Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. julio cezar vieira coelho

    Desde que foi criado, em 1948, Israel é um Estado Terrorista: quantos civis palestinos matou desde então? Mas, estranhamente, não é assim chamado pela imprensa, quando isso seria apenas uma constatação, pelo mesmo motivo que Hamas e Hezbollah o são... Estranho, não?

    Responda
  2. filipe moura lima

    Colunista indispensável; coluna imprescindível.

    Responda
  3. jose mário fonseca

    A conta um dia há de chegar,o sangue nas mãos é difícil de ser lavado

    Responda
  4. JOSE DE OLIVEIRA REIS NETO

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  5. frankklim alencar figueiredo

    Quem mata inocentes em Gaza não são os judeus. São os sionistas anglo/americanos que usam parte dos judeus manipulados por fanatismo. Não exclua FSP.

    Responda
    1. ALEXANDER STRUM

      Como quem começou esta troca de comentários esperava dar início a um debate sério de ideias divergentes, mas vejo que este espaço é ocupado por militantes políticos que emitem opiniões definitivas sem ter o mínimo conhecimento do assunto. Os mesmos que normalmente condenam agressores, usam a lógica oposta em relação a Israel, condenando a vítima transformando-a em agressor só para poder ser fiel aos mandamentos da sua ideologia e de seus preconceitos. É uma pena

  6. frankklim alencar figueiredo

    Netanyahu, o maior terrorista do século, ganhou do Hitler em perversidade. EUA entregou as armas para matar mulheres e crianças em Gaza. Não exclua FSP

    Responda
  7. frankklim alencar figueiredo

    Ju de us não são si o nis tas. O si o nis mo sequestrou parte do judaísmo e está levando o caos ao mundo e a sanidade humanidade. Não exclua FSP.

    Responda
  8. José Eduardo de Oliveira

    Para esses espectros humanos, que sempre embainham suas espadas sujas de sangue, a vida, é apenas um conto narrado por um idiota, um conto cheio de barulho e fúrias, que nada significa, como escreveu o velho bardo. Mas o alívio não passa de uma falsa brisa, agora o asco, o asco se espalha e gruda nos que foram mortos, nos humilhados e ofendidos. Em tempo, terminei hoje de ler, o seu, Esquerda e direita. Recomendei para os que aqui no Brasil estão com asco e não só isso, vomitam!

    Responda
  9. alexandre mattos

    Os defensores do geno cida condenado pelo tribunal internacional sempre falam que Israel foi vítima de um ataque. O que todos eles sabem mas ninguém diz é que o agressor vem sendo vítima da vítima a mais de 70 anos.

    Responda
    1. SERGIO NEVES

      O povo de Israel vem sendo perseguido a séculos. Isso não vem de agora. Agora, eles deixaram de ser bobinhos. Já não é nem no mesmo nível. O que fizer com o povo de Israel vai ter troco, não tem nem o que conversar.

    2. Jacques Toron

      Quem iniciou a guerra 77 anos atras foram os árabes, se uniram e atacaram Israel em todas as frentes, perderam as guerras e agora ficam se lamentando pelo leite derramado, usando o terrorismo como termo para negociação.

  10. ROBERTO MACIEL

    Difícil de acreditar que o líder de um povo que viveu genocídio na II Guerra pratique genocídio por tanto tempo seguido só para se manter no poder. Usou até mesmo a fome dos palestinos, em sua maioria mulheres e crianças, coo arma de guerra. Isso ficará como uma mancha inapagável no Muro da Vergonha da consciência israelense.

    Responda
  11. JOAO MORENO

    A palavra genocídio tem um significado bem claro e indiscutível, mas virou rotina estar na boca de esquerdistas levianos e irresponsáveis para descrever o que eles bem entendam para atacar seus adversários, imaginários ou não.

    Responda
  12. João Batista Tibiriçá

    Difícil de acreditar a durabilidade disso! Ou medo do DT cortar o recurso?

    Responda
  13. frankklim alencar figueiredo

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. Ezra Slama Neto

      Sanidade coisa que passa longe de vc

  14. frankklim alencar figueiredo

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. JOAO MORENO

      E quem é que mata, com extrema maldade, judeus inocentes?

  15. Ezra Slama Neto

    Hipócritas que passam pano pra um grupo terroristas, esses sim são os genocidas

    Responda
    1. Peter Janos Wechsler

      Ennio. Ela foi grosseira, mas não perdeu argumentação. O que foi apresentado são apenas conjecturas não fatos.

