UOL - O melhor conteúdo
Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Wil Leon

    Vai ver que se formou em engenharia mecanica ou de produção !

    Responda
  2. João Leite Leite

    Quando a renda das famílias fica acima do custo dos nossos imóveis o cenário fica sendo positivo porque novas famílias sendo incluídas endereçável das empresas. Esta aí a prova de que até os empresários reconhecem que se o salario mínimo fosse suficiente para dar o mínimo de conforto as famílias viver bem sem precisar de auxílios seria melhor para todos. Inclusive para os empresários. Não sei porque eles relutam em manter a metade do povo trabalhador vivendo de auxílios.

    Responda
  3. Aperecido Tadeu Alves Mariano

    A margem em países riscos como Itália, França, eua é mais baixa que no Brasil porque pagam melhor a mão de obra . Aqui querem pagar uma miséria para engordar a margem e ainda se queixam que não tem gente para trabalhar . Quer ser diferente ? Quer ter uma obra melhor ? Pague mais e treine mais ! Simples ! Ah mas aí minha margem vai cair de 16% para 14%!!! Enfim, empresariado brasileiro mesquinho é colonialista ! Esquema de escravos ! É a mentalidade do capitalista brasileiro

    Responda
  4. Jaqueline Orda

    Ele mesmo aceita o trabalho braçal por pouco ou só gosta de trabalhar dando ordens?

    Responda
  5. Joao Pinheiro

    Talvez esteja na hora de se começar a oferecer salários mais dignos aos trabalhadortes braçais.

    Responda
  6. LUCY KELLY PEREIRA

    É a normalização escancarada de que o pobre não pode "crescer" na vida. Da mesma opinião de que empregada domestica querendo ir para a Disney é um absurdo! Sr. Ubirajara, seu filho quer ir para a obra?

    Responda
  7. ENAIDE HILSE

    Tanto o artigo quanto os comentários abaixo sao coerentes. Mas se referem às firmas construtoras. No setor particular, pelo menos na capital de Sao Paulo, é muito pior. Há algum tempo calculei a mao de obra de um pedreiro (difícil de encontrar!), e deu 30 mil reais por mês! Talvez, a qualquer altura, tenhamos todos que passar a morar em ruínas ou construir os nossos próprios barracos!

    Responda
  8. Dan C

    Bullshit…o engenheiro filho do pobre desce ao canteiro de obras e resolve pois fala a mesma língua que o peao e muitas vezes tem experiência “hands-on” para pagar a própria faculdade . É o filho do rico que se esconde no escritório do pais com medo de ser interpelado pela peaozada e mostrar que nao sabe “P” nenhuma. Fala classista de neo-escravagista.

    Responda
  9. Cleomar Ribeiro

    ... o que as filhas e filhos inúteis da elite abonada inútil desejam mais senão terem seus próprios Ponzi schemes e é claro usarem as Cotas de destinadas e dedicadas a eles para ocuparem cargos no topo da adm pública e operarem suas lojas de franquias de alto rendimento, aluguéis de imóveis nascidos ou de butim diversos ou de grilagem no invisível!!!...

    Responda
  10. Marcelo Barbosa

    Nossa, que país é esse onde pessoas pobres sobem de vida né?! Que absurdo...

    Responda
  11. gleison leocadio

    Pra inicio de prosa esses convescote patrocinados por fundos de investimento nem material jornalistico deveria render, pois são canalh*s falando pra canalh*s, mas, por outro lado, é bom divulgar pra vir à tona como esses predadores veem o mundo dos proletas...

    Responda
  12. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

    E o filho do seu Ubirajara quer ir para a obra?

    Responda
  13. Gustavo Moreira

    Sempre é preciso verificar o contexto, mas a frase solta soa como o lamento escravagista do comendador Breves: "meu café está apodrecendo nos pés e não tem quem colha"!

    Responda
  14. Cleomar Ribeiro

    ... os mestres de obras crentes evangélicos pentecostais de Rataria, impulsiona Filho para ser polícia!!!... Se official, o Mestre de obras vira chefe de milícia de obra, sobe prédio da noite pro dia, a concretagem é na calada da noite, no invisível!... Se ofertar serviços de engenharia Nas deles, riem da sua cara, deboche de vilão, de crocodilo-alado, de tamanduá-alado. Filho na polícia é obra em construção na terra cansada!!!... Mestres de obras na rataria é traição, crime sem perdão!!!...

    Responda
  15. Artur Neto

    "Veja bem, meu patrão, como pode ser bom Você trabalharia no sol e eu tomando banho de mar" (Milton Nascimento). Nem tudo é o mesmo suor né!!!!

