UOL - O melhor conteúdo
Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Jorge Severo

    Alia jacta est, et consumatus sumus.

    Responda
  2. Antônio João da da Silva

    O estilo bravateador de Trump tem tiro curto, a questão é saber até quanto a destruição de valores sociais, administrativa e econômica vai durar. É bufão, vai sair desmoralizado, mas causará destruição. O que vai arruiná-lo de vez será a alta da inflação nos estados unidos.

    Responda
  3. Valdo Neto

    Os bozolinos se deleitam lambendo as botas da irresponsabilidade fiscal abismal que o Trump irá gerar, mas aqui, ancorados na ideia de uma suposta irresponsabilidade fiscal do governo Lula, apostam que ganharão a próxima eleição ou derrubarão o governo atual antes disso. Dois pesos, duas medidas.

    Responda
  4. SILVIO TREVISAN

    Tá faltando um laranja na escultura do Hong

    Responda
  5. Hélcio Toth Renda

    O contexto é outro. Achei vc precipitado e oportunista em querer aparecer e me ofender. Se realmente o depto de imigração começar a expulsar famílias inteiras, até os nascidos em solo americano pode gerar reações do tipo jogar um sapato no Trump durante uma coletiva, ou vc de caráter bélico e língua solta, pensou em qual reação.

    Responda
    1. Raymundo de Lima Lima

      Será q vamos ver pais estrangeiros ilegais expulsos, mas deixando filhos nascidos nos Estados Unidos? Estas famílias vão adorar tal separação made in Trump. E os idosos q se valem do profissionalismo das cuidadoras haitianas? E o agro-pecuarista q prefere imigrantes para trabalhar duro, tarefas q os nativos americanos não tem disposição? E o comércio em geral q contrata imigrantes ilegais,para lucrar mais ou sobreviver a empresa?

  6. Hélcio Toth Renda

    O contexto é outro. Achei vc precipitado e oportunista em querer aparecer e me ofender. Se realmente o depto de imigração começar a expulsar famílias inteiras, até os nascidos em solo americano pode gerar reações do tipo jogar um sapato no Trump durante uma coletiva, ou vc de caráter bélicista pensou em quê?

    Responda
  7. Rodrigo Izquierda

    A extrema direita se deleita ao sonhar que terá alguma ajuda aqui. Kkkk Sem anistia!

    Responda
  8. niemeyer franco

    Imagino Trump botar fogo no circo de verdade, que nem Nero, e esse circo estar cheio de bolsomimions. Vou torcer pro fogo.

    Responda
  9. Marc B

    Quem ganhou foi o capitalismo, Trump usa este personagem que negocia duro pra obter vantagens e é só

    Responda
    1. ROBERTO CEZAR BIANCHINI

      Errado. Quem ganhou foram os compadres capitalistas que conseguiram se associar a ele. Se o sistema como um todo tivesse ganho, também ficaria feliz, mas não é o caso.

  10. Carlos Oliveira

    Se levar em conta um dos últimos comícios do Agente Laranja (analogia do sujeito com a arma química usada no Vietnã), já sabemos que quando o circo estiver em fogo, ele vai pedir para suspender o espetáculo e tocar música para manter a platéia envolvida. Lembra Nero, tocando harpa enquanto Roma ardia em chamas. Tudo vai passar e Ainda Estaremos Aqui, na resistência.

    Responda
  11. José Cardoso

    O pacto do pós guerra era de um mundo onde a economia americana era esmagadoramente hegemônica. E havia um consenso quase-socialista, diferindo apenas na maior (Eua e Europa) ou menor (Rússia, China e Europa Oriental) liberdade política. O desafio japonês, depois coreano, e agora chinês, de um capitalismo competitivo, desmontou esse consenso. O quase-socialismo ocidental resiste, a custa de barreiras à imigração e protecionismo. Até quando?

    Responda
    1. José Cardoso

      A rigor, nem a URSS e satélites como a RDA eram propriamente socialistas. Só eram muito mais intervencionistas. Como o sistema de preços de mercado persistia na maior parte do mundo, os planejadores centrais tinham a informação do custo de matérias primas, bens de capital e consumo para usar internamente. Num regime realmente socialista não haveria dinheiro nem preços.

    2. Raymundo de Lima Lima

      Exato. Mas a Social-Democracia ou Estado d Bem-estar Social nada tem de socialismo ou quase-socialismo. Vamos perguntar a Angela Merckel, q veio da Alemanha Oriental-socialista, e foi verdadeira estadista d Alemanha já unificada, parece q nada tinha d quase-socialista 'real' vivido por ela própria.

