UOL - O melhor conteúdo
Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Jordeana Davi Pereira

    O/as professore/as desse país não precisam de bolsas, precisam ser valorizados com salários dignos, concursos públicos e escolas equipadas. Valorizar a educação nesse país necessita de melhores investimentos e não de bolsas.

    Responda
  2. antonio pereira

    Bom começo.. este é o caminho

    Responda
  3. Márcio Marques Alves

    Ué! Tem uma contradição aí..., não estava até outro dia, cortando até benefício de crianças com microcefalia para tentar fazer superávit primário? Monitoramento do Pix, pra ver quem movimenta R$ 5 mil por mês pra poder cobrar imposto de renda? Agora está anunciando outra bolsa pra professores? De onde vão tirar o dinheiro? Não aprovaram um pacote de gastos esses dias, pra equilibrar as contas públicas? Será que o orçamento vai comportar mais este gasto? Ou seria pedalada fiscal?

    Responda
  4. Ana Martinez

    Isentar professores do pagamento de imposto de renda já seria uma iniciativa e tanto. Pulando de escola em escola para complementar salário, muitos professores acabam tendo mais de uma fonte de renda, o que leva ao pagamento de mais IR…

    Responda
  5. Marcelo Pires Santana

    Obrigado, presidente.

    Responda
    1. Giovani Ferreira Vargas

      Pelego.

  6. ANIBAL CARRION

    Gratidão se existe uma profissão a ser respeitada e valorizada é dia professores sem esses mestres sequer estaríamos aqui comentando. Pena que no Brasil a direita, legisladores do centrão e Cia, mercadores, elite, cristãos não os enxerguem como fundamentais. Sem bons professores não haverá bons alunos e nem uma sociedade mais civilizada intelectualmente para saber dos seus direitos

    Responda
  7. Marcelo Zottis

    A iniciatica é boa e necessária, mas devia ser mais proativa. Oferecer bolsa de dois mil seria o ínicio para transformar a educação no Brasil. É urgente por fim aos cursos de licenciatura EAD.

    Responda
  8. Graça Almeida

    Ok. E a formação desses profissionais? Sabemos como é precária a competência de muitos em sala de aula. Os processos precisam começar do início.

    Responda
    1. Marcelo Zottis

      EAD na formação de professores está destruindo a educação no Brasil.

    2. daniel Rodrigues Santos

      Antes disso seria importante ter um programa de formação de pais. A educação em casa está bem precária.

    3. Graça Almeida

      Primeiro é preciso qualificar o professor que já está na sala de aula.

  9. daniel Rodrigues Santos

    O programa vinculado aos bancos é curioso: desconto em LCI, cartão de crédito sem anuidade, desconto em aluguel de celular e programa específico para professores a ser realizado no CCBB. Que professor investe em LCI? cartão de crédito sem anuidade é normal no mercado. Aluguel de celular tem que ter o cartão do BB. Com o salário do professor atualmente, grande parte está com restrição. Poucas unidades do CCBB no país. Ou seja, impacto bem próximo ao zero.

    Responda
    1. Dagmar Zibas

      Bolsa de mil reais por mes para quem fizer licenciatura. Impacto zero?. Pelamor... arranje uma critica menos grotesca.

    2. Alberto Filho

      É fácil concluir que os mais propensos a restrições no CPF são aqueles que têm renda média, com acesso a limites de crédito mais altos no cartão e no cheque especial. Ou seja, a classe média que insiste em manter um padrão de vida incompatível com a própria renda e acredita que a culpa é do governo pela carga tributária e pelos juros altos.

    3. Alberto Filho

      Não sei quantos CPFs de professor o senhor consultou ou que tipo de estudo o senhor realizou para afirmar que “grande parte” está com restrição devido aos baixos salários. Eis aqui um comentário fundamentado no mais puro preconceito de classe, ao presumir que professores não têm condições de investir, consumir produtos/serviços bancários e manter o CPF sem restrição.

  10. daniel Rodrigues Santos

    O programa vinculado aos bancos é curioso: desconto em LCI, cartão de crédito sem anuidade, desconto em aluguel de celular e programa específico para professores a ser realizado no CCBB. Que professor investe em LCI? cartão de crédito sem anuidade é normal no mercado. Aluguel de celular tem que ter o cartão do BB. Com o salário do professor atualmente, grande parte está com restrição. Poucas unidades do CCBB no país. Ou seja, impacto bem próximo ao zero.

