Deirdre Nansen McCloskey > Presidentes como reis Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Lembrando para a colunista, que o seu Ãdolo liberal na América Latina, Milei, é grande admirador de Trump e de sua forma de governar. Não esqueça de incluir estas considerações quando for elogiá-lo de novo.
O PRES DON'TRUMP EUA AGE COMO DITADOR DESDE QDO PERDEU EM 2020, com ideias estapafúrdias e insensatas, tal qual como agem reis monarcas e autocratas. Estas neuras deveriam ser para aprimorar a democracia yankee ultrapassada e retrógada, pois ainda é a mesma de 200 anos atrás, tanto que permitiu um candidato condenado ser eleito e empossado no cargo da pres da República. As neuras deveriam ser pra promover debates qualificados com segmentos organizados da sociedade civil sobre uma urgente
Rodeou, rodeou e não foi no âmago da questão. Trump é pior que os absolutistas porque tem na mão um estado muito mais poderoso. O alcance da maldade é muito pior que um rei do século XIV ou um sultão do primeiro milenio. dê nome aos bois.
O Orwell em sua distopia mostra como as guerras externas alimentam o poder pessoal dos dirigentes, e como esses dirigentes alimentam conflitos externos. Nos EUA, a guerra fria turbinou o poder do Estado americano, inclusive com a criação da Nasa para competir com o programa espacial russo. Agora a China e os imigrantes são usados como espantalho. Quando a "ameaça" deles são produtos e serviços mais baratos.
Acho que a teoria que a colunista comenta é conhecida entre nós como a teoria do direito divino dos reis, mas o resultado é o mesmo: defende que o monarca não está sujeito a nenhuma autoridade terrena, e que o seu direito de governar vem diretamente da vontade de Deus. De outro lado, o texto me surpreendeu. Pensei que Deirdre fosse da extrema-direita.
Ultraliberal, prezado David, não significa necessariamente extrema-direita: esta última, perde o pé de não poucos parâmetros civilizatórios. A Tia Auntie mantém-se minimamente dentro das regras.
O Trump teve 21 porcento da populacão!
No Brasil é assim. A justiça indicada por eles anulam seus crimes para que voltem a governar o paÃs seguindo o mesmo estilo de governar. O povo trabalhador na pobreza e eles na mordomia total.
Verdade, é o que Bolsonaro e asseclas querem.
Me sinto envergonhado ao ver tamanha falta de educação, em primeiro lugar, alem de total incapacidade de uma argumentação minimamente racional e inteligente por parte de alguns nos comentários. Sugiro a esses comentaristas que pleiteiem então o lugar da professora Deirdre e passem a ser colunistas desta folha.
Bem, prezados, a hipotética "má educação" é encontrada em quantidade pÃfia aqui abaixo. Quanto à questão da reflexão embutida nos comentários, tanto em relação à inteligência quanto ao repertório, não tô entendendo nádegas: as respostas estão excelentes, algumas francamente eruditas. Sei não, colegas, sei não...
Você tem total razão, rs. Como disse há muito tempo Nélson Rodrigues e, mais recentemente, Umberto Eco (já sob o eco dos comentaristas de internet), os idiotas perderam a modéstia quando perceberam que são maioria.
Texto fraco, curto, nao acescenta muito. E a "grande cadeia do ser" tem um nome melhor, largamente usado, chama-se "hierarquia". Termo técnico o suficiente e que todos entendem...
Acho que você nao sabe o que quer dizer hierarquia, é simples. E obvio que se o rei tem poder absoluto ele esta em posição superior na hierarquia. Sugiro ler um pouco de antropologia / sociologia basica para entender o conceito de hierarquia e sociedades hierárquicas l. Tente Louis Dumont...
Que delÃrio! A teoria do poder divino do rei é um fundamento absolutista do poder real, ele não está sujeito a alterações nem contestações. Tampouco há hierarquia dentro da famÃlia. E hierarquia não quer dizer poder absoluto. Eu sugiro que você reflita antes de escrever, e reflita mais ainda antes de publicar, para não expor suas limitações.
Ela deve ter sido ensinada que a única rainha foi a de Copas, conforme o livro de Estória de Lewis Carroll.
