UOL - O melhor conteúdo

Comentários para:

Gênio da raça completa 78 anos

VER COMENTÁRIOS EM Juca Kfouri

Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Antonio Eustaquio

    Eu gosto de doce de leite!!!

    Responda
  2. Elison de Souza Vieira

    Justíssima crônica. Parabéns, Juca. Fez-se justiça.

    Responda
  3. Antonio Catigero Oliveira

    Não é muito aconselhável fazer comparações entre craques ou artistas. Prefiro lembrar os maiores momentos, como aquele magistral passe milimétrico do Tostão para o Clodoaldo fazer o gol no Uruguai em 1970. Foi uma intuição com noção de tempo e espaço impressionante. Moderação da dona Folha por quê?

    Responda
  4. Peter Janos Wechsler

    Zico nem mencionado?

    Responda
  5. milton temer

    E se alguém sugerir o teclado esportivo de ouro? Seria exagero colocar Juca Kfouri com o 10 no parágrafo?? Grande homenagem ao genial Tostão, brasileiro de estatura mediana, que só nos trouxe alegria com a camisa 9 da seleção de cronistas

    Responda
  6. ALEXANDER STRUM

    Tostão e Alcindo, centroavante do Grêmio, formaram a primeira dupla de atacantes, fora do eixo Rio-São Paulo, da seleção brasileira, nos anos sessenta. Infelizmente não vingou, acho que o único jogo oficial em que atuaram juntos foi contra a Hungria na copa de 66. Tostão foi o único jogador de futebol que se tornou um filosofo da vida. Somos da mesma idade, sou só dez dias mais velho, e o Tostão com Dirceu Lopes e cia. fizeram com que pela primeira vez eu torcesse contra o Palmeiras.

    Responda
  7. Jorge André dos Santos Fischer

    "Clap, clap, clap, clap, clap clap!"

    Responda
  8. Alberto A Neto

    O gol coletivo mais bonito de todas as Copas: Jairzinho contra Inglaterra, em jogada magistral de Tostão com passe final de Pelé. A seleção de todos os tempos é 1/3/4/3: Gilmar dos Santos Neves/Carlos Alberto, Mauro Ramos,Newton Santos/Gerson, Didi, Tostão e Rivelino/Garrincha, Pelé e Jairzinho. Os demais - com 'maxima concessa venia' -, não tem alternativa e devem sentar no banco. George Sand estava absolutamente certa quando identificou que "a simplicidade é a derradeira etapa do gênio".

    Responda
    1. Antonio Carlos Meyer

      Na minha opinião o melhor lateral direito de todos os tempos chama-se Djalma Santos.

  9. Alberto A Neto

    O gol coletivo mais bonito de todas as Copas do Mundo: Jairzinho contra Inglaterra, em jogada magistral de Tostão com passe final de Pelé. A seleção de todos os tempos é 1/3/4/3: Gilmar, Carlos Alberto, Mauro e Newton Santos; Gerson, Didi, Tostão e Rivelino; Garrincha, Pelé e Jairzinho. Os demais - com 'maxima concessa venia' -, não tem alternativa e devem sentar no banco. George Sand estava absolutamente certa quando identificou que "a simplicidade é a derradeira etapa do gênio".

    Responda
  10. sergio lima oliveira

    Magnífica! Juca.

    Responda
  11. MIGUEL ANGELO Y PEROSA

    Obrigado, Juca, por não deixar que a humildade do gênio escondesse o mérito que devemos reverenciar. Eu me lembrarei de você, Tostão, a cada 25 de janeiro.

    Responda
  12. Joaquim Rosa

    Gênio da raça? Menos muito menos. Gênios foram Einstein. Newton, Platão. Michelangelo, da Vince, Galileu, Lavoisier, Rutherford, Bohr, etc. A lista é grande mas nem tanto. O mais modesto dos que citei só é considerado o pai da física nuclear. Dá para comparar com um boleiro?

    Responda
    1. Silvio Borges

      Dá, sim! Grandes partidas de futebol e grandes craques, como o Tostão, me deram alegrias indescritíveis. Quem quer ver o Einstein socado num laboratório ou numa sala de aula, rabiscando garatunhas incompreensíveis? E esse b... nem jogava bola!

  13. Fernando Palhares

    Parafrazeando Heitor dos Prazeres e Noel Rosa: "Um cruzeirense apaixonado, que vivia só torcendo, por causa de um texto do Kfouri, acabou chorando, acabou chorando", com muito emoção.

