Responda
    1. José Cardoso

      É talvez a ciência mais antiga. E a civilização surgiu em regiões secas como o oriente médio e a Grécia, com muitas noites limpas no ano. Sempre houve os curiosos que observavam e anotavam as variações de posição da lua, sol e estrelas noite após noite.

  3. JOSE EDUARDO MARINHO CARDOSO

    A Igreja Católica sempre se opôs a novas ideias, pois estas colocavam a Bíblia sob fortes críticas, faziam com que pessoas e clérigos questionassem os ensinamentos e forneciam evidências de que o sol era o centro do universo e não a Terra. Nas palavras de Catherine Fahringer: "estaríamos 1.500 anos à frente se não fosse pela Igreja arrastando a ciência para trás e queimando nossas melhores mentes na fogueira".

    Responda
    1. filipe moura lima

      Não me parece que Igreja Católica tenha sido tão vilã assim, visto que ela foi pioneira na fundação de universidades ainda na Idade Média.

  4. Alexandre Marcos Pereira

    Com efeito, quando se fala em heliocentrismo, o nome de Nicolau Copérnico logo emerge, que ecoa entre os alunos com a reverência de uma lenda, e ninguém se lembra de Aristarco de Samos. Mas Copérnico tem o mérito de apresentar a teoria em um tempo que a Terra era o centro de todas as atenções. Copérnico ousou deslocá-la para um lugar menos protagonista. Propôs que o Sol, e não nosso planeta, ocupava o centro. Uma ideia tão revolucionária que, por séculos, foi apenas sussurrada em certos círculos

    Responda
  5. filipe moura lima

    Uma observação: o diâmetro da Terra que é de aproximadamente 3,7 vezes ao da Lua; já o tamanho da Terra (volume) é de aproximadamente 50 vezes ao da Lua.

    Responda
  6. Paulo Abreu

    Fico imaginando esses meninos com um Hubble, um James Webb e um computador à disposição!

    Responda
  7. sergio lima oliveira

    Excelentes! como sempre são tuas colunas, Marcelo. Ousada teoria do heliocentrismo para ser aceita naqueles tempos. Muito depois, Galileu e outros tantos precisaram apontar as “lunetas” para desvendar a matemática celeste. Mas valeu! Cada sonho…

    Responda
  8. Vito Algirdas Sukys

    Observações recentes indicam que uma porção de estrelas têm exoplanetas habitáveis em órbita. Estão à espera de um novo Aristarco para usar o livro de um novo Archimedes e dos dezenove teoremas usar o teorema sete no qual descreve o Sol, a Lua e a Terra. Caberá à ciência e aos engenheiros criarem a tecnologia para daqui a trezentos anos tornar a viagem a Alpha Centauri possível, em talvez vinte anos. Um enorme desafio.

    Responda
    1. Nelson Maria de França

      Elon Musk tem feito alguma coisa, mas o pessoal não gosta dele.

  9. Vito Algirdas Sukys

    Aristarco era mais astrônomo do que matemático. O interessante é que ele afirmou, como hipótese de trabalho, que o Sol era o centro do universo e que a Terra girava ao seu redor. Este ponto de vista, apesar da simples explicação que ele permitia de vários fenômenos, era geralmente rejeitado pelos seus contemporâneos. Aristarco olhando para as estrelas tentou decifrar o que faz o universo existir. Talvez algum dia possamos criar habitats viáveis para nós em outros planetas. Use a imaginação.

    Responda