Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. marcos alberto castellini

    .... quando quem decide não paga a conta e se locupleta plenamente dos "serviços prestados" do contratado, faz-se o que se quer. É o caso de Lula e o Pochmann. Como sempre a conta é dos brasileiros. Esta situação atual do IBGE era esperada assim que este senhor foi anunciado. O desastre era iminente, e a volta a regularidade irá demandar tempo para recuperar a credibilidade perdida, o que está claro, não é trabalho para Lula e Pochmann. Acrescento, Lula e Pochmann peçam para sair. Aí eu acordo.

    Responda
    1. jayme terra

      Atenção. Fake news./mentira bozoloyd IBGE é maior e Lula jamais iria pedir manipular dados. Esse senhor resolveu estabelecer um feudo lah dentro para chamar de seu. Vaza agora.

  2. Hernandez Piras

    Francamente, não vi no artigo um só motivo para que o Presidente do IBGE peça demissão. A frase sobre o Pix foi de fato tola e preconceituosa, mas é anterior a gestão de Pochman, as notas de imprensa mostram de fato uma gestão pouco hábil da comunicação, mas não vejo no projeto da Fundação IBGE nada que seja "a priori" negativo. Gaspari precipitou-se nesta questão.

    Responda
    1. Hernandez Piras

      Ninguém está e sempre esteve errado. E repito que a ideia de fundação não é "a priori" negativa. Mas, de fato, opinei apenas com base nos argumentos do colunista, que me pareceram fracos.

    2. Nelson Franco Jobim

      Leia a nota dos profissionais de comunicação do IBGE. Pochmann está e sempre esteve errado. O serviço público não existe para promover o chefe.

  3. Daniel Nunes

    Quando estudei no primário e no secundário, hoje o fundamental, o IBGE era visto como uma instituição séria e de informações bem-elaboradas e confiáveis. Os livros e os professores sempre nos apresentavam dados sobre população, renda etc., e imagens, como mapas etc., como feitos com zelo e respeito pelo IBGE. Foi nessa época que decorei, com certo orgulho, o significado de IBGE. Hoje, no entanto, vejo essa decadência. Parece ser um pouco de meu país corrompido. Sinto uma tristeza tremenda.

    Responda
  4. Francisco Ruiz

    Esse é o PT da caça às bruxas. O problema nunca é o partido, mas a oposição. kkkk

    Responda
    1. jayme terra

      Fake news/mentira. IBGE não é propriedade particular do presidente que vaza. Ateh nunca mais...

  5. Mauricio Coelho goiato Goiato

    Só ele ?? Fora pt , fora Lula , fora stf

    Responda
    1. Nelson Franco Jobim

      Respeite as instituições! O STF foi decisivo para defender a democracia do golpe militar fascista e ainda não botou todos os golpistas na cadeia, especialmente o chefe.

  6. Antonio Catigero Oliveira

    Pochmann tem apoio. No tempo do capitão, o IBGE era uma das instituições mais aparelhadas e apodrecidas, porque é a base dos dados sociais e estatísticos, onde o Negacionismo ataca. Se existe 'conflito de interesse' entre funcionários do IBGE, o certo é a PF investigar, doa a quem doer. Ou será que a sociedade prefere fazer vistas grossas, como fazem no Judiciário desembargadores e até ministros que costumam frequentar festas de empresas que serão julgadas por eles em processos bilionários$?

    Responda
  7. TIAGO SILVA

    O que o ilustre jornalista esconde no seu contexto é que esses servidores estão a serviço da agenda da extrema direita Bolsonarista. Qualquer medida ou ideia será combatida pra gerar engajamento pra alimentar a máquina de Fake News: do mesmo modo que fizeram com a metirosa taxação do Pix.

    Responda
    1. Nelson Franco Jobim

      Falso. Desde quando funcionários de carreira com longa folha de serviços prestados ao país estão comprometidos com o Bozo?

    2. MARIA DAS GRACAS SILVA

      Talvez esses servidores sejam bolsonaristas, mas isso não torna o atual presidente de IBGE adequado para o cargo.

  8. Giovani Ferreira Vargas

    Façam o L!