    Responda
  11. Gildázio Garcia

    Meu querido e eterno Presidente, o que tens a oferecer a um Companheiro, que em março completará 43 anos dedicados ao Magistério, todos em salas de aulas?!

    Responda
    1. Marcelo Pires Santana

      Vida gratificante e linda a todos os professores.

  12. Carlos Salas

    o Lulalá poderá ter varios defeitos, mas falando sem camiseta politica, devo reconhecer que a sua postura na Educação é admirável, em particular para um líder que nao teve formação acadêmica das elites.

    Responda
  13. antonio brito

    Correto. Finalmente uma ação positiva

    Responda
  14. Paulo Tavares

    Isso na verdade é uma arapuca para atrair mais pessoas para a profissão. No entanto não vemos de fato incentivo para a permanência de professores. Temos muitos professores adoecidos, principalmente de ansiedade e depressão. Não temos uma política para reduzir a carga horária de trabalho, redução do tempo para aposentadoria, nem inserção de algumas contribuições como imposto de renda. O temos é uma política de perseguição a professores nos Esta

    Responda
    1. Albert Niches

      Como eu, na psiquiatria.

  15. Andre Moraes

    Vou lançar um mantra que vou passar a repetir todos os dias por aqui. “Para a extrema direita não importa o que se faz e sim quem faz.” Qualquer bom projeto que vier do Govenro Lula será automaticamente classificado como um projeto eleitoreiro.. Passamos 4 anos com o Devorador de Joias, desafio alguém a dizer um único programa voltado a população. Você que ainda nao teve a alana consumida pelo ódio, não se deixe enganar por quem respira ódio 24h por dia.

    Responda
    1. Paulo César de Oliveira

      O programa do Paulo Guedes, se tivesse sido implementado com apoio do Congresso e sem a pandemia para atrapalhar, poderia, ao longo de oito ou doze anos, colocar o Brasil no caminho da prosperidade, como aconteceu no Chile e no Uruguai. Isso sim beneficia a população.

    2. Rodrigo Henrique

      André, para ficar no campo da educação, eu ajudo a refrescar a memória de todos aqui: no governo do psicopata o ministério da educação foi tomado pelos pastores... (pode pensar em qualquer termo depois de "pastores") com o pastor chefe que era ministro. E a norma era o envio de verba desde que o governante local pagasse alguma propina, como a famosa barra de ouro nas cidades do norte. E para os professores nada foi feito, afinal são todos doutrinadores. Já os alunos eram só balbúrdia.

    3. Felipe Macedo

      ah, andré.. vc está sendo injusto. Ele baixou o imposto do jet ski! hahaha

    4. Andre Moraes

      César, você conhece minhas escritas e eu conheço as suas. Não sou de inventar. Quis escrever alma; infelizmente fui traído pelo corretor e minha visão que já não é tão eficiente sem meus óculos.

    5. César A C Sanchez

      André, fiquei curioso com isso de ter a "alana" consumida pelo ódio, afinal de contas, desde a primeira eleição na qual Lula participou, contra Collor de Mello, e perdeu, quando houve edição do desempenho dos candidatos num debate na Globo, a propaganda eleitoral do petista falava em Lula-lá, esperança, amor, etc. e tal. Veja que, desde então, parcela relevante dos brasileiros continua a não se comover... "Alana" (nome) quer dizer harmonia, pior ainda, mas acho que você quis dizer, "alma".

  16. Klaus Serra

    É preciso uma reestruturação na educação nacional, valorização dos profissionais, atualização da grade curricular, ao invés de ensinar física quântica é melhor educação financeira, coisas do tipo.

    Responda
    1. Roberto Rodrigues da Silva

      Reduzir a educação a "ensinar coisas úteis como educação financeira em vez de física quântica" ignora seu papel em formar cidadãos críticos e criativos. Física quântica desenvolve pensamento abstrato e habilidades essenciais, indo além da ciência. Educação financeira é importante, mas não substitui saberes que ampliam nossa visão de mundo. O problema real está na falta de investimento, na valorização dos professores e no acesso igualitário.

