Deirdre Nansen McCloskey > A agenda de Trump Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Assim que li a frase "uma pessoa rica como eu" meu estômago embrulhou e parei de ler.
Assino embaixo. Fiz o mesmo. A arrogância chegou lá e estacionou para sempre. Não é o primeiro texto.
A polÃtica de imigração e principalmente de tarifas do Trump é antiliberal. Mas essa declaração de que só há sexo masculino e feminino eu acho correta. O Michael Foucault menciona na história da sexualidade que esse era o conceito na antiguidade clássica, mesmo com toda a tolerância da época a relações entre o mesmo sexo. Uma coisa é o sexo, que mesmo com a tecnologia atual não se consegue mudar, outra é o comportamento erótico. Esse deve ser livre e respeitado pela lei.
José Fernando, grato pelo comentário. Eu diria que Trump moldou sua figura pública como o arquétipo do empresário de sucesso que acreditava poder administrar uma nação como se fosse um conglomerado corporativo. A América deve ser grande novamente!, brada ele, com o vigor de quem anuncia uma nova linha de produtos de sua marca pessoal. Porém, administrar um paÃs é um jogo cujas regras foram escritas por mãos múltiplas e em épocas diversas, mas sempre sob o mando da Constituição americana.
Não precisava lembrar, a Constituição deles é de 1787, cheia de benéficas emendas. A nossa e de 1988, cheia de trágicas rasgadas. E, esse sujeito que ora tomou posse, nunca respeitou a deles, o colega dele, o B, sempre limpou suas partes mais sujas com a nossa. E todo mundo, quer dizer, muita gente má aplaude os dois. Resumo, nenhuma Constituição foi, é e será respeitada por esses entulhos. E nem a BÃblia que esses fariseus carregam debaixo de seus subacos nauseabundos. E Deus, onde estás?
Uai!? A senhora só está percebendo agora? E todos aqueles artigos defendendo Trump, Milei, Bolsonaro? Bem vinda, Deirdre! Nunca é tarde pra mudar.
Uma parte de seu$ objetivo$ ele já alcançou, ganhou uma nota preta com criptomoedas, ou seja, ele não está nem aà para o paÃs dele e muito menos para o resto do mundo. O negócio dele é ganhar dinheiro.
Se os USA fossem um paÃs de leis, Trump estaria sentado em uma penitenciária, não na cadeira do presidente. E quanta hipocrisia ela falar da importância de um exército independente, qdo pediu pro Bozo, corruptor das forças armadas, voltar à presidência.
O aparelhamento do Judiciário é questão de tempo e Trump conseguirá, provavelmente usando dinheiro e coação.
Poxa kubicheque mas pelo menos não botamos banca como o tio Sam, gulosinho esse Sam heim.
Em nosso paÃs é diferente?
Sinceramante, não entendi nada do que essa senhora quis dizer. Não sei se ela escreveu em português ou se o motivo da falta de sentido seja da má tradução. Se alguém entendeu um parágrafo, resuma aÃ!
Só podemos lamentar que um personagem tão grotesco seja alçado ao comando da principal potência mundial. A maior parte dos governos democráticos têm que ficar em estado de defesa e/ou alerta.
Mas foi a senhora uma das que gestou o ovo da serpente, na posse do fascistão, estava lá toda a corja ultra-liberal que tanto gosta.
E é claro que liberalismo não é sinônimo da capitalismo selvagem. Democracias liberais europeias e nosso vizinho Uruguai estão entre os paÃses mais igualitários do mundo, ao passo que na China "socialista", com seu peleguismo oficial, milhões de trabalhadores folgam uma vez por mês e a proteção social é mÃnima. Aliás, compare o nivel de gasto social no Brasil e na China.
O que está a um passo do fascismo é o totalitarismo de esquerda, o comunismo. É o comunismo que compartilha com o fascismo as mais variadas formas de repressão da contestação e da individualidade. É o comunismo que compartilha com o fascismo a mesma inclinação pelas polÃcias secretas e os campos de concentração.
O liberalismo está a um passo do fascismo, e pode ser um passo muito pequeno. Liberalismo é capitalismo selvagem, sem controle do Estado. E quando esse capitalismo entra em crise, busca se defender com o fascismo: a mentira, a violência, a discriminação.
