UOL - O melhor conteúdo
Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Dilmar Oliveira

    Infelizmente, como já tem sido usual em uma tragédia destas, vi, tanto aqui como em outros órgãos de imprensa, comentários os mais estapafúrdias e indignos a respeito, mas até agora nenhum superou a declaração do próprio presidente dos EUA!

    Responda
  2. Manoel Marcilio Sanches

    Seguindo o script. Se algo der errado, culpe o governo anterior.

    Responda
  3. Andre Moraes

    Mais uma bos -ta no estilo Bannon de fazer política. Atole-os de bos-ta 24horas por dia até que eles se afoguem. Foi assim no seu primeiro mandato, Bozo seguiu a cartilha e agora ele volta mais afiado. Ainda não dá pra saber se o melhor caminho é ignorar ou se existe algum outro caminho melhor, pois ele mergulha a sociedade em mais preconceito e ódio. Gente perversa.

    Responda
  4. Maria Irene de Freitas

    Como escrevi em meu comentário anterior, aqui está uma informação que a folha não inseriu em seu noticiário..." Há 8 dias, o Presidente Trump emitiu uma ordem executiva congelando a contratação dos controladores de tráfego aéreo. O resultado disso? Muitos dessas profissionais se demitiram. Com isso, os Estados Unidos acabam de reportar um grande acidente na aviação comercial devido à colisão de um avião com um helicóptero do Governo Trump, uma falha considerada evitável."

    Responda
    1. Pery Pedro

      Então foi culpa dele. E do Bolsonaro. Ou do Lula. Não da só pra lamentar as mortes, dizer que está rezando pelas famílias e esperar o relatório final do acidente daqui a um ano?

  5. geraldo bays

    Visivelmente proposital.

    Responda
    1. julio alves

      Sim, o seu comentário absurdo parece ser proposital. Imagino que comeu muita alfafa no café da manhã.

  6. Paulo Araujo

    Os especialistas em acidentes aeronáuticos deveriam esperar a análise das caixas pretas dos aviões, antes de emitirem as mais estapafúrdias opiniões sobre o assunto.

    Responda
  7. Cefas Amoreli de Figueiredo

    A quantidade de especialistas-comentadores-especuladores sobre absolutamente todos os assuntos é impressionante. A Folha já deveria ter acabado com essa chatice há muito tempo.

    Responda
    1. julio alves

      Melhor comentário é o do Sam Duart aqui embaixo! kkkk

    2. Sam Duart

      Falou o especialista em comentários.

    3. Thiago Santos Costa

      Ué... hahahahah

  8. Robson pierre Munhoz Bruns

    Uma carinha de acidente proposital....

    Responda
    1. julio alves

      Seu comentário tem uma carinha de ex túpido. Primeiro por tirar conclusões da parte distal do seu sistema digestório. Segundo porque o conceito de acidente passa exatamente por não ser proposital. A "acidente proposital" , chama-se atentado.

  9. Celso Caramori

    O título da reportagem deveria ser: Helicoptero choca com avião e não o contrario, pois o avião estava em sua rota normal

    Responda
    1. geraldo bays

      Tens razão

    2. Aristides Silva

      O título está correto. Talvez vc tenha confundido com a chamada do G1/GN

  10. GLEISON LIMA

    Me parece que o Piloto do helicóptero provocou um Suicídio!!!

    Responda
  11. ROSANGELA SILVESTRIN

    O que aquele helicóptero estava fazendo na rota do avião? Mili ares amer1canos não conheciam o espaço aéreo da capital?

    Responda
  12. Antonio Benedito Alves da Silva

    A culpa é do quarto cavaleiro do apocalipse, que sabemos que era amarelo e castr/ado...

    Responda
  13. andre pedrosa

    Culpa do trump, provavelmente esse helicóptero estava em alguma missão de captura de imigrantes, ou seja, não era pra estar alí, em dias normais..

    Responda
  14. victorio carmo

    Agora o Trump pode assinar um decreto proibindo queda de aeronaves…

    Responda
    1. Willian D Naves

      Ele deveria assinar um decreto mudando o nome da gripe espanhola para gripe americana. Explicação: O primeiro caso oficial da gripe espanhola foi registrado em março de 1918, em um acampamento militar nos Estados Unidos.

    2. celso callegaro

      E mais um outro decreto proibindo o rio de Washington de ficar com água gelada no inverno; e mais outro proibindo que ventos fortes em Los Angeles propaguem incêndios.

  15. Valderi Silveira Pinto Júnior

    O que que a p@££@ de um helicóptero militar fazia na área de aterrissagem de um aeroporto?

