UOL - O melhor conteúdo
Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. CARLOS ALBERTO CERETTA

    E aquela coisa do ser abjeto Pondé questiona em sua matéria de hoje aqueles que chamam Trump de demônio salvo por um centímetro.... que pena!!!!

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Quanto ressentimento, camarada. Pondé te tratou mal?

  2. José Cardoso

    Para ser chefe de alguma coisa é preciso estar disposto a fazer cumprir o que seu chefe quer. Não importam suas próprias ideias a respeito. Mesmo assim não é garantia. Pode ser que essa chefe da Nasa demita muita gente e acabe demitida.

    Responda
  3. victorio carmo

    O Macarthismo voltou com tudo. Para os EUA é o início do fim. Para outros grandes players é a chance de se destacarem enquanto os EUA agonizam com as maluquices do laranja

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      É, a Europa vai muito melhor. Só o custo de vida, as inéditas guerras de gangues, estupros coletivos e crianças sendo esfaqueadas precisam ser contornados. Problemas pequenos. Mas pelo menos fazem prisões por posts de opiniões na internet, né? Rsrsrs.

  4. Rafael Leitao

    Ele está certo. Se a pessoa eh competente, contrata. Se não é, não contrata. Simples assim.

    Responda
  5. Tersio Gorrasi

    Vai acabar sobrando uma boquinha pra ti, caro colunista

    Responda
  6. Hamilton Magalhaes

    E tem que pense, e diga, que o gesto de Musk foi apenas algo impensado.

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Cuidado que o malvadão do Musk vai te pegar!!!kkkk

  7. Dionisio DeBarros

    Ponto para a China! Alem da Nasa, LGBT's talentosissimos trabalham tambem na Tesla, Google, Apple. Se essa onda for espalhada para essas empresas, Tio Sam pode dar adeus a sua supremacia tecnologica. Nao que a China proteja LGBT's, eh que os EUA estariam se alijando de capital tecnologico de primeirissima, e so quem ganha eh a competicao. Aqui no Brasil a direita igonte-chucra tambem quer fazer o mesmo. Precisamos impedi-los.

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Bom, o perfil privado sempre foi competência e isso não é exclusividade de sexo, preferência sexual ou etnia. Isso não vai mudar.

  8. Julio Shiogi Honjo

    Make China Great Forever.

    Responda
    1. Gabriela Pagani

      Não é como se a China fosse um exemplo de valorização da equidade de gênero também..

  9. Marcelo Fernandes

    Quem poderia imaginar isso em pleno 2025? Um presidente norte-americano, sociopata e golpista, impondo regras neonazistas para a Nasa! O mundo vai assistir a esse desastre calado?

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Qual regra neonazi? Cite, por favor.

    2. Alexandre Pereira

      Melhor verificar o significado das palavras antes de usá-las, camarada, senão o mundo não saberá do que está falando.

  10. Wil Leon

    Se competente fica. Como veste o ou que gosta na cama parece não credenciar mais. Radical o laranja.

    Responda
    1. Rafael Leitao

      Exatamente. Simples assim.

    2. Dionisio DeBarros

      Tenho pena desses que se dizem conservadores. Se o inferno existir, nao tenho a menor duvida de que 9O% da populacao do hades eh feita de conservadores.

  11. Paulo Oliveira

    Acho que esta aprendendo a música do Falcão, home é home, o resto não sei? Ou do Tim Maia, vale, vale tudo, só não pode home com home e ne muie com muie?

    Responda
  12. Alberto Melis Bianconi

    Arianismo na veia, não sobra mais resquício do sonho americano.

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Os arianos eram um grupo étnico indo-europeu que se estabeleceu na Índia, Pérsia e Europa há milhares de anos. O termo ariano vem do sânscrito arya, que significa nobre. Arianismo era uma doutrina cristã considerada herética. Essa foi uma apropriação nazista, assim como fizeram com milenar suástica, conhecida como manji no Japão. Se for usar o termo, use o adjetivo nazista logo depois.

  13. Felipe Vasconcelos

    Macartismo é a máquina de linchamento virtual que se tornou as redes sociais, para assassinar reputações de todos aqueles que ousem questionar, com mentiras ou sinceramente, de modo indiferenciado, o identitarismo. Você não se importa com ju de us, apoiador do Há mas.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      O macarthismo nunca foi virtual.

