UOL - O melhor conteúdo
Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Jose Carlos Rothen

    Se tem tanto golpe, me pergunto porquê as empresas de telefonia junto com a polícia não atuam para coibir está prática. Está ficando inviável ter uma linha telefônica.

    Responda
  2. Josue Oliveira

    Na maioria das vezes auxiliados por terceirizados. Não o terceirizado da limpeza, nem da segurança, mas terceirizado da atividade fim que ganha 1/3 do concursado. Mas o pobre de direita apoia, é contra salário juato (dos outros, claro).

    Responda
  3. everaldo camara

    Esses golp istas utilizam centrais telefônicas robotizadas que realizam milhares de ligações diárias. Além do prejuízo com os golpes, eles tiram o sossego de quem trabalha com tantas ligações que recebemos diariamente, no entanto, apesar do número assustador de ligações, a Anatel não consegue bloquear essas centrais.

    Responda
  4. Lilian Ferreira de Sousa

    O setor que bate recordes de faturamento, anos após anos, coloca sempre na conta das pessoas usuárias do sistema bancário. O nosso dinheiro está sob à tutela do banco. Banqueiro diminuir os lucros para proteger as pessoas nem se cogita… Até nos comentários, a culpa é de quem “cai” no golpe. É uma inversão tão absurda!

    Responda
  5. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

    Em plena era da informação, com tantos meios disponíveis, as pessoas ainda caem nesse tipo de golpe! É ingenuidade demais! Não sei se estou vacinado porque recebo ao menos umas dez ligações dessas por dia, mas muita gente diz que também é infernizada diariamente dessa maneira. Vamos nos informar melhor sobre o que interessa, né?

    Responda
  6. Paulo Araujo

    Bloqueio todo número que não conheço; uso o "whoscall" para registrar os meus bloqueios, além de ter um banco de dados de mais de 100 mil números bloqueados e não converso com banco se não fui eu que liguei; uso VPN tanto no celular como no notebook e norton e malwarebytes, como proteção adicional. Nunca sofri um golpe. Tem gente que nem anti-vírus tem...

    Responda
  7. Carlos Oliveira

    Os golpistas possuem TODAS as informações do cliente do banco quando aplicam o golpe. E as informações vazaram (ou foram vendidas) do banco, a responsabilidade do golpe é compartilhada. Logo, os bancos são co-responsáveis pelo golpe e devem sofrer o ônus da reparação. Eles devem resolver o problema.

    Responda
  8. Henry Galbiatti

    Os bancos não mais telefonam para discutir qualquer situação de pagamento. Este é o fato. Não atendam nenhuma chamada de banco. Se, por acaso, houve alguma coincidência de algum pagamento pendente, faça uma confirmação com o banco. Este simples fato evita 90% das fraudes.

    Responda
  9. Rosangela Pires

    Eu fui vítima de um golpe, o criminoso disse ser do C6 Bank, 18 mil, minha sorte é que foi tudo por Whats, no final o criminoso escreveu e apagou “perdeu”, quase enlouqueci, fiz BO, falei com a gerente do meu banco, salvei toda a conversa, tinha nome e CPF do criminoso, coloquei um advogado e consegui não ficar no prejuízo financeiro, tinha 67 anos e o estresse emocional foi enorme. Penso que são pessoas ligadas aos bancos, mas na medida em que o mundo evolui a mente humana se degrada.

    Responda
  10. josé SOARES

    Já fui vítima de golpe , por whatzap falso; sacaram valores incompatíveis com a minha movimentação normal há mais de 30 anos; enviei ao banco ( Itaú) toda documentação solicitada, mas ainda assim o banco não se responsabilizou pelo meu prejuízo. E onde está também a Polícia que não encontra essa bandidagem?

    Responda
    1. fabiana santos

      Porque tanto os bancos, quanto os golpistas, quanto 'colaboradores' das empresas que vendem os dados ganham com isso. E a vítima é tratada por todos como otária.

    2. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Nem procuram! Eles tem mais o que fazer executando supostos suspeitos, espancando pessoas, comendo coxinha e até estuprando vulneráveis, como aconteceu esses dias por dois PMs.

    3. ARY OLIVEIRA

      ....chama o Moraes...,

  11. Bruno Miguel Avelar

    Deveria haver confirmação em duas etapas. Receber um sms, email, token , aplicativo etc pelas duas partes, de quem faz e de quem recebe. Os Bancos são responsáveis ao meu ver por essa bagunça. Além disso faturam uma fortuna com os valores de taxas do pix pra realizarem o serviço. Não sei se os bancos têm interesse em perder esse faturamento extra.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Não adianta nada, né? As pessoas acreditam nos golpistas, pra que vai servir uma confirmação em duas etapas, coisa também seria fácil de incorporar aos golpes.

  12. marcos fernando dauner

    Banco é assim - v. precisa estar aposentado, e ter bastante tempo para ir pessoalmente na agencia, e depois de uma hora esperando talvez alguém te atende .

