Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Itamar Perenha

    O Brasil não precisa dos EUA. Os EUA sempre precisaram e precisarão do Brasil. O problema está na subjugação intelectual. As mídias corporativas dão tanta importância à posse de um presidente americano quando à posse do rei Charles III. Chamadas, intervençõs em telejornais e toda a ambiência necessária para deixar o mundo em êxtase com a bobagem. Trump começando fazendo mais merda do que os outros. Só isso.

    Responda
  2. LUIZ FERNANDO FERREIRA

    É oportunidade de ouro para os chineses. É saber aproveitar.!!!!

    Responda
  3. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

    O Trump é o último suspiro da inevitável decadência estado-unidense. Ele mesmo admite isso com o seu slogan “Fazer a América grande novamente “, ou seja, não é mais. A patética tentativa de reerguer o EUA só contribuirá para acelerar a sua queda. Os vira-latas vão dizer que estou louco, que ainda são os maiores. É certo, assim como o Império Romano levou quase mil anos para ruir de vez. Hoje as coisas são bem mais aceleradas.

    Responda
  4. Alexandre Marcos Pereira

    Joaquim Rocha, grato pelo comentário. Você tem razão, a esquerda é irrelevante na história americana e por isso o país tornou-se a maior potência mundial. O liberalismo implantado pela Constituição americana permitiu a ascensão da iniciativa privada, característica central da direita. Desde o início, a nação adotou políticas que favoreciam a propriedade privada, o empreendedorismo e a liberdade econômica. O sistema federalista concentrou o poder nos estados, incentivando a competição.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Estranho, a relação. No Brasil a esquerda só chegou perto do poder em 2OO3 e mesmo assim sem maioria para implementar seus programas, tanto que precisou comprar a direita para se manter no poder por dois mandatos consecutivos. No terceiro resolveu interromper o fornecimento de propinas e se deu mal. Por que em 5O3 anos a direita não consertou o Brasil se a esquerda é quem representa o atraso?

    2. Rodrigo Mello

      Isso e mais a primeira e a segunda guerra mundial. A Europa se destruiu e os EUA cresceram.

  5. Alexandre Marcos Pereira

    Chaves, grato pelo comentário. Você está correto, a direita sempre esteve no poder nos EUA e por isso o país é tão próspero. A Constituição deles é um marco do pensamento liberal clássico, que hoje se alinha amplamente com valores da direita. Os fundadores, como Alexander Hamilton e James Madison, enfatizam a importância de um governo limitado, a proteção à propriedade privada e o respeito às liberdades individuais. Esses princípios lançaram as bases para uma economia de mercado.

    Responda
    1. Darci de Oliveira

      Tudo bem Alexandre. Mas daí tu achas que precisa colocar um amalucado da extrema direita no Poder para os Estados Unidos continuarem a ser poderosos ? Menos, né . Aqui não se trata de proteção à propriedade privada ou respeito às liberdades das pessoas, mas de fascismo puro, com todo o grande perigo que esse sujeito pode trazer para a humanidade. Inclusive os liberais quer amam o Trump.

    2. Rodrigo Mello

      Interessante...então o Brasil é um caso sui generais. Historicamente o Brasil foi governado pela direita: coroa portuguesa, império, proclamação da República até 1956 - 1964, governos militares. A esquerda só ascendeu ao poder em 2003 -2016 e 2023-2024. Como se explica a direita governar por 502 anos e não sermos tão prósperos quanto os EUA?

    3. Alexandre Marcos Pereira

      Paulo Roberto, grato pelo comentário. A prosperidade dos Estados Unidos não é o resultado de um único fator, mas a tese do que o liberalismo, que hoje é chamado de direita, esteve no poder em momentos-chave, com uma base conservadora, foi fator crucial para a prosperidade americana. A prevalência das ideias de governo limitado, livre mercado, propriedade privada e valores tradicionais criaram um ambiente propício ao crescimento econômico e à estabilidade econômica. Max Weber é quem diz isso.

