UOL - O melhor conteúdo
Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. José Luis Oliveira

    Brasil esta preste a perder o controle da inflação, o BC subindo a selic tem um parâmetro para frear a inflação. Se governo não tem credibilidade, não consegue vender seus títulos e com isso não refinancia sua dívida. O descontrole dos gastos é o maior perigo. Hiper inflação a vista. Vamus lá lulapetistas, rebatam, mas sem rancor

    Responda
  2. Paulo Fernando de Freitas

    todo apoio a Fernando Haddad a que os ricos pagem imposto de renda, como eu

    Responda
  3. leonardo oliveira

    Fora Lula.

    Responda
    1. José Bueno

      Fora o Presidente Lula, näo há no momento outro polìtico para enfrentar os desafios desta potência que ê o Brasil.

  4. adilson pedroso

    Depois do Sidônio Palmeira para melhorar a comunicação do governo, o Lula vai contratar o Pajé Sem-Cueca para fazer uma dança para baixar o dólar, o petróleo e a dívida publica!

    Responda
    1. jorge bastos

      Vai precisar do acessório !!

  5. noel neves

    Respeito muito a opinião de todos em se tratando de democracia. Mas Kassab é um oportunista ao atacar Haddad! Que não conseguiu apoio político para atacar altos salários do judiciário! Não conseguir travar as aposentadorias eternas dos militares que Eu e Você pagamos! Kassab é responsável por ser um traidor!

    Responda
  6. José Bueno

    Que bom vermos que temos governo. E com uma equipe sèria e responsável, atenta aos interesses de todos os brasileiros!

    Responda
    1. José Bueno

      Os golpistas e os que querem manter os pobres fora do orçamento precisam começar a levar a sério este gigante que é o Brsdil.

    2. José Fco

      sua fala é um verdadeiro "um show de stand up" de péssima qualidade!

    3. Amad Ali Hammoud

      Muito engraçado o que você disse, quase um show de standup.

  7. José Fco

    O sujeito gastou como se não houvesse amanhã para fazer populismo barato. A conta chegou na forma de disparada da inflação que penaliza sobretudo o pobre, a baixa renda. O que ele esperava que acontecesse? Que a sua massa de seguidores alienados aumentasse? Contra fatos não há argumentos. Simples assim, tendeu? Não, claro que não. Gente abduzida pelo falastrão não entende!

    Responda
    1. César A C Sanchez

      José, só para lhe pedir desculpas pela resposta a um comentário seu corrigindo um erro de português que cometi. Confundi você com outra pessoa.

  8. Gilberto Rosa

    Estranho a Folha não falar que o dolar tá caindo, será que a confiança no governo repentinamente aumentou? A golpista Folha sempre foi, e sempre será, contra os interesses do povo, manipula notícias públicas com interesses privados.

    Responda
  9. Marenildes Pacheco da Silva

    Como dizem os intelectuais, qundo o mercado cobra responsabilidade fiscal, é porque querem que o dinheiro que seria para o povo, fique só pra eles, por isso o lula, acho que quer dar uma de inocente, será que ele esqueceu o tsunami que o mercado causou pata ganhar com juros e com dólar? Com todo defeito, seremos mais felizes com o atual governo. O que nos aguarda no futuro não é nada democrático.

    Responda
    1. Marenildes Pacheco da Silva

      Infelizmente amigo, com o sistema não é tão fácil como na economia, a economia conforme você fala, qualquer dona de casa sabe que não pode gastar mais do que ganha; só que o sistema, não quer que governo gasta o que tem com aposentadorias, transferência de renda, educação... Eles querem que o governo gaste pagando juros dos títulos do governo que os ricos compram em volume altíssimo.

    2. José Fco

      Marenildes, a economia é menos complicada do que parece. Qualquer dona de casa, dono de padaria, ou de um pequeno negócio sabe que se gastar mais do que tem as consequências virão cedo ou tarde. Isso vale para qualquer país. Então enquanto Lula insistir em gastar mais do que o que o país pode gastar as consequências serão danosas para nós, o povão. Simples assim. Tendeu?

  10. Dalmo de Souza Amorim Junior

    Não acredito! Ele vai renunciar pelo que disse!

    Responda
  11. jorge bastos

    Pelos comentários que recebi, tem muita gente que acredita em dados de desemprego e crescimento do Governo. Se esquecem da Dilma 1 em sua reeleição, em que os dados também eram positivos e entramos em uma década perdida depois do fracasso econômico de seu governo.

