Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Jorge Severo

    Afinal, qual é a tropa que a Miss Cheque comanda?

    Responda
  2. Hamilton Magalhaes

    Um doce para quem descobrir quem é o jurista do golpe.

    Responda
  3. Daniel Nunes

    Perguntinha: será que o ministro Alexandre de Moraes já "cismou" e vai abrir procedimento para apurar o vazamento de um inquérito sob sua responsabilidade??

    Responda
  4. Renato Lima

    A piricrente vai pra jaula.

    Responda
  5. João Galvão

    É como o caso do Lula. Só provas verbais e mensagens escritas ou gravadas em voz. Se o Lula é corrupto, o Bolsonaro é golpista e assassino. Porém, se duvidarem das provas contra Bolsonaro, Lula também é inocente.

    Responda
  6. André Luiz

    Tudo muito estranho! Os advogados não tinham acesso à delação de Cid. Aí, "de repentemente" o Sr Elio Gaspari larga trechos da delação. Tá com cheiro de vazamento seletivo.

    Responda
    1. Daniel Nunes

      E parece que ele quer proteger a fonte. Leia: "O ministro Alexandre de Moraes mantém sob sigilo os depoimentos do tenente-coronel Mauro Cid na sua colaboração premiada para a investigação dos planos golpistas de 2022/2023."

  7. Carlos Aurelio

    Será que ele tem provas. Se não dsão só palavras de um contra o outro. Para condenar, somente com provas.

    Responda
  8. Richard Bernardes

    E de qual grupo Mauro Cid pertencia?

    Responda
  9. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    Cada um quer ter seu braço armado de alguma forma, o braço armado de chumbo do bozismo, o braço armado de rotativas da folha, o b. Armado de bíblia dos pastores, o b. Armado de Pix do centrão, o b. Armado de juros do banqueiro, o b. Armado de relva do gado.

    Responda
  10. Murilo Belezia

    Sempre ouvi que a Justiça tarda mas não falha. Será que é possssível uma acelerada para logo, logo, colocar essa turma onde merece, na cadeia e jogar a chave fora?

    Responda
  11. Geilson Silva

    Anistia é o Carvalho!

    Responda
  12. Regina Tavares

    O golpe continua a nos assombrar com todos os envolvidos que estão soltos fazendo conchavos contra a democracia de nosso país. Aguardando a denúncia da PGR. Sem anistia!

    Responda
  13. Flávio Vinícius de Campos

    Tudo começou com um Twitter. Não fizeram nada. Os acampamentos em frente aos quartéis foram os frutos da semente plantada pela deposição da Presidente e a prisão do ex-presidente, acarretando na tenebrosa ascensão da nata do lixo ditatorial. Dos escombros de uma Pandemia, marcada por um gestão desastrosa, uma luz de esperança surge no horizonte em forma de uma Deusa, com os olhos vendados, buscando com a sua espada salvar uma Nação sitiada pelo ódio dos Derrotados.

    Responda
  14. Flávio Vinícius de Campos

    Tudo começou com um Twitter. Não fizeram nada. Os acampamentos em frente aos quartéis foram os frutos da semente plantada pela deposição da Presidente e a prisão do ex-presidente, acarretando na tenebrosa ascensão da nata do lixo ditatorial. Dos escombros de uma Pandemia, marcada por um gestão desastrosa, uma luz de esperança surge no horizonte em forma de uma Deusa, com os olhos vendados, buscando com a sua espada salvar uma Nação sitiada pelo ódio dos Derrotados.

    Responda
  15. Luiz Paulo Barreto

    Pelo relato toda a família e apoiadores do inelegível devem estar de mala pronta para transferência de residência.

    Responda
    1. Ernesto Pichler

      Vão ter que separar: meninas na Colmeia, meninos na Papuda.

  16. Jorge Luiz Bernardi

    Vívíamos e ainda vivemos tempos sombrios com este bando de golpistas soltos hipinotizando milhões de pessoas inconsequentes. Ao ler o artigo de Elio Gaspari confirma-se o que disse Hannah Arendt, quando do surgimento do fascismo e do nazismo: "As piores pessoas perderam o medo e as melhores perderam a esperança".

    Responda
  17. Andre Moraes

    Relatos tenebrosos. E tem gente que ainda defende anistia; provavelmente os mesmos que gostariam de ver essa turma do porão torturar e matar opositores políticos e até civis que não estivessem dentro do espectro ideológico. A esquerda nunca ameaçou opositores políticos; nunca ameaçou pessoas por suas posições religiosas, sexuais, gênero e cor de pele; e hoje vejo aqui nos comentários gente odiosa batendo palma para a selvageria de seus líderes. Por isso não trato bolsominion com flores.

    Responda
  18. Jose Pessoa da Silva

    Esse sanfoneiro alem de tocar mal e ruim de golpe ainda bem vai aprende na cadeia a tocar é claro.

    Responda
  19. Luiz Gustavo Amorim

    Botar Bolsonaro e esse séquito de bobalhões no poder me remete à famosa alegoria dos macacos com uma pistola na mão. Um pesadelo que não termina nunca.