    4. PAULO ROBERTO SCHLICHTING

      Como em outros comentários, O sr. não erra no todo mas suas generalizações atropelam as nuances do zeitgeist que guiou a fundação da potência americana. O iluminismo foi e fez muito mais. Dizer que a direita é a razão fundamental da prosperidade americana é até um disparate!

  6. Elismar Bezerra Arruda Bezerra

    Então é assim, o sujeito assume com um projeto claramente de ditador, e vocês o tratam como "enérgico"?

    Responda
  7. Alberto A Neto

    "Patriotism is the last refuge of a scoundrel".(Samuel Johnson). "O patriotismo é o último refúgio de um patife. No Brasil é o primeiro". (Millõr Fernandes)

    Responda
  8. Aderval Rossetto

    Colunista está contente com Trump, até ir contra minorias, imigrantes, Brasil...?

    Responda
    1. Aderval Rossetto

      E OMS, Paris...

  9. GERALDO DE CARVALHO JR

    O retrocesso é mundial, o caráter a ética e a decência não são atributos necessários para ser presidente, seja nos EUA ou em qualquer país. Que época!

    Responda
  10. JADER MARCOS PAES CORRETO

    E então, McKinley foi assassinado em 1901

    Responda
  11. Antônio Augusto Soares

    Ingleses deixaram a Comunidade Europeia, estão pagando caro mas continuam com o orgulho. Estão sentindo que não estão sós naquele continente. A vez dos EEUU chegará, via Pato Donald.

    Responda
    1. Marcelo Moreira Cunha

      Perfeito

  12. sérgio dourado

    Ou Trump será um César ou um fanfarrão.

    Responda
  13. Marcelo Barbosa

    "O mundo dá voltas", pois é né...

    Responda
  14. Jose Pessoa da Silva

    Diz a ele que o maior processador de carne do seu pais é Brasileira a JBS.

    Responda
    1. Marcelo Barbosa

      Avisa também que a Budweiser, a queridinha da América, também é da brasileira AmBev.

  15. FRS Chaves

    Os Estados Unidos só "defendem" democracia na terra dos outros. Lá fingem que é normal o que está acontecendo.

    Responda
  16. José Cardoso

    Ele não devia brincar com o destino. McKinley foi assassinado logo no início do seu segundo mandato. O vice tinha sido constrangido pelo partido a aceitar o posto para afastá-lo de disputar o governo de Nova York. Era Ted Roosevelt. Uma vez na presidência, convenceu o Senado a construir o canal do Panamá com dinheiro público. Um nacionalista imperialista, cultor do Estado e inimigo dos grandes negócios.

    Responda
  17. MARCIO Gionco

    A China representa três vezes o peso dos EUA na balança comercial do Brasil. O país taxa muito e mal, usa mal o dinheiro, tem leis trabalhistas retrógradas e ineficientes. Não é competitivo na produção de quase nada, as exceções sendo minério de ferro e commodities agricolas, sobretudo a soja. O trabalhador brasileiro tem educação ruim e produtividade péssima. Os sistemas eleitoral e jurídico são enviesados. A possibilidade de dar certo é zero.

    Responda
    1. Marcelo Moreira Cunha

      "Os sistemas eleitoral e jurídico são enviesados" deu pra perceber quem ele defende

    2. Rachel Matos

      Complexo de vira lata é isso. Triste

  18. Wil Leon

    A posse e o discurso de Trump foi a versão video do Pix do Nikolas, a nivel mundial. Acabou a farra.

    Responda
    1. Marcelo Fernandes

      Nicole e Trompa são dois fanfarrões profissionais. Como está o tempo aí na Terra plana?

  19. DANIEL BRANDAO

    Seria ótimo se o Brasil voltasse a buscar inspiração na Europa ao invés dos nossos primos caipiras-ricos do norte. A decadência do Brasil enquanto civilização se deveu ao excesso de influência norte-americana, desde a verticalização das cidades, a cultura cowboy, e até o pentecostalismo evangélico.

