-
Carlos Domingos Lisboa
Perderam patente postos e soldos entram no combo?????
-
Elisabeth Beraldo Faria
Ditadura nunca mais;(
-
Juscelino Rodrigues Oliveira
Esse medo de decidir pela verdade e de não caracterizar como crime as mortes causadas por militares é que dá mais poder a eles. Acontinuar assim vez ou outra tentarão novos golpes !
-
celso callegaro
Lei da Anistia totalmente indevida.
-
neli faria
Sou da época!Nas passeatas ,quando a ditadura estava em coma, pedíamos: anistia ampla, geral e irrestrita.Os assassinos de dona Lyda Monteiro da Silva saíram impunes,os assassinos do soldado Mário Kozel Filho,saíram impunes; quem jogou a bomba: no Rio-centro saiu impune,no Consulado da Padre João Manuel,saíram impunes.E agora quer revogar o que foi aprovado em comum acordo no passado? Refazer a história?Crimes mais graves foram perdoados! A Anistia, para ambos os lados foi absurda.
-
Fábio Nogueira
Porque não declarar esses militares como criminosos ?
-
Ricardo Ferreira
A Lei de Anistia, além de ter sido elaborada por um governo ilegal, na realidade foi mais uma Lei de auto-anistia, pois que os membros da esquerda que se envolveram na luta armada foram presos (quando não torturados).
-
SERGIO NEVES
É só olhar seus comentários. Não existe meio termo. Pegou em armas para enfrentar qualquer que seja um poder constituído, está errado. Não existe justificativa para qualquer atitude que a esquerda e a direita tomam fora da lei. Se o STF está errado não é agindo fora da lei que vai dar certo. Em parte, disfarçadamente você concorda com muita coisa da esquerda.
-
Ricardo Knudsen
Neves, não minta q é feio, eu nunca disse q a esquerda fez bem em pegar em armas, ao contrário, sempre achei um gde erro. Vc e a Árvore das Peras acham q todos os q criticam a ditadura são revolucionários comunistas. Mas é a praxe na extrema-direita, são obcedos por comunistas, q vêem por todo o lado.
-
SERGIO NEVES
Ricardo, a questão é só o lado. Você acha que a esquerda fez grande coisa em pegar em armas e enfrentar o exército. A ditadura foi fruto da atitude irresponsável desse grupo. Goste ou não, o exército botou ordem e colocou o grupo pra correr. A democracia que vivemos hoje não tem nada a ver com a esquerda. Arrumaram foi confusão!
-
Alexandre Pereira
Hahahaha. Knudsen, não se sente incomodado com essa incapacidade de argumentação, camarada? Deixe o ódio do bem! Saia para a luz!hahahaha.
-
Ricardo Knudsen
Neves e Pereira, almas gêmeas na defesa dos crimes da ditadura.
-
SERGIO NEVES
Como disse, não mudou nada, só o lado. Os militares fizeram a anistia deles, a esquerda fez a sua e agora é a direita. Nada de novo!
-
Alexandre Pereira
Nem todos e alguns estão bem gordos, bem mais até que os generais.
-
-
Tersio Gorrasi
Estão fazendo isso só por causa do filme? E os outros casos, ficam no esquecimento?
-
Carlos Domingos Lisboa
Sim Sim Zuzu Angel Mãe Heroina lutava para o reencontro com seu anado filho e encontrou a sua mortrque na estrada da Barra da Tijuca onde o Rio não é Rio e qq dissimulacro do brega EEUU. Dona Lidia da Oab teve a infelicidade d abrir uma carta bomba, Herzog torturado morto e pendurado enforcado em uma janela, que poderiq ter pulado por sseu tamanho
-
-
Alberto A Neto
"A sociedade é Rubens Paiva; não os facínoras que o mataram". (Ulysses Guimarães, 05/10/88)
-
alex carvalho
O livro de cabeceira de um tal ex presidente Jair messias era de um Ulstra torturador! Esse tal foi eleito presidente do Brasil na eleição atrasada. Eh isso aí o que o povo elege. Inclusive um carioca residente pra governar de são Paulo.
-
jose camargo
Que tal revogar aquela anistia de 1979? Porque,pelo jeito, não serviu pra nada.