    Responda
  16. Jefferson Soffer

    É uma análise preguiçosa, diante do tamanho do universo de graduados que é menos que um quinto da população. E quantos desses de fato são engenheiros? O canteiro de obras está perdendo espaço é para os trabalhadores de aplicativo que ganham talvez o equivalente sem o trabalho braçal e penoso da construção civil.

    Responda
  17. Carlos Santos

    No 1º governo do PT pobre comprou carro, comeu picanha pela primeira vez e foi pra faculdade. Vinte anos depois a gente lê uma matéria dessas. Valeu a pena, o jogo tá mudando.

    Responda
  18. Genésio Marcelino

    À àqueles que acham que o porteiro tá caro, o doméstico, o faxineiro, o lavador, o cozinheiro.... vai lá e faça, quem sabe fica mais barato. Essa é a raiva com o governo Lula, aumento real às categorias de produção e oportunidades para estudar. O braçal passa a ser empreendedor.

    Responda
    1. Gustavo Moreira

      Kolbe, enquanto a classe média continuar votando em políticos de direita que favorecem o achatamento salarial, isto não vai mudar.

    2. Armindo Kolbe

      Engano seu, não se é contra os profissionais ganharem melhor, o que está acontecendo é que os serviços estão encarecendo e os salários da classe média não estão crescendo na mesma proporção.

    3. José Sovierzoski

      Verdade, por isso temos hoje tantos universitários desempregados, ou advogados recém formados com salário de 2k...Não seria melhor terem investido em cursos técnicos? Hoje um bom mestre de obras ganha 8k, a escassez leva ao aumento dos salários, além de não permitir o desenvolvimento do país. Conheço mais de uma dúzia de formados em letras desempregados e que não se sujeitam a qualquer outra ocupação.

  19. Ricardo Lobo

    Pois é Julia Moura, prá você ver como são as coisas, o Paulo Guedes já falava, empregada doméstica querendo ir pra Disney. Verdadeiro absurdo. Desse jeito, daqui alguns dias, não vá ser vantagem nenhuma ser dono de construtora. Que mundo cruel.

    Responda
  20. Marcos Prado Masliaev

    Poxa, o mercado de funcionários com baixos salários está escasso. Desce na obra CEO, e faz você o trabalho pesado e barato. Mostre sua liderança por exemplo. Ahahhaha

    Responda
  21. Ygor Aragão

    Tisty :(

    Responda
  22. Marcos Prado Masliaev

    Poxa, o mercado de funcionários com baixos salários está escasso. Desce na obra CEO, e faz você o trabalho pesado e barato. Mostre sua liberação por exemplo. Ahahhaha

    Responda
  23. Flávio Fernandes Marinho

    Estão vendendo cubiculos de baixa qualidade por precos estratosfericos utilizando recursos do FGTS com juros baixissimos. Só tem pilantras nesse negócio.

    Responda
  24. Cleomar Ribeiro

    ... engenheiro Filho de pobre se for para obra as filhas e filhos inúteis da elite abonada mata, e joga na fundaçao do sub-solo, Ou demite para preencher a vaga por um camarada, ou se arma algum complô ou motim para destruir a carreira do engenheiro Filho de pobre.

    Responda
  25. Carlos Rizzo

    Simples, coloca o próprio filho no lugar. Ele vai ser um exemplo de dedicação, empenho e trabalhará por um salário mínimo dando o sangue.

    Responda
    1. Gustavo Moreira

      Mesmo que ele tenha um filho com aversão total aos estudos, não mandará para a obra. Preferirá passar mais 30 anos reclamando que o cara é um inútil. Fato.

    2. ANIBAL CARRION

      Aí ai o filho do CEO no chão de fábrica??? Que bom que hoje o país tem política educacional para que pobres frequentem universidade!!!

  26. David Waisman

    Diversos fatores estão impelindo a construção civil para um teor maior de industrialização de componentes. Isto se chama progresso, e estamos atrasados nesse processo.

    Responda
  27. Henrique Oliveira

    O CEO cogitou em algum momento aumentar o salário dos trabalhadores? Isso pode atrair as pessoas para a obra, só uma ideia.

    Responda
  28. FERNANDA Salgueiro Borges

    Parafraseando o CEO cidadão de bem: "hoje, descendente de escravo está virando doutor e não quer mais ser escravizado".

    Responda
  29. FERNANDA Salgueiro Borges

    Este é o problema da elite brasileira traduzida em uma frase de um CEO branco, homem, e que provavelmente estudou desde criança em escola privada. Obrigada, Presidente Lula, por tornar o filho do pedreiro um engenheiro.