    Responda
  20. Marcos Benassi

    Eita, sêo Elio, a única novidade disso e o "quem-é-quem", lavando de leve a roupa suja de alguns dos personagens. Ah, sim, sujou um 'cadim a fantasia de Virgem Vestal da Santa misscheque, patrona dos Bozolóides Despossuídos (de vergonha e ética). Pelo menos agora sabemos qual era aquela algaravia que ela expeliu em transe: era Golpês.

    Responda
    1. Luiz Paulo Barreto

      Virgem?

    2. Marcos labareda

      Sou muito fã dos seus comentários kkkkkkk

  21. Daniel Nunes

    Diz o colunista logo na primeira frase do primeiro parágrafo: "O ministro Alexandre de Moraes mantém sob sigilo os depoimentos do tenente-coronel Mauro Cid na sua colaboração premiada para a investigação dos planos golpistas de 2022/2023." Pergunta-se: será que Moraes, sempre tão zeloso em suas funções, vai abrir algum procedimento para apurar o vazamento?

    Responda
  22. Marcelo Guimarães Freitas

    Dudu bananinha deveria ser cassado e preso. É de longe, um dos radicais mais perigosos. Se não fizerem agora, lá na frente vai continuar corroendo a democracia brasileira.

    Responda
  23. José Roberto Pereira

    Tadinhos dos militares, tão legalistas e moderados, nos salvaram da Ditadura 2. Quem afirma isso é um militar, golpista, miliciano, filho de general, capanga de outro militar genocida, que montou um desgoverno militar que assassinou com requintes de sadismo e tortura 700 mil dos nossos compatriotas. Mandou bem Cid The Kid, jogou o ardil no Bananinha e na Micheque, enquanto "inocenta" seus superiores.

    Responda
  24. José Cardoso

    Pode-se dizer que não houve tempo para cooptar mais amplamente as forças armadas. O golpe que ocorreu recentemente na Venezuela, onde o presidente permaneceu mesmo derrotado, só foi possível depois de mais de duas décadas de cooptação militar pelo chavismo.

    Responda
    1. José Cardoso

      Houve uma tentativa de golpe militar contra o Chaves nos primeiros anos de seu reinado. Nessa época, os comandos das forças armadas eram de várias tendências (como aqui). Com o fracasso do golpe, ele gradualmente expurgou os setores democráticos, promovendo os leais a ele. O Chaves moldou o exército e não o contrário. Bolsonaro tentou, mas o tempo foi curto para ele fazer um expurgo semelhante.

    2. Ernesto Pichler

      Ou os militares cooptaram o chavismo? A força principal em jogo na Venezuela é nacionalistas vs entreguistas. O Tramp já disse que quer tomar o petróleo venezuelano, e os militares nacionalistas, que são a maioria, não gostou disso. Então, cooptaram o chavismo ao derrotar a ditadura Made in USA de Carmona El Breve.

  25. elcio matos

    Pergunta que não quer calar: Quando começaram os julgamentos desse povo todo? Ou melhor: Haverá julgamentos? Lembro que no caso do Lula, logo que jogaram o caso do tal triplex às mãos dos justiceiros de Curitiba, na falta de provas mais consistentes, em menos de seis meses o cara já tava condenado. E agora, até quando vai se arrastar o julgamento dos indiciados? Meu medo é tudo isso acabar em pizza. Como sempre!

    Responda
    1. Luiz Paulo Barreto

      Outra pergunta: Os presentes na reunião do golpe passarão impunes?

  26. Samuel Gueiros Jr

    A pandemia foi um teste de gestão e liderança que Bolsonaro botou a perder. A reação absurda de confrontar o sistema eleitoral foi outro chute na democracia. Durante os tumultos que levaram ao 8 de janeiro evadiu-se covardemente do país Agora imagine-se um estúpido como esse no comando de uma ditadura.

    Responda
    1. Wilson Costa

      Samuel, o paspalho não assumiria, os golpistas de mais alta patente não permitiriam.

    2. Ricardo Botto

      Numa ditadura ele, com sua inteligência e coragem, seria defenestrado na primeira oportunidade. Ou seja, no dia seguinte.

  27. Gustavo Moreira

    Mauro Cid caiu na posição de Cláudio Manuel da Costa, o inconfidente que apareceu enforcado não se sabe bem como, se por deixar de confessar ou por confessar em demasia. Obviamente não tenho pena, e espero que ele se decida pela segunda alternativa.

    Responda
  28. Severo Ulisses

    Jaula para quem atentou contra o estado democrático.

    Responda
  29. Helano Timbó

    Foi a tentativa de reinvenção da UDN golpista sem os intelectuais de outrora, visto os patetas de hoje.

    Responda
    1. Gustavo Moreira

      Para sorte nossa "eles" são mesmo um bando de limítrofes.

  30. André Luiz

    Típico vazamento seletivo.

    Responda
  31. flavio pedrett

    E há quem diga que o STF persegue esta gente. Imaginem se este golpe desse certo. Quantos já teriam sumido? Assim como em 64, pessoas em dissonância cognitiva comandadas pela "mão invisível do mercado".