-
Alexandre Pereira
Declarem inválida a anistia e revejam todos os casos dos dois lados, à esquerda e à direita, dos militares e dos, hoje, cronistas, influencers, políticos e ex-presidentes. Que todos, absolutamente todos, percam seus cargos e sejam encarcerados. Não? Pois é. Ter certeza da impunidade torna o discurso muito fácil. Imagine se a direita no poder fizesse o mesmo.
-
Alexandre Pereira
Knudsen, Knudsen, Knudsen, parou de ler o que escreve de novo? Sugiro procurar o significado das palavras antes de usá-las, camarada. Da mesma forma, terminologias pobres para se identificar com um grupo? Sério? Kk. Uma sugestão: dê dois passos para trás, poderá observar melhor as questões levantadas, o que deveria colocar, antes de tentar discorrer sobre elas, ok? Em tempo, procure o velho adágio sobre tentar desmerecer levianamente, vai ajudar nas argumentações. Rsrsrsrs.
-
SERGIO NEVES
Todo mundo aqui é muito mais educado que você. Não dá nem pra comparar. É só olhar seus comentários. Pulou pra fora do cercadinho do cercadinho, já era. Começam as agressões verbais.
-
Ricardo Knudsen
Pereira, menos hipocrisia, vc sabe q a lei de anistia não será revogada. V pede algo q sabe q não é políticamente viável, q é para desqualificar qquer outro tipo de punição aos militares. É o velho truque pra passar o pano: ou se faz tudo, ou não se faz nada. Como o tudo, q é a revogação da anistia, não ocorrerá, vc quer o nada, q é a manutenção das honrarias e privilégios providos pelo Estado a torturadores e assassinos.
-
Ricardo Knudsen
Neves reclamando de ofensas dos outros é hilário, logo ele q é tão gentil e educadinho. Ver Pereira e Neves fazendo dobradinha pra passar pano nos criminosos da ditadura não tem preço, piada de humor negro. Sugiro vcs estreitarem a amizade, fazerem uns programas, vcs têm muito em comum. Assim, tipo novena pra pneu, escutar umas memórias dos seus amigos da Gestapo, digo, SNI. Tenho certeza q vcs vão se dar muito bem, almas gêmeas.
-
SERGIO NEVES
Ricardo, quando você começa com as ofensas sabemos que não tem nada de produtivo pra falar. Típico da esquerda que não consegue manter discussão no nível que nós mantemos. Eu parei com o assunto mas volto para comentar as suas ofensas porque são provas de que vocês realmente são péssimas pessoas, amargas, mal-educadas, agressivas, coléricas, etc...
-
Alexandre Pereira
Largue o ódio do bem, Knudsen!! Aumente seu vocabulário para além da adjetivação, especialmente quando não conhece o significado das palavras! Kkkkkk.
-
Alexandre Pereira
Ah, Knudsen, vejo que agora leu o que escreveu!Hahaha. É um bom hábito, não perca!!! Também vejo que ampliou o vocabulário para além das flanelices, mas mantém convicções para a platéia, o que é uma pena, camarada. Não fosse a obsessão pelo ódio do bem, a comunicação seria mais simples, não? Se anularem a anistia, sem dúvida, todos deveriam perder suas regalias, mas isso pode ser esperar demais em um país eivado de eminências pardas. Provavelmente parariam nos BRICS et caterva.
-
Ricardo Knudsen
Neves em crise cognitiva? Mas é uma boa notícia, todos lucramos qdo vc para com seus comentários plenos de idiotices fascistas.
-
Ricardo Knudsen
Alex e sua habitual dificuldade cognitiva. Não propus não punir quem da esquerda cometeu crimes, quem impôs isso foi a ditadura militar, para livrar-se tbém de responder por seus próprios crimes. Mas não mandar torturadores e assassinos pra cadeia não implica que se deva honra-los com a manutenção de suas patentes militares, nem manter os privilégios daí derivados. Entendeu? Claro q não, mas eu explico é para os outros assinantes.
-
SERGIO NEVES
Vixi! Achei que a dificuldade de interpretação do Ricardo fosse só com os meus comentários. Quando chega nesse nível, eu paro.