  12. Carlos Eduardo Cunha

    Lá e cá as pessoas estao cansadas de estado gordo , impostos aumentando, serviços publicos caindo e há grande espectativa que isto mude. Na America Latina o nome da transformação é Milei e nos EUA é Trump mesmo sendo uma personalidade egóica., desrespeitosa e fora do contexto mas aqui não dá mais para ouvirmos os discursos do PT e associados e filosofia woke.

    Responda
    1. Luiz Candido Borges

      Carlos Eduardo, se você não for mais um dos empresários que choram cada centavo pago em impostos ou direitos trabalhistas, que sonham em ficar com absolutamente todo o lucro, que acha que isso é "liberdade econômica", se você for mais um assalariado que vota no Bozo, você é muito ota rio mesmo!

  13. bagdassar minassian

    ... o que praticamente certo é que o salseiro armado, os malabarismos verbais economizou o 'tempo' inicias de governo juntamente com as avaliações das reações, de todos os tipos, na sua pre posse. Quantos aos imigrantes as ameaças, temores de todos os tipos sempre foram meios de contenção ou controles internos como também o não reconhecimentos de direitos básicos. Tudo a custos gerais menores.,

    Responda
  14. jose prado

    A Arábia Saudita é uma ditadura! Kuwait, Qatar e Emirados Árabes também! E são prepostos dos EUA! Esquesito não?

    Responda
  15. jose prado

    Se Trump e os EUA abandonaremos seus aliados alguém tomará seu lugar! Não há vácuo em política externa!

    Responda
  16. jose prado

    A Arábia Saudita é uma duraddura! Kuwait, Qatar e Emirados Árabes também! E são propostos dos EUA! Esquesito não?

    Responda
  17. Von Rho

    Diz Isaiah Berlin que toda revolução/mudança só é possível com a aliança da linha mística (ex: influência de Eckhart na Reforma, Rousseau, Lessing na FR, paneslavismo, Tolstoi na RU,) com a racionalista (influência de Ockham na Reforma, Voltaire, enciclopedistas na FR, Lenin, marxistas na RU). O racional Musk brigou com o místico Bannon. Desse jeito, Trump fracassará.

    Responda
    1. Von Rho

      Eduardo, em termos de orientação sim, mas como pessoa ele é um moleque mimado testa de ferro do pentágono.

    2. Eduardo Rocha

      Racional Musk????

  18. Ivo Broeing

    Por pior que Trump seja, quem acredita que os EUA vão se isolar e que o Ocidente e o mundo livre seguirão o exemplo do nosso país, se alinhando a ditaduras, autocracias, teocracias radicais e grupos terroristas membros do eixo do mal, é melhor pegar um banquinho e esperar sentado. Isso simplesmente não vai acontecer

    Responda
    1. Marcelo Fernandes

      Evitar postar sem antes se medicar. O resultado é isso aí. O Tico não encontra mais o Teco.

    2. Felipe Araújo Braga

      Essa perspectiva me parece muito eurocêntrica: mundo livre? Bolsonaro e a direita liberal brasileira se alinharam com Hungria, Israel e etc. e brigaram muito com as social democracia europeias - a França de Mácron - além de terem se aliado com a Arábia Saudita e afins. Os EUA até a década de 60 praticavam segregação racial. Nossas boas relações com China e Rússia são sobretudo econômicas. Não acho bacana ficar dizendo que o mundo além do Ocidente não presta.

    3. Eduardo Rocha

      Nossa, que ajuntado de maluquices! Há um ponto em que o comentário fica tão doido, que não dá nem para responder sem também parecer doido. Só me resta ver assustado o resultado dessa combinação maléfica de redes sociais com cloroquina.

    4. Hernandez Piras

      Trump sempre mostrou simpatia por autocratas, a começar por Putin (um afeto que ele divide com Lula e Bolsonaro) e Orbán. Não importa o rótulo que se aplique a eles, de direita ou esquerda, a verdade é que são inimigos da democracia, tanto quanto Maduro ou Ortega.

  19. Hélcio Toth Renda

    É bom o Trump dobrar a segurança. Tem latino ou eslavo que não leva desaforo pra casa.

