UOL - O melhor conteúdo
Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Sam Duart

    Não sei pra que existe ciência se nossos curandeiros eleitos vão nos salvar de qualquer Pandemia.

    Responda
  2. Raymundo de Lima Lima

    Lembrar q a pandemia Covid-19, foi 1.lugar do mundo em mortes, 'graças' a Trump e sua politica q favorece as empresas médicas-farmacêuticas. Muitos norte-americanos e imigrantes morreram dCovid-19, evitando contrair dívidas d hospitalização. Ainda: Por que país mais avançado tem milhares d pessoas com feios calombos d gordura/ lipomas, pelo corpo, até no rosto, q dura anos, mas o doente não procura médico ou hospital para simples cirurgia?

    Responda
  3. jose batista

    Pq será q Biden deu indulto preventivo a Fause! Homem das vacinas, da pandemia e das mentiras?

    Responda
  4. Leonardo de Oliveira Ramos

    Interessante a crítica. Pena não terem essa energia para criticar a China, que segue silenciosa e sonegando informações criticas de saúde pública. Não surpreende frente ao ensurdecedor silêncio quanto a sua inequívoca responsabilidade pela pandemia do coronavirus.

    Responda
  5. ROBERTO CEZAR BIANCHINI

    Reclamar das indicações de Trump, infelizmente, é uma guerra perdida. A não ser que um dos três republicanos do comitê que aprova a indicação votar contra, o que não irá acontecer, será sempre um 3 a favor e 3 contra, e o voto de desempate é sempre do vice-presidente. Americanos escolheram esta administração. O resto do mundo terá que arcar com estas escolhas também, mas ninguém além dos eleitores de lá faz qualquer diferença.

    Responda
  6. WELLINGTON SILVA DE MIRANDA

    A reeleição do Trump é uma crônica de um desastre global anunciada. Tempos ruins virão.

    Responda
  7. Gisele Araujo

    Os EUA são muito maiores que o Trump. São centenas de cientistas pesquisando doenças e tratamentos em benefício da humanidade, a própria população americana é a que mais contribui no mundo para pesquisas e causas sociais. Está no DNA deles. Em pouco tempo farão o Trump recuar, especialmente no que se refere a OMS.

    Responda
    1. DEBIE DOS SANTOS BASTOS

      Vergonha ter um Kennedy desses na família, pobre Carolyne!

    2. Nelson Santos

      Na pandemia ele conseguiu a proeza de ser o pais com mais recursos e com mais mortes. Foi so entrar o Biden que a situavao melhorou

    3. Gisele Araujo

      Foi essa gente esperta, Neuci, que gastou bilhões de dólares com a vacina da COVID que livrou o mundo da pandemia e você da morte. É essa gente malvada que pesquisa e contribui com verbas generosas para pesquisar e controlar doenças e epidemias.

    4. LUIZ HENRIQUE BASSANI MORESCO

      Teu comentário parece propaganda de margarina. Família feliz, e estadunidenses bonzinhos.

    5. Neucir Valentim

      Foi essa gente tão "esperta" que elegeu um negacionistas com um vieis de ditador

  8. jose camargo

    A OMS falhou miseravelmente na pandemia de COVID. Infelizmente, essas organizações se transformaram em "puxadinhos" da esquerda mundial. É preciso recuperar-lhes a credibilidade e as suas funções primordiais.E quais foram as teorias conspiratórias espalhadas por Kennedy JR? Seria interessante enumerá-las e confrontá-las com a realidade atual. Acho que nenhuma delas resistiria ao choque implacável com a verdade factual.

    Responda
    1. DEBIE DOS SANTOS BASTOS

      Quem falhou foi Bolsonaro. Não fosse o STF teríamos tido milhões de mortes.

    2. Gisele Araujo

      Quem falhou foi o nosso sistema de saúde. As recomendações da OMS foram óbvias e qualquer pessoa de bom-senso entendeu que eram necessárias, afinal de contas tratava-se um microorganismo letal e desconhecido.

    3. LORENA PARDELHAS

      Negar a importância de vacinas não lhe parece o suficiente? O sr pode sempre recorrer aos remédios indicados pelos seus políticos favoritos, eu seguirei a ciência de verdade.

  9. Rubens Souza

    Outra preocupação legítima com a política de saúde de Trump, diz respeito ao flagelo da humanidade, a varíola, doença considerada erradicada, mas com armazenamento de amostras virais em um NB4 de Atlanta e outro na Rússia. No Brasil a vacinação terminou em mil novecentos e setenta e três, então quem nasceu daquele ano em diante e que, não teve a vaccínia do gado, não possui proteção. Na forma major a letalidade da varíola pode ser superior a trinta por cento dos casos.

    Responda
    1. Rubens Souza

      Nelson, a varíola do macaco ou mpox pode ser evitada com a vacina antivariólica de vírus vivo atenuado e, é com essa finalidade que a antivariólica aparece na caderneta, entretanto, o estoque é baixo, talvez menor que quinhentas mil doses. Se a varíola humana reaparecer, serão necessárias mais de do que cem milhões de doses.

    2. Rubens Souza

      Marcelo, interessante o que você falou. Eu desconhecia imunização antivariólica após o ano que citei.

    3. Nelson Santos

      Existe vacina pra variola sim. Olhem a caderneta de vacinacao das criancas. Faz parte do calendario. Aqui em casa todos estamos vacinados do mais novo aonmais idoso.

