UOL - O melhor conteúdo

Comentários para:

Vasto leque de indesejáveis

VER COMENTÁRIOS EM Ruy Castro

Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Flavio Camilo

    O que é mais asqueroso ? Imigrante pró Trump deportado ou brasileiro metido a besta normalmente bozonarista batendo palma pro mal velhinho Trump ? Será que esse último sabe como o Trump tem nojo da cara latina dele?

    Responda
  2. Shieko SAKUMA

    Falando em Getúlio Vargas, relembro um cruel episódio da segunda Guerra quando milhares de imigrantes japoneses de Santos foram expulsos de suas casas e de sua cidade em um prazo de 24 horas. A familia de meu marido que tinha apenas 7. anos na época e era o mais velho de 4 irmãs com sua mãe grávida de 9 meses. foi uma das mais de 500 famílias expulsas..A guerra foi o pretexto para que Vargas assinasse esse cruel e desumano decreto racista.

    Responda
  3. Francisca Vorrar

    Pelo critério na-zi do abo mi ná vel até o Stephen Hawking seria sumariamente demitido.... Não vai dar em boa coisa, não... Já não deu antes!

    Responda
  4. Orasil coelho pina

    Nestas análises caro Ruy, sempre lembra também do Arquipélago de Gulag e da revolução chinesa! OrasilSussuí

    Responda
  5. Ricardo Botto

    Quando se fala sobre Trump se diz mais sobre a sociedade americana do que de Trump. Zeitgeist.

    Responda
  6. José Eduardo de Oliveira

    o trump não é um boss-ta sozinho, não. ele simplesmente tem coragem de assumir que é. ele e sua turma, mas como fed-dem!

    Responda
  7. Marcos Benassi

    Ôôô, Ruy, fica tranqs, Mano, sempre haverá gente "estragada" pra encher o saco de fascista Marciano. A Terra é bombardeada constantemente por partículas de Alta Energia; algumas, imbloqueáveis, causam danos a granel, nem se sabe de tudo que elas são capazes de arrebentar. A viagem a Marte é longa e, tanto o planeta quanto a nave para lá chegar, não têm atmosfera e campo magnético, estão totalmente vulneráveis. Vai ter manco, paralítico, cego, débil, estragados por atacado.

    Responda
    1. Flavio Camilo

      Kkkkk muito bom Benassi que figura vc!

  8. Kiko Mazziotti

    Se Trump, apoiado por mais da metade dos EUA, está promovendo a limpeza étnica, visando deixar o país mais limpinho e mais branquinho, não é o caso de o mundo todo promover sanções econômicas (severíssimas) e parar de negociar qualquer coisa com os EUA? O mundo não viveria melhor sem os EUA de Trump ?

    Responda
  9. Alexandre Marcos Pereira

    Muito oportuna esta coluna. Estamos em um tempo onde tudo se ergue rápido demais e se esquece com a mesma pressa. Sinto-me algo deslocado. Abandonemos a nostalgia, esse sentimento traiçoeiro que nos convence de que o passado era sempre mais lírico do que a realidade permitia. Histórias que imaginávamos sepultadas, estão renascendo com todo o vigor. Esse passado não se apagou como uma fotografia que se desbota aos poucos. O mal voraz e incansável, que devorou tantos, está voltando.

    Responda
  10. Paulo Oliveira

    Só quer raça pura ariana já vi esse filme, 80 anos atrás.

    Responda
  11. Raymundo de Lima Lima

    (Cont.) //Agora estão me levando/Mas já é tarde./Como eu não me importei com ninguém/ Ninguém se importa comigo.

    Responda
    1. Dilmar Oliveira

      Com relação ao comentário sobre as testemunhas de Jeová, certamente os membros da religião sabem muito bem da perseguição pelos nazistas: eles se orgulham disto. Não confundir com outras denominações cristãs que se politizaram desde sempre: eles se vangloriam de serem apolíticos. Da mesma forma que estão dispostos a morrer no lugar de receber transfusões de sangue. Religiões e crenças no geral são assim: podem levar a extremos, quer de forma positiva, quer negativa...