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Caraca, depois do golpe, das privatizações fraudulentas por joias, juros, gasolina por dividendos, Bolsoguedes e Moro, tem tolo que não entendeu absolutamente nada!

  12. César A C Sanchez

    Como assim "se depender de mim", Sr. Mentecapto? Você tem a "caneta" na mão. Se depender de você, Haddad e Tebet não continuam. Se depender de você, a "amante" na planilha da Odebrecht (segundo a polícia federal) será Ministra, para atacar a equipe econômica ainda mais. E então, Lulão, Gleisi será Ministra da Casa Civil?

    Responda
    1. José Fco

      Caro César, você disse que "Confundi você com outra pessoa". Eu te respondo que a elegância e gentileza da sua resposta logo acima cabe em qualquer lugar e em qualquer debate. Pena que isso seja raro por aqui. Obrigado. Abraços de BH!

    2. José Sovierzoski

      Eduardo 0,1% depois de terem aumentado a arrecadação em 9,5%, ou seja, te extorquir pra te devolver inflação...Tá Serto.

    3. Eduardo Rott Malheiros

      kkk o tal mentecapto entregou o déficit a 0,1%. Vocês bolsonaristas são uma graça..

  13. MARIA F LUPORINI

    Não vai haver corte de aposentadorias nem diminuir benefícios de deficientes. Sossega, Folha do Mercado.

    Responda
    1. Marenildes Pacheco da Silva

      É, o amigo Elcio falou do reajuste do valor liquido da aposentadoria ter sido na pratica um índice menor devido o IR, e, concluir que vi só o valor liquido, mas hoje depois de esperar 50 m, o atendente do 135 de forma competente me explicou do IRRF, depois disso abrir o extrato e realmente o reajuste foi igual ao de todos aposentados, só que o IR retido foi maior esse ano snif snif snif.

    2. Elcio Simielli

      Maria, por lei a aposentadoria sobe pelo INPC, inclusive no governo anterior. Inferior ao aumento do salário mínimo. A única forma de sobrevivência de um aposentado que tem uma reserva financeira é aplicar em renda fixa. Mas não podem ser chamados de rentistas.

    3. MARIA F LUPORINI

      Marenildes, no governo passado você teve zero por cento de reajuste. Nada. E este governo também atualizou a tabela do IR, também não atualizada por quatro anos. Está bem melhor do que antes.

    4. Elcio Simielli

      Marenildes, a minha aposentaria subiu 4,77% porem, descontando o IRPF, a valor liquido subiu apenas 3,89%. Me sustento com a reserva que fiz durante 35 anos de trabalho, aplicando na Renda Fixa, que graças a deus, está rendendo bem acima da inflação.

    5. Marenildes Pacheco da Silva

      Não vai haver corte n Aposentadoria? Minha aposentadoria teve reajuste de apenas 4.24% a do meu marido 4.77% o salário mínimo 7,5%. Estou tentando uma explicação do inss mas no 135 a espera é grande, desisto. Vou tentar pelo gov.com falar direto com o governo. Será que por ser mulher o reajuste é menor?

    6. Ivo Broeing

      Rumo ao que a esquerda fez na argentina e os resultados no governo Dilma, já sabemos o que acontece quando o governo da o que não tem...

  14. jorge bastos

    Se depender dele, seremos uma Venezuela até o final de seu mandato.

    Responda
    1. Dalmo de Souza Amorim Junior

      E depois, Cuba.

    2. Fernando Palhares

      Tirando esta pífia análise conjuntural histórica, o que mais embala esta sua inverossímil profecia. Ora, mesmo a recessão que se seguiu no Dilma 2, estava longe de ser o que temos em Venezuela e Argentina. Outro ponto, a habilidade política de Lula é muito superior a da Dilma e o congresso da Dilma era bem mais hostil, com a opinião pública acalentada por uma lava jato ainda não desmascarada e enaltecida pela imprensa.

    3. jorge bastos

      Os comentaristas aqui da minha mensagem estão se esquecendo dos dados manipulados no governo Dilma 1. Também havia desemprego baixo...crescimento... mas depois entramos na maior recessão de nossa história.

    4. MARIA F LUPORINI

      Evento cancelado com a subida do Pib e a queda do desemprego.

    5. Fernando Palhares

      Tá atrasado. Paulo Guedes previu em 6 meses sem sucesso. E pelo que já cresceu economicamente até aqui cerca de 6%, da o triplo de crescimento do governo Bolsonaro, com inflação um pouco abaixo, muito menos pobreza e muito mais emprego. Caia na real. Em tempo: sem trama golpista.