    4. Marcelo Silva Ferreira

      Na prática Rubens, eu fui vacinado contra varíola em mil novecentos e setenta e sete, na escola onde estudei, apesar dos números oficiais. Essa foi a minha segunda dose. Inesquecível, doeu muito.

  10. Rubens Souza

    O quadro é de insegurança sanitária mundial. Espero que o cronograma para a implantação em Campinas do primeiro laboratório nacional de biossegurança máxima que é o nível 4 ou NB4 não esteja atrasado.

    Responda
  11. Leonardo de Oliveira Ramos

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. Marcelo Silva Ferreira

      Comentário que mostra a dificuldade da pessoa em ler e interpretar texto. O que mais acho surreal é acreditar que a credibilidade da ciência depende de opiniões ou atitudes particulares. Mas isso demonstra o quanto é falha a formação acadêmica e a ignorância sobre o método científico

    2. Marcelo Fernandes

      Você é lobista do Trump ou passa essa vergonha de graça mesmo?

    3. Eurico Xavier da Silva

      Nada.a ver com a China nenhum humano fabrica virus

  12. Mônica Casarin Fernandes Elsen

    Certas pessoas não enxergam além do seu próprio umbigo (de Trump a alguns pingos de gados de plantão). Para eles, o mundo gira ao seu redor! Consequência deste comportamento, invariavelmente (a História prova), é que literalmente perdem a cabeça quando o povo cansa de ser enganado.

    Responda
  13. José Fernando Marques

    Pode-se prever o desastre se vier uma nova epidemia.

    Responda
  14. Mauricio Coelho goiato Goiato

    Luiz G tem razão .. olha o Brasil no q está se transformando por projeto de vingança .

    Responda
  15. Mauricio Coelho goiato Goiato

    Agora temos um novo culpado pelas desgraças .. só q mundial . Bolsonaro ficou pequeno..

    Responda
  16. José Tarcísio Aguilar

    As ameaças e o ressentimento explícito são parte da retórica, um tipo de berrante para reunir o gado de eleitores. O interesse é financeiro e o poder pessoal. Trump acaba de lançar a própria cripto moeda. Melania fez o mesmo, sob a sombra do chapéu. Kennedy Jr é sinal que mais sombras virão.

    Responda
  17. marcos fernando dauner

    Baratas nunca acabam . Há pouco uma ainda conseguiu escapar do meu chinelo., pelo armário da pia da cozinha . Outras governam o mundo .

    Responda
  18. José Eduardo de Oliveira

    se estamos voltando , paradoxalmente, à idade média, obviamente, voltaremos a várias peste negras no mundo. nessa carroça, dois terços de seres que já foram humanos, também perderão suas vidas, numa estimativa por baixo. antes a peste negra viajava a cavalo, hoje de trem bala ou avião a jato. e não adianta ir ao culto, os pastores serão os primeiros a visitarem o inferno. e que assim seja.

    Responda
    1. JOÃ O MUCCI

      Cruz Credo!

  19. Luciano Napoleão de Souza

    Esta militante de redação faz terrorismo de esquerda e deveria ser deportada pelo governo Trump.

    Responda
    1. DEBIE DOS SANTOS BASTOS

      Para nossa alegria, Lúcia não será deportada, está totalmente legal no país e ainda trará informações muito importantes sobre a obscuridade americana.

    2. Luciano Napoleão de Souza

      Maria Dias, como médico acredito na ciência. Esta que foi impedida de ser exercida pelo ativismo esquerdista, levando milhões à morte por falta de tratamento e milhares à invalidez por acidentes vasculares provocados por vacinas ineficazes e deletérias à saúde. Acorda.

    3. LORENA PARDELHAS

      Lucia Guimarães é uma jornalista com alto índice de informação e credibilidade. Conhece as entranhas do EUA , da máquina burocrática daquele país , seus políticos e povo. O sr. pode informar-se pelo WhatsApp , se preferir. Eu prefiro jornalistas de verdade como a Lúcia.

    4. Luiz Gomes

      Ela apenas faz um alerta do grave perigo, infelizmente o cerebro de alguns leitores ja foi deportado faz muito tempo pela ideologia, vê esquerdismo em tudo,como se estivessemos no marcatismo.

    5. maria Dias

      Luciano, voce devwria parar de desfilar sua ignorancia negacionista. Ja nao bastou os 700mil mortos no Brasil? Acredito que nenhum parente seu esteve nessa lista. Respeite as demais familias. Se na9 acredita na ciencia pule fora da sua terra plana. Vc nao fara falta.

  20. ADONAY ANTHONY EVANS

    Robert Kennedy Jr. Donad Trump. Jair Bolsonaro. Na Pandemia Bolsonaro, acionado por pastores, instruiu o então AGU André Mendonça, a questionar a proibição de cultos. Mendonça fez. Supremo negou. No século 16, na Peste Negra, o intelectual Papa Alexandre VII, proibiu missas, procissões e dividiu Roma isolando contaminados. A cidade teve o menor número de mortes de todas. Não se conhecia ainda vírus, nem bactérias. Com esses 3 de autoridades, volamos ao mundo do século 15.

    Responda
  21. Anete Araujo Guedes

    É como se Trump gritasse para o mundo, eu tenho a força, vim para me vingar, para retirar do nosso território povos inferiores, que infestam nosso país, que foram eleitos nossos inimigos; para impor a todos a lei do mais forte, a nossa supremacia e os nossos interesses econômicos acima de tudo e de todos.

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      Teremos que ter o cuidado para não repetir a dose aqui.

    2. Luiz Gomes

      A palavra vingança é adequada, a viganca de um alucinado irresponsavel.