-
Ivan Bastos
Considerar uma IPCA de 6% ao ano no futuro é ser irreal ou muito pessimista.
-
CARLOS EDUARDO DE OLIVEIRA ANDRADE
Só tem um pequeno detalhe: o título do Tesouro Direto (TD) tem garantia soberana, já o fundo VGBL, ainda que invista em TD, é um reles CNPJ - se quebrar, já era. Mesmo que vinculado a um grande banco, o CNPJ do fundo é distinto do da Instituição Financeira e, portanto, não tem a garantia do FGC. Considerando que o horizonte de quem investe nisso é de décadas, me parece um risco altíssimo para economizar tostões. "A esperteza, quando é muita, vira bicho e come o dono".
-
Daniel Salomon Guimarães
Acredito que houve uma pequena confusão sobre a estrutura dos fundos de previdência complementar. O patrimônio desses fundos pode ser segregado do patrimônio da entidade que os institui (art. 49, X, da Circular Susep 563/2017). É justamente isso que garante a segurança no investimento neles. Se eles estão vinculados a títulos com garantia soberana, é essa, ao fim e ao cabo, a segurança final no investimento feito. Podemos até cogitar de fraude, mas aí já é outra história.
-
Luis Otavio Zaneti
Foi tambem a primeira preocupação que me surgiu ao ler texto. Essa diferença de IR não parece justificar esse tipo de risco, ainda mais se tratando de aposentadoria.
-
José Cardoso
Tem razão. Embora só vislumbre risco em caso de fraude. Fora o risco do próprio papel, de manipulação do Ipca.
-
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.