    2. Ennio Baldur Hammes Schneider

      Perdeu na argumentação; partiu para a grosseria. Típico!

    3. Ezra Slama Neto

      Não tenho argumentos pra discutir com um asno

    4. Dagmar Zibas

      Precisa ser muito fanático para tentar justificar a carnificina em Gaza. A invasão foi consentida. Há décadas, Israel domina com mãos de ferro tudo o que entra ou sai de Gaza. Como não o serviço secreto melhor do mundo não viu a movimentação do Hamas? Como deixou brecha na fronteira intransponível? Plano diabólico para exterminar um povo e ocupar suas terras.

    5. Dagmar Zibas

      Quem é mais terrorista? Quem invadiu Israel graças às vistas grossas do eficientíssimo serviço secreto ou quem permitiu a invasão para ter uma desculpa para exterminar um povo e destruir uma nação?

  16. frankklim alencar figueiredo

    Netanyahu, o maior terrorista do século, ganhou do Hitler em perversidade. EUA entregou as armas para matar mulheres e crianças em Gaza.

    Responda
  17. Armando Moura

    nada acabou, so ampliou o ódio, cada criança que viu nos escombros de ga za sua mãe seu irmaozinho seu colega vai crescer com a necessidade de exigir a vingança por isto. Iran, nao sao arabes, são persas, contidos pela china ou por uma crise economica, isto nao vai ser sempre assim. por outro lado a comunidade internacional nao vai poder ignorar o que aconteceu e deve exigir duras puniçoes ao atual governo de israel. um tribunal como nuremberg seria o minimo.

    Responda
    1. Jacques Toron

      Suas palavras servem igualmente para os israelenses que perderam seus familiares na barbárie dos palestinos terroristas do hamas em 7/10/23 e durante a guerra.

  18. frankklim alencar figueiredo

    O corrupto Netanyahu já matou gerações inteiras. Mulheres e crianças como alvos sob aplausos da imprensa ocidental.

    Responda
  19. yussef mahmud m mustafa

    Existe uma ferida que dificilmente vai cicatrizar no coração dos palestinos pelos horrores que o estado colonial sionista de Israel comete há mai dr 80 anos assassinando torturando expulsando prendendo e agora em Gaza trucidando milhares de crianças e mulheres não se esqueça as dores das perdas tão facilmente,uma paz possível entre os dois povos pra amenizar as tragédias do povo palestino só voltando as fronteiras de 48

    Responda
    1. eitan berezin

      Ferida não vai cicatrizar em nenhum dos lados

    2. Ezra Slama Neto

      O sr só enxerga um lado

  20. FERNANDA Salgueiro Borges

    Se fosse genocídio bastaria uma bomba e nenhum soldado morto. Ao contrário, mais de mil soldados jovens israelenses mortos, dezenas de milhares de jovens decepados, bilhões de dólares perdidos e noventa e oito entre mortos e vivos ainda nas mãos do H mas.

    Responda
    1. Sérgio Souza Lima

      Pq uma bomba atômica mataria tb os reféns, além disso, não é muito inteligente jogar uma bomba dessas no seu quintal, a radioatividade pode te atingir. Pela inteligência do seu comentário, eu sei em quem você vota.

    2. Claudio Luiz da Cunha

      Falou a especialista em oriente médio.

  21. Murilo Belezia

    Não entendo como um país com tantos recursos tecnológicos não localizou a rede de túneis em Gaza, já que domina todo o pequeno território e teve tanto tempo para fazê-lo. Por que agora se fala em Genocídio em vez de guerra Israel-Hamas? Quem censura (modera) o leitor neste assunto? Parabens e benvindo, Rui Tavares.

    Responda
    1. eitan berezin

      Com tantos túneis ganzá poderia ter protegido a população. Mas perderia apoio pois as mortes se tornaram a propagay

  22. Marcio Duarte

    Foi pouco pro Hamas, se Gaza hoje virou essa pilha de escombros foi resultado de suas próprias atrocidades.

    Responda
    1. Carlos Bruno Desenzi

      Não foi nada para o Hamas que continua existindo. Foi tudo contra civis palestinos.

    2. Carlos Oliveira

      E para os palestinos, foi pouco?

  23. Marcelo Pires Santana

    Se abster de comentar algo que não se compreende é muito bacana. Tipo ler mais e mais e, tentar entender, não entender e nunca comentar oque. Não se tem certeza, conhecimento...

    Responda
  24. Alexandre Pereira

    Creio que o missivista quer dizer que deixou de ser útil ao Hamas, já que o Irã, agora, tem outras coisas em que pensar.