    Responda
    1. Antonio Benedito Alves da Silva

      Vigiando e procurando os imigrantes "criminosos"...

  16. Christiane Souza Santos

    Um acidente e, nem nesse caso, Trump tem uma postura de presidente. Vai para a sua própria rede social especular. Por sinal, o cara que sabe ganhar dinheiro. Lança memecoin e sua própria rede, enquando mantém Musk e o X, uma rede decadente, sob o seu controle.

    Responda
    1. Dilmar Oliveira

      E por que ele reagiria de outra forma se foi assim que se elegeu, não uma, mas duas vezes! Gente como ele só comprova a máxima: nunca conheci alguém que tenha se dado mal por subestimar a inteligência alheia!

  17. Gilberto Rosa

    O exercito americano sempre foi bom em eliminar civis inocentes, mas por esta eu não esperava. A decadência é generalizada, o império corroi por dentro.

    Responda
  18. marcos fernando dauner

    o helicóptero trumpista estava em treinamento para invadir a Groenlândia .

    Responda
  19. Pery Pedro

    Quanto mais leio os comentários da elite financeira e intelectual do Brasil neste jornal mais me convenço que não temos a mínima chance de estatizarmos o estado e nos tornarmos uma nação. Não com essa gente. Piedade por suas almas.

    Responda
    1. Maria Irene de Freitas

      Como o senhor comentou minha postagem e indiretamente quis dizer que eu culpei alguém, sugerindo o novo presidente dos States, o Lula, o inelegível e não sei quem mais e que não lamentava nem orava pelas vítimas, só quis reforçar que houve uma determinação sobre os voos e os controladores que poderia ter prejudicado os serviços. Não culpei ninguém. Fato é fato.

    2. Pery Pedro

      O comentário parte do princípio que nosso estado está tomado por interesses particulares de esquerda e direita, que priorizam ganhos pessoais de curto prazo a ações de longo prazo. Só isso. Este fato independe de partido ou espectro ideológico. Esqueçam o Fla Flu. Agora podem voltar a comemorar a morte dos passageiros por causa do Trump ou dos militares por serem torturadores.

    3. Paulo Araujo

      Perdeu uma excelente oportunidade de ficar calado.

    4. Miguel Gossn

      Quanto a falar as neiras, nenhum lado de todo esse "fla-flu", vá lá, ideológico (outra palavra muito desgastada) se salva. Mas o lado bozoloide ganha disparado.

    5. Miguel Gossn

      Não entendi muito bem o que você quis dizer mas, como já vi outros comentários seus por aqui, suponho que você esteja criticando os anti-bos tanaristas e anti-Pato Donald Laranjão. Sim, com tantos bozoloides por aqui não há a mais remota chance de nos tornarmos uma nação (no melhor sentido da palavra). Quanto às tais elites (como ficou desgastada essa palavra tão bonita), bem, deixa pra lá. Quem sabe outra hora.

    6. José Fco

      "estatizarmos o estado e nos tornarmos uma nação". Os estados que foram estatizados e, hipoteticamente, se tornaram uma nação seriam Cuba, Coréia do Norte, União Soviética, Venezuela, Cambodia, Iugoslávia, Alemanha Oriental, Albânia, Quirguistão, ou algum outro desse time que eu me esqueci?

  20. Klaus Serra

    O que está acontecendo com a aviação mundial? Tantos acidentes e tragédias ultimamente. O episódio de ontem jamais poderia ter ocorrido, foram erros primários em sequência. Chega a ser suspeito.

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Aviação mundial? Foi nos Eua, Washington, exercito americano, culpa da Onu? Ou do agente laranja, que escuchaba ainda mais os Eua e o mundo?

  21. nilton campos

    Mais um acidente aéreo, mais vidas perdidas, mais tristeza e dor. Nos comentários ranços de indiferenças e rancores. Basta para mim, a partir de agora apenas "Edição Folha". Au revoir.

    Responda
  22. Maria Irene de Freitas

    Interessante que a folha não cita que o presidente laranja criou problemas e/ou fez algumas mudanças em relação aos controladores de voos e muitos se demitiram, causando apreensão sobre os serviços aéreos. Vou procurar e voltarei aqui para comentar novamente.

    Responda
  23. Raimundo Alvaro Campos de lima

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. José Fco

      Dizem que o ódio é um péssimo conselheiro!

    2. marcos fernando dauner

      Caro Ruberli. Vamos esclarecer melhor as coisas. o povo alemão escolheu o bigode, simplesmente porque os aliados havia "proibido a Alemanha de viver" , no pós primeira guerra , com sanções absurdas. Ai surgiu o "salvador da pátria" sic e o resto é triste história ! .