    Responda
  30. ROBERTO KEN NAKAYAMA

    Aqui no Brasil, a construção civil ainda é muito artesanal, pouco se parece como uma linha de montagem ou automatizado. Precisa evoluir, muito é também pelo sistema de tributação que inibe a industrialização da construção civil. Espero que com a reforma tributária isso mude e torne a construção civil mais ágil e confiável.

    Responda
  31. Ricardo Knudsen

    O preconceito contra pobres é tão normalizado, q as pessoas falam coisas preconceituosas, sem se dar conta. É só o engenheiro filho de pobre q não quer ir pra obra? E o engenheiro filho de doutor, quer ir pra obra? Pq o filho do pobre teria q ser o exemplo? Se é filho de pobre, o lugar dele é na obra? Pq não dizer simplesmente q os engenheiros hoje não querem mais ir pra obra? No fundo, essas pessoas se sentem como um tipo de nobreza. Filho de pobre não é a elite de berço, como eles.

    Responda
  32. Aderval Rossetto

    Está acabando a exploração fácil dos trabalhadores, até que a pirâmide social vire uma torre baixa! Para todos é melhor dinheiro na mão dos braçais que dos bilionários.

    Responda
  33. João Batista Tibiriçá

    Pelo andar dos acontecimentos, teremos duas classes: os pobres e os ricos. A classe média vai desaparecer. O que estamos vendo nos USA, seremos eles amanhã. E a ultra direita escurraçando os imigrantes do "terceiro mundo". Quem vai limpar as suas casas, cuidar do jardim etc? Voltaremos à Idade Média onde havia os senhores feudais, os plebeus(vassalos e escravos) e de fora os vândalos. Os condomínios fechados são os novos feudos. Vão me acusar de pessimista, mas são estes, os sinais!

    Responda
  34. Márcio Marques Alves

    Viche! Então, estão que nem pastores de igrejas pentecostais. Só querem viver da obra e não irem para a obra. Rsrsr

    Responda
  35. marcos fernando dauner

    Quando eu construí minhas casas. na cidade e na praia , estava no contrato com o engenheiro. Presença diária na obra da casa da cidade e presença duas vezes/semana na obra na casa da praia . E eles cumpriam, senão, não recebiam .

    Responda
    1. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      E daí? O que isso tem a ver com a reportagem. Se o senhor contratou o engenheiro para ir na obra ele tem que ir mesmo. Foi o contratado. Tem engenheiro que não faz esse tipo de serviço e não faz o tipo de contrato que o senhor fez. O que há de errado nisso? Quer dizer que filho de mestre de obras que se forma engenheiro tem que ir para obra? Não pode atual de outras formas na profissão?

  36. marcos fernando dauner

    Que eu saiba, lugar de engenheiro é na obra, todo dia, fiscalizando a peonada. Engenheiro que aparece na obra uma vez ao mês, para mim. não serve .

    Responda
    1. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Não é assim. Tem muito engenheiro que não vai a obra, nunca: trabalha realizando projetos, analisando dados de evolução da construção, preparando planilhas etc. Há engenheiros que não querem trabalhar em obra, ficar lá fiscalizando e acompanhando a construção e não há nada de errado nisso. São vários os trabalhos que engenheiros podem executar, fora a fiscalização de obra. E o filho do senhor Ubirajara, se for engenheiro, pode ira para a obra. Sem problema.

    2. LUIZ MENDES

      Existe várias etapas do serviço de engenharia civil que nem sempre exigem a presença na obra, como.compras técnicas, operação,, projeto e por aí vai. O orre que muitas empresas de engenharia criaram a figura do assistente de engenharia para não.pagarem.o salário mínimo de engenheiro ou tecnólogo e nosso órgão de fiscalização o CREA se finge nada faz.

  37. marcos fernando dauner

    o ingenhero formado ead ganha menos que o jardineiro sem instrução que cuida de meu jardim . Essa é a dura realidade .

    Responda
  38. Daniel Brito

    bota o CEO pra obra.

    Responda
  39. Luiz Carlos Silva da Cunha

    Senhor CEO, a escravidão acabou e o senhor não percebeu. Acorda senhor CEO...

    Responda
    1. Flávio Fernandes Marinho

      Marcos o CEO não quer pagar pelo serviço do engenheiro, sem desmerecer o nobre trabalho dos pedreiros, o CEO quer pedreiros engenheiros.

    2. marcos fernando dauner

      que escravidão ? engenheiro é pago para estar na obra, fiscalizando e não ficar em casa, brincando no celular ou na academia fazendo ginástica .

  40. Paulo Augusto

    Isso é o desespero dos ricos: o filho do empregado não ser mais o empregado do seu filho.

    Responda
  41. Paulo Augusto

    Não seja por isso, o filho do CEO pode se candidatar a ser mestre de obras. O que é bom para o filho dos outros não é bom para seu filho ?

    Responda