Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Osmário Mendonça

    Minha opinião: poderia continuar essas entrevistas uma vez por mês e aproveitar para realçar mais a figura do Haddad. Pra quê? Para lançá-lo a candidato 2026. Não que o Lula acabou, mas é melhor parar enquanto está bem, do que parar quando vier a decadência. O PT precisa renovar.

    Responda
  2. Alexandre Marcos Pereira

    A meu ver, Lula se saiu bem na entrevista. Não houve hesitações, não houve ruídos, apenas a cadência perfeita de alguém que já previra todas as perguntas antes mesmo que fossem formuladas. Eis aí o triunfo: não foi uma entrevista, mas uma peça teatral com roteiro bem afinado. A oposição dirá que foi um truque de retórica; os aliados, que foi um banho de lucidez sobre a opinião pública. Os indecisos devem ter tido uma boa percepção do entrevistado.

    Responda
  3. Raul Cunningham

    Lula e como o escorpião da fábula ; nao consegue esconder sua natureza!

    Responda
  4. LORENA PARDELHAS

    Não creio que Sidônio tenha todo o mérito. Lula foi Lula ; carismático, charmoso, verdadeiro e, sim, causa espanto! sempre de mãos dadas com pássaro da juventude. Salve Lula !

    Responda
  5. neli faria

    Daqui a pouco o lula cassará a vice-presidência do Alckmin! Votei em lula pelo Meio Ambiente e com menor entusiasmo pelo vice Alckmin. Hoje a Janja é a vice de fato e o meio ambiente? Descobri bem serôdia que lula ,esquerda, é ambientalista desde que seja oposição. Em vinte e seis, se Viva eu estiver, sou idosinha, darei a nota que lula merece: zerozero!

    Responda
    1. neli faria

      Mais ainda, senhor Osmário,ao digitar treze, ao contrário do red gado, não dei procuração em branco para aplaudir os erros do lula. Se eu não tivesse votado para o oportunista do boiadeiro atual, não passaria vergonha de dizer que fui enganada por ele: é ambientalista apenas na oposição. Em dezoito? Anulei!

    2. neli faria

      Sr Osmário: existem vidas Inteligentes no Brasil fora da Dicotomia Bovina lula e bolsonaro. Conheço um Oportunista de Longe, tanto que em vinte e dois, pela primeira vez na vida, votei para o Oportunista do Boiadeiro atual, lula. O bolsonaro? Digo que o maior erro do Exército não foram os golpes da República, Trinta e sessenta e quatro, mas, ter mantido o mau militar nas fileiras. Fiz-me entender agora?

    3. Osmário Mendonça

      Não está falando a verdade. Está com vergonha de falar que votou no MITO?! Pode falar não tem problema. Tem meu respeito de toda forma. Isso é democracia.

  6. JAQUES BRAND

    Casa civil e Vice-presidência devem assumir absolutamente todas as tarefas de supervisão administrativa, e o presidente deve ser preservado ao máximo do desgaste da rotina e da moenda diária. O "dream team" de ministros deve ocupar o primeiro plano, sempre como executores da vontade presidencial. Lula deve subir ao alto da montanha e atuar como um Sol. Em toda parte e distante dos olhos.

    Responda
  7. Francisco Marra

    Fala verdade aí!! Bozo tem coragem de ficar 1 hora e 20 minutos sendo intevistado. Lula sabe muito bem o que faz, tem ponto de vista sobre todos assuntos, já bozo mais parece biruta de aeroporto muda de posição quando convem.

    Responda
    1. Osmário Mendonça

      Biruta de aeroporto, gostei. Comparação bem apropriada .

    2. Carlos Amorim

      Note como vocês estão sempre resgatando Bolsonaro pra comparar com Lula. Essa esquerda estúpida precisa do ignóbil pra sobreviver.

    3. Rodrigo Cabral

      Lula também da essas mudadas de rumo, camarada. Sem ser bobinho, xara.

  8. Alexandre Marcos Pereira

    O secretário, figura que até então pairava nos bastidores da administração, emerge na tela como maestro de uma sinfonia de narrativas bem ensaiadas, conduzindo cada resposta com precisão cirúrgica e um sorriso que oscila entre a a empatia e a astúcia. A entrevista era aguardada como um duelo entre o presidente e a imprensa sempre ávida por deslizes. Sidônio, com sua voz pausada e gestos comedidos, tem fluidez na fala e tenta conseguir controle absoluta da pauta. Tem preparo para o cargo.