    Responda
    1. jayme terra

      Sem[re. O Brasil voltou. Lul,lá.

    2. Wilson Costa

      L L L L L L L L...

    3. DEBIE DOS SANTOS BASTOS

      L

  9. Rodrigo de Sousa

    O artigo ia bem até o articulista passar pano para os "serviços privados de consultoria" prestado por servidores públicos, que passariam a ter que disputar contratos com o IBGE+. Dei mais uma chance ao Pochman e fiquei interessado em saber mais sobre essa história.

    Responda
    1. Nelson Franco Jobim

      Tentou criar uma fundação, um IBGE paralelo.

  10. Elias Silva

    Um gerador de crises!

    Responda
  11. Evando de Abreu

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  12. Carlos Silva e Souza

    Sempre que ouço falar em IBGE me lembro do professor Eduardo Pereira Nunes que foi presidente do IBGE por 8 anos e esteve sempre nas sombras, atuando brilhantemente sem querer aparecer e NUNCA é lembrado para dar entrevistas e nada disso… Faz falta !

    Responda
  13. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Matemática não é o forte do articulista.

    Responda
    1. jayme terra

      Ele achou que o IBGE era dele. Ideias mirabolantes com patrimonio do Brasil.

    2. Carlos Silva e Souza

      Por que ?

  14. Jose Carlos Fagnani

    Na verdade ele entrou no IBGE para fabricar os números e isso está difícil de segurar.

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Os tolos não se informam, só repetem, com base em que dizes que os números são fabricados? Na mesma fonte que diz que a terra é redonda? Aff, só pode ter fake assinaturas na Folha, é muito tolo de uma hora pra outra.

  15. Marenildes Pacheco da Silva

    Gente, com a indústria de moer reputação, nem sempre 2+2 são 4. Devido o power point da lava jato, tudo é possível, principalmente com o algoritmo agindo. O professor pochmann, é um dos homens que pensa o brasil, atualmente sempre que leio sobre o ibge, surge a duvida: realidade ou falsidade? As aulas dadas pelo professor no YouTube, pela unicamp, são de uma qualidade indiscutível.

    Responda
  16. Evando de Abreu

    Davi, contra fatos não existem argumentos e vocês são bem fracos nisso. Pesquisem.

    Responda
  17. Evando de Abreu

    Vini, tente argumentos melhores, discutir contra fatos não é viável.

    Responda
  18. Luiz Antônio de Lima Ferreira

    Não acredito em pesquisas fajutas , tudo tem seus interesses , inclusive jornalistas , hoje em dia temos as redes sociais , e daí quer que eu faça o que , vão chorar até quando

    Responda
  19. Hercilio Silva

    Onde estavam os tão abnegados quando até verba para o censo foi negada no governo daqueles que até hoje dizem que os dados do instituto são manipulados? O mundo paralelo sempre fala isso quando números de que eles não gostam são divulgados.

    Responda
  20. Rômulo Moura

    De forma nenhuma, o amor deve prevalecer!!! A reconstrução da nossa democracia passa pelo IBGE...Que isso companheiro????????

    Responda
  21. Luiz Antônio de Lima Ferreira

    Pois é a Queast pertence a Genial investimentos , Faria Lima , antipetista Rodolfo não lembro o sobrenome , e daí que o cara é bolsominion , qual a credibilidade zero

    Responda
  22. Alberto A Neto

    Menos, Elio! Pochmann desfez mesmo a "turma da bufunfa" formada por 'técnicos' do Ipiranga. Em igual passo suprimiu "zonas de conforto".Os feudos corporativistas apensos ao 'sindicalismo frentista' do Posto Ipiranga 'despertaram' da inércia parlamentar a "Prócer do agro-negocismo", ex-ministra, hoje senadora eleita. Deu-se início a projeto legislativo para impedir a constituição legal e legítima da Fundação IBGE e subtrair fontes de custeio à contratação de pesquisas. Uma barrigada, Gaspari!

    Responda
  23. EDMUNDO NASCIMENTO

    fora pochmann, fora pt, fora lula, fora crazy hoffman !