    2. marilza abrahão

      Como saber, caro comentarista, eles não estudam, só leiem o velho testamento e escutam a parolagem de seus pastores. Educação deveria substituir essas instituições alienatórias da juventude.

    3. Raymundo de Lima Lima

      Esqueceu: o ditador alemão naz também perseguiu e levou aos crematórios os Testemunhas de Jeová. Será q os jovens seguidores desta religião sabem deste fato histórico e trágico?

  12. Raymundo de Lima Lima

    Lembrei-me do poema d Beltolt Brecht: Primeiro levaram os negros/ Mas não me importei com isso/ Eu não era negro// Em seguida levaram alguns operários/ Mas não me importei com isso/ Eu também não era operário // Depois prenderam os miseráveis/ Mas não me importei com isso/Porque eu não sou miserável/ Depois agarraram uns desempregados/Mas como tenho meu emprego/ Também não me importei

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Brecht e Cida Moreyra, uma dupla combinadíssima! Morro de medo do momento em que nossa Grande Dama Indigna do Piano morra: será daquelas perdas irreparáveis, tipo o Boldrin e o Abujamra.

  13. paul constantinides

    eu sou do tempo que viu surgir um evento mundial como a Paraolimpíada justamente dentro do espirito de inclusão na sociedade humana. coisa q este infeliz no poder dos Estados Unidos, não entende, não abraça de fato, e infelizmente não é o único no poder de um país que age assim. infelizmente tem um bando de gente que segue esta tendência. interessante, em 2028 a Paraolimpíada será em Los Angeles.

    Responda
  14. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

    Embora seja getulista, ruy está certo. O decreto 3010 de agosto de 1938 sobre imigração e colonização reafirmava estas posições. Daí minha fala quase solitária no campo da esquerda, (Heloíza helena concorda comigo e foi expulsa do Psol por vota contra), em relação ao aborto. Um trump deste por mais que fale contra vai ter nesta prática uma política eugenista das boas.

    Responda
    1. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Desculpe não ter conseguido me fazer entender. Eu é que me declaro getulista, o que não significa concordar em tudo, mas reconhecer que com todos os defeitos e tendo sido ditador, ainda for o melhor presidente que tivemos.

    2. Cristiano Grimaldi

      Vanderlei, de onde você tirou essa ideia de que o Ruy é getulista? Nunca leu nenhum dos livros dele? Sugiro "A Noite do Meu Bem", que se passa no Rio dos anos 50.

  15. Sílvio Luís Guimarães de Mello

    Bolsominions, seu líder Yankee não está fácil não...

    Responda
  16. paulo cesar cruz

    Fico pensando nos simpatizantes do Sul. Há pouco, vi o caso de um rapaz que se achava branco e nos States foi catalogado como latino. Os não pouco simpatizantes do regime , morenos,pardos ou mesmo brancos que nunca prestaram atencão a um pequeno detalhe : seriam incinerados na Alemanha de Hi tler.

    Responda
  17. SileneMaria de Sousa

    "Aqueles que não conseguem lembrar o seu passado, estão condenados a repeti-lo." Frase do filósofo espanhol George Santayana.

    Responda
  18. SIMONS SILVA

    Tramp, um fascista laranja, é um criminoso que foi eleito presidente da maior potência do mundo. Que democracia é está?

    Responda
    1. marilza abrahão

      Esse comentário com a palavra *criminoso* passa né Catão? .Comeco a suspeitar que o plantonista………….

    2. Raphael Lopes Rios

      No Brasil também. O ex-presidiário condenado em todas as instâncias e o atual presidente

    3. Helio Marcengo

      Por ser democracia, acontecem essas coisas.

  19. bagdassar minassian

    ... se as pessoas da inclusão estão trabalhando qual o problema

    Responda
    1. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      O problema é elas existirem.

