UOL - O melhor conteúdo
Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Cleomar Ribeiro

    .. Depósito judicial não liberado de imediato porque as lideranças do departamento comercial do tribunal estáccom fundo em aplicaçoes de mercados financeiras inivisíveis! Liberação do dinheiro para o Verdadeiro oroprietário somente depois do resgate pelo departamento comercial do tribunal! Rataria!Guilhotina nesta rataria!!! Eles pegam o dinheiro, as mulheres dos réus, usufruem e depois, bem depois devolvem, sempre foi assim!.

    Responda
  2. Cleomar Ribeiro

    .. Depósito judicial não liberado de imediato porque as lideranças do departamento comercial do tribunal estáccom fundo em aplicaçoes de mercados financeiras inivisíveis! Liberação do dinheiro para o Verdadeiro oroprietário somente depois do resgate pelo departamento comercial do tribunal! Noninvisível!Rataria!Guilhotina nesta rataria!!! Eles pegam o dinheiro, as mulheres dos réus, usufruem e depois, bem depois devolvem, sempre foi assim! No invisível, ladrão!

    Responda
  3. Cleomar Ribeiro

    ...Os fundos de depósitos judiciais sao geridos pelo departamento comercial do tribunal de justiça!Entâo existe meta de aumento de receita?Entrada de depósitos judiciais?Quanto Maior o fundo maior os dividendos para os scionistas do fundo(anhangueras-Jus (Titulares)e anhangueras-Togados(beneficiários por silêncio comprado))!Cadeia productiva muito criativa! Roubam e deixam roubar e impulsionam a receita,receita predatória! Impulsionam depósito judicial até sem necessidade! Rataria-jus, unida!

    Responda
  4. José Alberto

    Agora sei porque o que tenho direito a receber, valor já depositado, não foi ainda liberado. Que vergonha TJ-SP. É essa justiça mais próxima do cidadão? Além de improdutivo, lotado de privilégios e com salários altissimos, há mais essa. Que vergonha

    Responda
  5. MARCOS FIDELIS DE CAMPOS CAMPOS

    De novo. Mais uma notícia que dá NOJO e VÔMITO em pessoas normais, já a partir da manchete. Pergunto: Até quando, nós os pagadores de impostos vamos permitir isso. Ah democracia cara.

    Responda
  6. Fernanda Sganzerla Melo

    Em 2021, os juízes de primeira instância proferiram 3,1 milhões de sentenças. Já em 2024, julgaram 7,6 milhões. Além disso, em 2024, houve julgamento de outros 4,1milhões de execuções fiscais.Importante anotar que os números do Tribunal de Justiça estão disponíveis a todos em seu portal da transparência. Uma pesquisa jornalística atenta, isenta e comprometida com a verdade evitaria a veiculação de narrativas que não contribuem para a construção de uma sociedade livre e justa

    Responda
    1. Fernanda Sganzerla Melo

      Calma, Sérgio. Todas as reportagens e opiniões que lemos no jornal são desfavoráveis ao Poder Judiciário. E tudo bem, continuo sendo assinante, vida que segue. Nesta achei que valia a pena trazer um contraponto, que quase nunca é lembrado. Não precisa ficar irritado, responder com ponto de exclamação. Na vida adulta convivemos com pontos de vista diferentes, faz parte do jogo.

    2. SERGIO NEVES

      Eles ganham exatamente pra isso. Produzir! E mesmo produzindo tão bem como você tenta transmitir, as reclamações são infinitas. Essa conta não fecha. Portanto, não existe justificativa para usar dinheiro que não é o deles. O que se vê no judiciário é que não existe dinheiro que satisfaça a ganância.

  7. Fernanda Sganzerla Melo

    As quantias que a instituição financeira paga ao Tribunal de São Paulo compõem parte dos recursos destinados, por exemplo, à manutenção de mais de 750 prédios, aquisição de equipamentos de informática para cerca de 40 mil servidores e 2.600 magistrados, digitalização de processos etc. Diferentemente da inacreditável especulação de atraso deliberado no julgamento de processos, o Tribunal de Justiça de São Paulo tem elevado cada vez mais a sua produtividade.

