UOL - O melhor conteúdo
Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Edison Luciano

    Para a fsp elocubrar é palavrão, devendo passar por moderação.

    Responda
  2. João Aris Kouyoumdjian

    Veias coronárias. Parabéns aos revisores. Cada dia pior. Antes se aprendia nos jornais. Hoje aprende-se errado.

    Responda
  3. Marcelo Magalhães

    Esclarecendo, as evidências científicas são contrárias ao checkup cardiológico sistemático, ou eventual. Da mesma forma, as evidências demonstram que a revascularização em pacientes estáveis não é superior ao tratamento clínico. Assim, sem entrar no caso específico do senhor Otávio, acredito que ele tenha recebido a melhor atenção e o melhor tratamento, me manifesto exclusivamente para que os leitores não sintam medo e não se submetam a avaliações não recomendadas. Procurem seus clínicos gerais.

    Responda
    1. Marcelo Magalhães

      Prezado Ricardo, perdão, você está certo que devemos procurar um clinico com alguma frequência, mas o nome disso não é checkup. O clínico saberá solicitar exames, caso ele ache necessário, mas com certeza o fará na medida exata de questões a esclarecer e não aleatoriamente, como se algum deles pudesse trazer informações desconhecidas. Assim, o importante é a decisão do clínico em comum acordo com o paciente. Checkup protocolares podem gerar overdiagnosis e overtreatment. E isso é grave.

    2. Ricardo Zuppo

      Todos tem de fazer check up preventivo pelo menos uma vez ao ano.

    3. Marcelo Magalhães

      Prezados senhores, eu avisei no início que não estava comentando o caso do apresentador, mas as evidências científicas. E assim continuo, uma pessoa assintomática, sequer tem indicação de ir ao médico, quanto mais de fazer exames e muito menos de fazer cineangiocoronariografia. Qualquer outra colocação diferente dessa, pode ter inúmeros outros apelos, mas não é clínica, isso tem outro nome que, com a permissão dos senhores, me abstenho, de escrever.. obrigado pelos comentários.

    4. Edison Luciano

      Com uma obstrução de 95% é melhor não ficar elocubrando. O desastre é iminente.

    5. Ricardo Zuppo

      Você sabe qual artéria estava obstruída? 95% é pouco para você? Se informe melhor antes de dar palpites.