    Responda
  32. LUIZ MENDES

    Bom o jurista da para imaginar quem era, já deu parecer contraditório no mesmo tipo de ação no passado e vive tentando arrumar uma boquinha pro filho no STF. Os senadores citados já foram filmados em vídeos com dificuldade para falar, além de um já ter tido as empresas enroladas no trasporte e na guarda de drogas.

    Responda
    1. LUIZ MENDES

      Um terceiro senador tem envolvimento com acidente de trânsito com vítimas em que se encontrava alterado, tudo boa gente.

  33. João Ramos de Souza

    Com a delação de Cid, não dá para condenar ninguém. Mas já passou da hora de se investigarem ações de congressistas alinhados com o golpe. Todos sabem que há muita gente no Congresso envolvida até o pescoço com a ideia de quebra da ordem democrática. Estão se escondendo atrás dos mandatos. Com a palavra, a PF, a PGR, e o Ministro Alexandre de Moraes.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      As investigações ainda não foram divulgadas.

  34. RUBENS GOMES VIEIRA VIEIRA

    O problema é convencer o bando de "patriotas" que se trata de um falso Messias porque acham que o grande traidor se chama Forças Armadas.

    Responda
  35. Alberto Melis Bianconi

    Não parece ter sido uma delação, mas uma seção de fofocas. A a quem interessa o vazamento dessa publicação? Só consigo pensar na defesa do Coronel Mauro Cid e sua estratégia ambivalente. Deveriam investigar esse vazamento. A propósito, não traz nada sobre Baga Neto?

    Responda
  36. MARIO RAMIRO

    "Como assim, aquela Santa envolvida no grupo radical?". "Acho que a ex-primeira dama parecia radical por falar em línguas no grupo". "Não creio, e não me falta fé, que a Da. Michele orava fervorosamente por uma intervenção radical do espírito santo".

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Hahahahah, tive a mesma surpresa: só pode ser falsidade rubro-vermelhuda! Oh, misscheque, a Santa Depositária de Dinheiros Vivos e Mortos (além da Semente que deu Errado, nasceu uma menina), aquela cuja Língua Acalenta e Confunde as massas, não pode ser. É feique! Hahahahah!

    2. Fernando José Nicoli

      E distribuía a "margarida" para toda a turma. De evangélica ela só tem a teatralidade .

  37. Luiz Bartolotti Bartolotti

    Identifica-se o esgoto político composto por Magno Malta , Jorge Sfeift , Henz , os filhos e esposa do genocida , alguns militares , o que resta saber é até quando isso vai ficar no papel ? Já passou da hora de prender esses pilantras .

    Responda
  38. Leonardo Berlese de Matos Dourado

    Bolsonaro tirou Gilmar e Pacheco da lista de prisões? Que interesssnte.

    Responda
  39. Maria Lopes

    Deputados e senadores notórios desde a CPI da covid, defendendo o indefensável. O perigo está longe de acabar. Continuam conspirando e só não fazem pior porque estão com medo. Na primeira ocisão fazem tudo de novo, e pior.

    Responda
  40. Luis Gomes

    Com todos os fascistas golpistas ainda soltos, mostra que esta corrente, nefasta, tem ramificações no poder judiciário e está no comando de altos escalões. Simples assim

    Responda
  41. Cristina Murta

    O segundo turno ocorreu em 30/10 e apenas três dias depois, em 2/11, ocorreu esta reunião, já com todos os golpistas mobilizados. Muito antes do perdedor fazer aquele pronunciamento ridículo. Sem anistia.

    Responda
  42. Rogerio De Souza Cruz

    Apesar das centenas de páginas e da depredação do patrimônio público provarem a tentativa de golpe, os autores continuam livres. É um país sério?

    Responda
  43. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Estivemos muito perto de um golpe. Muito perto mesmo.

    Responda
    1. João Bosco Soares

      Nunca estivemos próximos, pois os comandantes militares estudam e sabem que o golpe é um gesto de traição à Pátria. Os patr1otários "oravam" para ETs, implorava que os comandantes fizessem o serviço sujo. Na hipótese de ruptura nas Instituições o primeiro a entrar em cana e enfrentar os tribunais seria o mentecapto, o homem de poucas letras, militar expulso do EB e reintegrado pelo STM.

    2. marilza abrahão

      Cícero, deveriam todos serem julgados e presos por atentado à soberania nacional!

    3. CICERO DINIZ

      Discordo, não estivemos. Ainda estamos. Veja pela movimentação desse povo, agora até em nível internacional, que eles nunca desistiram do golpe. Agora contam como certeza que o governo americano interferirá até no nosso judiciário para restaurar o poder da balbúrdia. O golpe agora, nos planos deles, ganha ares internacionais. E não escondem isso. Todo dia dizem na imprensa falada e escrita.

  44. Dalmo de Souza Amorim Junior

    Talvez o Brasil encontre um caminho melhor no século XXI, desde 2002 brincamos de país com administrações perdulárias e amadoras.

    Responda