    Responda
    1. Carlos Oliveira

      Não, não, ele disse Netanyahu mesmo.

  25. Raymundo Itareru

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. alexandre mattos

      Já deu, os sionistas chamarem de anti semita quem é na verdade anti sionista. Ninguém cai mais nessa manipulação. O pior é que os sionistas ainda pensam que funciona....

    2. Raymundo Itareru

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    3. Carlos Oliveira

      Ciro, olha a fake news, rapaz. É feio fazer falsas afirmações.

    4. maria gouvea

      E Is é declarado Estado gen .Cida...Lula disse em alto e bom som o que o mundo todo hoje proclama

    5. Ciro Lauschner

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  26. Peter Janos Wechsler

    A criminalidade de Netanyahu é indiscutível Deve ser preso e condenado. Porém, o relato é tendencioso e começa pelo meio. Em momento algum fala da introdução. Por que não começaram negociar antes seria a pergunta razoável?. Antes do gatilho. Eis a questão. Qualquer solução negociada vai ser, no máximo, passageira.

    Responda
    1. Peter Janos Wechsler

      Alexandre. Seu alemão é melhor do que o seu português. Há milênios.....

    2. Peter Janos Wechsler

      Ennio. Creio que você foi completamente entendido.

    3. Ennio Baldur Hammes Schneider

      Peter, agradeço pelo elegante retorno. Me faz pensar que fui em parte compreendido.

    4. alexandre mattos

      Wechsler, como diz o nome, é o cara que troca a verdade por versões da sua preferência ( Wechsler significa "trocador" em alemão) Agora dizer que a guerra começou a milênios em vez de 1948, ano em que os palestinos foram dormir uma noite na sua terra e acordaram no dia seguinte com metade do seu país roubado, é desonestidade intelectual.

    5. Peter Janos Wechsler

      Baldur. Completando. Precisaria também definir o que é toda Palestina.

    6. Peter Janos Wechsler

      Ennio. Pessimismo total. A pergunta do colunista foi por que as negociações não começaram antes? Não falou se para paz, armistício ou outra modalidade. É a isso que respondi. A guerra na região começou há milênios com inúmeras etnias.

    7. Ennio Baldur Hammes Schneider

      Caro Peter Janos, penso que os questionamentos por ti colocados não são muito difíceis de responder. A reflexão é a de que essa guerra não começou com ato extremado do Hamas. O ato que está sendo gestado se chama de cessar fogo, mas ninguém fala de paz. A guerra é por território, e só acabará quando toda a Palestina for incorporada.

  27. José Cardoso

    O Rui hoje viajou. Quer dizer que o Putin e o Netanyahu só fizeram o que fizeram para sacanear o Biden e favorecer o Trump? Acho que não. As razões são antes de tudo internas porque nada como o nacionalismo despertado por uma guerra para fortalecer um líder. (vide o general Galtieri em seu breve momento de glória na invasão das Malvinas).

    Responda
    1. José Cardoso

      Thais, não é o assunto da coluna. A tese do Rui é exatamente oposta: com o Trump o cessar fogo está mais próximo, já que a guerra teve o objetivo de levá-lo ao poder. Agora que ele já está lá, ela perde o sentido.

    2. Thais Campanaro

      Não, José. Quer dizer que Netanyahu quer a todo custo expulsor os árabes de qualquer origem e expandir Israel até a lua, se der. E fez esse agrado agora porque sabe que com Trump o apoio já vergonhoso dos EUA a Israel agora volta a ser incondicional. Com a cereja do bolo: os eleitores do cabelo de cenoura também são pró Israel desde criancinhas. O detalhe é que, parece, nem os israelenses se sentem mais representados por esse governo extremista que lá está.

  28. Mario Donizete Pelissaro

    Israel nunca quis um cessar fogo. E continua não querendo. Não haverá um cessar fogo, enquanto restar um Palestino vivo na faixa de Gaza.

    Responda
    1. Jacques Toron

      Não havera paz enquanto todos os arabes não reconhecerem o direito de Israel existir.

    2. maria gouvea

      Ciro, não serão bem vindos soldados e colaboradores gen ...tome cuidado

    3. Ciro Lauschner

      O Brasil abre suas portas para eles.O Hamas será bem vindo aqui.

  29. João Leite Leite

    Não é uma guerra. Que armas o povo palestino tem para guerrear com um país super bem armado como Israel? É uma matança covarde de um povo que não tem como se defender.