    2. Felipe Vasconcelos

      Ao Alonso Barros e a quem mais possa interessar - até agora nenhum líder político se mostrou genial ao ponto de suscitar a minha admiração sem reservas. Enquanto isso não acontecer, continuarei tecendo ora críticas, ora elogios, conforme o merecimento de cada político. E o mesmo vale para colunistas.

    3. nemesio salvador

      felipe vasconcelos, você sabe o que significa NASA e o que se faz lá?

    4. alonso barros

      Felipe Vasconcelos . Como você idolatra um facista , fica difícil usar os poucos neurônios que sobraram para entender alguma coisa . Então nos poupe , primeiro da sua falta de humor segundo da sua obscuridade natural .

    5. Felipe Vasconcelos

      Já se percebe o quanto a coisa está toda "zoada", quando numa coluna sobre questões espaciais e de astronomia, o colunista passa mais tempo falando de identitarismo, as "lições da História", e nazismo.

  14. Giovani Ferreira Vargas

    Kkkkkkkkkkkkkkkk

    Responda
    1. nemesio salvador

      Afff !

    2. alonso barros

      Rindo de quê ? A maldade de vocês Bolsonaristas é repugnante .

  15. Gustavo Moreira

    Agora só homens WASPs poderão ir ao espaço. O dado contraditório é que para chegar a tanto muitos deles tiveram que ser convertidos ao terraplanismo para votar no palhaço laranja.

    Responda
    1. Gustavo Moreira

      2a parte- Da mesma forma, o discurso de Trump sobre meritocracia é viciado na origem. Grande parte da população americana, sobretudo das minorias étnicas, não tem oportunidade de chegar aos bancos universitários, quando mais à NASA. Além disto, fica claro que os ditos cargos serão preenchidos por nomeação, a partir de critérios que qualquer aluno de Ensino Médio pode presumir. Começo a pensar que você vive na realidade paralela do Partido Novo.

    2. Gustavo Moreira

      Pereira, quase todos os meus empregos consegui através de provas. Isto não me impede de ver o óbvio: tive inúmeras vantagens estruturais em relação à maioria dos “concorrentes”, em um país onde a riqueza e o saber são tremendamente concentrados, e isto faz parte de um projeto político imoral, porém sempre vitorioso. [segue]

    3. Alexandre Pereira

      Gustavo, se você estuda, conseguiu a vaga por indicação ou com uma prova? Se trabalha, usou seu currículo ou um amiguinho? Ou alguma ideologia passou por cima de um candidato por você? O cara falou meritocracia, se desviar, poderemos criticar. Afinal, foi isso que a maioria dos americanos escolheu, não? Ou prefere impor alguma coisa ao que foi definido pelo voto? Democracia, sabe? Mesmo na república.

    4. Gustavo Moreira

      Ei, Pereira, que comentário confuso, só para variar! O que significa, que além do "mérito" é natural que eles entrem por um sistema de cotas ao inverso, criado pelo palhaço laranja?

    5. Alexandre Pereira

      Preconceito seu achar que só eles seriam admitidos por mérito.

  16. Aderval Rossetto

    São contra pessoas que crescem pisando nesses necessitados!

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Ok, seu preconceito ao achar que só um grupo específico é capaz de conseguir seu espaço por mérito diz muito.

  17. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

    É por isso que o Bozo reclama tanto do STF que não o deixava governar. Ele se imaginava dono desse poder todo que o Trump parece ostentar. Só uma dúvida, ele foi eleito presidente ou imperador? O Bozo achava que tinha sido eleito rei. Eles não tem judiciário, leis, constituição, por lá?

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Eles têm e definem mérito como única forma de distinção, tal qual a nossa até ser distorcida pelo ativismo judiciário.

  18. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

    Só uma coisinha, esse país aí tem constituição, leis, judiciário? Não eram eles que boicotavam países, aplicavam sanções e bloqueios econômicos e faziam até guerras em defesa dos direitos humanos?

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Gustavo, essa dos caixotes na cerca já deu. Ideologias não são uma boa forma de estabelecer critérios, daí os conceitos na Declaração Universal dos Direitos Humanos, na Declaração Americana dos Direitos e Deveres do Homem, na Constituição Americana e, pasme, na nossa tão maltratada e abusada Constituição. Nesses e em muitos mais, não se estabelece que seus direitos dependem de ser de maioria ou de minoria, pobre ou rico. Pelo contrário, não se admite diferenciação. Tatue na testa, pode ajudar.