  20. Márcia Shimae Tokashima Nishiye

    O Trump não quer pessoas que não tenham toda (a)normalidade que ele possui

    Responda
    1. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Então alguém que não cometa abusos sexuais não pode trabalhar no governo federal estadunidense.

  21. Wil Leon

    Tudo tem seus pré-reqs. Meu tio passou no concurso da PF mas não passou no teste fisico. Paciencia.

    Responda
    1. neli faria

      Certa época passei no concurso para polícia feminina, várias provas, e fiquei na última: exame médico. Havia, torcido o tornozelo uns quinze dias antes. Há mal que vem para o bem.

    2. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Paciência não, quando isso vira política de Estado.

    3. Octavio Rossi de Morais

      Todo pré-requisito precisa ser justo e justificável.

  22. mateus nunes

    Você poder criticar o fim de uma ação afirmativa que se baseia na contratação guiada por critérios fixados na raça ou no gênero. O governo encerrou essa política e passou a estabelecer que a contratação que se baseia em critério sem discriminação positiva. É possível dizer que ele está eliminando uma política de inclusão. Mas falar em Hi tler e racismo ou qualquer argumento nessa direção não é honesto e tira toda a seriedade do artigo que passa a ser um panfleto.

    Responda
    1. CID MAROCCI GONCALVES SILVA

      E aí, Mateus?

    2. Jorge André dos Santos Fischer

      "Após queda de aeronave, Trump culpa diversidade por problemas na área de segurança aérea dos EUA". Eis a manchete após declaração nesse sentido que Trump deu há pouco (hoje, 30/01/25, às 13h30min). Trump não só elimina uma política de inclusão, mas evidencia seu caráter discriminatório, exatamente na linha do colunista Ruy Castro.

  23. Sue Faria

    Se surgir um gênio como Stephen Hawking nesse período nos EU, será banido também? Vai lucrar o país que o abrigar, em nome da humanidade.

    Responda
    1. Wilson Costa

      A Alemanha perdeu dezenas de cérebros simplesmente porque eram judeus. Simplesmente fugiram ao sentir o perigo.

    2. Wilson Costa

      A Alemanha nazista perdeu inúmeros cientistas geniais simplesmente porque eram judeus.

  24. Sue Faria

    E se surgir gênio como Stephen Hawking nesse período da era trumpista nos EU?

    Responda
  25. Teresa Cardoso

    O Trump e o Musk bem que podiam ir pra Netuno.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Hahahahah, ótema, dupla dinâmica!

    2. Sam Duart

      Tens razão. Aliás acho que foram de lá que vieram. Dois cabeças de vento vindos de um planeta gasoso.

  26. Enos Mendes

    Você poria um cego pra dirigir um ônibus descendo a ladeira?...

    Responda
    1. DEBIE DOS SANTOS BASTOS

      No futuro não haverá mais ninguém conduzindo veículos ou ônibus (apenas alguns o farão por esportes), todavia não haverá inteligência artificial possível que dê conta de um comentário como o seu, Enos, infelizmente.

    2. Flavio Camilo

      Por favor um Enos pra minha azia

    3. Wilson Costa

      Que observação absurda...

    4. Carlos Vieira

      (M)Enos

  27. Raphael Lopes Rios

    Esse colunista já foi bom. Hoje vive de sovaquismo. Não apresentou elementos q comprovem os “ preconceitos “ de Trump. Só lembro q vários intelectuais gays, negros também não concordam as cotas bizarras. Já a comparação com o fascismo e nazismo. E como diz o Ponde: Vergonha alheia

    Responda
    1. Raphael Lopes Rios

      Caro Wil, todos os países q prosperaram, ou seja, apresentam a menor média de pessoas pobres, tem histórico da direita liberal clássica.( não me venha com argumentos da quinta série da China, pq essa foi esquerda no período maoista, no qual eles tem trauma). Portanto, ser pobre de direita é uma conclusão óbvia para quem tem cérebro

    2. Helio Marcengo

      Wilson Costa, isso mostra que ser de esquerda ou direita não dignifica ser bolsonarista ou lulista apenas. Esses dois cidadãos fazem parte da escória ideológica.