    3. Ruberli de Lima

      Bom dia, Raimundo. O povo não tem culpa. Um povo culto como o povo alemão, escolheu Adolf Hitler. Não foi unanimidade. Aqui, muitos brasileiros, não necessáriamente burros, escolheram o ser nefasto que ainda é admirado por muitos. Lá, como aqui, existem pessoas boas. ( Não muitas).

  24. JOSE ROBERTO GOMES ROCHA

    Não há informações oficiais. Ninguém fala nada. Ninguém viu nada. Não aconteceu nada!

    Responda
  25. Sam Duart

    Engraçado. Parece muito com os acidentes estranhos que acontecem na Rússia com os inimigos do ditador.

    Responda
    1. TEREZINHA RACHID OZORIO DA FONSECA

      Ah!! Menos, por favor!

  26. Josue Oliveira

    FazuT. O cara causa ansiedade em todo mundo.

    Responda
    1. Sam Duart

      Vc quiz dizer ânsia né?

    2. Mario Silveira

      Imagine no Brasil com o seu querido L mentiroso .

  27. Armando Moura

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. Sam Duart

      Me vem a cabeça que o todo poderoso exército americano não viu o avião chegando. Imagine se fosse uma bomba.

  28. Sérgio Siqueira

    Imaginem numa guerra com tanta eficiência. São bravateiros.

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Quanta consideração pelas vítimas do acidente, não? O transbordar de considerações humanitárias é lindo, não? Hahahahaha!!

    2. Regina Tavares

      Comentávamos exatamente isso há pouco, aqui em casa. Ser in competente deve ser pré-requisito para entrar na carreira militar em todo canto do planeta.

  29. max ribas

    Ainda bem que não foi um acidente de ônibus em Teófilo Otoni, Minas Gerais, no dia vinte e um de dezembro do ano passado e que deixou quarenta e um mortos, porque se fosse seria apenas uma nota de pé de página. Brasil, cria vergonha na cara.

    Responda
    1. Helvecio Dias da Rocha

      O acidente em Teófilo Otoni foi amplamente divulgado pela imprensa com destaque na primeira página da versão impressa deste jornal e da homepage do jornal também. Vamos parar de conversar pelo rabo né?

  30. Horácio Tostes

    A redatora da reportagem tem serias dificuldades de interpretar fatos. Veja como inicia a reportagem: "Um jato comercial da American Airlines colidiu na noite desta quarta-feira (29) com um helicóptero militar sobre o rio Potomac". Ora, as imagens divulgadas são claras, como a luz do dia, no que pese o fato ter ocorrido à noite, que foi o helicóptero militar yank que colidiu com a aeronave comericial. Será que é idolatria ofuscante aos militares do Tio Sam? Ou visão distorcida das imagens??

    Responda
    1. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Imagens claras?!

  31. César A C Sanchez

    Abordo desse voo, equipes de paginação artística dos EUA e da Rússia. Abobalhados falando em "lei do retorno", outros mencionando Trump e até mesmo questionando a "relevancia" da matéria. Outros correndo para dizer que o avião é fabricado pela canadense Bombardier (foi o helicóptero que atingiu o avião), ainda "indignados" pelo fato de nossa imprensa ter dado destaque ao acidente que envolveu avião da Embraer. Realmente, tem todo nível de leitor.

    Responda
    1. José Fco

      Caro César, apreciei sua resposta. Minha intenção era apenas dar uma sugestão – me desculpe. Tenho sido alvo de críticas ferozes da direita e da esquerda porque critico ambos. Eventualmente concordo com ambos, muitas vezes não. Procuro ser mais plural, democrático e não dogmático. Continuo apreciando seus comentários. Abraços!

    2. César A C Sanchez

      Certo José Filho, e não é "paginação", como escrevi, mas paTinação. Você, adorador do ilustrado Lulão, sempre atento aos grotescos erros de nosso lindo idioma. Muito obrigado.

    3. José Fco

      "Abordo" é a primeira pessoa do singular do presente do indicativo do verbo abordar. Por outro lado a expressão "A bordo" significa "no interior de uma aeronave ou embarcação".

    4. Alexandre Pereira

      Helvécio, sua preocupação em classificar os outros é notável. Espero que aplique a si mesmo. Tem razão quanto à seriedade da situação, pena não se manter nisso.

    5. Helvecio Dias da Rocha

      Esse camarada quebra chamando de "irrelevante" a notícia é o típico cidadão que deve consumir muito pouco notícia - muito me admira ele estar aqui nos comentários desse jornal. Se o acidente da Voepass foi muito abordado pela imprensa americana com direito a cobertura ao vivo na CNN de lá, imagina outras tragédias que já aconteceram aqui. Toda queda de avião, devido a gravidade do acidente, é motivo de notícia em qualquer lugar do mundo.