-
Alexandre Pereira
Interessante suas colocações, Ricardo Knudsen, bem dentro de seu espectro!hahahah. Obrigado pelo belo exemplo da teoria de Bonhoeffer, ela sempre demanda um reducionismo, mas hoje você transcendeu até mesmo isso, não? Ao menos leia o que escreve antes de postar, camarada, pois não dá para usar isso para justificar a não punição do lado esquerdo da equação. Releia o que escrevi com calma, vai entender! Confio em sua capacidade.
-
Ricardo Knudsen
Passando pano pros crimes da ditadura, Alequinho? Hoje com o desonesto argumento da simetria. Só q os criminosos da esquerda não são honrados e remunerados pelo Estado, não implantaram uma ditadura nem cometeram milhares de crimes violentos, entre assassinatos, tortura, estupros e prisões ilegais, tudo com recurso públicos.
-
Alexandre Pereira
Ricardo, há um acordo que deu guarita a coisas horríveis dos dois lados. Há, por assim dizer, ex-terroristas bem como ex-opressores dentro das nossas estruturas politico-sociais. Exceto daqueles com boa vontade atropelados pelas ideologias de então, sobram crápulas beneficiados dos dois lados. Que acabem com o acordo e julguem todos pelo status de quando a anistia foi promulgada. Enterrem a questão de vez, juntamente com as chaves das celas, mas não cabe passar a mão na cabeça dos amiguinhos.
-
Ricardo Ferreira
Vc está esquecendo que quem foi preso, e depois solto "quitou" sua dívida. Se é que podemos imaginar julgamentos justos de um governo ilegal.
-
jose camargo
Concordo plenamente.
-
-
João carlos Gonçalves de souza
Enquanto não tiver punição aos torturadores da ditadura de 1964 , sempre vai aparecer pessoas como o inelegível genocida e militares querendo tutelar a democracia.
-
José Eduardo Campos
Li um comentário de que ambos os lados cometeram crimes. É uma maneira despudorada de mudar o rumo da verdade sobre uma pessoa, uma pessoa e sua família de terem sido vítimas de uma atro cidade desse tamanho. Um engenheiro bem sucedido, cassado o mandato e, apenas por ser oposição, aos olhos desse leitor mereceu sumir, assim, simplesmente?
-
jose camargo
Realmente,os dois lados cometeram crimes. E crimes bárbaros. A guerrilha revolucionária matava os próprios companheiros suspeitos de traição. Agora,seja lá qual for o contexto das arbitrariedades, o Estado sempre terá culpa maior.
-
-
Luiz Reichmann
Vai estragar o filme que teve excelente interpretação de todos os atores! Tem que acionar o Conselho Tutelar também, as crianças desamparadas... O ministério do Trabalho pelas verbas devidas a empregada! É muita coisa nesse País sim... mas estes sabiam onde estavam se metendo, todos.
-
Luiz Reichmann
...e o filme sobre os sequestrados vem logo, dai da pelo menos algum tipo de comparação seremos capazes. Então estamos vendo um lado da moeda somente! Mas tudo tem que ser verdade verdadeira, não a de uma ou outra parte!
-
Luiz Reichmann
Tiro meu Chapéu pela obra, pelo filme, com muitas incertezas mas excelente interpretação dos atores e a forma com que foi filmado, excelente, nota mil!!
-
-
Ricardo Knudsen
É o mínimo q se deveria fazer, além de vir com décadas de atraso. A normalização dessa barbárie nos levou à eleição de um presidente q defendia abertamente a tortura e o assassinato de adversários, e quase nos trouxe de volta a ditadura. A lei contra crimes provém da indignação da sociedade perante a eles. Esses criminosos escaparam da lei, pela conveniente anistia, mas é preciso q ao menos a sociedade mostre sua indignação. Militares indignos não devem se manter associados às FA.
-
SERGIO NEVES
Não anda interpretando meus comentários direito. Perdeu o rumo! rsrsrsrs
-
Ricardo Knudsen
Neves, nunca tive dúvidas de q vc foi um apoiador da ditadura militar. Surpreende é saber q vc mantinha gde amizade com o criminosos do regime, incluindo sua polícia política Gestapo brasileira. E nos informa com orgulho! Vc só ouvia sobre ou crimes, ou tbém colaborou com eles? Dizem q perguntar não ofende, né?
