UOL - O melhor conteúdo

Comentários para:

A cidade acorrentada por facções

VER COMENTÁRIOS EM Muniz Sodre

Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Marcos Benassi

    Sêo Muniz, eu tô muito atrasado na minha reflexão, suponho: ainda me espanto com a necessidade, particularmente no tráfico, do domínio territorial. A milícia, vá lá, dependente que é de oferecer "serviços", sejam gás, internet ou segurança; mas o tráfico, na era do delivery? A "ameaça a todos", sêo Muniz, nada me tira da cabeça que é crasse mérdia, já que a pobretalha, sempre sob fogo e chicote, sofre com a igualdade de sempre. Democratizando-se perversamente a Herda, pode ser saída...

    Responda
  2. José Cardoso

    O erro é procurar culpados em vez de soluções. Mesmo em países governados por negros livres há mais de 200 anos como o Haiti, único lugar do mundo em que a classe trabalhadora fez uma revolução, assumindo o poder, o problema da criminalidade e violência é gravíssimo.

    Responda
  3. antonio brito

    A surpresa é intelectual de esquerda se preocupar com violência, é novidade. Mas logo segue o roteiro da mente presa aos livros: as comunidades são quilombolas. Como um estado governado pelas esperanças de esquerda abandona os cidadãos nas mãos do crime, muitas vezes operados de dentro do aparelho de Estado? Não sabem lidar com o problema, não há manual de sociologia que explique essa realidade

    Responda
  4. Paulo Roberto Dufrayer de Oliveira

    O colunista parece esquecer ( de propósito ) que para um Sistema de Segurança Único deixar de ser apenas um plano federal, seria preciso mudar a Constituição.

    Responda
  5. Delzimar Irineu Silva

    Senhor Emerson de que cartilha partidária esquerdista o senhor tirou esse texto? Eu já vi isso.em algum lugar. Kkkkkk. Acho que de alguma letra de rap ou funk, não é? Muito bem , e o que fazemos com os bandidos, ladrões e corruptos que já são adultos e não tiveram acesso a esse tipo de coisa? Quando dois adultos em uma moto que não tiveram acesso a educação virem lhe assaltar se oferece para pagar um supletivo para eles. Talvez eles aceitem não levem seu celular e mudem de vida.

    Responda
  6. RAFAEL VICENTE FERREIRA

    Inicialmente pode parecer que não tem nada à ver com a essência de seu texto, mas tem, você verá:

    Responda
  7. RAFAEL VICENTE FERREIRA

    Caro Muniz, hoje tentava argumentar com colegas sobre a verdadeira intenção do governo com relação à fiscalização do PIX. Tentava explicá-los q isso era do interesse deles mesmos, pois não se tratava de sobretaxação e sim de taxar quem não queria pagar. Tentava explicar q é com os impostos q o governo pode promover programas como o Pé de Meia, q se existisse na minha infância, talvez meu pai teria me permitido estudar um pouco mais, sem me pressionar para trabalhar aos 10 anos.

    Responda
  8. RAFAEL VICENTE FERREIRA

    É, foi assim. Minha mãe fazia o contraponto e convenceu-o a deixar q eu pelo menos concluísse o fundamental no Senai, mas claro, trabalhando em paralelo. Tentei explicar q quando uma pessoa se acidenta e não tem plano ela vai para o SUS q precisa de imposto para se manter. Tentei explicar q todos ficaremos velhos e precisaremos ter ao menos um BPC para sobreviver, e isso vem dos impostos. Expliquei q se muitos não contribuírem ficaria pesado para eles mesmos. (Sigo...)

    Responda
  9. RAFAEL VICENTE FERREIRA

    Disse ainda q a sonegação de muitos poderia comprometer as aposentadorias de quem paga, em razão da necessidade de uma nova reforma da previdência. Mas tudo isso foi inútil. Conquistei a antipatia de todos e fui chamado de esquerda. Então cheguei até aqui para dizer que hoje existe um outro gênero de facção, talvez tão danosa ou mais do q as q você citou, q são as facções digitais comandadas pelos pastores cibernéticos das fake news, tendo nessa semana feito emergir talvez a maior "desgraça",,.

    Responda
  10. RAFAEL VICENTE FERREIRA

    Uma figura extremista, nazifascista e oportunista e inegavelmente eficiente na manipulação de milhões. Estes mesmos q não sabem ou não querem nem saber, q as suas segurança, saúde e bem-estar dependem dos programas sociais q só um governo progressista poderá implementar. Esta semana fiquei quase sem esperança, porque a sociedade já foi abduzida pelas telinhas. "É a circularidade mítica, a cobra engole a própria cauda".

    Responda
    1. DEBIE DOS SANTOS BASTOS

      Parabéns, Rafael, história de superação e inteligência.

  11. Enir Antonio Carradore

    Mencionado na última linha , o ouroboros (cobra mítica mordendo o próprio rabo) carioca é o amuleto da eterna desigualdade. A necropolítica é anterior a esse ciclo infinito da vida nas favelas. As milícias são consequência da necropolítica. As milícias são a “longa manus” da necropolítica estatal.

    Responda
  12. LILIAN FONTES MOREIRA

    Grande Muniz Sodré! Colocando com precisão, conhecimento, o dedo na ferida. Fica este blá-blá-blá dos políticos, dos delegados policiais… cansa. O cerco aperta e fica difícil acreditar.