"Todo mundo tem um Plano! Até levar um soco na Cara!". (Mike Tyson)
"Everybody has a Plan. Until they get punched in the face!". (Mike Tyson)
Ué, agora tá com medo do Trump? Não entendi. Será que foi a saudação do elon musk que a fez acordar para o que está se passando por lá?
Ele foi saudado por uma personalidade brasileira de forma negativa e ficou por isso mesmo. Não ouvi nenhuma perseguição à pessoa que ofendeu ou censura. Liberdade de expressão é isso, porém o incomodado que inicie um processo de reparação utilizando-se dos recursos da lei.
Americano é de uma soberba! Sempre foram! Eles acham que são deuses e uma hora isso irá derrubá_los desss arrogância!
Sou completamente favorável à liberdade total, sem tutela do Estado. O Sindicatos devem ser livres para fazer exigências e greves, até tomarem conta das empresas. Liberalismo completo.
Dalmo, essa sua resposta pronta para qualquer pergunta acaba ficando sem sentido. Pelo menos, nada tem a ver com meu texto. E o grande problema é a impossibilidade de reparação de certos crimes em rede. O preço da liberdade é a eterna vigilância para punir crimes antes que se agravem, como os crimes de sites continuados, indústrias de desinformação e difamação.
Musk foi saudado por uma personalidade brasileira de forma negativa e ficou por isso mesmo. Não ouvi nenhuma perseguição à pessoa que ofendeu ou censura. Liberdade de expressão é isso, porém o incomodado que inicie um processo de reparação utilizando-se dos recursos da lei.
Começam a pipocar os primeiros sinais de um bufão no trono. A direita não tem estrutura para governar democraticamente, e essa direita populista , repleta de malucos vai transformar os EUA num circo de horrores. Veremos.
Não se arrepende de sua pregação liberal? A eleição dessa figura ignorante e impiedosa decorre da divulgação maciça dessas ideias. Pêsames.
A excelente coluna pode ser lida como um prenúncio de embates acalorados nos corredores da justiça americana, onde as togas negras e os argumentos bem polidos se enfrentam como espadas em um duelo medieval. Mas, ao mesmo tempo, ela equivale a uma parábola moderna sobre o poder, a vaidade e a inexorável necessidade de limites em uma democracia. Desde que ascendeu ao poder com sua retórica inflamável e seu carisma polarizador, Trump moldou sua figura pública como o arquétipo do empresário.
Empresário irresponsável e antipovo.
Mas não era isso que a senhora idealizava? Um estado mÃnimo e o poder nas mãos das grandes empresas? Será que o choque de realidade vai lhe fazer acordar desse sonho liberal?
Surpreendi-me. Não sabia que a colunista tinha feito a transição.
Não, Dalmo, é a colunista sim! Enquanto não aceitarmos as opções pessoais dos indivÃduos não poderemos nos arvorar em defensores da Liberdade, raiz da palavra Liberalismo. A colunista apenas caiu em si ao admitir que, mesmo rica e poderosa, é alguém que seus pares de pensamento liberal abominam e gostariam de ver exxtintos da sociedade. A loucura bateu na sua (dela) porta.
O colunista, segundo as palavras dele. Também fiquei surpreso, mas demonstrou que não faz a diferença, já que são todos eles mensageiros sentados em diferentes partes do estádio e vendo a realidade sob óticas diferentes.
De novo. A sra pode passar um ano tratando uma doença em um hospital daÃ. Se pode eh rica. Senão ..
Tenho amigos vindo embora dos EUA por conta do custo da saúde por lá. Estivemos lá em dezembro, os americanos estão assustados com o custo de vida, imagina nós que recebemos em reais, cujo governo inflaciona os ganhos emitindo moeda diariamente?
Me perdoem o esquecimento dos pontos de interrogação
Observando como as coisas "andam" nos EUA, a nossa democracia é bem mais "estruturada" do que a Americana pra evitar autoritarismo até porque, nós, já passamos por ditaduras e os EUA, não.
Porém a Justiça nem é cega e nem isenta, pois não serve à constituição senão ao regime de plantão.
Pelo andar da carruagem...
a senhora não se importa pelo fato de ser rica, e por ser uma apoiadora, não poderá dizer que não sabia
Sabia, mas ccega por seu recorte cognitivo, esqueceu-se de defender a Liberdade de sua opção de ser e agora vê, com receio, o que está por vir.
Entendi nada do seu comentário mas, ok.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Deirdre Nansen McCloskey > A agenda de Trump Voltar
Comente este texto