-
Maria Lopes
Que boa coluna. O livro de Orwell sobre a guerra civil espanhola é único, excelente. Acho wue foi a Piauí que publicou um excelente longo artigo sobre ele há não muito tempo. Ele é um dos autores que li ainda estudante e deixaram marca duradoura e transformadora.
-
José Eduardo de Oliveira
uma sugestão, leiam, Dentro da baleia e outros ensaios, de Orwell.
-
José Eduardo de Oliveira
Certeiro como sempre. Orwell, foi para mim, uma das maiores e melhores cabeças pensantes do gênero humano. Por isso é usado para bem e para mai, e sempre apropriado por canalhas para perpetrar e justificar seus crimes. Anticolonialista em, Dias na Birmânia, antitotalitário e humanista no resto de sua obra. Minha tradução brasileira de, Homenagem à Catalunha, ficou inexplicavelmente como, Lutando na Espanha. Sem contar para causas alienantes como o tal de BBB!
-
jose camargo
Mais um texto auto probante da paralaxe cognitiva que domina a mente esquerdista, não só dá "Terra",mas também da "Terrinha." Se houvesse espaço, reduzi-lo-ia a pó parágrafo por parágrafo.
-
José Ricardo Braga
José Camargo, há espaço para quem sabe usá-lo. Responda a este seu post quantas vezes precisar que dá pra fazer até uma crônica. Lhe estimulo a fazer isto porque realmente estou curioso para saber o que você tem a dizer sobre um dos melhores cronistas que vi nesta Folha nos mais que dez anos que a assino. Ou é só bravata? Lacração?
-
-
Felipe Araújo Braga
Hoje vemos o Fascismo tomando conta do Brasil e do mundo.
-
José Cardoso
Também presumo que o Orwell nunca tenha abandonado suas ideias socialistas. Mas para mim, essa noção de que o Stalin foi uma anomalia, e que, sem esse monstro, o socialismo democrático teria triunfado é ingênuo. A falha fundamental do socialismo é transferir a soberania dos consumidores para os produtores. Quanto aos oligarcas, o melhor remédio é a livre competição. Por exemplo: a Amazon concorre aqui com o Mercado Livre, Shopee e outros. Ninguém é obrigado a enriquecer o Bezos.
-
jose camargo
Orwell morreu muito jovem. Não houve tempo, infelizmente, para que ele cristalizasse o entendimento de que Stálin e outros tiranos da esquerda não foram meras anomalias ou distorções do socialismo,mas a própria essência do socialismo. Penso que hoje ele seria um crítico muito mais contumaz.
-
Nelson Santos
Tem um filme, com Sacha Baron Cohen. Acho que é alladim
-
-
NACIB HETTI
Jesus também.
-
Raymundo de Lima Lima
Ótimo texto. Eu não sabia este detalhe sobre Orwel. O poder das oligarquias made in Russia-Putin é reproduzido nos Estados Unidos por Trump. Faz sentido Trump perdoar e libertar o lider miliciano neo-nazis condenado a 18anos d prisão fechada. Na Hungria por Orban. Parafraseando o Manifesto "Ricos, riquíssimos e poderosos uni-vos".
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.