    Responda
  13. Gino Passos

    Queria viver numa sociedade onde o individualismo e a violência como valores fossem substituídos pelo senso de comunidade e pela não-violência. Acho que, num contexto desses, haveria pouco espaço para mal-feitos. You may say, I'm a dreamer...

    Responda
  14. José Antônio

    Tanto a cidade como o Estado do Rio é ''governada'' e ''governado'' por partidos e políticos camisas amarelas há décadas. Abaixo os partidos e político(a)s camisas amarelas! Vulgos ´Não vou bancar o pato` e ´Somos todos Cunha`. Sugiro aos que queiram conhecer e passear pela cidade que aluguem um Caveirão Zerobala, mas dependendo da região da cidade que queiram conhecer, sugiro o modelo Caveirão Antibazuca. Aqui, como diz a bandidagem, 'tá' tudo dominado!

    Responda
  15. Mauricio Coelho goiato Goiato

    A Ndragetha teria vergonha das políticas brasileiras ..

    Responda
  16. eduardo silva

    Já se acreditou que deste kaos emergeria uma sociedade justa? Emergem alguns através da indústria cultural enquanto ??% continuam uma vida de refém? Palestina é aqui!!!

    Responda
  17. TEREZINHA RACHID OZORIO DA FONSECA

    Cidades mineiras de até 10 mil habitantes que fazem divisa com o Estado do Rio de Janeiro já estão começando a sentir o braço forte das facções e da milícia. E o governador ? Está no Tiktok.

    Responda
    1. marilza abrahão

      Ele está numa queda de braço com o governo para não pagar a dívida de MG. Quer que o país inteiro pague por ele! Ah Zema, quem não te conhece que te compre!

  18. Nelson de Paula

    Todo mundo sabendo quem é o miliciano ou traficante que manda em cada uma dessas áreas, a pergunta é: o que há de errado com os poderes públicos carioca e fluminense que não fazem nada a respeito?

    Responda
    1. Paulo Roberto Safira Andrade

      Boa pergunta

  19. Samuel Gueiros Jr

    E porque o consumo das drogas é da Casa Grande, de pessoas brancas e de alto nivel social, e não da Senzala? Na Senzala consome-se o resto, o crack, e apodrece-se nas cracolandias. O artigo é reciclagem dos conceitos da cultura lacradora e woke e à margem da lógica que explica a evolução de narcoestados.

    Responda
  20. Ricardo Fernandes

    Sim e o governo federal quer diminuir o armamento dos policiais. Interessante né

    Responda
    1. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      Fake

    2. TEREZINHA RACHID OZORIO DA FONSECA

      E qual foi o efeito prático do armamento em suas mãos até hoje? Aumento e expansão para outros estados do tráfico e milícia.

  21. Manoel Bolonha

    Perfeito! Triste realidade.

    Responda
  22. Claudio Roberto Marigheto

    Mais uma análise fantástica do Prof. Muniz. Apesar de toda a " endireitada" da FSP, vale a pena continuar assinante para ler colunas como esta.

    Responda
  23. Rodrigo Ferreira

    O professor Muniz, como sempre, nos oferece uma alternativa à frequente superficialidade com que certos temas são abordados neste jornal. A tese da coluna mostra que a questão/problema da segurança pública, como quase tudo no Brasil, não escapa aos processos de racialização que forja a sociedade. Confirma assim, o dito de H. L. Mencken, um jornalista não superficial: "Para todo problema complexo, existe sempre uma solução simples, elegante e completamente errada".

    Responda
  24. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    A segurança degringolou depois dos cacs.

    Responda
    1. Florentino Fernandes Junior

      Errou mais uma monsores, no rj começou quandobrizola cedeu territorios para o trafico

  25. Laudgilson Fernandes

    Não há solução no mercado, se o mercado é a causa.

    Responda
  26. Delzimar Irineu Silva

    A esquerda não é acostumada a lidar com segurança pública, quer que a polícia trate bandidos com flores, mas até ela sabe que não adianta,tenta criticar a bandidagem mas adora filmes como novo cangaço, então quando vai falar do assunto só sabe dizer que a polícia é violenta e que os bandidos fazem o que querem mas não dão uma solução, ficam perdidos coitados, a direita faz e fala besteira com soluções simplistas que não dão resultados, mas pelo menos não ficam em cima do muro. Sem o "veja bem..'

    Responda
    1. Paulo Augusto

      A direita dá ordem à Polícia para exterminar todos: bandidos e inocentes. Mas claro, somente nas comunidades. Em locais de classe média e alta, chegam com "por favor" e " sim senhor".

    2. Emerson Alves

      começa com ä esquerda", já começo a rir... é burrice ou mal cartismo seu, mesmo? ä esquerda"prega foco na educaçnao, oportunidd igual p q todos possam ter tempo e se alimentar de acordo para poder estudar em escolas públicas de qualidade, diminuição da desigualdade com impostsos para ricos, super ricos, milionários, bilionários e suas heranças. e vem vc ai, mostrar sua ignorância e mal estar.

  27. Jesus Silvestre

    Tudo errado em nosso País . Direitos demais pra criminosos e uma Direita exterminando pobres , negros e demais minorias .

    Responda