    6. Fernando Palhares

      Tá atrasado. Paulo Guedes previu sem sucesso que isto aconteceria em 6 meses. O Bozo quase conseguiu: pobreza extrema e trama golpista, tal qual o Maduro.

  15. Fernando Palhares

    O governo parece que venceu a batalha especulativa do mercado. Deu uma declaração desta e pasmem: ibovespa bombando, dólar em queda. Os investidores tomaram um cala boca com os números da economia brasileira, o arregão do Trump com as taxas, e goleada que o Deep Seek aplicou nas high tech americanas com os BDRs despencando. Chegou a hora do investidor brasileiro olhar para seu próprio país.

    Responda
    1. Edson Antonio Mendes

      Kkkk só os pobres brasileiros que não estão comemorando nada, e olha que os pobres no Brasil ultrapassa 90% da população brasileira!!!kkkk

  16. jose roberto prado

    O sempre, falastrão, autoritário e irresponsável! A continuar assim, grande parcela da sociedade sofrerá as gravíssimas consequências de atos desmedidos. O cara é vidrado na reeleição!

    Responda
  17. Paulo Emmerich

    E os juros, Presidente? Vamos comer ntinuar pagando bilhões para os super ricos que aplicam babas de dinheiro no mercado financeiro ?

    Responda
  18. Aparecida Alves

    Faz tudo isso que você prometeu,ai te darei o meu voto!

    Responda
  19. Nilton Silva

    Lula está certíssimo. O mercado vive de chantagem e especulação. Taí o dólar que voltou a cair sem que nenhuma medida drástica fosse tomada pelo governo.

    Responda
    1. Elcio Simielli

      Concordo. Não tenho do que reclamar da renda fixa.

  20. Deborah Teixeira

    Corte de gastos não precisa ser nas camadas mais pobres, pode ser nas camadas mais ricas, mediante corte de subsídios.

    Responda
  21. NACIB HETTI

    Enfim disse o que o mercado quer ouvir: a grana precisa circular.

    Responda
  22. Marcelo Barbosa

    Eu achando que a tragédia no aeroporto de Washington era manchete no site, sqn, é pra botar mais lenha na fogueira que está a gestão Lula da Silva.

    Responda
    1. Leonardo Trindade

      Estão corretos. Aqui não é USA.

  23. Felipe Araújo Braga

    Eu queria tanto que Lula fosse pragmático: responsabilidade fiscal com inclusão social. Se Lula insistir nesse caminho muito ideológico vai dar margem para o retorno da barbárie bolsonarista

    Responda
    1. MARIA F LUPORINI

      Está fazendo justamente isso. Pib em alta, renda em alta e desemprego e pobreza em baixa.

    2. Felipe Araújo Braga

      Édson, a extrema direita mostrou que só causa destruição por onde passa!

    3. Edson Antonio Mendes

      Barbárie bolsonarista ? Cara vc tá assim como o velhote que tá no terceiro ano de mandato na presidência e ainda diz que a culpa é do poxo naro! O vê lhinho lu le perdeu o rumo e o prumo, assim ele capota a vida do povo brasileiro !

    4. NACIB HETTI

      A ideologia dele é o mercado. Disse o que a Faria Lima queria ouvir: a grana precisa circular.

    5. Marcelo Barbosa

      Haddad já citou que não consegue fazer cumprir a meta fiscal a risca pois "direita não quer aumento de impostos e esquerda não quer corte de gastos (para os pobres)" então, fica difícil mesmo.

  24. Valter Junior

    Falar em medida fiscal parece mantra de quem quer parecer inteligente.

    Responda
    1. Marcelo Barbosa

      É o primeiro governo em que o ajuste fiscal não está sendo feito as custas da parte mais pobre da sociedade: Dilma 2 com mudanças no seg. desemprego e pis, Temer com reforma da previdência e trabalhista, Bolsonaro com contingenciamento na educação, saúde e "criatividade contábil" dando calote em precatórios e turbinando voto com isenção fiscal em ICMS na gasolina mesmo prejudicando os estados.

    2. Felipe Macedo

      ironicamente quando Guedes furava o teto em 795 bilhões, usava 300 bilhões para reeleger o das jóias e dava calote nos precatórios não havia um piu sobre "medidas fiscal". Só existe isso quando se trata de governos da chamada esquerda. Ajuste fiscal nos olhos dos outros é refresco

  25. MARCIO Gionco

    Em que planeta ele está ?