    Responda
  8. Fernanda Sganzerla Melo

    O TJ não utiliza os valores dos depósitos judiciais para pagamento de suas despesas. A instituição financeira que administra os depósitos judiciais remunera tanto os valores depositados pelas partes dos processos - que serão por elas levantados com juros e correção monetária - como os Tribunais. Essa remuneração dos Tribunais em nada prejudica os titulares dos depósitos. Pelo contrário: é utilizada em benefício de toda a população, mediante a expansão e o aperfeiçoamento dos aparelhos de Justiç

    Responda
    1. Carlos Amorim

      Entendi, então o banco paga os juros aos que tem precatórios pendentes e por sua natureza gentil ainda dá mais um dinheiro pro tribunal? Se for assim, então é o Banco do Brasil (público) que precisa ser investigado. Não tem jeito, para o TJ ganhar, alguém está perdendo dinheiro nessa história.

  9. Walter Espiga

    “De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto.” Rui Barbosa

    Responda
  10. DEBIE DOS SANTOS BASTOS

    E aí Nicholas, faz um vídeo sobre essa vergonha. Tem coragem? Tigrão ou tchuchuca?

    Responda
  11. Valter Luiz Peluque

    A ganância destrói tudo. Não é à toa que não conseguimos acreditar na Justiça. Que Justiça? Essa que utiliza fundos obscuros de depósitos judiciais em benefício de seus desembargadores? O nome disso é corrupção!

    Responda
  12. Yohanan K

    Sem ignorar as críticas, temos que reconhecer que só vivemos hoje numa democracia graças ao Poder Judiciário. Se dependesse do Legislativo e do Executivo (que custam tanto quanto o Judiciário), já estaríamos numa ditatura ou, pior, numa teocracia. Temos que coibir os abusos e melhorar os serviços, mas nunca desmerecer o Poder Judiciário e seu papel na nossa sociedade.

    Responda
    1. Carlos Amorim

      Eu, ao contrário, quanto mais vejo noticias como essas, mais acho provável que um dia tenhamos uma revolução com implementação de uma ditadura. Eu defendo a democracia, não é pra ver esse tipo de coisa não.

  13. Evando de Abreu

    Fernando, neste país tem ditador que proíbe falar a verdade, prende inocentes, índios. Se porta como o dono do País. Um ditador. Não temos medo dele mais.

    Responda
  14. BRAULIO S ALVES FERNAN

    Engraçado, como hoje foi um dia de sinais bons na economia, a Folha reorientou as matérias principais. Mudou de assunto. É duro não ter como engajar-se contra o governo, não é Folha?

    Responda
  15. jose gomes

    Isso é caso de polícia. Peguem os ladrões.

    Responda
  16. Leonidas Scholz

    P/Q/P. Os caras querem levar vantagem em tudo. Vara de marmelo neles!!!

    Responda
  17. José Luis Oliveira

    Rapai, qdo vc acha q não pode piorar, vem mais uma bomba. Justiça usando juros de dinheiro alheio para seu próprio prazer. Atônito!!!!

    Responda
  18. Rodrigo Costa

    E os precatórios do ZéCorreria e da Dona TMJ tem que aguardar mais um século na fila do NADA. ESTAMOS FUD....

    Responda
  19. Rodrigo Costa

    E o povo só toma no Centro...

    Responda
  20. Adauto João Pulcinelli

    O CNJ foi criado pra quê?

    Responda
    1. SERGIO NEVES

      Deve ter a mesma função do tribunal de contas.

  21. Admar Barreto Neto

    Vontade de novamente vomitar.

    Responda
  22. Adauto João Pulcinelli

    E eu achava que o Congresso Nacional era podre! O judiciário fede mais! Querem exemplos: TJ do MS, TJ da Ba, TJ do To, TJ de SC, TJ do PR, Tj de Sp, esqueci algum?

    Responda
    1. SERGIO NEVES

      Sim, o TJ do ES. Dizem os advogados que é o pior do Brasil. A classificação do CNJ não mente. Tem história de que já pediram até helicóptero de propina.

  23. Adauto João Pulcinelli

    Entenderam porque a justiça é lenta? Recentemente para obter uma liminar de ordem de despejo por falta de pagamento de aluguel tive que depositar em juízo o valor equivalente a quase 10 aluguéis do imóvel. Dá pra acreditar nesta in justiça.