    Responda
    1. Victor Bonfim

      Os últimos "atentados" contra ele foram cometidos por americanos mesmo. Comentário Ben racista e xenofóbico partindo de um brasileiro. Mas a turminha da extrema direita é assim mesmo.

  20. Alexandre Marcos Pereira

    Comparar líderes políticos a artistas de um circo não é novidade na história. Desde os Césares romanos, acostumados a entreter as massas com pão e jogos, até os discursos televisionados da modernidade, a política frequentemente flerta com o espetáculo. Mas há uma diferença crucial entre um truque vazio e uma performance que molda o tecido da história. Franklin Roosevelt, com suas reformas do New Deal e sua condução durante a Segunda Guerra Mundial, transformou a política americana.

    Responda
  21. Felipe Araújo Braga

    Eu sempre disse. Diziam aqui que Bolsonaro é um liberal conservador. Liberal e conservador onde? Igual Trump, que é liberal até começar a exigir protecionismo querendo proteger setores dos EUA. Aí o bonitinho do Raí Giovanni veio dizer que o fascismo é de esquerda porque é pouco liberal. Bolsonaro e Trump são liberais até segunda página, o Bozo mesmo dizia que o Estado tem que comandar porque era o modelo militar.

    Responda
    1. Marcelo Fernandes

      Aquele Jair é um sociopata que sempre viveu de malandragem com dinheiro público. Nunca trabalhou na vida. Não sobreviveria 5 minutos sem o Estado pra pagar todas as contas. Não por acaso, vai terminar na cadeia. Ele vai morrer dando prejuízo pro Brasil.

    2. Djan Zanchi da Silva

      bozo não faz a menor ideia do que é ser liberal ou conservador. Aliás, ele não faz a menor ideia de absolutamente nada.

  22. Ronaldo Guilherme Benvenga

    Trump é um político prepotente e trapalhão. O eleitor americano, escolheu o pior caminho.

    Responda
  23. MARCELO DAWALIBI

    Eu não entendo como Trump pode conciliar uma atuação protecionista em favor das empresas americanas e ao mesmo tempo conquistar parceiros comerciais que hoje estão fechados com a China. Como ele pode conciliar seu discurso de America First com a ambição de criar uma nova ordem mundial? Como ele pretende romper o isolamento americano com ameaças inconsequentes a países como Canadá e Dinamarca? Deve haver um plano genial aí que ninguém entende.

    Responda
    1. Luiz Candido Borges

      Simples, Marcelo, baseado em simples truculência. Ele é aquele fortão da escola que toma o lanche e até o dinheiro dos colegas mais fracos e ainda consegue um séquito de admiradores. Ele ameaça, esbraveja e espera que todos ponham o galho dentro, em algumas ocasiões poderá invadir mesmo um país muito mais fraco: o Panamá é o candidato da vez. Mas quando ele topa com um outro fortão ou um franzino que sabe artes marciais, é ele a botar o galho dentro. Rússia e China que o digam...

    2. Marcos valerio André da silva

      Bom dia, depois de segunda feira veremos, mas acho que será muita desordem para pouco resultado. O mundo ficou pequeno demais para um elefante se movimentar, Trump quebrara cristais, vamos ver até quando o mundo é os americanos aceitarão.

  24. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

    Fico me perguntando, sem obter resposta: como os "americanos" elegeram um indivíduo com o discurso e o comportamento de Trump presidente dos EUA?

    Responda
    1. Marcelo Fernandes

      Qual a surpresa? Os brazucas elegeram um demente pra presidente. O tal de Jair. A humanidade é isso aí, puro suco de irracionalidade.

    2. ULISSES JANUARIO DA SILVA

      Pois é. Em terras tupiniquins, de gente ignara e facilmente sugestionável, não é lá muito difícil de entender o que houve em 2018, mas, na grande potência, com voto facultativo e sistema eleitoral complexo, formado por cabeças realmente "pensantes" (diferente dessa terra de ninguém), realmente, causa perplexidade.

    3. Ennio Baldur Hammes Schneider

      Penso que uma possível resposta seja que irracionalidade está tomando conta da humanidade nestes tristes tempos.

    4. Marcos valerio André da silva

      Te explico, eles o americano do meio oeste e do cinturão da ferrugem estão com medo do globalismo e da concorrência, os EUA perderam poderio econômico principalmente para a China, que se não fizer nada será a maior economia do mundo, o problema que ela faz. Ele vendeu que pode reverter isto e o EUA pode voltar a ter a mesma relevância de antes

  25. Paulo Sales

    O isolamento americano é uma previsão que compartilho, no sentido do mundo não estar com a mesma visão dos americanos, que existia no século passado. O arranjo mundial mudou , e a america ainda se acha indisponível.