  17. Benedito Claudio Pacifico

    Professores principalmente os de escolas públicas em comunidades aqui no RJ são constantemente ameaçados por alunos ligados ao tráfico e a única solução é transferir o professor e trazer um que aceite ser manobrado por adolescentes cujo único objetivo é passar de qualquer maneira , quero ver quem vai tirar o celular deles , acho que este políticos são de Marte.

    Responda
    1. daniel Rodrigues Santos

      Os gestores da educação dizem que é "problema de gestão da sala de aula". A culpa é sempre do professor.

    2. daniel Rodrigues Santos

      Os gestores da educação dizem que é "problema de gestão da sala de aula". A culpa é sempre do professor.

    3. daniel Rodrigues Santos

      Os gestores da educação dizem que é "problema de gestão da sala de aula". A culpa é sempre do professor.

  18. Felipe Macedo

    pode-se criticar os governos Lula por vários motivos, mas não há como negar que sempre há avanços sociais, projetos importantes e políticas públicas de impacto. Só não faz mais mesmo pq temos um legislativo majoritariamente de direita e extrema direita, o que impede a conquista de mais justiça social, possível apenas com uma maior tributação dos que ocupam o topo da piramide social.

    Responda
  19. João Jaime de Carvalho Almeida Filho

    O governo lança um programa importante para a educação e vocês da direita descem a boca, sem nem pensar muito no que dizem. Estão vendo para onde o ódio ao Lula leva vocês?

    Responda
    1. Alberto Filho

      Devo explicar à senhora Gisele que a Educação Básica é atribuição dos Estados e Municípios, cabendo à União regulamentar, avaliar e implementar políticas públicas que apoiem o desenvolvimento dos sistemas de ensino locais? A Educação Superior em nível federal, mantida pela União, paga muito bem os professores. Enquanto isso, prefeitos e governadores da extrema direita privatizam escolas públicas e não aplicam o piso nacional.

    2. Alberto Filho

      A turma da extrema direita quer a educação sucateada e os profissionais da educação desvalorizados para que o andar de baixo não tenha condições de se formar e melhorar de vida. Eles querem mão de obra barata, sem direitos trabalhistas e sem qualificação, que possa ser mais facilmente manipulada e explorada.

    3. Felipe Macedo

      e a direita tem outro projeto que não seja falar mal do lula e do governo? vivem 100 porcento pra isso

  20. PAULO PETRASKI

    Parabéns ao governo. Professor é a profissão mais bonita do mundo. Merece muita valorização. Que diferença do governo anterior. Lembram do maluco Colombiano ministro da educação que achava que o mais importante era cantar o hino? E do programa Menos Médicos.

    Responda
  21. Paulo Soethe

    Parabéns ao Governo! E que seja mesmo uma primeira leva de medidas. Pensar a formação continuada, a habilitação múltipla (docentes para mais de uma disciplina em áreas afins) e fomento à maior visibilidade para ações de excelência na Educação Básica — inclsuive na grande imprensa, Folha de S. Paulo! — são exemplos de outras medidas. O Brasil começou bem 2025!

    Responda
  22. Luísa Toledo

    Sou professora e, portanto, posso dizer: para ser docente, é preciso ter vocação, amar estar em sala de aula, gostar de estudar, de ajudar o outro, de elaborar provas, atividades, pesquisar... O mais importante seria a sociedade entender, de fato, a importância dessa profissão para a formação sociocultural do cidadão. Contudo, infelizmente, o que vemos hoje são professores muito despreparados e que mal sabem escrever uma redação.

    Responda
    1. DIRCE BUZATO

      Exatamente

  23. Vinicius Chaves

    Esta Bolsa para quem fazer licenciatura tem algum limite de idade? A matéria cita "jovens". SE alguém com mais de 40 quiser seguir este caminho não terá o incentivo? Ou sobrará apenas um Pronatec?

    Responda
    1. DIRCE BUZATO

      para quem fizer......

    2. DIRCE BUZATO

      ...para quem fizer.....