    Responda
  24. Denise Lins Borges

    O critério é simples, como de uma poupança para magistrados, indenizam os juros e nunca atingem o principal; em consequência, esses valores jamais serão quitados. Os magistrados recebem e, os servidores, não. Os servidores têm déficit de quase 30% nos salários mensais, por índices não repassados, desde 2002. Em muitos postos, deixaram dois computadores para vários funcionários e o sistema de automação da justiça - SAJ, mais fica fora do ar que funciona. Caminho do Judiciário Paulista.

    Responda
  25. Fernando Sanches

    Mais um motivo pelos quais existem mais advogados no Brasil do que engenheiros. Aliás, o Brasil é o país com mais faculdades de direito no mundo.

    Responda
  26. Caio Carvalho

    Minha mãe ficou esperando TRÊS anos para um juíz assinar um papel liberando o dinheiro que a Prefeitura já havia depositado nos autos de um precatório. Eles ficam segurando o dinheiro mesmo, de propósito, para se apropriarem da diferença dos juros em prejuízo dos que aguardam. O Ministério Público não faz nada a respeito, óbvio!

    Responda
  27. Carlos Magnabosco

    Quando a preguiça se junta com a cobiça, aí é que a Justiça enguiça (até rimou).

    Responda
  28. SERGIO NEVES

    Sempre soube que tem falcatrua no judiciário. Não tem como jorrar dinheiro como aquilo ali jorra. Temos um legislativo covarde também. Cadê a caixa preta do judiciário?

    Responda
  29. Leão Machado Neto

    É um absurdo, porque quanto mais eles demorarem para liberar o dinheiro de processos, mais lucrarão com o dinheiro de terceiros. Creio que o nome disso é desvio de recursos de outrem.

    Responda
  30. Airton Marin

    Por favor alguém faça alguma coisa. Uma categoria que devia dar o exemplo...num país tão pobre se beneficiam descaradamente enquanto precisamos cortar recursos. Sempre sobra pro andar de baixo. STF ? Alguém aí pra peitar essa gente ?

    Responda
  31. DIRCE BUZATO

    Isso é a justiça célere do nosso país. Para isso aí são céleres. E como !

    Responda
  32. Raymundo Itareru

    adivinhem de onde vem os juros kkk do suor dos trabalhadores, a Selic nesse patamar e os band !dos acham que ainda pode aumentar mais

    Responda
  33. eduardo silva

    Certamente essa prática desonesta ocorre em todos estados!!!

    Responda
  34. eduardo silva

    Mas que falta de caráter, que barbaridade!!!!

    Responda
  35. PEDRO TEIXEIRA

    Cadê a policia para esses caras? Esses abençoados estão assaltando o Brasil já tem muitos anos.

    Responda
    1. Airton Marin

      Juiz julgando juiz, nunca vai dar em nada. Uma categoria que devia dar o exemplo...num país tão pobre se beneficiam descaradamente. O que é que podemos fazer ?

  36. Cesar Costa

    Esse processo de moderação da FSP é um absurdo. Dizem que em nossos textos existem palavras que requerem moderação, só que não falam quais foram as palavras impróprias. Encerrada minha assinatura não renovarei.

    Responda
  37. Cesar Costa

    Os 3 poderes perderam completamente a compostura. Executivo com seu desleixo fiscal, legislativo com o escárnio das medidas PIX e o judiciário com essa é outras vergonhas. Estamos cansados de nos fazerem de idiotas. Por quem e como isso foi autorizado no TJ-SP? Precisa vir à público se explicar, não através de notas oficiais, botar a cara à tapa.

    Responda
  38. Evando de Abreu

    Depois reclamam de não ter moral com o povo. São ladrões é isso inclui o stf

    Responda
    1. Fernando José Nicoli

      Já lhe alertei. Este país tem lei, juízes, sendo que um deles pega terroristas e hospeda o infeliz na papuda.