    Responda
    1. MARIA STELA C MORATO

      A Europa sempre foi colonialista.

    2. neli faria

      Verticalização? Tóquio! Fui duas vezes e é tão verticalizada ...! O japonês é Educado, culto e, parece-me, não tem fanatismo por político, como aqui.

    3. Marcelo Barbosa

      Eh, na verdade "os BRIC'S" estão com tudo tanto que, se quiser, pode adotar uma moeda alternativa ao dólar americano nas transações comerciais e Trump fez ameaças, se fez ameaças é porque sabe que América pode deixar de ser grande.

    4. Marcelo Fernandes

      A Europa está lascada. Trump é um fanfarrão. E agora quem dá a bola é a China. Se o Brasil tem algum futuro, será em um futuro chinês.

    5. FRS Chaves

      ... desde (e inclusive) a proclamação da república.

    6. Florentino Fernandes Junior

      Ate concordo com seus conceitos daniel, mas a europa esta afundada em seus proprios e graves problemas

  20. Roberto Rangel

    Esse negócio de "proibido para cachorros e chineses" também aparece no livro Pós Guerra do Tony Judit, só que em uma praça da Suíça e referindo-se agora a "cachorros e italianos". Deve ser alguma lenda urbana.

    Responda
  21. raul neto

    Acho que Trump vai contribuir muito para aceleração da decadência americana

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      O próprio lema dele é uma admissão da decadência do império mas as suas medidas só a acelerará.

  22. josé maria silva

    É um velhote de 78 anos falando sandices , logo logo a cuidadora vem dar-lhe uma colher de sopa de aspargos.

    Responda
    1. Florentino Fernandes Junior

      De cuidadora , nosotros aqui tb entendemos bem ne ze silva? Um perigo o corte de unha do pé

    2. Marco Aurelio de Souza

      Pelo seu comentário perceb-se que é seguidor desses patriotas de araque e que só faz passar vergonha onde pisam. Como aquele lá que esteve na presidência é um inútil, não respeita os idosos, as diferenças entre as pessoas, não se esqueça que um dia também o senhor pode se tornar um idoso de 78 anos.

  23. neli faria

    O mais latino-americano de todos os presidentes dos EUA em duzentos e quarenta e oito anos de Democracia. Até golpe quis dar...

    Responda
    1. neli faria

      Sr Humberto: não entrei no mérito de quais países patrocinaram golpes; aliás, o Panamá surgiu por um golpe, apoiado pelos EUA, contra a Colômbia. Disse e repiso-me, como uma das Danaides, o Trump é o mais latino-americanos de todos os presidentes dos EUA em duzentos e muitos anos de Democracia. Até golpe ele quis dar!

    2. Humberto Isidoro

      Pois é Neli, os paises latinos tiveram muitos golpes , A maioria financiados pelos gringos, Inclusive aqui na nossa terra. aliás tem um inelegivel pedindo ao Trump pra dar um golpe aqui,

    3. neli faria

      Respondi e a Folha mandou para Moderação: dois. Gratidão, Raul. Tem gente que à míngua de conhecimento Histórico, e por não saber Fundamentar objetivamente, apela para o subjetivo. Votei em lula, mas, ao digitar treze não deletei minha inteligência, meu conhecimento em História e nem meu saber em fundamentar objetivamente. Repiso-me, trump é o mais latino-americano de todos os presidentes dos EUA:até golpe quis dar!

    4. neli faria

      Sr. Leonardo: não me fiz entender, por isso o senhor apelou para o Subjetivismo. O Brasil, exemplifico, teve: Golpe da República, de1930, de sessenta e quatro.Quantos nos EUA? Quantos golpes de estados, exemplos, tiveram: no México,Argentina,Nicarágua,Bolívia, Peru, Paraguai,Venezuela etc.? o senhor sabe pesquisar? E nos EUA, quantos? Pesquise, invés atacar subjetivamente,por ideologia! Dê uma Gugada. Conheço dezenas de Países, não conheço os EUA,portanto. Conheça História.