    Responda
    1. jayme terra

      Fora boxoloyds golpistas e trairas.

  24. ALEXANDRE BARRETO

    Enquanto não aparecerem sinais de intervenção da mão humana nos dados e pesquisas divulgadas… ou seja, manipulação de dados para favorecer o governo de plantão…. Isso é problema interno.

    Responda
  25. Henrique Postal

    Hiláro q o Gaspari não comenta nada sobre irregularidades cometidas por funcionários do pp órgão. Irregularidades q são comuns em diversos orgãos públicos. As universidades organizaram isso através da criação de fundações. Qq empresa pode contratar serviços de pesquisa, pagam à fundação (q fica com um % p gestão) q repassa os recursos pra faculdade/unidade responsável pela execução. O IBGE + é exatamente isso. Organiza, regulariza e moraliza uma prática ilegal. O IBGE+ é isso! Parabens Pochman!

    Responda
  26. José Cardoso

    Pelo histórico, dá para ver que o cara não tem exatamente o perfil de um gestor de pessoas. E isso independente de estar certo ou errado neste caso específico. Sugiro o livro do Dale Carnegie: como fazer amigos e influenciar pessoas.

    Responda
    1. José Cardoso

      É por aí mesmo. O ser humano é assim, goste você disso ou não.

    2. Humberto Isidoro

      Caramba, sugerindo um livrinho que o interlocutaor que quer influenciar pergunta pela familia do influenciado e da coleção de selos do filho. . O mundo paralelo continua vigindo na planicie bozolínica.

  27. ILSON ALVES RAMOS

    O veterano jornalista envelheceu muito mal. Sua análises seguem a cartilha do editor/mercado e sua paixão pelo Golpista contra todo e qualquer governo petista. O tempo de trabalho ao lado do Janio de Freitas não foram aproveitados para adquirir conhecimento.

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Ele foi estagiário do Ibrahim Suede, já na origem aprendeu a não pensar, só dizer o que o patrãozinho rico pede.

    2. Romulo Xavier

      kkkkkkkk, pqp. Não é o bolsonarismo que tem uma realidade paralela, nao. Ilson vc um militante maluco.

  28. CARLYLE VILARINHO

    Parabéns Elio Gaspari, análise precisa e certeira. Elegante, Gaspari poupou o economista Pochmann ao não mencionar o desrespeito do mesmo não só para com as instituições por onde passa mas também com os dirigentes e técnicas que lá trabalham.

    Responda
    1. raimundo campos

      Pochmann = desastre

  29. Luiz Antônio de Lima Ferreira

    O gado está mais furioso ainda , parabéns presidente Lula tem meu total apoio , e de todos que querem o bem da nação , vão bater continência pra bandeira americana , lá na pqp

    Responda
  30. Jorge Emanuel Corrêa

    Toda estatística tem viés ideológico...

    Responda
  31. CARLOS Alberto Corteletti

    Simone Tebet não escolheu esse senhor, empurraram goela abaixo. O governo Lula é fera em arrumar problemas em tudo que toca. Mais uma crise a vista.

    Responda
  32. MARCIO Gionco

    Quanta ignorância dos petistas nos comentários. Ideologia e estatística não combinam. Por essas e outras o PT é nefasto e precisa ser varrido o quanto antes. Está no bom caminho, porque só dá tiro no pé ultimamente. E vamos parar de patrulhar os colunistas da Folha.

    Responda
  33. adriano luiz pepplow

    Falando em ibge vcs sabiam que 1.300.000 de brasileiros deixaram de precisar do bolsa familia no ultimo ano , nao esta facil pra jornal noticiar isso neh coisa ?

    Responda
  34. Evando de Abreu

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. Gilberto Rosa

      Repete os mantras dos tolos leitores de fakes, Venezela, Irã, terroristas, Cuba, enquanto Israrrrel elimina 15 mil crianças e mil bebes, e os tolos nem ficam sabendo, afinal, se informam por Gasparis.

  35. Thelma moraes Sattamoni

    Élio, só agora você consegue entender isso? O pijama está lhe aguardando.