  24. Alípio Dias dos Santos Correia

    O ensino fundamental, fase mais importante da educação, é precarizado em todos os aspectos: instalações, material didático, salário de professores, etc. A precariedade se reproduz no ensino médio. Comparem o salário e o plano de carreira de um professor do ensino superior com um professor do ensino básico. Comparem a qualidade das instalações de uma universidade com uma escola do ensino fundamental! Mas, infelizmente, como disse Darcy Ribeiro, esse é o projeto para a educação.

    Responda
  25. SAITI HIRATA

    A ideia é boa, mas com esse valor (menos de um salário mínimo) acho que não vai atrair muita gente.

    Responda
    1. Rives Passos

      E o congresso permitiria mais? Mas, concordo contigo.

  26. Thiago Santos Costa

    Amanhã o mercado precifica, dólar sobe,bolsa cai... sempre assim quando há qualquer indício de progresso..

    Responda
    1. Valdir Costa

      Progresso sem dúvidas é dívida amigo Thiago.

  27. Andre Moraes

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  28. Alberto Filho

    Os professores estão entre as categorias mais perseguidas e atacadas pela extrema direita, pois a formação de cidadãos conscientes e autônomos ameaça o projeto político-eleitoral baseado na desinformação e nos discursos de ódio. Enquanto o governo federal procura incentivar a formação de novos professores, alguns governantes promovem a privatização de escolas públicas e tentam substituir o trabalho docente pelo uso de plataformas digitais com conteúdo enviesado e cheio de erros.

    Responda
  29. Andre Moraes

    A classe média representada em grande número aqui entre assinantes da Folha não tem a mínima ideia de como funciona uma nação; não entendem como funcionam políticas públicas; não entendem o papel do Estado. Mergulhados em um ódio irracional e aliados a uma visão empobrecida, acham que o governo deveria cruzar os braços vendo os números de evasão escolar aumentarem e quantidade de professores formados reduzir drasticamente. Para que governo se tudo é motivo de desconfiança? Vocês merecem um Bozo.

    Responda
  30. Pedro Medeiros

    País quebrado, Esbanja gastando 85 milhões de estatais em shows e G20, gastos que não acabam, sem reformas e sobra para quem trabalha e professores que tem que ir nos rincões do país para ganhar 1.000 a mais . Vergonha.

    Responda
  31. Benedito Said

    Que coisa boa. Nada muda na base social, muito menos o cenário se altera na educação. Como o discurso é eleitoral, viva o palanque e o cartão educação. Maquiagem pode esconder rugas, defeitos da epiderme mal cuidada.

    Responda
  32. Sidmar Garcia

    Vergonha, falar que isso é incentivo a professores é um escárnio! Professores sendo humilhados todos os dias na sua profissão, professores que acordam cedo e vão pra escola pra levar tapa de aluno, professor que não dorme a noite pra corrigir prova e fazer plano de aula. Parabéns pra pátria educadora, desse jeito essa país vai longe mesmo!

    Responda
    1. Alberto Filho

      A senhora Gisele está desinformada. O piso nacional existe, mas não é aplicado pelos Estados e Municípios, especialmente os governados pela direita. O Ceará paga salários muito acima do piso e tem os melhores indicadores do ensino público no Brasil.

    2. Sidmar Garcia

      Caro senhor Rives, me tomas como gado? O que sugiro é por óbvio uma verdadeira valorização da classe, com medidas concretas como aumento considerável do piso salarial, leis que protejam o professor no exercício da sua docência, salas de aulas com menos alunos, oferecimento de cursos de pós graduação e mestrado para todos os professores da educação básica.

    3. Rives Passos

      E o que você sugere? Cortar merenda escolar, retirar professores de sala de aula, aulas on.line de um central.de computadores e a transferência do orçamento do Ministério da Educação para os bolsos do João Paulo Lehmann, Beto Sicupira e Telles? Não duvido. No tempo do "sem vacina" que era bom, né?

  33. Marcos Prado Masliaev

    Qualquer cartão de crédito sem pontuação é gratuito, essa medida é inócua.

    Responda
  34. lisandro nogueira

    Precisamos de projetos estruturantes para a educação . Isso é populismo.

    Responda
  35. Flavio Brito

    Ao invés de dar um cartão que para quem ganha pouco e é só para beneficiar os bancos e endividar os professores, o governo deveria promover um aumento do piso salarial dos professores através de incentivos fiscais para estados e municípios .

