UOL - O melhor conteúdo
Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Antonio Catigero Oliveira

    Pelo que entendi, parece que é mais ou menos assim: no 'o mercado, o absoluto', especuladores representados por economistas que a dona Folha diz serem 'analistas' fazem os prognósticos pessimistas para ter $lucro fingindo contribuir com a 'estabilidade' da economia falando mentiras, fofocas e fuxicos que... desestabilizam totalmente o governo, e o norte a ser traçado no planejamento. 'Agentes econômicos' praticam sabotagem para fragilizar o governo, e pilhagem para lucrar$ vendendo dificuldades.

    Responda
  2. José Cardoso

    O Real nem está tão desvalorizado, se compararmos com as relações do Iene e Yuan por exemplo frente ao dólar. Nosso problema é a política inflacionista, com um déficit primário (tirando maquiagens e expurgos) de 2% do PIB. O BC poderia, em vez de apenas subir os juros, parar com a recompra de títulos públicos. Quem quisesse resgatá-los antes do vencimento teria que encontrar compradores no mercado secundário (como ocorre com ações). Será que não conseguiria mais vendê-los?

    Responda
  3. BRAULIO S ALVES FERNAN

    E mais, Hernandez. VTF não tem tanta expertise em economia. Tanto é assim que ele não é uma referência para outros economistas nem mesmo jornalistas da própria Folha. É simplesmente ignorado. Ele é um pau-mandado dos editores com função ideológica específica: atingir e convencer o leitor medíocre como ele nas cruzadas (diversas, mas todas ligadas à lógica faria-lima) encampadas pela Folha-Passa-Pano.

    Responda
  4. CARLOS SANTOS

    Qual a credibilidade que estas análises, e as do "mercado", tem para que mereçam ser lidas? 95% de erros nos últimos 4 anos !!!!

    Responda
  5. Paulo Augusto

    Falou de "queda do real no mundo inteiro" mas finge não saber que o euro chegou a seu patamar histórico mínimo perante o dólar (1,03), o que significa que o dólar é que valorizou no mundo inteiro.

    Responda
  6. Carlos Rizzo

    A biruta está solta. Então, qualquer vento serve para justificar qualquer análise. Boa mesmo é a dica do VTF de se criar uma taxa especulação, para o governo e o país também ganhar um pouco com os ataques especulativos do mercado.

    Responda
  7. Marcos Benassi

    Poi Zé, meu caro, o bagúio é lôko pacaramba e as apostas do dinheiro grosso são, por padrão, contra o Luloverno. Deçe geito, Vêtêfê, o treco não anda pra frente. O Governo deveria arrumar uma forma de lucrar conjuntamente com a especulação financeira - seria através de impostos, talvez? Sei lá, não sou economista. E também procurar garfar algum na exportação, que se beneficia do real desvalorizado. Não haverá porque lutar contra se o público também encher os bolsos.

    Responda
  8. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    O agente 87 da folha age com sua esperteza e sagacidade , cumprindo sua tarefa edificante de levar a luz da justiça a toda res sedenta de verdades divinas. Há poucos dias o dólar subia vertiginosamente, brutalizando a economia tão bem estruturada pelo Guedes o guru liberal do presidente estrupicio , hoje em redenção pela folha golpista. Agora , ao retroceder aos patamares anteriores o dólar tem só "leve queda"

    Responda
  9. Gustavo Adolfo Sierra Romero

    O problema do colunista é querer dar uma de honesto tardio, reconhecendo o exagero, como ele prefere chamar à orquestrada especulação de dezembro, para sustentar a sua patética frase final que pretende perpetuar o medo.

    Responda
  10. fabio miguez

    Chamar especulação de pânico é um desaforo com quem paga essa conta.

    Responda
  11. ValSouza Souza

    Ótimo título. Tá caro e deve cair. A especulação vai passar.

    Responda
  12. Carlos Amorim

    Oscilações são naturais. A questão é tendência.

    Responda
  13. Rodrigo Flexa

    O senhor e o seu patrão banqueiro são inimigos do povo brasileiro.

    Responda
  14. Rodrigo Flexa

    Em resumo, tudo o que o senhor falou deu errado.

    Responda
  15. Neucir Valentim

    Não seria mais honesto o tema do artigo ser: "o dólar está caindo, da mesma forma que vocês colocam o dólar dispara? Sejam honestos!

    Responda
  16. Ana Maria Vaz

    Quem está preocupado com o dólar é o mercado. Pobre ganha em real.

    Responda
    1. Adolfo Santos

      Combustível, diversos alimentos e bens duráveis são indexados ao dolar. Em um ano cada 10% de desvalorização do real em relação a essa moeda acresce 1,9% no IPCA. O ppde também gasta em dolar.

    2. Carlos Amorim

      E consome gasolina em dólar, comida em dólar e importados da shein em dólar... O dólar está sempre amarrado com a inflação.

  17. Luiz Carlos D Oliveira

    Que contradição, no início do texto VTF diz q a preocupação com o fiscal evaporou, no final já dá ênfase à ele, pra justificar as altas taxas de juros, sendo que estas estão altas no mundo todo

    Responda
  18. BRAULIO S ALVES FERNAN

    VTF é, certamente, a pessoa mais med íocre do jornalismo brasileiro. De generalização em generalização ele tenta causar. Consegue? Claro que sim. O leitor médio e desinformado, e nesta Folha eles são muitos, sai em sua defesa, como se o que esse cara dissesse tivesse alguma importância pelo menos uma vez. E me questionam: argumente, braulio. Eu respondo. Não precisa. É só ler o texto e se verão as falácias e generalizações. Afora isso, não tenho sequer quatrocentos toques para argumentar alg

    Responda
    1. BRAULIO S ALVES FERNAN

      E mais, Hernandez. VTF não tem tanta expertise em economia. Tanto é assim que ele não é uma referência para outros economistas. É simplesmente ignorado. Ele é um pau-mandado dos editores com função ideológica específica: atingir e convencer o leitor medíocre como ele nas cruzadas (diversas, mas todas ligadas à lógica faria-lima) encampadas pela Folha-Passa-Pano.

    2. BRAULIO S ALVES FERNAN

      Hernadez, referências ao leitor médio desinformado não são esnobes; são frutos de constatações: basta ler a fala da maioria dos leitores. Sobre economia, não sou especialista, mas considero que consigo cruzar dados, inclusive com repertório de fatos e bases teóricas de minha condição de leitor (óbvio que não só deste jornal ruim) que me oferecem uma boa capacidade de posicionamento crítico, claro que enviesada por minhas posições ideológicas; como acontece com todos, inclusive com os neutrões.

    3. BRAULIO S ALVES FERNAN

      Paulo, leia o texto de vtf. Argumentar o quê? Não há de se perder tempo. É confrontar a mediocridade da coisa e pronto. Chamar um medíocre de medíocre não é xingamento.

    4. Paulo César de Oliveira

      Braulio e Francisco, discussão se faz com argumentos e não com xingamentos. O espaço aqui é pequeno.

    5. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      O que o gado quer quando pede argumentos eh nos arrastar para seus emissários subterrâneos , onde flui a m de seus cerebelos

    6. Hernandez Piras

      Vamos fingir que aqueles que discordam das suas ofensas e superficialidades politicamente motivadas são o "leitor médio e desinformado". Você não argumenta porque não pode argumentar, porque não entende patavina de economia e as referências esnobes ao "leitor médio e desinformado" são apenas uma forma de ostentar um verniz de conhecimento.