-
SERGIO NEVES
Ricardo, sou da época do regime militar. Conheço pessoas do sni que trabalharam infiltradas. Conheço muito bem quem vocês tentam defender. Sei das festas, de quem financiava e o tamanho. Procura outro para tentar vender sua narrativa porque aqui não cola não.
-
Ricardo Knudsen
Neves, a sua narrativa é a de todos os neofascistas q defendem a ditadura militar. A esquerda radical era incipiente, minúscula, nunca representou uma real ameaça à democracia. Gente q segue o seu discurso usou o espantalho do comunismo pra implantar uma ditadura e cometer crimes hediondos.
-
SERGIO NEVES
Narrativa fajuta. A esquerda do passado ensinou manifestante a matar jornalista em manifestação. A violência que a esquerda praticou no passado perdura até hoje.
-
-
marcio de camillo
O filme é importantíssimo para que novas gerações conheçam a história. Da mesma forma que outros países devem fazer o mesmo. Com certeza a sociedade alemã tenta lavar sua história do horror que viveram a 80 anos, mas não se apaga o passado. O Estado brasileiro tem o dever de dar respostas para as famílias.
-
Aleksander Hada Ribeiro
Uau torturadores (e filhas "solteiras") recebem até hoje aposentadoria?
-
Paulo César de Oliveira
Discussão inútil. Ambos os lados cometeram crimes e houve uma anistia. Tecnicalidades jurídicas não mudam isso.
-
Paulo Camara
Inútil? Pessoas foram torturadas, assassinadas pelo Estado. Cidadãos com seus direitos violados e censurados iriam reagir a um governo autoritário e criminoso de que forma? Com flores e bombons? Este seu comentário é desrespeitoso com todas as famílias vítimas desse regime. Devemos sempre lembrar e discutir esses assuntos pra que não caia no esquecimento sob o risco da volta desse regime, como quase ocorreu no governo Bolsonaro
-
Ricardo Knudsen
É o mínimo q se deveria fazer. A normalização dessa barbárie nos levou à eleição de um presidente q defendia abertamente a tortura e o assassinato de adversários, e quase nos trouxe de volta a ditadura. A lei contra crimes provém da indignação da sociedade perante a eles. Esses criminosos escaparam da lei, pela conveniente anistia, mas é preciso q ao menos a sociedade mostre sua indignação. Militares indignos não devem se manter associados às FA.
-
Conrado Tramontini
Há uma antiga expressão que diz: "dois errados não fazem um certo". Ademais não se trata apenas de dois lados, mas de muitos lados. No caso do deputado não há conexão dele com algum crime o que o exclui desses dois lados. Outro ponto importante nessa conversa toda é a discussão sobre a revisão da lei da anistia sobre aqueles que torturaram e mataram.
-
Alexandre Missael Kozerski
Qual foi o crime cometido por Rubens Paiva e sua família?
-
-
Jorge Severo
Indignos são todos os atuais que calam diante dos crimes de seus colegas. Vergonha.
-
Jeane Lanser
A tragédia vivida no Brasil durante a ditadura não se encerrou, os criminosos autores de tortura e homicídio não foram punidos. Crimes contra a humanidade não prescrevem e não são anistiáveis. A sociedade brasileira permanece à espera da manifestação do judiciário, somos solidários à família Paiva em sua angústia. O momento delicado que vivemos hoje exige que se resolva esse assunto para podermos seguir adiante tranquilos e em paz.
-
SERGIO NEVES
Blz! E qual vai ser a punição para aqueles que sequestraram diplomata americano e mataram militar alemão no RJ? Vão anunciar quando?
-
SERGIO NEVES
O único perdedor aqui é você.
-
Ricardo Knudsen
Perdeu, mané!
-
SERGIO NEVES
Melhora seus comentários Ricardo. Ficam piores a medida que perde o equilíbrio.
-
Ricardo Knudsen
Sergio, vc só faz é perder o seu tempo e envergonhar a si mesmo, qdo diz q os militares da ditadura estavam certos. Não vai ter golpe. Perdeu, mané!