    Responda
  26. Jose Roberto X de Oliveira

    A gente tem um Partido de Esquerda que tem um presidente que assumiu o Executivo Federal e se submete ao Mercado financeiro, a impressa cujo Mercado Financeiro é dono. O pior faz a política neoliberal e a população fica entendendo que é uma politica de esquerda. Aí a Direita deita e rola falando que incompetência de um Governo que faz a politica dela mesma é mole? Ou bate na mesa e se assume de esquerda e para com a aliança com essa turma ou o fracasso.

    Responda
    1. NACIB HETTI

      Ele é de esquerda, mas se rendeu uma verdade capitalista: a grana precisa circular.

  27. Edson Antonio Mendes

    A melhor frase do lu le, sim vai ter pedalada fiscal, uma pedalada com pé de meia, que chuteira furada lu le!

    Responda
    1. Edson Antonio Mendes

      Este nandinho é um pateta inepto, ao fazer referência à frase do nine fingers, apenas passei o rolo compressor na segunda parte ao colocar evidente descaminho da governabilidade a exemplo pé de meia, com lastro em pedalada fiscal, mas interpretar é difícil mesmo, quando a sobriedade é aniquilada pela esquerdopatia!

    2. Fernando Palhares

      Edson. Tem certeza de que leu tida a reportagem. Ou comenta a mesma sem o faze-lo por dificuldade de acionar o lobo temporal como todo bom Bolsonarista...

  28. Felipe Macedo

    a oposição chegou a conclusão que a única forma de voltar ao poder é mentindo e atacando o governo Lula sistematicamente com todas as armas, principalmente as mentiras que buscam criar um cenário de crise e caos que não existe de fato. Assim fica mais fácil eleger o candidato dela e do sistema financeiro, candidato esse que nem existe ainda e que, pelo jeito, nem precisa ter projeto algum para o país. É tudo pelo velho "tirar o PT", mas sem propor nada melhor em troca. Absolutamente nada.

    Responda
    1. MARIA F LUPORINI

      Não vão conseguir. Este ano o mercado vão errar tudo de novo. Teremos crescimento com inclusão.

    2. Elcio Simielli

      Só pondo o Lira no ministério da agricultura. Ai fecha.

    3. Felipe Macedo

      Edson e José Roberto, agora me falem quem faria melhor que Lula e Haddad com o atual congresso de direita e extrema direita. Quem entregaria pib beirando 4 porcento e recorde de desemprego, bem como querda vertiginosa na fome a na extrema pobreza. Estou curioso.

    4. Felipe Macedo

      Jose Roberto, legislativo majoritariamente de direita e extrema direita. Lula e Haddad falam em taxar as grandes forturnas e vc já viu o que acontece? até pobres defendem a a genda da direita. Então culpar o executivo é muito conveniente

    5. Felipe Macedo

      por fim os alimentos estão em sua grande maioria mais baratos, tirando carnes e azeite, que envolvem outras questões. Entretanto, ainda assim mais baratos que antes também

    6. Felipe Macedo

      Vamos lá: Alta taxas de juros é em partes consequencia da herança maldita deixada pelo anterior e do rentismo que vcs tanto defendem. Só pra se reeleger foram 300 bilhões, teve os precatórios e mais de 795 bi que furou no teto dos gastos. Inflação na faixa de 4%, ou seja, abaixo dos 2 digitos do anterior. Gasolina longe dos 9 reais do outro. Quanto as estatais, o outro e Temer injetaram 15 bilhões para que elas não tivesse deficit. Assim é fácil de superavit.

    7. Jose Roberto X de Oliveira

      Mas está fácil atacar o Governo Lula. Ele não consegue governar e está fazendo a política da Direita que é um fracasso e a direita cola na esquerda o fracasso que seria dela. O pior fazendo um governo neoliberal a esquerda fica com uma imagem disso quando sua essência é outra

    8. Edson Antonio Mendes

      Ok ! O lule pt tá propondo alguma coisa boa para o brasileiro? Não é a oposição que tá ferrando o governo lu le, mas ele mesmo com altas taxas de juros, alta da gasolina, o rombo das estatais e principalmente o aumento dos preços dos alimentos!!!

  29. Jorge PAULISTANO

    Veja como juros altos é bom para o pobre kkkkk piada, não há nada mais burguês que um petista com poder

    Responda
    1. Felipe Macedo

      Vamos também defender a taxação das grandes fortunas? Topa?

    2. Felipe Macedo

      vamos defender o fim da autonomia do BC, algo criado por vocês, antipetistas cegos. Topa?