    Responda
  30. Sam Duart

    Inocência acreditar que o acordo costurado é para salvar vidas e não criar a narrativa que os americanos e Trump salvaram o dia. O teatro para fazer os vilões virarem heróis.

    Responda
  31. Regina Fonseca

    Porque será que para determinadas pessoas vidas israelenses valem mais do que a dos palestinos? A morte do rico, branco causa mais impacto do que a do pobre. Isso mesmo, alivio e asco.

    Responda
  32. ALEXANDER STRUM

    Faltou dizer o que pensa a maioria da população israelense, que foi, e continua sendo, atacada. Nenhum analista, nem mesmo o Rui Tavares, se dá ao trabalho de ver o problema do ponto de vista da vítima e não do agressor, e sugerir outra forma de se defender. O que o mundo parece querer é que Israel se renda e até deixe de existir. Isto não vai acontecer.

    Responda
    1. ALEXANDER STRUM

      Alexandre Matos, poderia explicar quem é a vítima da vítima? Se você quer dizer, mas não diz, que os palestinos são vítimas de Israel recomendo que leia um pouco de história para saber quantas vezes recusaram a criação de um Estado Palestino. Agora, se você acha que a simples existência de Israel transforma os palestinos em vítimas, lamento porque Israel vai continuar existindo.

    2. alexandre mattos

      É o seguinte, o agressor está sendo vítima da vítima a mais de 70 anos.

    3. ALEXANDER STRUM

      Ennio e Maria, vossos comentários são uma boa amostra da "profundidade" que se trata este assunto. A contribuição de vocês para um debate sério de um problema muito complexo foi inestimável. Muito obrigado.

    4. maria gouvea

      Não cansa posar de virima ? Não cola , assumam responsabilidade pelos seus atos

    5. maria gouvea

      Na9 cansa posar de vítima...enfrente a responsabilidade pelos seus atos !!

    6. Ennio Baldur Hammes Schneider

      Caro Alexander, que bom que te conforta o Hamas ter iniciado a guerra.

    7. ALEXANDER STRUM

      Ricardo, isto seria o ideal, mas esta guerra, iniciada pelo Hamas, é uma luta existencial. Para se defender Israel não tem outra alternativa que não seja eliminar os terroristas. Você tem alguma alternativa de como se defender? ou acha que para evitar a morte dos agressores Israel deve colocar sua população em permanente risco de ser atacada por terroristas? Você evitaria matar um assassino que tenta matar você e sua família para evitar de correr o risco de matar os filhos dele? Este é o dilema.

    8. Ricardo Botto

      O que se pede é que Israel também deixe os outros existirem.

  33. Joao Cellos

    Disse tudo! Is rael promove um genocídio contra os pal estinos. E o mundo todo sabe disso. Mas aqui os conibeiros sempre negarão essa verdade.

    Responda
    1. Jacques Toron

      E os palestineiros sempre falaram que são nativos.

  34. Soares Pop

    Netanyahu elegeu Trump e fez Old Joe de tolo.

    Responda
    1. Jacques Toron

      'Os super poderes de Netanyahu prevaleceram' , (ironia)

  35. Adão Ferreira Salles

    Coisa rara essa análise! Especialmente porque se refere à situação como de fato é: genocídio. Parabéns ao colunista.

    Responda
  36. Jacques Toron

    Sempre houve esperanças de resgatar os reféns sem precisar negociar com os terroristas palestinos. Israel debilitou o hamas o hezbolah e de brinde a Síria. Hoje a Autoridade Palestina tem chances de governar Gaza e pacificar as relações com Israel.

    Responda
    1. Ennio Baldur Hammes Schneider

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    2. Murilo Belezia

      Onde compro óculos cor-de-rosa?

    3. yussef mahmud m mustafa

      Netanyahu é seu governo formado por alguns extremistas nunca se preocuparam em libertar os reféns se quisessem teriam a muito tempo feito negociações objetivas e liberado todos eles ,é cruel os israelenses aceitarem isto mas esta é a verdade o que este assassino queria e fez foi pra se manter no poder e prolongar esta situação e invadir Gaza exterminar o maior número possível de palestinos prolongar esta barbarie e se possível sair como grande líder pra escapar do vexame de ser preso

    4. Joao Cellos

      A Autoridade Pal estina que o bibi e os outros assas sinos e ter roristas isr aelenses insistem em humilhar? Ou não foi ideia do açougueiro bibi fortalecer o Ha mas apenas para desmoralizar a Autoridade Pal estina? E fez isso apenas para que os pal estinos nunca tenham uma liderança que tenha simpatia no mundo.