    3. Wilson Costa

      Em nosso país proliferam os pobres de direita, não é apenas nos EUA que sobram cabeças e faltam cérebros.

  28. LEO NASCIMENTO

    Mateus procure sua turma .Não é essa.

    Responda
  29. mateus nunes

    A informação do artigo não é verdadeira. Uma coisa é não admitir uma pessoa por pertencer a uma minoria. Outra é criar uma cota para admitir pessoas dessa m inoria. O que o decreto de Trump elimina é o sistema de cotas e determina a demissão de quem foi admitido nesses parâmetros. O DEI é um sistema de cotas, que o governo Trump substitui por um sistema de mérito. Pode estar errado mas é diferente do q diz o artigo.

    Responda
    1. CID MAROCCI GONCALVES SILVA

      Mérito = U$D

    2. Sam Duart

      Merito? O cara que colocou no governo pessoas somente devido a puxacao de saco?

    3. Joabe Souza

      Mateus, entendi o seu ponto, mas ele pressupõe que as ações afirmativas e o ingresso por mérito sejam mutuamente excludentes - o que não está correto.

  30. Joabe Souza

    Na contramão do que fez Getúlio, o governo brasileiro poderia publicar decreto convidando os cientistas norte-americanos gays, transgêneros, com deficiência e todos os que forem demitidos da Nasa e de todas as agências governamentais de pesquisa dos EUA a emigrarem para o Brasil, garantindo-lhes integração às nossas universidades e centros de pesquisa.

    Responda
  31. Jane Santos

    Ser desprezível....

    Responda
  32. José Augusto Bernabé

    Os Conservadores americanos ditam as cartas para o Mundo desde o fim da primeira Guerra Mundial, aliaram-se, desde a fundação da América, aos atuais Templários os Maçons e ao Império da Igreja Católica, agora estão se aliando ao Império Chinês, aí e infelizmente, todos esses "indesejáveis" voltarão ao sub Mundo e aos Porões dos Impérios pois sempre existiram mas hoje a Mídia os colocam no destaque dos Imperadores, se ficassem quietos a vida continuaria como antes.

    Responda
    1. LUTHERO MAYNARD

      Que confusão, Barnabé! Templários não existem, a não ser como farsa carnavalesca e a Maçonaria se transformou em anódino clube de serviços com rituais estapafúrdios. E essa de que os EUA estão se aliando à China é de lascar!

  33. Gaya Becker

    Lá e cá só mudaram as moscas, o resto é tudo igual!

    Responda
  34. Gilberto P Santos

    Aguarda-se, por decreto, uma nova denominação para o republicano astro ver melho : planeta Musk.

    Responda
  35. José Roberto Martins Filho

    Este tal Trump já percebeu a realidade embutida no seu slogan, "Make America great again"? Pois ele dizendo que os Estados Unidos já eram, ou seja, já foram grandes, mas hoje são pequenos, ou decadentes. Enfim, ele é um cara sincero. Porém, já percebeu o mais grave, ou evidente? Que, ele, Trump, é a maior representação encarnada dessa decadência?

    Responda
  36. neli faria

    O cara também ceifou a vida preciosa de um Padre;São Maximiliano Maria Kolbe ofereceu a sua vida,14/8/1941, por um prisioneiro. O Getúlio Vargas: proibiu a entrada de ju deus. Graças ao humanismo de Souza Dantas, Aracy Guimarães Rosa,vidas foram salvas. O povo enaltece ditadura por não pensar:ditaduras? Iguais!Esquerda, direita, civil, ateia, militar. Na capital, existe uma rua homenageando o ditador tito, sob o silêncio dos pseudos democratas que tiraram o nome do Costa e Silva do Elevado.

    Responda
    1. neli faria

      Sr Luthero: respondi e a Folha mandou para moderação. Ditador é ditador, não importa se foi santo antes, com a ditadura, se transforma em demônio. Todos os ditadores são iguais, não importa a tendência.