Acho que a colunista atravessa grave problema mental, seu médico recomendou como terapia escrever na Folha. Cleópatra, Elizabeth I, Catarina a Grande, Imperatriz Leopoldina lÃder verdadeira da Independência, Princesa Isabel, Rainha Vitoria, governaram sobre machos e fêmeas. Dog é anagrama de God? Dona Deirdre precisa de auxÃlio. Sugiro trocar de terapeuta urgente.
Hahahahah, Cleópatra foi só a última, meu caro. Nos três mil anos do antigo império, deve ter havido uma dúzia de rainhas/faraoz mulheres. O Egito, quem diria isso olhando os últimos séculos, era muitÃssimo mais igualitário do que nós aqui nesse ocidente tão civilizado...
Tia Auntie, a senhora foi tão cuidadosa em nos advertir sobre o "dog" ele lhe devolvo a gentileza: em português, "Cadeia" can mean "jail", o que nos dá uma grande oportunidade de rever essa lógica da "grande cadeia do ser". É só nóis botá um ser como o Bozo na cadeia e dá uma melhoradinha na situação. Hahahahah!
Great Chain (Jail ?) of Being rs
Jair in jail.
João, prezado, discordo frontalmente: o Bozo tem várias picaretagens documentadÃssimas, de furto qualificado a tentativa de golpe. Cadeia, no sentido de jail, imprisionment, arresto e sinônimos outros, só cabe pra ele. Mau governo (sujeito a discussões) não dá cana.
O Boso e o seu sucessor. Se o governo atual tivesse feito bom governo nos seus dois mandatos anteriores governo Bolsonaro não teria existido. Para melhorar temos que nos ver livre deste atual governo sem demora que ele é ainda pior que o Bolsonaro.
Interessante, uma pinçada em alguns déspotas. E para os entendidos de História do Brasil, d. João VI, também reinou aqui. E um outro rei inglês, Charles I, sucessor de Jaime I, perdeu sua ungida cabeça real numa machadada, porque não queria perder seu direito divino de governar. E os antigos reis por direito divino, nem um por cento dos votos tinham, e sim um único e secreto eleitor, Deus. Pode?
Cuidado! O Trump pode se declarar rei! Se o cabra feio quiser ser rei só da América do Norte, tudo bem, ele está a 8171 KM de mim, mas rei não respeita fronteira...
Tanto os que não aprendem a História quanto os que não aprendem ao fazê-la repetem erros pretéritos. Talleyrand de Perigórd quis dizer isso com frase que lhe é atribuÃda mas não é sua:"Não esqueceram nada, não aprenderam nada". Dos Bourbons, o XVI foi decapitado; mas retornaram com LuÃs XVIII com o "terror branco" jogando napoleonistas e "sans cullote" em valas sem velas. Vale lembrar Belchior: "Há perigo na esquina, eles venceram, o sinal está fechado pra nós". Estamos mesmo bem encrencados!
Não entendi o 1,5%.
Pq não tem explicação! Matemática ou escrever com clareza ou ambos não é o forte dessa colunista.
Provavelmente ela se referiu à diferença de votos populares entre os dois candidatos
Vantagem de Trump sobre Kamala Harris.
Arredonda para dois por cento. E Trump acha que é o novo Cesar..
Mais uma idiiota, que escreve nesse jornal que pago. Não vou mais pagar por essas idiotices. Escolham melhor jornalistas e escritores honestos . Ainda bem que assino a Gazeta.
Pêsames para seus tico e teco.
Pior do que não ler jornal algum é ler apenas um. Muito pior ainda se este um for a Gazeta, que é conservador ao extremo. Como evoluir lendo apenas o que lhe conforta?
Dois sérios problemas cognitivos : não ter entendido o texto e assinar a Gazeta .
Cáspita! Mandem um livro de história do Brasil a essa senhora! Achar que Pedro 2º, um rei constitucional, almejaria ter poder do mesmo modo que LuÃs 14, um rei absolutista, é um absoluto desconhecimento da história do Brasil. Bastava um livrinho de história, desses que o MEC distribui nas escolas públicas, para ajudá-la. Mesmo Pedro 1º era constitucionalista. O último nosso rei absolutista foi José I.
"Beck", maldito corretor!
Acho que vc queimou um back mofado.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Deirdre Nansen McCloskey > Presidentes como reis Voltar
Comente este texto