    Responda
    1. Alberto Filho

      Incentivo Fiscal? É o dinheiro do Fundeb que não chega na ponta porque é desviado para outras finalidades? O piso nacional existe, mas não é aplicado pelos Estados e Municípios, especialmente os governados pela direita. O Ceará paga salários acima do piso nacional e tem os melhores indicadores do ensino público no Brasil.

  36. César A C Sanchez

    Mil reais de incentivo aos nossos professores, tocante! Esse Ministro da Educação, ex governador do Ceará, que herdou os programas de educação desenvolvidos durante as gestões de Ciro Gomes, é aquele cuja mulher, Onélia Santana, recentemente passou a ocupar o cargo vitalício de "conselheira" no Tribunal de Contas do CE, com remuneração mensal de Trinta e Nove Mil Reais. Escolhas dessa natureza não respeitam critérios técnicos e os principios constitucionais da moralidade e da impessoalidade...

    Responda
  37. CASSIO PELLEGATTI FRANCO

    Na Alemanha meu sobrinho neto ganha 500 euros do governo. Precisamos de um Estado presente. Parabéns Lula.

    Responda
  38. Ricardo Leite dos Santos

    De início gosto da proposta do desgoverno! E incentivar a educação e formação da profissão de onde emanam as demais

    Responda
    1. Valderi Silveira Pinto Júnior

      O que o anterior fez pela Educação?

  39. Frank Penha silva

    É o profissional fundamental para o desenvolvimento de uma nação! E nos dias atuais uma profissão sem nenhum reconhecimento por parte de governos e sociedade. Lástima.

    Responda
  40. Ednaldo Miranda de Freitas

    Já que não priorizaram a Educação em 1965, existe uma corrida contra o tempo para salvar quem não queira terraplanar no mundo da lua. Hoje o Brasil seria outro se tivessem feito o dever de casa há 60 anos. Só que não. Criaram um tal de MOBRAL pra ensinar alguns a fazer um O com fundo de garrafa. Deu no que deu.

    Responda
  41. Diego Nascimento

    Mais um programa de transmissão de renda? Aí perguntam porque a inflação está alta a taxa selic vai subir a um ponto de domínio fiscal, tá aí resposta pacto federativo virou isso, tirar do produtivo e dar ao improdutivo, tirar altos impostos para trasferir renda passiva invés de valorizar as áreas, hoje só tem sub-emprego que não valem para as pessoas nem cogitarem sair dos bicos e bolsa família e isso que chamam de pais próspero um monte de gente dependente de programa sem pé nem cabeça.

    Responda
    1. Anderson Francisco

      Só na cabeça de gente como você um programa que incentiva valorização dos professores não tem valor. Por isso, o país caminha um passo e volta dois! Vai morar nos states.

    2. Valderi Silveira Pinto Júnior

      bip bip boo, bolsomínion detectado!

    3. Ednaldo Miranda de Freitas

      Investir em Educação também é um programa sem pé nem cabeça? Matar a fome dos marginalizados, idem? Agora, dê uma olhadinha para o lado e verifique se a Terra é plana, já que vive no mundo da lua.

  42. Cesar Costa

    Qual será o custo desses novos auxílios? A intenção pode ser nobre mas é necessária? A sensação que passa é que o governo, para tentar melhorar sua popularidade, inventa subsídios para classes que já têm uma série de benefícios que outras categorias não têm. Esses programas, sem estido de impacto, são o caminho para uma "argentinização" do Brasil. O Estado não tem recursos infinitos.

    Responda
    1. luiz vsj

      Não preciso nem te conhecer para ter certeza que não entende nada de educação, muito menos da carreira de professor. O dia que você der 36 aulas semanais (52 h por semana), passar por 12 turmas, ter uma média de 360 alunos, cumprir horários de planejamento na escola e em casa, corrigir em torno de 3.600 questões por bimestre( somente prova) sem contar os exercícios, lidar com conflitos, falta de estrututa e salubridade, você vai passar a entender o que é privilégio.

    2. Sidmar Garcia

      Pera aí, qual série de benefícios que os professores tem? Você mora no exterior ou faz comédia?

    3. VICTOR CARVALHO LEMOS

      Qual privilegio a classe em questão possui?

