UOL - O melhor conteúdo
Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. MARCOS FIDELIS DE CAMPOS CAMPOS

    Meu caro Vinícius. Existe um ditado popular que diz: cada povo tem o governo que merece. Eu concordo integralmente com isto. Veja aqui, os nossos eleitos representam exatamente um resumo dos eleitores brasileiros. Lá também. Portanto, se lá o cidadão foi eleito por meio de eleições confiáveis, honestas, por eleitores alfabetizados politicamente com votos livres e não obrigatório, não há motivo para críticas. Daqui a quatro anos, se altera em caso de erro. Infelizmente, tudo ao contrário daqui.

    Responda
  2. Dartagnan Santos

    Trump é uma marionete das big-techs. Pretendem usá-lo para aniquilar o Estado norte-americano e todos os outros. Musk e cia. querem ser déspotas absolutos.

    Responda
    1. MARCOS FIDELIS DE CAMPOS CAMPOS

      Aquelas que desejam que o presidente eleito por eleições limpas, votos livres e não obrigatórios por eleitores totalmente alfabetizados politicamente, defendem todos os demais países, menos o deles.

    2. MARCOS FIDELIS DE CAMPOS CAMPOS

      Agora sim. Falou a voz de todas as sabedorias.

  3. Hernandez Piras

    As pessoas sempre aprendem a lição, porém tarde demais.

    Responda
    1. Dani Evans Ribeiro

      Excelente comentário . De fato é uma verdade profunda o que vc disse .

  4. MARCIO OLIVEIRA

    Errado já está dando, mas a chance disso tudo dar muito errado é enorme, pra piorar não há muito que possamos fazer aqui no sul a não ser fortalecer nossas relações de troca de forma a depender menos dos EUA e seus acessos de desinteligencia institucionais. Já temos as nossas próprias desinteligencias institucionais pra nos preocupar tanto a direita e a esquerda.

    Responda
  5. FREDERICO FLOSCULO PINHEIRO BARRETO

    Vamos ver até que ponto TODO O POVO dos E.U.A. Aguentam o Tranco do Tramp.

    Responda
  6. JORGE CESAR BRUNO

    Bom duas consequências da eleição de Donald Trump, os Democratas voltarão nas próximas eleições, e a extrema direita tem tudo pra fracassar no resto do mundo! E aos Latinos, negros e minorias que o elegeram, que aprendam a lição! Supremacista e racista, não seria diferente!

    Responda
  7. JORGE CESAR BRUNO

    Ainda bem que os jornais americanos não se ajoelham para a besta Donald trump!! " Nunca é momento pra se curvar a um tirano "!

    Responda
  8. jose prado

    O problema é que a explosão em um apartamento pode levar a implosão do prédio inteiro! I mundo!

    Responda
  9. José Cardoso

    A referência ao McKinley, que também criou tarifas, mostra um abandono de uma visão de futuro para um culto a um passado nostálgico. Isso sempre foi típico em países europeus, de longa história. Mas é uma novidade nos EUA.

    Responda
  10. Afonso Galvão

    USA, quem diria, será a próxima Venezuela. Tramp será o madurão do Norte.

    Responda
  11. Adjalma Rodrigues da Silva

    Perfeito o artigo. Como sempre, sem mais delongas, vai no cerne da questão.

    Responda
  12. eduardo silva

    No pé que está essa tendência ( taxman)só mudará com queda popularidade importsnte nas pesquisas de opinião.Será guerra de pesquisas também e lá só tem instituição de pesquisa +, ou tem ibge também?!

    Responda
  13. Marcos Benassi

    Poi Zé, Vêtêfê, o TrAmp, como Rês Pública, faz campanha publicitária pras demais reses, algumas também públicas, a maioria privadas. É um treco malucaço, mas deve compensar pra ele e os seus. O mais bizarro é ver a Bozoléia, por aqui, gritando urras e fazendo juras de amor-fidelidade. Sei não, meu caro, bagúio lôko, mas galvaniza a galera ultradestra mundo afora.

    Responda
  14. eduardo silva

    Lado positivo de usd forte,inflação e recessão global se houver extensa guerra de tarifas será qual? Piores seriam guerras e fome certamente.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Lembremo-nos de que não estão faltando essas duas últimas, prezado Eduardo, especialmente a segunda.

  15. Ettore Fellini

    Se pessoas que se dizem de esquerda fossem dialéticas entenderiam que o melhor presidente para afundar o império é trump.Só Putin entende isto . Com trump há esperança finalmente de declínio mais acentuado deste sistema espoliador e devastador de nações.Se é ruim pra eles é otimo para o mundo

    Responda
  16. Ettore Fellini

    Esta é a boa nova Somente os americanos poderão destruir este sistema nefasto , este império maligno que tanta destruição e mortes tem causado no mundo. reeleiçao para trump O melhor presidente para o declínio americano. E que tenha muitas politicas burras Eles merecem

    Responda
  17. Nasemar Hipólito

    Análise muito boa. É exatamente isso, infelizmente...