    Responda
  14. Helio Marcengo

    Belo texto, Juka. E que bom que vc não mencionou, mesmo que subliminarmente, a política. Parabéns!

    Responda
  15. João Manoel Ferreira Gomes

    Belíssimo texto, como são sempre os textos de Juca Kfouri. Este tem um quê de especial. Tostão, o Tusta, o craque, a elegância, a discrição, o talento e o lamento. Jogou no Cruzeiro e eu sou Atleticano. Mas, qual o quê? Um privilégio ter visto, ainda que em criança, a magia desse atleta ímpar e desse cidadão exemplar. Parabéns, Eduardo Tostão! Obrigado pelo artigo, Juca!

    Responda
  16. Flavio Fernandes

    É o melhor falso nove da história. Mais do que Messi. Foi o garçom da Copa de 1970. O que mais deu passes para gols.

    Responda
  17. José Ricardo Braga

    Merecida homenagem!

    Responda
  18. Luiz Carlos Alves Alves

    Minha seleção brasileira de todos os tempos: Manga, Leandro, Domingos da,Guia, Nilton Santos e Marinho Chagas; Didi e Gerson; Guarrincha, Tostão, Pelé e Rivelino!

    Responda
  19. Celso Augusto Coccaro Filho

    Enfim, um artigo digno de duas célebres personagens do futebol brasileiro: o querido craque Tostão, que recebeu uma terna e merecida homenagem, e o próprio articulista, que honra sua carreira e sapiência, ao não ingressar de novo naquele mundo sinistro da direção corintiana, aderindo, propositadamente ou não, a uma facção criminosa que se une para eliminar a concorrência. Grato pelo artigo e pela contenção.

    Responda
  20. Amarildo Caetano

    Tostãofoi sem dúvida o melhor camisa 9 da seleção .E sempre se mostrou ético em sua vida pública ,o que falta para muitos craques hoje em dia .

    Responda
  21. LEO NASCIMENTO

    É isso aí Juca.Di Stefano Tb achava,o resto é consequência. Se não fosse aquela bolada no olho Tusta seria mais festejado .Esse mineiro é bom em tudo.Vida longa.Alô Merval que tal Tostão na ABL ,escreve bem e futebol merece ,pois já temos Cineasta,Atriz e Compositor.Quem sabe se Cacá,Fernanda e Gil abrace essa ideia Já pensou Tostão de Fardão

    Responda
  22. Joao Pinheiro

    Grande Tostão! Quem viu a seleção de 1970 não se encanta com mais nenhuma. Parabéns, Tostão, e obrigado. Os presentes que você nos deu são eternos.

    Responda
  23. Marco Antônio M de Oliveira

    Comovente. E mais do que justa a homenagem ao brilhante Tostão, pelo que fez (e faz) dentro (e fora) dos gramados. É na discrição que os gênios atuam, fazendo parecer simples as obras complexas. A sensibilidade e o brilho literário do texto de JK faz jus ao mestre Tostão; parabéns a ambos.

    Responda
  24. Paulo Roberto Dufrayer de Oliveira

    Tudo bem, homenagem se faz em vida. Mas homenagens, muitas, só se fazem depois da morte. Pelo menos no Brasil.

    Responda
  25. Florentino Fernandes Junior

    E alem de tudo q jukinha falou e q eu assino embaixo, um super medico e o melhor cronista de futebol

    Responda
  26. raul de souza puschel

    Foi por ter usado duplos traços (--), na falta de travessão?

    Responda
  27. raul de souza puschel

    Não sei por qual razão meu comentário, que falou bem do texto do Juca, além de mencionar também a genialidade de Careca, Coutinho (do Santos), Pepe e Zagalo não foi publicado.

    Responda
  28. raul de souza puschel

    Muito bom o texto, mas eu me lembraria de outro centroavante genial, Careca, que teve o azar de se machucar em 1982 e não ganhar uma Copa nas de que participou. Assim, também o velho Coutinho talvez merecesse ser titular em 1962, o mesmo por acaso poderia ter acontecido com o ponta esquerda Pepe em 1958 e 1962, que não devia nada -- apesar do estilo tão diferente -- ao grande jogador que foi Zagalo. Todos gênios da bola.

    Responda
    1. AVELINO IGNACIO BUDU GARCIA

      Raul: são os números. Depois publicam.