    6. Diego Rodrigues

      De fato caro, compartilho a sensação. Parece que o velho mantra " não tem o que dizer não diga nada" foi esquecido no mundão da internet. Todos precisam dizer algo o tempo todo, aí lemos cada comentário inadequado e desnecessário. ( Se o espaço permitisse resposta a respostas aposto que alguém diria abaixo que o meu seria um exemplo disso, com alguma razão rs)

    7. max ribas

      Pra mim é irrelevante. Seria relevante se o acidente tivesse ocorrido no Brasil e fossem brasileiras as vítimas. Ou você realmente crê que um acidente de avião aqui vira manchete lá?

    8. César A C Sanchez

      * Equipes de paTinação.

  32. Augusto João

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. Alexandre Pereira

      Se não tem algo a dizer, diga nada. Respeite a seriedade da situação, robô.

    2. MARCIO Gionco

      Vai se tratar

  33. Arnobio Miranda jr

    Parece uma ação deliberada do helicóptero.

    Responda
    1. Wilson Soares

      Fiquei com a mesma sesnsação sinistra.

  34. CLAUDIO OLIVEIRA LACERDA

    "Até às 11h" não tem crase, FSP!

    Responda
    1. Wilson Luiz Antonio

      Tem

  35. Edson Noronha

    Donald Trump dá suas opiniões até num assunto que é de competência dos especialistas em aviação. Faz uso de qualquer evento para se firmar como um super homem. Que Deus proteja a América desse carma e console as famílias das vítimas.

    Responda
  36. Paulo Roberto Dufrayer de Oliveira

    Faltou informar que o avião envolvido no acidente era um Bombardier.

    Responda
    1. Regina Tavares

      Falharam ao não dar essa informação, mas qual a relevância disso? Tudo leva a crer que o erro foi do piloto do helicóptero.

  37. Jorge silva

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  38. Thiago Santos Costa

    Que essa matéria não fique por muito tempo como manchete.. não é fato relevante para nós brasileiros,a quem este jornal deveria prestar serviço. Se o mesmo acontecesse aqui, não teria nem notinha no jornal deles

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Acidentes aéreos são relevantes e podem ter implicações abrangentes, noticiá-los é importante. Max, quer deixar de ser tratado como vira-latas, pare de se comportar como um.

    2. max ribas

      Falou bem. É chegada a hora de o brasileiro deixar de ser viralatas.

  39. Celia Moura

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. Marcos Arrais

      De acordo com a lógica bozonarista, foi isso mesmo

    2. Dalmo de Souza Amorim Junior

      Desrespeitoso seu comentário. Não se deve julgar sem conhecimento dos fatos.

    3. ULISSES JANUARIO DA SILVA

      Seu comentário era para ser engraçado? Ridículo!

  40. Anna Amélia Meule

    Não é o avião que se choca, mas pelo vídeo vê-se claramente que o helicóptero é que vai em direção ao avião. 'Jornalistas'? Existem?

    Responda
  41. Breno Heleno

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. Alexandre Pereira

      Sim, deve ser mesmo, não? Satisfação com as vítimas, camarada? Sério? Que tal se preocupar com as pessoas?

    2. Luiz Alfredo Feresin de Abreu

      Manifestação sofrível.

  42. Marcospaulo Viana-Milagres

    Cada vez mais e o jornalismo brasileiro não estuda inglês. Fatalidades? A expressão em português é vítimas fatais.

    Responda
    1. Celso Caramori

      Não é uma fatalidade. Fatalidade é algo fora do contrle humano que causa algum tipo de acidente como um meteoro cair na cabeça de alguém. Ali foi um erro crasso, bem humano e evitável

    2. Diego Rodrigues

      Que? Da onde você tira isso que existe uma tradução única e certa para cada palavra de outra língua? Eh sempre uma adaptação e aproximação, a a expressão 'fatalidade' cabe perfeitamente. Ora, o que eh uma fatalidade? Uma ocorrência com vítima fatal. Porque tenho que dizer um e não o outro? A expressão em português será aquela que os falantes nativos decidem usar. Ponto.

    3. Marcos Arrais

      A qualidade editorial e transparência desse jornal decai a passos largos. Vai seguir o caminho da Abril de tanta incompetência.

    4. Paulo Lima

      Ainda bem que ele pediu orações.

    5. Ricardo Luiz

      É importante sim, você tem razão. Deve ser a pressa. No mínimo poderiam ter colocado o texto no ChatGPT que traduziria melhor

    6. Afonso Celso Juste

      Nossa! Que coisa importante.