    2. Gustavo Moreira

      Pereira, quando você vai entender que só dá para conversar sobre mérito quando todos começam a corrida na mesma linha? Espero que seja suficiente o discurso, pois eu desenho mal.

    3. Alexandre Pereira

      Tem e definem mérito como única forma de distinção, tal qual a nossa até ser distorcida pelo ativismo judiciário. Mas você é livre para exercer seu preconceito supremacista e achar que só um grupo é capaz de se distinguir por seus próprios esforços.

  19. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

    Manda essa também para o Pondé!

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Mande e avise que o Trump disse que agora é no mérito e que ele considera que todos os grupos podem conseguir se sobressair dessa forma. Ou você é um supremacista?

  20. Cleomar Ribeiro

    ... esvazia-se a NASA e infla-se a STARLINK, a empresa do BESOs!!!... O Plano é capturar o Estado ( US), colocar o Estado na gaiola e Romper as muralhas de proteção da população!!!... Assim como aconteceu na IBERIA, e no Brasil!!... O getúlio Vargas impulsionou toda a rataria nazis-fascis gaúchos de fronteira e da Europa!...

    Responda
  21. Joao Pinheiro

    É o macartismo, a noite dos Cristais, a caça âs bruxas e o nazismo todos juntos. Logo homossexuais serão tratados quimicamente; com a expulsão dos imigrantes, o serviço antes feito por eles será feito por pessoas negras escravizadas. Tudo isso ocorrerá enquanto o onanistas brancos se masturbarão em gozo diante das manchetes dos jornais.

    Responda
    1. Paulo José Moreira

      Depende de quem está no comando.

    2. Alexandre Pereira

      Mérito não é exclusividade de raça, cor, sexo, preferência sexual ou nacionalidade. Ou você é supremacista?

  22. ANIBAL CARRION

    A diversidade votou nele. Agora o musk colocará seus escolhidos na NASA para ficar ainda mais rico né? Os homens são brancos e dominantes e o resto, ora, o resto é resto mesmo

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Mérito não é exclusividade de raça, cor, sexo, preferência sexual ou nacionalidade. Ou você é supremacista?

  23. José Tarcísio Aguilar

    Programa de inclusão nem de longe é escolher menos capacitados, trata-se de incluir os que antes eram rejeitados por critérios alheios à competência. Agora a NASA está implantando o critério de quem é mais delator. Se vai arruinar a NASA eu não sei, sei que o trump não se importa com isso. Ele não liga para o estado americano e suas instituições.

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Mérito é o que Trump definiu como critério e, apesar de Biden ter feito vista grossa, não podem usar outro sem passar por cima da constituição e da carta de direitos. Se discriminarem, que sejam punidos.

  24. Luiz Gomes

    Que lugar de testa vel virou os USA.Eh esse local horroroso q os viralatas brasileros sonham copiar.

    Responda
  25. ALBERTO ALENCAR

    Como alguém pode apoiar uma insanidade dessas? Estamos retroagindo a idade das trevas.

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Mérito não é exclusividade de raça, cor, sexo, preferência sexual ou nacionalidade.

  26. Giovani Ferreira Vargas

    Choro livre, petezada! Kkkkkkkkkk

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Você é ex-combatente, Henrique? Mérito não é exclusividade de raça, cor, sexo, preferência sexual ou nacionalidade. Ou você é supremacista?

    2. Gustavo Moreira

      Quando a grande maioria formada por todas as "minorias" se enfurecer de vez, onde você vai chorar, na porta do quartel ou debaixo da cama rezando para algum pneu que escondeu por lá?

    3. Joao Pinheiro

      Alberto, eu até pensei em responder ao seu comentário listando as razões humanitárias (que são as mínimas) para não comemorar mais essa ação do Trump. Mas não vou perder meu tempo. Creio que você não entenderia mesmo, não é?

    4. Thalita Roberto

      Foge pra la prá ser algemado, acorrentado e apanhar dos trumpistas, vir@ l@ta!

    5. Luiz Gomes

      Vc nao passa de um viralata. Balanca o rabinho para o alaranjado

    6. Andre Moraes

      É por isso que vocês vão perder de novo em 26. Vocês apoiam políticas de ataque a pessoas por conta de sua cor onde pele, opção sexual e religiosa; o que isso tem a ver com pt? Estamos diante de um ataque a pessoas seu inepto.