    Responda
    1. Rodrigo Cabral

      Foi horrível a entrevista para o Sidônio. Só ver as feições dele.

  9. Antonio Pimentel Pereira

    Trinta anos de real, só ampliando carga tributário, o deficit público zero nunca foi conseguido, só criando programas de governo, muitos exitosos e outros eleitoreiros, só criando estruturas administrativas, estatais e gastos pra agradar a elite q sempre vivem do orçamento público. A lula foi dado nova chance pra tirar essa carga de impostos do consumo e colocar na renda dos ricos, daí não fez e tá pagado pela reprovação do governo. Vai precisar de um novo plano tipo o real, com mudanças fortes

    Responda
  10. Adriano Dos Santos Bras

    Governo perfeito igual do Bozo não teremos nunca mais kkkkkkk

    Responda
    1. neli faria

      O Bozo acabou com o Brasil! Ficou quinze anos no Poder e nada fez pelo Brasil: saneamento básico, segurança pública , infraestrutura. O Bozo nesse período torrou dinheiro público em propagandas autopromocional apenas para iludir os incautos.

    2. Florentino Fernandes Junior

      Tava demorando, e o bozo? o mugido unico do redbanho

  11. Evando de Abreu

    A entrevista foi um vexame

    Responda
  12. MARCIO Gionco

    O Haddad é fraco por causa do Lula que não lhe dá força, porque está andando e andando para a situação do país. Além disso, não é do ramo, apesar de bem-intencionado.

    Responda
    1. LORENA PARDELHAS

      Não é do ramo!? O ministro Haddad é mestre e PHD em economia. Professor da matéria na USP. Além de advogado e professor de ciências políticas. O que seria "do ramo", no seu importante entendimento ?

  13. Ivo Broeing

    As checagens das mentiras dos discursos de lula não tem preço, se ele acha que vai recuperar credibilidade e apoio com discursos genéricos e mentindo a rodo ele ta perdido, só discursa pro gado de esquerda que não precisa ser convencido de nada ja que e crédulo e acrítico

    Responda
    1. Rodrigo Cabral

      O Charles Brown do Snoopy quer dizer que alguém eh de realidade paralela, sendo que ele mesmo já tem nome de personagem infantil (que é meio bono, aliás). Pobre criança, cruéis pais.

    2. Ivo Broeing

      Ah, entendi. O negocio não é eleger um governante que minimamente preste, e sim assistir à disputa entre mentirosos corruptos e golpistas para ver quem engana mais. Bolsopetista só mudam a cor da camisa, mas o jogo é o mesmo. No fim, merecem os ladrões e mentirosos como Bolsonaro e Lula que colocam no poder.

    3. Charles Brown

      Rapaz! Neste seu Brasil paralelo a verdade é mentira e a mentira é verdade. Volte ao Brasil real. Assista os "discursos" do genocida ladrão de jóias (dá pra achar no YouTube) e, sem paixão, diga se há alguma coerência ou conhecimento de causa. Ah, e releve os palavrões, taoquei?

  14. Valter Luiz Peluque

    Caro Hélio, acho que vc inverteu as bolas no que se refere a fala de Lula e de Kassab. O Kassab quis dar uma de esperto criticando o ministro ( talvez por não se aplicar à pauta neoliberal do centrão) e o presidente deu-lhe com luva de pelica, desdenhando a projeção de pesquisas muito antecipadas e refrescando a memória do político sobre a capacidade de articulação de Haddad. Seu viés vai no sentido de manter a linha Folha, compreensível!

    Responda
    1. Dalmo de Souza Amorim Junior

      Como dizia Jô Soares… Tem pai que é cego! Abre os olhos Padilha

  15. MARCO ANTONIO POLISELI

    Mentiras oficiais

    Responda
  16. Daniel Nunes

    O jogo de Sidônio já ficou claro: aposta numa comunicação centrada em Lula.

    Responda
    1. Dalmo de Souza Amorim Junior

      Melhorar com palavras a feiúra do filho ou a obesidade a chefe.

  17. Maria Lúcia Rodrigues Muller

    Elio Gaspari maravilhoso, como quase sempre. Seus comentaristas à altura do articulista. Adorei os textos do Elio e adorei os comentários!