    Responda
  18. Helio Cardoso

    O clã nada comenta, mas o 'trump-tranqueira' depois de barrar no baile a micheque e o bananinha, deu um tapa na cara dos bolsomínions quando, no acidente aéreo, botou a culpa nos ‘programas de diversidade e inclusão’ de Biden e Obama, ignorando que a ex-primeira dama já fez discurso em libra e tem um tio surdo!

    Responda
    1. Helio Cardoso

      Pois é, caro Beni, foram ignorados, mas continuam capachos!

    2. Marcos Benassi

      Caro Hélio, o colega Paulo, aqui embaixo, tem um ponto. Agora, Paulo, essas "indelicadezas" do grão-Reagan ora no trono, bem que podiam arrefecer o entusiasmo Bozolóide, né não? Mas, talqualmente os argumentos racionais, os comportamentos do vaqueiro imobiliário não sensibilizam a Bozoléia...

    3. eduardo silva

      São caras de pau e não sentem tabefes! Queda popularidade doerá.

    4. Paulo César de Oliveira

      Meu caro Hélio, você acha mesmo que ao criticar as políticas DEI o Trump deveria ter pensado no tio surdo da ex-primeira dama de um pais em desenvolvimento da América do Sul?

  19. LUIS PASSEGGI

    Hilário. O colunista diz “Há indicadores de onde pode vir essa ira (não razões justas).” Depois, desfia uma série de razões, concretas e quantificadas do descalabro americano. Essas razoes não são justas para quem, cara-pálida?!

    Responda
    1. Lucas C

      O que não são justas são onde a ira é direcionada. Trump e seus eleitores jogam a culpa de tudo nos inimigos comuns que o populismo tanto ama, sem se importar com o quão precisa ou até mesmo factual seja a acusação. Pode até dar certo, do mesmo jeito que dá pra matar uma erva daninha num quintal com uma granada. Se você nao se importar de destruir o quintal...

  20. Leonilda Pereira Simoes

    É típico do bilionário ra cis ta, xe nó fobo querer lu crar em cima de países que são parceiros comerciais. É muita bur ri ce tudo o que faz, nada é para melhorar o país e o mundo. Só tem projetos para des truir o meio ambiente, prejudicar os mais pobres, perseguir imigrantes dizendo que são ban di dos quando a maioria é de trabalhadores. Insulta países amigos, não tem noção para ser deputado, quanto mais presidente. Só quer lu crar no cargo, fica muito claro. E pode afun dar o país.

    Responda
  21. Murilo Belezia

    Tá! O Congresso impicha o bad boy laranja&rugas. Alguem aí na platéia lembra o nome do vice? O partido Republicano assemelha-se ao PSDB de João Dória. Já fez água, mas quanto tempo para afundar? Mesmo num sistema secularmente bipartidário, Trump pode detonar as estruturas partidárias a um ponto de não retorno. A cada dia sua, nossa agonia.

    Responda
  22. Marcelo Pires

    "A guerra cultural", se é que se pode dizer isto, trará inflação na veia, taxa de juros alta e por consequência desemprego. Os outros países irão procurar outros parceiros comercias para evitar essa taxação, por consequência os produtos irão sumir das prateleiras dos supermercados nos eua , além da mão de obra que, com certeza, ficará muito mais cara. É um processo que com o tempo irá aparecendo devagar

    Responda
  23. Bruno Sebastião Neto

    Tarde de mais para uma virada com relação a China,os Chineses vinham desenhado o seu desenvolvimento há décadas, não foi um acaso, e sim um planejamento,o EUA não consegui parar a China !

    Responda
  24. JO ALMEIDA

    Esse Trump 2 é varrido e abjeto, vai destruir a economia americana, talvez o congresso se de conta disso e tira ele antes que os EUA afunde.

    Responda
    1. maria Dias

      Rai Gipvanni Ainda batendo na tecla de expresidiario? Pois e o Brasil preferiu o ex presidiario do que o futuro presidiario capitao!

    2. Ricardo Botto

      E em breve um ex-presidente que vai tornar-se presidiário.

    3. Rai Giovanni

      Abjeto por abjeto temos aqui um ex-presi-diario na presidência....

  25. Paulo Sales

    A queda do império está em processo. Como marido traído, vão ser o último a perceber.

    Responda
    1. Ricardo Botto

      O problema é que impérios quando caem provocam um estrondo tremendo.