    7. Ricardo Candido de Araujo

      Sabe um dos motivos de você receber carne fresca de longe da sua casa? Caminhões frigoríficos, invenção de um americano, negro por sinal. Consegue entender? Provavelmente não, mas é típico.

    8. bagdassar minassian

      ... menos, Giovani, menos. Simplesmente não é o que você manifesta em polarização ideológica é algo gravíssimo, humanitário. Pense antes de escrever, como humano, né. Senão, você tem razão, fazer o que., talvez ser 'guarda fiel' em um daqueles campos cercados com arames farpados que provavelmente serão construídos.

    9. henrique de sousa lima

      Nós derrotamos os nazistas uma vez, faremos de novo, só que desta vez não vai sobrar nenhum ... escolha o seu lado

  27. Andre Moraes

    E os absurdos vão sendo enfileirados. O nazismo incentivou alemães a denunciarem famílias judias e sob pena de se tornarem cúmplices. Estamos vendo frame a frame a história se repetir. Ver isso passivamente de uma sociedade disfuncional como a americana, não surpreende; ver brasileiro apoiando isso dá vergonha, depois de vivermos o terror da perseguição na ditadura e 4 anos de perseguição perversa do Bozo.

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      O nazismo, o leninismo, o stalinismo, o maoismo, o castrismo, o madurismo e DEI. Bom saber que você é contra a pelo menos um deles. Mérito não é exclusividade de raça, cor, sexo, preferência sexual ou nacionalidade e eles não podem discriminar nessas bases por força de lei.

  28. Frederico Goulart

    Imagina como seria tratado hoje um Stephen Hawking ao chegar na NASA para pedir emprego. Sairia com um recusado devido a total incapacidade. Perde a NASA, perde o mundo.

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      O cara tinha méritos. É só disso que precisaria. Visitou a NASA nos últimos 30 anos?

  29. Albert BRASIL

    Salvador se mostra incapaz de compreender as atitudes do Trump. Na verdade, sua incapacidade é de concordar. Para compreender, basta ler o texto do Pondé, disponível ao lado.

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Senhores, vejo que não passaram do título da coluna do Pondé. Ódio do bem? Albert, melhor usar a “resposta” nas colocações do Salvador a que você se refere, senão fica difícil entender o porquê de sua argumentação.

    2. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Está matéria por si só torna pó o artiguinho do Pondé. Aliás, tem também a declaração do Trump sobre o que fazer com os palestinos.

    3. José Tarcísio Aguilar

      Salvador, estamos juntos. Sou igualmente, totalmente incapaz de concordar com as atitudes do trump.

  30. Marcus Acquaviva

    Espanta ver que as pessoas realmente acreditaram que as corporações e instituições abraçam os ideais de diversidade e inclusão. Muita ingenuidade. E isso vai chegar no Brasil. O movimento Woke é válido, mas seus exageros custarão muito caro.

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      José, procure outras palavras no dicionário, leninismo, stalinismo, maoismo… arrotar uma só não produz um bom argumento.

    2. Alexandre Pereira

      André, empresas são processadas no Brasil pela foto de fim de ano não ser diversa o bastante. DEI não somente foi como ainda é empurrada garganta abaixo de toda a sociedade. Brincar de Deus sem reponder pelas consequências de seus atos deve ser bom demais, não?

    3. Marcus Acquaviva

      Não tenho ídolos e tampouco aprecio as ideias do Pondé. Leia o que escrevi com calma, por favor.

    4. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Mai bodo, se uns supostos exageros das causas identitárias são capazes de provocar uma reação nazista tão extremada então nada mais precisa ser dito sobre esse povo tão sensível que entrega tudo nas mãos de seres tão abjetos e repulsivos, é isso inclui os passadores de pano, como o seu ídolo Pondé.

    5. Marcus Acquaviva

      Sua resposta é prova do meu argumento. A realidade é implacável, infelizmente neste caso.

    6. Andre Moraes

      Espanta é você achar que a maioria são de preconceituosos; existem exageros sim, que precisam ser tratados, mas não significa que a diversidade foi “empurrada” para a sociedade sem que muitas pessoas acreditassem. Essa perseguição tem os dedos do supremacistas Trump e Musk; ambos tem vínculos com grupos neonazistas e Musk tem ódio da causa não hétero, pois até hoje não aceita ter um filho trans.