    2. neli faria

      Senhor Luthero,conheço muito bem história, principalmente a do Tito. Repiso-me, ditador é ditador não importa a nuance.Tito foi ditador!Fidel foi Ditador!Pinochet Ditador.!Getúlio ditador!Ditador é ditador .No Brasil , a Ditadura era Militar, os presidentes cumpriam mandato a termo. Costa e Silva , morreu;a Ditadura era Militar, civil não , Pedro Aleixo vice de Costa e Silva,não entrou. A esquerda incoerente:tirou a homenagem a Costa e Silva e mantém ao Tito 28 anos no Poder ,ou seja,ditador!

    3. LUTHERO MAYNARD

      Cara Neli, o marechal Josip Broz Tito Tito merece uma apreciação mais abrangente. Ele comandou os partisans na luta contra os nazistas durante a Segunda Guerra, conseguiu manter a unidade da Iugoslávia (depois da morte dele deu no que deu), os iugoslavos tinham liberdade para viajar para o exterior, entre outras liberdades, e o Partido Comunista da Iugoslávia (Liga dos Comunistas da Iugoslávia, SKJ) representou a primeira fenda no monolítico estalinismo soviético.

  37. edilson borges

    anencéfalo pode... estranho mundo.

    Responda
  38. Ricardo Knudsen

    Muito bom, há q se chamar as coisas pelo q são. Eu, como cansei do debate sem sentido q se estabeleceu, chamo Bozo e Trump de neofascistas. Se é novo, ninguém tem o dizer. De outro modo, tem sempre um iddiota “explicando” q não é fascismo, pq o têrmo se refere a um movimento criado na Italia no século passado, blábláblá.

    Responda
  39. Hermes Yaly

    Vargas, hoje tão enaltecido pela nossa esquerda, tinha em seu entorno apoiadores ferrenhos do nazismo (Felinto Müller, Eurico Gaspar Dutra, etc.). Com isso, o Estado Novo adotou leis que impediram a entrada em nosso país de multidões de perseguidos pelo regime infame. Uns poucos nomes conseguiram romper essa barreira e deram contribuições gigantescas à nossa cultura: Paulo Rónai, Anatol Rosenfeld, Otto Maria Carpeaux, etc. Imaginem nosso país com mais outros iguais a eles!

    Responda
    1. Hermes Yaly

      Só um reparo: escrevi que Vargas tinha um punhado de simpatizantes do nazismo "em seu entorno" mas acho melhor mudar para "ao seu redor"; caso contrário, posso ser vítima de uma futura crônica do RC falando sobre quem prefere "estar próximo" no lugar de "estar perto", "adicionar" em vez de "acrescentar" e outras expressões assemelhadas...

    2. Hermes Yaly

      Bem observado, Márcia e Hernandez.

    3. Hernandez Piras

      O erro que você menciona, Hermes, além de um ato imperdoável de racismo, foi só mais uma de nossas oportunidades perdidas. É nossa especialidade: o país das oportunidades perdidas.

    4. Márcia Shimae Tokashima Nishiye

      Esquerda e direita são pessoas do mesmo naipe. Elas usam esquerda/direita para "dizer" que tem posição política diferente.

  40. Veruska Siqueira

    Sarcasmo à parte, é curioso como a "limpeza étnica" sempre encontra um decreto, um foguete ou um eufemismo para se reciclar. A humanidade, definitivamente, nunca decepciona na arte de decepcionar.

    Responda
  41. Veruska Siqueira

    Que elegante a obsessão de certos líderes por higienizar o mundo - ou, no caso de Trump, o universo. Hitler, Vargas e o magnata da raquete política moderna formam um trio sui generis: enquanto os dois primeiros varriam "indesejáveis" para debaixo do tapete da história, o último os expulsa do tapete... rumo a Marte. Afinal, por que poluir a Terra com diversidade se podemos exportar a intolerância para outros planetas?