    2. Fernando Alves

      Falou o que tem paixão pela família dos ladrões de joias

  39. Yohanan K

    E o Tribunal pegou dinheiro de alguém? Alguém deixou de receber o que lhe era devido? Não. O serviço público prestado pelo Judiciário, como qualquer outro, custa dinheiro e que bom que parte dele venha de rendimentos pagos por um banco, sem tirar de ninguém e sem cobrar mais tributos

    Responda
    1. Fernanda Sganzerla Melo

      Não adianta tentar trazer um contraponto, Yohanan. As pessoas não querem saber. Os magistrados viraram alvo de linchamento, foram eleitos os vilões da república. Há problemas na prestação do serviço, críticas a serem feitas? Sem dúvida. Mas fazer crítica ponderada e sóbria exige trabalho e, principalmente, não incita a raiva das pessoas. Parece haver método por trás da campanha.

    2. DEBIE DOS SANTOS BASTOS

      Você é do quadro. Só uma revolução nos libertará de tanta injustiça.

  40. Fausto Arroio

    Tratam-se de parasitas sugando o dinheiro público. E se garantem criando os próprios penduricalhos.

    Responda
  41. Clovis da Silva Leitão

    Isso nada mais é do que a apropriação indebita praticada por depositário infiel. Não é outra coisa. É o mesmo que apreender um BMW e ficar desfilando com o carrão como se fosse seu.

    Responda
  42. Antonio Carlos Alves Prado

    Puro estelionato.

    Responda
  43. Marcus Guedes

    Os intocáveis. Quando pegos, ganham aposentadoria plena. Vergonha.

    Responda
  44. ANIBAL CARRION

    D. Folha o que o CNJ diz sobre isso? Questiono ainda se o governo de SP, sustenta o tribunal ou ele tem autonomia financeira e não depende do Estado? E outra questão, esses juros dos depósitos privilegiam as partes que acionam a justiça e aguardam os seus pagamentos? Explica pra gente

    Responda
  45. Silvio Knapp

    Que festa. Utilizam os juros de depósitos judiciais em proveito próprio. Se fossem cidadãos comuns seriam enquadrados em estelionato.

    Responda
  46. Andre Moraes

    E a mesma turma que critica que o governo não corta despesas, que quando se discute reforma de renda com isenção para quem ganha 5mil e quando tenta taxar os super ricos é populismo, que quando cria políticas de fortalecimento do salário mínimo é gastança, e quando tenta impor limites aos penduricalhos e aos salários, enchem o legislativo de lobistas. O triste é que a maioria dos direitistas são assalariados e se colocam dentro desse grupo, sem que estejam incluídos neles; quando vão acordar?

    Responda
  47. Fernanda Sganzerla Melo

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. José Antônio

      Como é possível uma só empresa ou um só cidadão do Brasil ter inveja do judiciário mais caro do mundo? É impossível! Você consegue adivinhar de onde vem os impostos que o mantem? Desconfio que você adora ser tratada por egrégia.

    2. DISSON DEF

      Entendi. Pegou uma boquinha na Justiça.

    3. Alessandro Fonseca

      Pode elaborar por favor?

  48. matheus silva

    obviamente os juros dos depósitos judiciais deveriam ser recebidos pelo jurisdicionado...

    Responda
    1. Caio Carvalho

      Para o jurisdicionado é apenas o que pagar a poupança mesmo… Enquanto a parte interessada aguarda, a diferença dos juros mais elevados vão sendo apropriados. E agora sabemos a intenção disso e o incentivo a não liberar o dinheiro do credor.

    2. Rafael Leitao

      Poise, isso eh tão óbvio. Q absurdo isso ai

  49. Alexander Luvizetto

    Criamos um país absurdamente burocrático. O número de processos é resultado dessa visão estadista e burocrática, um freio à sociedade, que deveria ser madura suficiente para resolver a maior parte de seus conflitos. Operadores do Direito vazam pelos cantos. Juízes caríssimos, cheios de privilégios. Criamos uma nobreza republicana, que vivem no Versalhes tupiniquim.

    Responda
  50. MARIA F LUPORINI

    Absurdo. O conflito de interesses é claro: se forem lucrar pessoalmente com o dinheiro de mora aplicado nesse fundo, os juízes vão demorar mais a liberarem as sentenças. O contribuinte e o estado podem perder e muito.

    Responda
    1. Caio Carvalho

      O conflito de interesses não poderia ser mais evidente!

    2. Clovis da Silva Leitão

      E ainda recebem adicional por excesso de processos.