UOL - O melhor conteúdo
Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. francisco alambert

    A citação de Hanna Arendt é perfeita. E tenebrosa

    Responda
  2. Helio Cardoso

    Trump é uma pessoa tão pobre, mas tão pobre, que a única coisa que ele possui é dinheiro!

    Responda
  3. Antonio Eustaquio

    É de rir....

    Responda
  4. José Cardoso

    "...estadistas só eram levados a sério se falassem a linguagem dos empresários de sucesso" Um exemplo foi o Ted Roosevelt. Ele bateu de frente com os ricaços da época (eram chamados milionários e não bilionários, o que diz muito de cem anos de política inflacionista). Mas quis também ser um titã empresarial. Tomou o Panamá da Colômbia e construiu o canal com dinheiro público.

    Responda
  5. Alberto A Neto

    "Patriotism is the last refuge of a scoundrel".(Samuel Johnson). "O patriotismo é o último refúgio do patife. No Brasil é o primeiro". (Millõr Fernandes)

    Responda
  6. Fábio Nogueira

    Vê se tem base um trem desses ! Um desequilibrado, liberado por um mais desequilibrado ainda, já sai avisando que vai comprar mais armas... Muito bom !

    Responda
  7. Hernandez Piras

    E nem falou do traficante de cocaína do site Sikk Road, perdoado por Trump em homenagem ao "movimento libertário". Um Presidente que ameaça invadir o México por causa do narcotráfico, mas que liberta o seu barão das drogas de estimação.

    Responda
    1. Ennio Baldur Hammes Schneider

      Uma ótima analogia.

  8. Murilo Belezia

    Em 2025 fará 80 anos que os EUA sucederam o Império Britânico, que havia dominado o mundo por 100 anos. Instalou-se a "Pax Americana" que, tirando a Guerra Fria contra a extinta União Soviética, continua a controlar o mundo. Trump e a ultra direita americana são frutos dessa distorção que é ver o mundo sob a ótica de dominador/ dominados O problema para nós é que que não importa quem senta na cadeira, há um esquema de dominação azeitado e funcional, que Trump usará para suas intenções.

    Responda
    1. Marcelo Fernandes

      Ótimo comentário mas precisamos lembrar que os americanos não apitam nada na China, Rússia e Índia. O tempo da humilhação chinesa está bem longe, como sabemos. De resto, a sociedade civil dificilmente vai regredir como sonham os reacionários. As mulheres são maioria dos eleitores em países importantes e não voltarão a ser "do lar". Enfim, a máquina de dominação, sim, é isso aí. Mas nenhuma máquina é indestrutível.

    2. Hernandez Piras

      Se os EUA "controlassem o mundo" de verdade, a China não estaria aí a desafia-los. Não confunda hegemonia com dominação.

  9. Noel Carvalho

    Eles estão entre nós, sempre. Em nossas casas, trabalho, escola, universidade, vizinhança, parentes... Os alemães os quiseram muito em 30, os brasileiros em 018. Agora, os homens brancos da "américa", novamente.

    Responda
  10. ROBERTO CEZAR BIANCHINI

    "temo que sejam os EUA que estejam se mudando para o inferno". Quem escolheu esta rota foram os próprios americanos. Vão ter que arcar com as consequências de suas escolhas.

    Responda