    Responda
    1. Roger Hoefel

      Grosseria

  36. Gilberto Rosa

    A terra é redonda, não importa o que os cientistas dizem, se o povo dos tolos é levado a acreditar no contrário. Não interessa menor miséria e desemprego históricos, indústria a mil, pib em 7 por cento em dois anos, para os tolos, interessa o que o Nikolas, Gaspari e o Marçal dizem. Se o dinheiro do juros fosse para educação, Gaspari não teria emprego. Vale se informar pelo icl notícias.

    Responda
  37. Evando de Abreu

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. Marenildes Pacheco da Silva

      O vejo como vitima do extremismo. Veja o podcast subsolo com os professores Jessé Souza e João C. Castro Rocha. Indico todos os episódios, mas vendo esses 2 já lhe clareia as ideias, leio "o livro o pobre de direita do Jessé", ele explica como somos abdusidos pelos algozes. Sugiro ainda, os livros "Declinio da vida em sociedade e o brasil no inicio do século XXI" do prof. Pochmann; bolsonarismo da guerra cultural ao terrorismo domestico, prof. JoãoCezar Castro

    2. Vinilvicio Dedisco

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    3. Vinilvicio Dedisco

      Drauzio falou que era uma "gripezinha"...?!? Que alucinação...os bolsonaristas, fanáticos religiosos, realmente deveriam ser estudados pela aberrações que são e que pensam.

    4. Marcos Benassi

      Jesus da Goiabeira, Evando, não tenho nada que ver com suas crenças, embora as deplore. Mas não dá para escrever debaixo daquilo que você está respondendo? Isso é civilidade básica, pô... É tão bom quanto "honestidade". [É inacreditável que essa porcaria de sisteminha da folha queira moderar esse comentário. Comprem a IA chinesa, que é baratinha, e joguem fora esse script vvvaagaba de sençura.]

    5. Davi Oliveira

      A desconexão de ideias é tão grande que nem dá para responder a isso aí. Abriram as portas do hospício, só pode.

  38. JOSE CAMPOS

    O problema é que tentou mexer na zona de conforto dos acomodados e super bem remunerados funcionários do órgão. Ninguém quer perder a boquinha.

    Responda
    1. DEBIE DOS SANTOS BASTOS

      Exatamente, mexeu com a elite do órgão, os chamados "braço curto" ou Horácio, o dino, como me contou uma amiga, funcionária pública, que explicou que assim são denominados os colegas muito afeitos ao home office e a pouco trabalho.

  39. MARIA CHRISTINA DE ALMEIDA

    Tebet, mande esse Pochmann embora. Despache o unicampista à Campinas para se preparar para algum cargo eletivo. Quem sabe para prefeito outra vez. O IBGE não merece isso.

    Responda
    1. antonio brito

      Não se elege. Um oportunista, eleitor de Campinas conhece essa gente

  40. Aristides Silva

    Em algumas ocasiões se lê artigos na FSP e fica a sensação de serem semelhantes a textos que pululam revistas de fofocas sobre celebridades.

    Responda
  41. neli faria

    O aforismo foi mirado  no hic et nunc: ne nuntium necare.Invés do Red banho parar e pensar, ataca o mensageiro. O gado não pensa, por isso é incapaz de verificar os erros do boiadeiro e de seus vaqueiros. Votei em lula, mas, ufaaa, não me tornei bovina: político, red gado é para ser cobrado e não idolatrado. Ou o red gado ao digitar treze deletou a inteligência e outorgou uma procuração para apoiar todos os erros? Pochmann foi bom secretário do trabalho da Prefeita Marta.

    Responda
  42. NACIB HETTI

    Comprometimento ideológico + incompetência + autoritarismo + melda.

    Responda
  43. jose camargo

    Ops! Algo deu errado. Dois "Intelectuais Orgânicos" não estão se bicando. Pochmann foi escolhido a dedo e colocado lá pra fazer justamente o que está fazendo, portanto não me venha o senhor Élio Gaspari fingir desconhecimento ou insatisfação. Foi assim que a esquerda aparelhou o estado e devo reconhecer que foi muito competente nessa missão, embora tenha recebido colaboração monstruosa do regime militar. Mas aproveitou bem a oportunidade. Isto ninguém pode negar.