-
SERGIO NEVES
Já começou a sessão falta de interpretação. Volta e lê o meu comentário de novo porque quando chega nesse nível com você eu não perco meu tempo não.
-
Ricardo Knudsen
Pura canallhice comparar os criminosos do 8 de janeiro com o caso Paiva. E seja claro, vc está dizendo q o exército fez bem em torturar e assassinar Paiva? Será q vc é tão abertamente fascista assim?
-
SERGIO NEVES
A esquerda só se manifestam quando damos nomes aos bois. Vamos ter que listar todos os crimes que a esquerda praticou para mostrar que de santos, não tinham nada? A atuação do STF com os manifestantes do oito de janeiro só mostra que o exército estava certo. Assim como morreram inocentes no passado, temos inocentes morrendo aos poucos hoje também. Quase nada mudou, a perseguição continua a mesma, só mudou o lado.
-
Conrado Tramontini
Comandante do sequestro, o militante Joaquim Câmara Ferreira, da Ação Libertadora Nacional (ALN), foi preso em São Paulo, um ano após o episódio. Ele acabou morto sob tortura. Mesmo destino teve o sindicalista Virgílio Gomes da Silva, outro líder do sequestro. Entre os demais envolvidos, o jornalista Cid Benjamin também foi preso e torturado, mas, assim como Gabeira, saiu da cadeia em troca da liberdade do embaixador alemão. Paulo de Tarso Venceslau e Claudio Torres foram presos.
-
Ricardo Knudsen
Ok, vamos considera-los a todos indignos. A diferenças é q esses a quem vc se refere não estão associados ao Estado, não são honrados com patentes militares, nem sustentados com dinheiro público. Além disso, falamos de criminosos q atentaram contra um civil q não cometeu qquer violência ou crime, e sequer estava ligado a qquer governo, exército ou grupo revolucionário. Trata-se de fato da escoria da ditadura.
-
-
Ricardo Kachimareck
Quase tivemos isso novamente em 8 de janeiro de 2022 com a loucura do Bolsonarismo. O uso indiscriminado das redes sociais em uma sociedade alienada pode trazer graves prejuízos à democracia.
-
SERGIO NEVES
Sandice é atrelar uma manifestação a um golpe. Tem que ser muito ruim de cabeça para acreditar nessa narrativa nos dias de hoje.
-
-
filipe moura lima
Cobardes!
-
LUIZ FERREIRA
Tornar indigno o soldado é fácil, não declarar indigno o ex presidente que dava as canetadas no período é passar um pano!!
-
Ricardo Knudsen
De acordo, declarar indignos e cassar as patentes de todos os generais ditadores q rasgaram a Constituição vigente e comandaram o terror de Estado.
-
-
osmar Carneiro
Por que esses carrascos não entregam o corpo? O que ganham com isso, pergunto?
-
SERGIO NEVES
Vixi! Ricardo e mais uma sessão de mentiras. Onde eu disse que o exército estava certo em relação ao jornalista? Vocês são a escória mesmo. Mentem descaradamente.
-
Ricardo Knudsen
Uau, Neves reafirmando a mentira dos milicos, q afirmaram q Paiva foi abduzido pela esquerda. É por causa de gente como ele q esse filme precisava ser feito. É preciso q as novas gerações conheçam os crimes da ditadura e a canallhice das mentiras q até hoje gente como Neves tenta difundir.
-
SERGIO NEVES
Verdade, a esquerda sempre fez isso, desde a época do regime militar. Tem outros comportamentos interessantes também. Tipo: não sei, nunca vi e não conheço.
-
osmar Carneiro
Essa tática de acusar os outros dos crimes que você cometeu é muito manjada. Conta outra
-
SERGIO NEVES
Provavelmente porque não foram eles que esconderam. A esquerda tinha o hábito de desaparecer com pessoas que eram pegas pelo exército para interrogatório. Não sabiam se essas pessoas passariam a ser informantes. Na dúvida, resolvia o problema de uma maneira bem interessante.
-
-
Marisa Oliveira
Perda de patentes e dos poupados salários. Chega de regalias aos milicos de pijamas.
-
Flávio Fernandes Marinho
Cancelamentos das aposentadorias relacionadas incluindo as das filhas se for o caso.
-
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.