-
Elvis Pfutzenreuter
Vamos criar a Instagrambrás? Já imagino a disputa pelas sinecuras.
-
Johel Souza
Ser líder global de influenciadores digitais no Instagram é um atestado de estupidez para a população deum país.
-
Marcos Longaresi Carvalhães
Os EUA não é flor que se cheire e nunca vai ser. Porém temos que admitir 100 anos antes do iluminismo eles já eram independentes e democratas. Já por aqui às coisas andaram e andam a passos de tartaruga, mas antes ficar a mercê da redes sociais dos EUA do que da China. Vamos esperar o governo já implantou o projeto de IA brasileiro, IA ter picanha; IA ter combustível com preço baixo; IA ter menos queimada..........IA.....IA.......e IA.........
-
Ademar Antonio Nunes de Figueiredo
tem hora que ficar calado é demonstração de inteligência.
-
-
Marcos Benassi
Xiiiiii, querida Djamila, o bagúio é lôko: esperancemos, porque as referências esperancistas são das melhores (seu Galeano, seu freire e dona Lélia). Se tem duas coisas que, creio, valeriam desenvolvimento público, é plataforma de conversa e de transporte. Já mencionei isso por aqui, nos comentários, antes mm e levei umas bordoadas. Mas, tal como você, sustento a perspectiva: fazer sistemas públicos, de código aberto, para poder compartilhar e receber incrementos, num movimento amplo, é o caminh
-
André Luiz
Djamila sempre com seus textos e análises inteligentes. Vinha bem, até que escorregou em Paulo Freire (argh!).
-
Marilia Moreira
Paulo Freire para além das questões acadêmicas, é mais útil para ser citado do que algo concreto. Invariavelmente àqueles que "não gostam" dele não passa de uma muleta ideológica para disfarçar preconceitos e desconhecimento. É o famoso não li mas não gostei. Eu realmente nunca vi uma crítica sequer ao Paulo Freire que tenha se baseado em leitura de sua obra... ao menos um livro por completo.
-
-
José Cardoso
Esse sonho autárquico sempre foi o canto da sereia de nosostros em latino-america. O que é compreensível dado o histórico das exportações agrícolas e minerais, com escravidão e trabalho forçado dos tempos coloniais. Mas é uma armadilha. Vide a reserva de informática. Os chineses colocam seus produtos e serviços no mercado mundial, não se limitam a substituir importações.
-
José Cardoso
Marilia, mesmo o Japão em seu início também tinha capital estatal. Mas não é esse o ponto. Se for para montar uma empresa, é para competir no mundo. Um bom exemplo vem de nossos hermanos. A plataforma Mercado Livre é argentina, e seu sucesso está em ser bem mais que uma empresa argentina.
-
Marilia Moreira
Bem, o modelo de industrialização Chinês, em seu início, não era o que é hoje. Talvez não se tenha a atenção necessária em perceber o quanto de capital estatal chinês, direto ou indireto, eflui para os projetos das empresas lá instaladas. Em resumo: engana-se quem pensa que empresas chinesas competem com capital apenas privado no mercado internacional.
-
-
Anete Araujo Guedes
A maioria dos congressistas pertence à extrema direita neofascista. São uns lambe-botas, que se enrolam na bandeira americana. Assim como tivemos um presidente que prestou continência à bandeira americana, que disse, sem nenhum pudor, y love you Trump. Um governador que colocou um boné na cabeça, em homenagem a um presidente que abriu guerra contra os imigrantes latinos. Um país que segue com maior intensidade nas mãos dos EUA, pelo fato de não termos nenhuma proteção nas redes sociais.
-
Flávia Masetti de Oliva
Sempre provocativa e brilhante. Há luz no final do túnel?
-
Marie Santos
"Empresa pública nacional de redes sociais". Nos anos 80 tivemos por essas bandas a "Lei de Informática ", iniciativa nacionalista q nos relegou a anos de atraso ao tentar forçar (sem sucesso) o desenvolvimento da indústria Informática entre nós. De boas intenções o inferno está pra lá de cheio.