  30. Luciano Napoleão de Souza

    A velha imprensa faz a sua parte ao convocar entrevista com seu ladrao de estimação. Mas não há como ajudar este descondenado. É como salgar carne podre.

    Responda
    1. José Bueno

      Ora, golpistas! Perderam! Vocês ainda não aprenderam que é obrigação da imprensa divulgar entrevistas com o Presidente da Repùblica eleito pela maioria do povo?

    2. Felipe Macedo

      hahaha.. volte pro hospício, Napoleão. Falar que a imprensa defende a esquerda é puro delírio. Inclusive o ódio de vocês ao governo que se atreveu a promover avanços sociais é justamente por conta de décadas de ataques ao PT. O sistema só terceirizou para vocês, pobres de direita, o ódio a esse partido

  31. Ivo Broeing

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. MARIA F LUPORINI

      Noffa, que agressividade. O medo dele é grande.

    2. Ivo Broeing

      Sugiro pesquisar antes de passar desinformação Rafael . Cuidado com o xandao hein

    3. Ivo Broeing

      Segundo o Instituto Getúlio Vargas, se a pobreza na Argentina fosse calculada com o mesmo método utilizado no Brasil, o índice de pobreza no Brasil seria maior do que o da Argentina atualmente. Isso indica que, apesar dos desafios econômicos enfrentados pelo governo Milei, as medidas adotadas têm resultado em uma redução significativa da pobreza no país.

    4. Ivo Broeing

      Temos que aprender com o passado Rafael. Não tenho nenhuma saudade do governo Dilma...

    5. Ivo Broeing

      O "remédio amargo" da Argentina está funcionando, colega. A pobreza no país era de 52% no auge e hoje já caiu para 38 porcento e continua caindo. Além disso, após um ano de governo, Javier Milei mantém 60% de aprovação, o dobro do que os últimos três presidentes de esquerda tiveram após o mesmo período. Estive na Argentina no final do ano passado e passei 28 dias por lá. O apoio a Milei é massivo.

    6. Rafael Gallina Delatorre

      Tu é bem DCP né? Mais um com mantra de corte de gastos pra nos levar pro buraco de não retorno. Pobre colhe p no c desde sempre, especialmente no governo passado quando comia osso e cloroquina. E la na Argentina, que tem cada vez mais gente colhendo p no c, mas parece que estão gostando, ou dando uma chance pro engodo. Ao menos por aqui se busca soluções para que os pobres deixem de colher isso aí.

    7. Manoelito Moreira de Souza

      Kkkkkkkkkkk Falta de conhecimento

    8. raimundo campos

      Discurso 51, não é?

    9. Ivo Broeing

      Safra recorde de p no c pelo visto

  32. Florentino Fernandes Junior

    Politica fiscal deve focar arrecadaçao, gravem essas palavras do rei dos pedalinhos

    Responda
    1. Felipe Macedo

      José Antonio, atacam sistematicamente o lula mas quando vamos olhar com atenção, absolutamente tudo que eles atacam era pior com a alternativa que eles arrumaram ao lulopetismo. Tudo.

    2. José Antônio

      Reservas: Bolsonaro perde US$ 66 bilhões de dólares em 4 anos e Lula aumenta US$ 14 bilhões de ''pedalinhos'' em 70 dias. Em pouco mais de 2 meses, petista fez as reservas internacionais do país subirem significativamente. Ex-presidente de extrema direita foi o único que diminuiu 'poupança' (no Jornal do Brasil).

  33. Rafael Gallina Delatorre

    A pressão da imprensa para corte de gastos só tem uma interpretação: ideologia. A racionalidade passa longe.

    Responda
    1. Rafael Gallina Delatorre

      O Ivo acha que só a crença dele está certa, é um fanático religioso. Mas ele pode, quem não pode é a imprensa.

    2. Ivo Broeing

      Estou com preguica de desenhar

  34. andre pedrosa

    Lula se rendeu à Faria Lima logo estará lambendo as botas do trump...

    Responda
  35. Enos Mendes

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  36. César A C Sanchez

    Hiii... começou o blá blá blá do fanfarrão. Lulopetistas caladinhos com o "menino de ouro" Galípolo elevando os juros sem piedade. Sr. Lula, seu governo faz autofagia. A arrecadação recorde é mérito, principalmente, dos contribuintes de classe média, dos pequenos e médias empresários e, também, das empresas em geral. Os mais pobres não contribuem nesse sentido, e deveriam não ser tão penalizados pela inflação dos alimentos que o governo finge não haver. O sonho da "picanha" prometida acabou.

    Responda