    Responda
    1. Paulo Sales

      *indispensável.

  26. Ricardo Botto

    O laranjão é o dono do circo, as bigtechs os leões e os cristãos todos sabemos quem são. Podemos morrer por várias maneiras, de tédio não será uma delas.

    Responda
  27. Adauto Lima

    Eu não contaria com revolta popular. O mais provável é apoio popular. Sua popularidade neste momento é maior que quando assumiu o primeiro mandato. Com os esfacelados e desacreditados democratas, tristemente, é o contrário. Não leram as expectativas dos eleitores.

    Responda
    1. Marcos valerio André da silva

      Adalto lendo as expectativas do eleitor e 52x48% e um monte de ausentes que não foram votar mas tem uma linha amarela, não porque não porque não foram votar que não tenham noção que o caminho possa estar errado. Vide Brasil.

  28. Benedicto Ismael Dutra

    Trump já se manifestou a respeito da permanência do domínio do dólar no cenário financeiro global. Nisso está o fundamental desse governo. Criar dólar para manter a influência, manter a dívida para trazer os dólares de volta. Evidentemente isso vai exigir que a economia global não sofra mudanças radicais, mas há novas condições no equilíbrio de forças.

    Responda
  29. Humberto Giovine

    Trump é um bolsonaro "melhorado", mas também desequilibrado e instável, além de ignorante. Sua nova administração é um incógnita para os EUA e para o mundo.

    Responda
    1. Paulo Sales

      Bolsonaro é o político mais bur ro que o Brasil já gerou. Perdeu o poder porque preferiu implicar com stf e vacina. Um completo idio ta

    2. Ricardo Botto

      Humberto, é impossível imaginar mesmo por comparação, por utopia ou distopia, um Bolsonaro melhorado.

  30. ADONAY ANTHONY EVANS

    Diz a sabedoria popular. A alegria do palhaço é ver o circo pegar fogo.

    Responda
    1. Mauro Tadeu Almeida Moraes

      A pergunta a ser respondida: por que elegemos psicopatas?

    2. Mauro Tadeu Almeida Moraes

      e com a plateia aplaudindo e pedindo bis, com o show financiado por fortunas…

    3. ADONAY ANTHONY EVANS

      Donald Trump é, assim como Jair Bolsonaro, um pervertido. Diz a Ciência: Perversão é um termo que se refere a um desvio de comportamento que pode ser sexual, social, político, físico ou estrutural. A psicanálise considera a perversão uma psicopatologia, juntamente com a neurose e a psicose

  31. Bento Brito Teixeira

    O nosso Planeta Azul é o único no nosso sistema solar adequado à vida. Para sair em direção ao mais próximo vizinho estelar, até agora, nenhum equipamento humano obteve sucesso. O limite da humanidade é a contenção do excesso dos desvarios dos seus líderes.

    Responda
    1. Ricardo Botto

      Ou seja, não acredite em milagres baseie-se neles.

  32. eduardo silva

    Vai iniciar a nova ordem mundial destra nestes 4 anos. Vance em 4 anos mais a consolidará e em 12 anos a contar da próxima segunda feira o futuro da humanidade estará em outro planeta! Tens fé? Comece a rezar VTF.

    Responda
    1. José Bernardo

      Com toda certeza, Eduardo. E durma tranquilo: sua vaga já está garantida, no foguete de Musk ou de Bezos (você pode inclusive escolher, e pedir assento na janelinha)...

    2. Djan Zanchi da Silva

      A "ordem mundial destra" vai acabar com a nossa espécie, com o apoio dos típicos adoradores da "ordem mundial destra". O único consolo é que isso é vantajoso pras espécies que sobrevirem.

    3. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Vai esperando, Eduardo. Espero que não haja arrependimento.

  33. Alberto A Neto

    "Em nosso século, o 'grande homem' pode ser, ao mesmo tempo, uma boa besta." (Nelson Rodrigues)

    Responda
  34. Canário Belga

    Perdeu mané!

    Responda
    1. Marcelo Fernandes

      Você sempre fala com o seu espelho? Ou é só quando não toma os seus remedinhos?

    2. Eduardo Rocha

      O que dizer de alguém que tem vergonha ou é covarde demais para usar o próprio nome nome no comentário?