    Responda
  18. Hamilton Octavio de Souza

    Com marqueteiro novo, o Palácio do Planalto está agora embalado na produção massiva de fakenews oficiais. O que estranha é ver parte dos jornalistas abrir mão de visão crítica para aplaudir discursos demagógicos da "autoridade" diante de realidade tão chocante na vida das pessoas, seja pelos descontroles econômicos, pelos dramas sociais da maioria, pela violência crescente em todos os quesitos e pela ausência dos direitos fundamentais. O cidadão está cansado de populismo e enrolação.

    Responda
    1. Dalmo de Souza Amorim Junior

      Que saia essa gente que rouba e os de esquerda que querem o socialismo financiado com o trabalho dos outros.

    2. Angelo Guilherme Grassi Scomazzon

      Ausência de direitos fundamentais haveria se o 8 de janeiro triunfasse. No mais o comentário é hino pra pneu.

    3. LUTHERO MAYNARD

      Hamilton, veja os dados econômicos do governo Lula, especialmente os que dizem respeito à queda do desemprego. No mais, você já cumpriu sua tarefa.

  19. Marcos Roberto Banhara

    Lula precisa estar vivo em 2026, com um vice a gosto dos petistas 'sem voto'; aqueles que sempre estarão no poder quando o PT lá estiver, e nas diversas fundações petistas quando não tiver cargos para todos (poucos governos, ou nenhum do PT)! Admiro os políticos que se candidatam pelo partido, para que os 'sem voto' mandatários e sectarios, possam ter um 'carguinho', na palavra de um filiado petista que só vive de cargo em cargo!

    Responda
    1. Dalmo de Souza Amorim Junior

      A criogenia pode resolver esse problema, no caso dele.

  20. Carlos Ernesto de Oliveira

    A melhor comunicação que qq governo pode fazer, em benefício da cidadania, da civilidade e da equidade, é divulgar, digamos mensalmente, de forma bem simples, a execução de caixa do Tesouro, e mostrar que o país é expropriado por plutocratas e cleptocratas instalados nos três poderes...com o apoio de muita gente fora deles....que tal pedir isso, Élio?

    Responda
    1. Nelson Esteves

      Pois é, mas precisa ver se esse Congresso deixa.

    2. Antonio Carlos Nogueira

      Apoiado.

  21. NACIB HETTI

    Nas entrelinhas fez um aceno para a Faria Lima; a grana precisa circular.

    Responda
  22. JOAQUIM FERREIRA R FILHO

    Falou o que todo mundo sabia sobre o Hadade.É só um poste que não entende nada de economia e já está em fritura a fogo lento.

    Responda
    1. Osmário Mendonça

      Discordo acho que o Haddad é competente, está fazendo uma excelente gestão no MF e com certeza é o melhor nome para 2026. Vide 2018, eleição que estava toda montada com todas as facilidades para Bolsonaro, no entanto o Haddad foi um forte adversário. Agora a história é outra, ele já está mais experiente, já traz a bagagem de 4 anos como um excelente Ministro da Fazenda. Quem não entenda de economia é quem o acusa de não entender.

    2. Dalmo de Souza Amorim Junior

      Nem governador conseguiu o suficiente de votos. Melhor voltar a dar aulas.

    3. LUTHERO MAYNARD

      Visão equivocada. Haddad pode ser o próximo presidente da República.

  23. Anete Araujo Guedes

    Lula reagindo.

    Responda
    1. Dalmo de Souza Amorim Junior

      Respira com dificuldades mas deve ter forças para entregar o poder a Alckmin antes que carregue o partido junto nessa bancarrota que arrasta o Brasil.

  24. Adriana Flores

    O estilo Sidônio começa bem mal ao mandar fazer bonés imitando justo quem, Trump. A imitação em si já é ridícula. E se o slogan de Trump fosse “A América é dos americanos” já imagino do que seria chamado e as críticas ferozes que viriam. Aqui o gênio achou ótima ideia o slogan “O Brasil é dos brasileiros “. Com mais de 2 milhões de residentes estrangeiros, número que não para de subir, o governo manda o recado que o Brasil é dos brasileiros. Nada de mais. Ah! Mas se fosse Trump…

    Responda
  25. Ivanir Madjarof

    Comentário bem enxuto hein... ? Cheio de palavras não ditas.

    Responda
    1. Dalmo de Souza Amorim Junior

      Esse é o nosso mensageiro preferido. Pena que escreve pouco e duas vezes por semana.

  26. Helio Cardoso

    Só isso hoje, xará?

    Responda