    Responda
  42. Gerson Marciel de Oliveira

    Rui Castro, sempre pragmático em seus textos. Subscrevo-os. .

    Responda
  43. MILTON DE MELLO BONANI

    E, o mais incrível de tudo, é que tem gente que defende.

    Responda
  44. CARLOS HENRIQUE INAMINI

    Trump irá afundar os EUA. O planeta Terra corre perigo.

    Responda
  45. João Teixeira de Lima

    É meu caro Ruy, um trio que que nos provoca náuseas. Mas acho que você se esqueceu do moço de Israel que sob a alegação de se defender já matou mais de 47 mil palestinos, cuja grande maioria de velhos, mulheres e crianças. E o estadonudense filho de imigrantes sugere que os palestinos deixem seu país.

    Responda
  46. jose camargo

    Não há similaridade nenhuma entre as ações de Donald Trump e as ações do amigo de Stálin e do ídolo do Lula. O seu texto é de uma desonestidade intelectual monstruosa. Obs; Certamente, serei censurado. O colunista aparenta odiar a divergência.

    Responda
    1. neli faria

      Há sim! Ou o senhor acha correto amontoar trinta mil pessoas num local? Se expulsasse de imediato,tudo bem. Mas, amontoar, como gado, seres humanos num curral? O trump só não deu o golpe em seis de janeiro, porque as instituições dos EUA eram sólidas. Eram, porque hoje, tenho dúvidas. A única esperança para o mundo é a idade de trump: terminará o mandato?, ou a Rainha da Terra o tirará antes? Quem censura é a Folha e não o colunista.

    2. Wilson Luiz Antonio

      Isso me faz lembrar que: O Dia Mundial da Saúde Mental é comemorado em Dez de outubro. A data foi criada em mil novecentos e noventa e dois pela Federação Mundial de Saúde Mental.

    3. Luiz Gustavo Amorim

      Como supor que um sujeito que ainda não entendeu algo tão simples quanto o fato de que quem modera os comentários é o jornal e não o colunista terá condições de entender algo um pouco mais elaborado? Suponha que não e acerte em cheio.

    4. Ricardo Knudsen

      Comentário amargo e desonesto.

    5. Paulo César de Oliveira

      Em se tratando de imigrantes, as prioridades são mais ou menos óbvias em qualquer lugar do mundo, a saber: jovens, física e mentalmente saudáveis, sem antecedentes criminais, não usuários de drogas, com educação formal(alguns países dão preferência para enfermeiros, médicos ou engenheiros), empreendedores com dinheiro para investir e gerar empregos. Tudo mais ou menos óbvio.

    6. Felipe Araújo Braga

      Falou alguém que vota em Bolsonaro

    7. Felipe Araújo Braga

      Falta muita informação para a extrema direita. Hoje eles dizem que gostam de Martin Luther King e abominam Hitler, mas sempre que podem defendem justamente as mesmas ações de Hitler. A extrema direita americana é, inclusive, muito próxima do Nazismo, com a KKK e os herdeiros do Nazismo Alemão apoiando Trump.

    8. victor gomes

      Caro José, falou pouco, mas falou m*rda..

    9. Eduardo Vasconcellos Oliveira

      Vendo comu nistas o tempo todo debaixo da cama, como um do ido var rido, você bem que poderia se auto exilar na Argentina.

  47. Maria Lopes

    E isso aí Ruy, chama-los pelo que são: fascistas, simpatizantes do nazismo. O Muskrat depois de fazer o gesto que o mundo viu (e os sabujos negaram) foi à Alemanha apoiar o partido nazi- o mesmo que Bosssalnero recebeu aqui com alegria). Circula foto de homem algemado e levado com camiseta “latinos por Trump” nas costas. Com jeito de ser levado de uma construção. Ironia cruel. Vídeo de mexicana que chora por ter votado nele e a família levada. Agora, Guantánamo.

    Responda
    1. João Teixeira de Lima

      É isso Maria. Agora só resta chorar o leite derramado.