    5. neli faria

      Senhor Leonardo: quem não sabe ou é incapaz de fundamentar objetivamente, apela! De minha parte? É apenas aquilo que falta a muitos brasileiros: conhecimento em História! Talvez o senhor se atentou apenas em conhecer a história do Brasil, se conhecer, e desconhece a História dos Países Latinos americanos. Conheço quase todos os países latinos das Américas, e antes de visitar o País, pesquiso a História. Falta de conhecimento em História , apela para o Subjetivo.Aprenda História, senhor!

    6. Marina Gutierrez

      Concordo com o Leonardo Trindade.

    7. Marina Gutierrez

      Concordo com o Leonardo Andrade.

    8. raul neto

      Perfeito, Neli.

    9. raul neto

      Boa

    10. Leonardo Trindade

      Neli, vc não acha que tentar usar latino-americano como sinônimo de anti-democrático tem uma certa dose (alta) de vira-latismo? Isso sem falar que nenhum presidente da latam chegou perto de ter o poder que Trump tem. E se fala dos ditadores que tivemos por aqui, a maioria foi financiada pelos USA ou teve treinamento russo, norte global.

  24. Alexandre Marcos Pereira

    A cúpula do Capitólio se ergue como um monumento à democracia, imponente e venerável, emoldurada pelas colunas que sustentam o peso da história e os ecos de debates acalorados. Mas naquele dia, a beleza cênica foi sobreposta pelo caos, pelas bandeiras balançando em gestos de fúria e pelo barulho ensurdecedor das palavras de ordem - um espetáculo grotesco que subverteu o cenário para o qual havia sido concebido. Mas desta feita, a direita chega legalmente no Capitólio, pelo voto popular.

    Responda
    1. Joaquim Rocha

      Os democratas são a Centro Direita e os republicanos a Direita tendendo pro extremo. Esquerda até existe nos EEUU mas não são partidos, apenas movimentos sociais

    2. FRS Chaves

      Pelo que sei a direita sempre teve no governo dos Estados Unidos.

  25. adonis ferreira

    Eu voltei, que bom já ler o seu texto sereno. 2025, alguém de bermuda na posse, um Senador, é a nova América, decadente!

    Responda
  26. ADONAY ANTHONY EVANS

    “Quero, em resumo, comunicar às mulheres americanas, que vão ficar sem babá e faxineira. Sorry” (a) King Kong Trump. “Ops! E à toda a família, sem Torta de Maçã também. Não haverá quem as colha” K.K.T, kisses everybody.

    Responda
  27. ADONAY ANTHONY EVANS

    Dom Pedro e Rio Branco, sempre sábios e argutos.

    Responda
  28. NIvalde Castro

    A maior integração econômica entre União Europeia e a China com foco nas transformações econômicas derivadas da transição energética será o contra ponto à curta “época do ouro” e da poluição norte americana.

    Responda
  29. JORGE CESAR BRUNO

    Concordo plenamente com o Barão do Rio Branco, e a Europa e a China agradecem esse ataque histérico do Nefasto Donald Trump! Quero ver ate onde vai, esse isolacionismo burro dos Estados Unidos!!

    Responda
  30. Dalton Matzenbacher Chicon

    Esse lunático é inspirado no hugo chaves e no maduro. Os três têm o mesmo tipo de dicurso.

    Responda
    1. ADONAY ANTHONY EVANS

      Suspeito Dalton, que, dado seu poder, mais para King Kong. K. K. T. King Kong Trump

  31. CARLOS TARDIVO

    O Bozo americano é um ridiculo desqualificado , condenado pela justica, golpista o que prova que os EUA não são a democracia da qual se gabam e que o povo de lá é igual ao de meu Estado de São Paulo , vota em ostas.Teremos um tempo de bravatas, fake News e pouca realização, merecem!