  31. Cecilia Gomes

    Hoje são os imigrantes e pessoas de programas de diversidade, amanhã serão muitos outros. Tempos sombrios nos EUA. Espero que nós brasileiros nunca - jamais em hipótese alguma - iremos permitir "governantes" assim no Brasil.

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Hoje são os ilegais que infringiram uma lei federal ordinária e também quem estendeu suas pretenções ao arrepio da Constituição Americana? Pois é. Lá isso vale, pois mesmo que entrem em delírio coletivo, eles se recuperam. Nós? Não temos essa tradição, ainda não digerimos 1917. E se não sabe, Obama deportou mais do que Trump em seu primeiro mandato, isso sem a invasão promovida por Biden.

    2. José Tarcísio Aguilar

      Marco, procure ver como foi Lula subir a rampa.

    3. MARCO ANTONIO POLISELI

      Lula é homofóbico e machista, tentou encobrir ministro agressor. Tem vários vídeos por aí!

  32. Décio Ceballos

    SN, você é um jornalista de ciência admirável. Não acredito no que estamos vendo, novamente quase um século depois. Impressionante como a sociedade civilizada não enxerga, ou parece que não, o quão medíocre é essa turma trumpiniana, em um mundo que precisa ser global no mínimo, se não universal, esse pessoal introspecta buracos interiores, tais como, os próprios umbigos. Esse erro direcional explica, desde horrores como da Palestim´a, Bide´m e, apenas extremece, agora como Trump. Medíocres!

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      O cara ocupa o cargo mais importante da terra, graças a incompetência do governo anterior. Seja o que for, medíocre ele não é. Muito pior estamos nós que não acertamos uma desde Sarney. Muito papo, muita corrupção e só.

  33. Jorge Rodrigues

    Uma empresa como a Nasa não pode privilegiar o DEI (Diversidade, Equidade e Inclusão) em detrimento do MEI (Meritocracia, Excelência e Inteligência).

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Senhores entendidos em desempenho, sugiro que leiam a introdução de Lectures on Physics, para ver o que Feynman pensaria de suas colocações. Em tempo, a idéia propagada pelos vendedores de DEI, muitos hoje milionários da discriminação, já não se sustenta. Na medida que o rigor científico retorna, caem as teorias baratas.

    2. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      O manezaço bostoloide nunca percebeu que instituições estado-unidenses como o MIT, Harvard e tantas outras nunca nem precisaram de programas de inclusão para irem buscar mundo afora gente capacitada para auxilia-los no atingimento da excelência. Não a toa a alcançaram.

    3. José Tarcísio Aguilar

      Aproveite e junte pesquisa sobre o que ocorre com a criatividade num ambiente de opressão e ameaças como o que estamos vendo.

    4. José Tarcísio Aguilar

      O Jorge deve ter informação acerca do desempenho das pessoas e departamentos onde trabalham, então conte aqui. Junte aspectos como o ambiente de trabalho, ganhos e perdas específicas da diversidade, do reflexo destes procederes na comunidade, que no caso da NASA era o mundo inteiro. Já faz décadas, tem gente do mundo inteiro trabalhando lá, programas de diversidade são o prolongamento disso.

    5. Robson J Oliveira

      Sim isto mesmo! Depois do DEIA os foguetes começaram a voar par träs e os caras contrataram até uns brasileiros, parecidos com vc para trabalhar lá! Tem que fechar mesmo

    6. Robson J Oliveira

      Isso ai! Acho que vc deveria ir trabalhar la hoje mesmo!!! Não sentiremos falta

  34. Rocia Oliveira

    Eu fuco pensando nas mulheres, negros, judeus e latino americanos que votaram no Trump. Como será que se justificam?

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Eles apostam no próprio mérito, simples assim.

    2. Marcus Acquaviva

      E votam mesmo, principalmente os imigrantes latinos. Na base do "eu me (censurado), quem quer vir para cá e vencer tem que se (censurado) também".

  35. MARCIO OLIVEIRA

    Vamos torcer para estes 4 anos passarem rápido e que as pessoas de bom senso levantem a voz em protesto. Boa sorte para todos nós.

    Responda