    Responda
    1. mauricio silva

      Pior é aparelhar o estado com os piores militares que existem, que detona com a saúde, e por fim ainda tramam matar presidente, vice e ministros do STF!

    2. Gilberto Rosa

      Aparelhou, eta palavrinha desgastada, qual partido político no mundo, que não coloca a sua equipe para administrar? Que o Pt continue aparelhando se for para crescer 7 em dois anos, menores índices históricos de inflação e desemprego. A Folha esta aparelhando com os piores profissionais o jornal, Gaspari é o mais velho encantador de tolos, desde quando foi estagiário do Ibrahin Sued aprendeu a enrolar pro patrão.

    3. Davi Oliveira

      Que coisa desrespeitosa com Gaspari, um jornalista que sempre foi independente. O boca rota aí não discute ideias, ofende as pessoas por falta de coisa inteligente e substantiva por dizer. Além disso, se a esquerda aparelhou mesmo o Estado, só posso imaginar que a culpa é da direita, que não consegue passar nos concursos públicos e fica arrostando teorias conspiratórias como retrato de sua própria mediocridade.

  44. Joao Braga

    Perfeito Elio,

    Responda
    1. Joao Braga

      Gilberto não sei não. Mas sorte teve a psicopedagoga esposa do petista ministro da educação Camilo Santana recém indicada para o tribunal de contas, 40 mil/mês. E vc também tem alguma "boquinha "?

    2. Gilberto Rosa

      Será que o Elio comprou as assinaturas para se elogiar de forma vazia, ou o patrão deu pra ele?

  45. Gilberto Rosa

    Com a degradação da Folha o melhor que o Gaspari podia fazer é sair, reduziria o cheiro de esgoto da velha centenária Folha.

    Responda
  46. Gilberto Rosa

    O ótimo e muito bom profissional, Pochmann, tem relação com o menor índice de pobreza e desemprego históricos, crescimento de 7 em dois anos, indústria a mil, mas temos jagunços de bilionários na rede de tolos, como Nikolas, fora o velho golpista Gaspari.

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      O instituto inteiro está renunciando, sério? Funcionário públicos em massa renunciando? Foi o Nikolas ou o Marçal quem disse isto? Tolos acreditam em qualquer coisa. Aff

    2. MARCIO Gionco

      Está tomando alucinógeno ? O instituto inteiro está renunciando por conta do seu 'bom profissional'.

  47. Armando Moura

    quem ganhou as eleições foi o PT, a chamada coalizão quase fez perder, veja o que aconteceu no numero de votos do primeiro para o segundo turno. A coalizão é importante para governabilidade, mas não para entregar o governo e postos chaves como do IBGE. O atual ocupante e economista com doutorado na Unicamp então preparado para lidar com pesquisas. Agora os confortáveis encostados lá devem estar incomodados, então que se mudem.

    Responda
  48. FRANKLIN MAGALHAES RIBEIRO

    É. Quando os interesses de agrupamentos ou corporações falam pela boca ou pela pena de terceiros, com objetivos pouco nobres, a coisa fica malcheirosa, mesmo.

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      A Folha está esgotada, corre pelas escadas o mal cheiroso caldo marrom.

  49. S Luiz Faria

    Tudo que um governo em plena crise de confiança não precisa, é essa crise no IBGE. Órgão técnico de Estado com 90 anos de relevantes serviços prestados. Mas eles conseguiram manchar isso, aparelhando um instituto que deveria ser eminentemente técnico. Já estava achando muito estranha a divulgação de tantos indicadores, todos com o melhor índice da série histórica. É uma mistura de amadorismo e arrogância.

    Responda
  50. Edno Oliveira

    O coro pedindo a saída só cresce. O ex-presidente Paulo Rabello de Castro também pediu. Os atuais problemas já eram previstos desde a indicação, mas a ministra do planejamento se omitiu. A cizânia pode destruir a credibilidade dessa icônica instituição de 154 anos, o que seria uma lástima.

    Responda