-
Marilia Moreira
O que a "lei de informática" tem a ver com a proposta (claramente não-factível) da colunista? Em algum momento ela propôs impedir o funcionamento no país das estrangeiras? Sobretaxar estas empresas? Qualquer país que tenha um projeto sério de crescimento em qualquer área protege suas empresas em seu nascedouro para que tenham condições de competição internacional. Coréia, China, EUA, por exemplo, fizeram e fazem tranquilamente sem que "o pessoal raivoso" os critique.
-
-
Márcio Marques Alves
O Brasil é uma economia completamente à mercê de empresas americanas em todas as áreas, mas a única preocupação de partidários do governo, é com a abertura que as redes sociais americanas concedem a seus usuários no que concerne à manifestação da opinião, e que deixa os donos do poder no Brasil, vulneráveis. A grande imprensa, principalmente televisiva, também deseja silenciar redes sociais no Brasil, por uma questão de hegemonia como proprietária da verdade. Enfim, a censura.
-
Ricardo Andrade
É incrível como o país virou refém da ignorância e da estupidez. Estamos sendo escravizados pelos bilionários das big techs americanas que estão recebendo bilhões do Estado norte-americano para desenvolver AI e dominar o mundo, enquanto aqui os escravizados modernos advogam para os escravocratas. Djamila está com razão e falou a verdade.
-
Marilia Moreira
O José Cardoso faz pesquisas na enciclopédia Barsa, assiste vídeos em projetor Super 8 e lê jornal comprado na banca... a mensagem acima ele enviou pelos correios com selo e tudo.
-
José Cardoso
Escravizados, sério isso? Fale por você. Eu nunca usei essas redes. E acredite, você tem livre arbítrio, pode sair fora a hora que quiser.
-
-
Henrique Marinho
Esses wokes estão deses perados mesmo. Esta aqui veio com a criacao de uma empresa pública nacional de redes sociais. Só se for para cabide de emprego de pet istas.
-
Robson J Oliveira
o judo pode ser a resposta que a inercia da comunicacao governalemtal e as agencias de propaganda nao acham e nao procuram... Ou seja. usar a for das redes sociais contra eles. pois não é o poder america nas redes que conta mas sim cerca de 40 caras bem pagos e bem organizados que criam bots e fake news em profusao e os impulsionam de forma a parecer um exercito imenso. .
-
Cleisson Moraes Bastos
Possivelmente,se nós tivéssemos uma educação básica de qualidade,lá no passado: hoje teriam a nossa própria rede social ou uma inteligência artificial Brasileira. Embora, nós gastamos milhões na educação que não tem eficiência.
-
victor lag
Mas estão mais interessados naquele Juju mento do Paulo Freire
-
-
Sidney Costa
Em primeiro lugar é preciso esclarecer que os deportados são imigrantes ilegais ! Pessoas que entraram de maneira clandestina, grande parte pagando até 20mil dólares a grupos criminosos na fronteiro com o México, os chamados coyotes ! Grande parte desses imigrantes ilegais são de países como Cuba, Venezuela, Guatemala , México, Brasil ... Eduado Galeano e a militante Djamila gostariam que a América latina fosse uma caricatura da esquerda latino americana.
-
ValSouza Souza
Excelente questionamento das posições geopolíticas atuais. Os líderes unidos da América Central e do Sul juntos podem mudar as regras deste jogo. Cabe ao centro e ao sul se unirem pela liberdade e autonomia sócio-econômica e tecnológica. Fortalecer o mercosul, Brics e incluir a América Central pra fazer frente aa decadência do império americano que treme frente aa evolução dos tigres asiáticos.
-
Henrique Richter
Perfeito! Brasil deve não só fomentar tecnologia e suas próprias plataformas sociais e estrutura digital, também impulsionar os centros de pesquisas cientificas nacionais para produção das nossas próprias IAs. É hoje algo urgente, inclusive como estratégia geopolítica e para preservar nossas instituições
-
Marco A Moreira
Para isso é necessário investir em pesquisa não criar uma estatal para servir como cabide de emprego para os amigos ou ações não republicanas. Sem investimento não tem como desenvolver tecnologia de ponta , não existe mágica nem milagre. Qual a política do governo quanto a isso? Qual o investimento em ciência ? Qual o programa governamental para permitir que nossos pesquisadores tenham as melhores condições no Brasil? Ciência não se faz com retórica!
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.