  43. Luiz Carlos Silva da Cunha

    Medidas que, de fato, melhoria a vida do professor: Isenção do Imposto de Renda, parcial ou totalmente;Linha especial de crédito para aquisição de casa própria;Linha especial de crédito e redução de tributos para aquisição de carro popular;Federalização do pagamento dos vencimentos dos professores; Ampliação dos programas de mestrado e doutorado nas universidades e institutos federais.Esse anúncio de hoje é muito tímido diante da desvalorização secular dos professores no Brasil. È um começo...

    Responda
    1. Felipe Araújo Braga

      Os professores estão acima do resto da população? Tanta gente trabalhando nas funções básicas, uma mãe que trabalha em funções de limpeza e luta para sustentar a família, não teria esses beneficios?

  44. Felipe Araújo Braga

    Eu me formei em História e hoje faço outra graduação - na área dos negócios - pois com História não consegui trabalho: colégios privados são disputados e pagam pouco, nos colégios públicos precisa ficar pegando aula que os concursados não querem dar. A estrutura da carreira é péssima, os formados vêm em sua maioria de faculdades EaD e a carreira é muito desvalorizada, não aconselho para ninguém, e os cursos de licenciatura não atraem os melhores estudantes!

    Responda
  45. Amauri Soares

    Mais um "puxadinho". Entra governo, sai governo e é só isso que nos apresentam. Programas de Estado que é bom, nenhum.

    Responda
  46. Rai Giovanni

    Mais uma medida populista. Praticamente comprando votos. O dinheiro vai sair de onde? Inchando o estádo é deixando uma herança nefasta para os próximos governos. Tudo que esse desgoverno sabe fazer é distribuir bolsas.

    Responda
  47. JOAO CARVALHO MOURA

    De parabéns está o governo Lula ao lançar esse programa de incentivo à formação e capacitação de Professores. De fato é um esforço de iniciativa de governo para valorizar a carreira docente e atrair os jovens para a profissão. Não fica só no blá,blá,blá de alguns governantes que já passaram pelo planalto. Recursos para a iniciativa deve vim do orçamento federal para cumprir com o programa de governo.

    Responda
  48. Edgar Alves

    Tudo aqui nesse país se resolve com bolsas?? Acredito que é necessária uma reforma mais profunda na educação para atrair professores. Mais meios de se impor disciplina nos alunos, melhoria do ensino, plano de carreira decente, ambiente propício ao ensino... Mas bolsa? Lamentável. Aqui é tudo paliativo. Quem garante que os bolsistas irão dar aulas? Receberão bolsa mas não necessariamente irão lecionar. Está tudo errado. Aquele monte de funcionários no governo não tem ideia melhor?

    Responda
  49. Adriano Ribeiro Martins

    Excelente

    Responda
  50. Regina Tavares

    Como o governo saberá que o aluno terminará a graduação e trabalhará na rede pública? De onde sairá esta dinheirama toda se todo dia noticiam que é preciso cortar gastos? Educação é fundamental, mas pq não investir nos professores que já atuam nas escolas? Salários dignos, aperfeiçoamento, tratamento respeitoso será pedir muito?

    Responda
    1. Regina Tavares

      Eu li, André, e na matéria não está escrito como será o controle. No mais, somente professores que aceitem trabalhar em regiões que estão necessitadas receberão o auxílio, os demais continuarão desestimulados. Em tempo: posso afirmar que somente a vocação faz o bom professor, esta bolsa atrairá muita gente que jamais pensou no magistério. A meu ver, em breve, o número de interessados crescerá muito somente para receber a bolsa compra votos.

    2. Regina Tavares

      Eu li, André, e na matéria não está escrito como será o controle. No mais, somente professores que aceitem trabalhar em regiões que estão necessitadas receberão o auxílio, os demais continuarão desestimulados. Em tempo: posso afirmar que somente a vocação faz o bom professor, esta bolsa atrairá muita gente que jamais pensou no magistério e certamente, em breve, o número de interessados crescerá exponencialmente, é mais uma bolsa que mais se assemelha a uma compra de votos.

    3. André Resende

      O governo terá controle por cadastro de CPF no programa e ingresso na rede pública após a formação. O programa também contemplará professores que já atuam no ensino público, basta ler a matéria atentamente.