    Responda
  32. Sergio Moraes

    A América First ou Great revela o que não se quer admitir: quem é grande de verdade não precisa se dizer grande. Alguém que se afirme perante o mundo como grande sabe que tão grande já não é mais.

    Responda
  33. Helano Timbó

    A esperar como se efetivará as invectivas do autocrata.

    Responda
  34. Antonio Eustaquio

    O anticristo está chegando

    Responda
    1. Joaquim Rocha

      Chegou, foi presidente, perdeu a última eleição e parece que vai pegar uma cana;

  35. Wil Leon

    O tal do Mc Kinley não tinha é o poder da tecnologia e bombas nucleares. Sem a paixão do Elio, fica claro que o laranja já é muito maior que o tal do McKinley

    Responda
    1. FRS Chaves

      Comentário perfeito, Amaral.

    2. Amaral Neto

      Até Trump admite o declínio americano, quando tenta fazer os Estados Unidos grande "de novo". Diante de um líder ensandecido e desesperado, felizmente temos a Europa e a China. O mundo estava mudando lentamente e figuras como Trump ao invés de brecar, aceleram o processo.

    3. Dalton Matzenbacher Chicon

      Vixe.

  36. Nelson Vidal Gomes

    O que fica claro é que precisávamos de um Estadista para enfrentar Trump. Tivemo-os poucos e os últimos firam Juscelino Kubitschek e Getúlio Vargas. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!

    Responda
    1. FRS Chaves

      Perfeito de novo, Amaral.

    2. Amaral Neto

      Enfrentar? Getúlio e JK eram mestres em comer dos dois lados, tal qual Lula. Não precisamos enfrentar, precisamos aproveitar. O Brasil tem muito a ganhar com essa confusão toda.

    3. Décio Ceballos

      Guinastêes pra esquerda?

    4. Nelson Vidal Gomes

      À Luz da Teoria Geral do Estado é aquele que faz persistir sua obra no tempo e no espaço e coloca os interesses do Estado acima de seus interesses políticos. Que justiça também se faça nesse sentido a Pedro I, Pedro II e seu Primeiro Ministro Visconde do Rio Branco, Eurico Dutra que consolidou a democracia pós-Getúlio com a " cartinha" de 1946, Castelo Branco que se recusou a ser ditador e Itamar Franco com o Plano Real. Fica fora FHC com a EC da reeleição. Namastê!

  37. adenor Dias

    Temos no Brasil muitos paga pau dos EUA, merecemos ser humilhado pelo cabra feio que acaba de assumir o comando da América do Norte.

    Responda
  38. Carlos Alberto Komora Vieira

    Parece que estão tentando construir uma classe de dirigentes mundiais assentada no domínio das redes de informação, da riqueza estratosférica e no conservadorismo social e político de base protestante

    Responda
    1. Marcelo Fernandes

      Sim. Mas falta combinar essas ilusões ridículas com China, Rússia e Índia. Fora o "resto" do mundo que, desde já, quer ver Trump pelas costas.

  39. Helio Cardoso

    Trump é uma pessoa tão pobre, mas tão pobre, que a única coisa que ele possui é dinheiro!

    Responda
    1. jose batista

      Gênio!!

  40. Gaya Becker

    Nada mais esclarecedor do que a história para derrubar a soberba de atuais opor tu nistas de plantão que na real, só visam o proveito próprio usando a retórica barata do patriotismo que engana os incautos.

    Responda
  41. Wilson Roberto Theodoro

    William McKinley nasceu em 18 43, e não em 18 97, conforme constou do texto.

    Responda
    1. Hélio Barbosa de MT

      Quando se referem a ex-presidentes, é o período que ficaram na presidência. ..

  42. Dalmo de Souza Amorim Junior

    Excelente crônica, Elio. Como sempre!

    Responda