    Responda
  13. jose prado

    Se o número do telefone não estuver5ba nunha agenda, não atendo!

    Responda
    1. Luiz Carlos Mendes

      José Prado, muitas vezes os estelionatários simulam os números reais de bancos. Assim, ao receber uma ligação deles, aparecerá na sua tela o nome do seu banco, se ele constar na sua lista de contatos do telefone.Mesmo números que constem na sua lista não são seguros, pois são números clonados.

  14. Hélio Barbosa de MT

    E a tal de Ia, nessas horas não serve pra nada, pra nos defender?

    Responda
  15. DANIELA FRANCO

    Sugiro uma reportagem sobre os sites de venda falsos de ingressos pra megashows. Eles fazem muitos anuncios no instagram (META nem ai para checar a veracidade dos anunciantes, pagou, anunciou) e usam sites que copiam os das empresas, inclusive tem cadeado de seguranca no nome. E o pagamento logicamente por pix (tem desconto por pix). E nenhum orgao faz nada pra impedir. Dinheiro FACIL pros bandidos!!

    Responda
    1. ROSMARI PRATES

      Sim ,este é um dos problemas muito recorrentes ,sites que se passam por lojas conhecidas e fazem uma falsificação muito parecida com essas lojas é fácil de cair .

  16. Carlos Oliveira

    Os bancos são cúmplices desse crime, na medida que dispõem dos dados das vítimas usados pelos golpistas e também tem condições de identificar os dados de quem recebe o fruto do crime. O Banco Central e a Receita Federal, através de resolução responsabilizando os bancos terminariam com esse pesadelo que incomoda diariamente milhões de brasileiros.

    Responda
    1. Galdino Formiga

      Conveniente omissão. Boa sugestão.

  17. VITOR WAGNER NETO DE OLIVEIRA

    Algo que me incomoda muito nessa história é a falta de responsabilização dos bancos. Afinal de contas, o dinheiro conseguido com o golpe não vai para uma conta bancária? O criminoso usa uma conta bancária para dar o golpe e o banco não faz nada? Não poderia, por exemplo, bloquear a conta do criminoso e estornar o valor? O fruto do furto está sob a guarda do banco que legítima a fraude.

    Responda
    1. Galdino Formiga

      Nada impede o ressarcimento financeiro ao cliente.

    2. Galdino Formiga

      Bom comentário.

    3. Everton Cavalcante

      A segurança dos bancos é ridiculamente falha. Exemplo disso é que qualquer um pode acionar o banco se passando por você e pedir a portabilidade do seu salário para outro banco, e o banco sequer pede confirmação ou verificação com o cliente. Já vi isso acontecer (não comigo) e mais de uma vez.

    4. haroldo guimaraes

      O valor é rapidamente distribuido para inúmeras contas abertas com documentos falsos, geralmente contas digitais, ou contas também clonadas e usadas somente paea passagem do recurso. A ação toda dura minutos. Não é "um" fraudador. É uma quadrilha altamente especializada e com pessoas posicioanadas para atuar em etapa do processo de fraude. Os bancos informam à Polícia Fedral todas as ocorrências, uma vez que não tem poder e capacidade de investigação. Os prejuízos dos bancos são bilionários.

    5. Julio Louzada

      Perfeita colocação. Sob a alegação de que precisa manter a confidencialidade das contas, os bancos se tornam cúmplices.

  18. Jose de Paula

    Resolvi de forma fácil este assédio que tinha de ligações de golpista apenas bloqueando todas as ligações desconhecidas, ou seja, se alguém ligar para mim e não estiver nos meus contatos, o telefone derruba a ligação. Ponto final.

    Responda
    1. Galdino Formiga

      E as ligações para o telefone fixo, que ainda existem? E os novos contatos para o celular?

    2. Marcia Herrmann Ferrari

      Sim, tb fiz isso. E mesmo se ligarem de um numero conhecido, fico bem atenta à possibilidade de golpe. Minha agência nunca me ligou para questionar movimentação, por mais estranha que seja. E se questionar, basta entrar no app do banco e verificar!

    3. Marcos Carvalho

      Sim.. você jogou o sofá fora depois da traição... A reportagem deixa clara que eles ligam de um número conhecido seu.

    4. VOLNIR PONTES JUNIOR

      Eu também fiz isso, pois recebia todo dia várias ligações de telefones com o mesmo prefixo do meu e depois eu bloqueava - em vão, pois novos números continuavam me ligando. Bloqueei as ligações desconhecidas, por enquanto me deixaram em paz!

    5. raimundo campos

      Perfeito. Também adotei este caminho.

  19. Ricardo Luiz

    Anatel prevarica. Se o time de TI, junto com regulamentação eficiente, focar nisso, é óbvio que dá pra acabar com a máscara do Caller ID. Por outro lado, a quantidade de vítimas é fruto de educação deficitária no Brasil.

    Responda
  20. alex carvalho

    Excelente!!

    Responda