Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. FREDERICO FLOSCULO PINHEIRO BARRETO

    Esses loucos (por puro oportunismo) enganam-se mais que aos demais? Caso afirmativo, são loucos mesmo.

    Responda
  2. André Silva de Oliveira

    Excelente coluna. Com a guerra tarifária, Trump demonstrou ser realmente um madman. A tormenta que provocou vai levar a China a representar contra os EUA na Organização Mundial do Comércio (OMC) pela guerra tarifária. Ou seja, o PCC vai pedir que se respeitem as regras da ordem econômica liberal.

    Responda
  3. José Cardoso

    Para mim esses líderes se caracterizam pela coerência (ou teimosia). Pensa-se que eles se moderarão no poder, mas eles continuam sua agenda. Só que é a coerência com o erro, como a obsessão do Bolsonaro com o voto impresso, ou a do Trump com tarifas.

    Responda
  4. Joabe Souza

    Professor Marcus, mas que critério a ciência política oferece para distinguir a loucura simulada, de que fala a citação de Maquiavel, das sociopatias ou psicopatias reais em líderes políticos? Com que régua poderíamos medir se Trump está mais próximo de Nixon ou de Idi Amin Dada, por exemplo?

    Responda
  5. José Eduardo de Oliveira

    esse cachaço duroc e sua súcia aparece ignorar, não só a sagrada Constituição de seu país, aliás, o bastião de sua História, como também nunca leu o Federalista 51, onde freios e contrapesos serão usados contra animais bestiais e com laivos absolutistas de sua espécie, em breve, por suposto.

    Responda
  6. Marcia Alves de Pinho

    Nossa Marcus, orgulho de você! Que texto belo e profundamente triste… até este presidente ir embora, já aterrizou muuuita gente! Espero, pelo bem da humanidade, que haja alguma racionalidade diante da perversão que atravessa um sem números de prejudicados pelas desmedidas cometidas… precisamos acreditar que ainda há um céu aqui…parabéns pela sua transmissão de conhecimento!

    Responda
  7. Cleomar Ribeiro

    ... sim, está louvura tem método!!!... Estes operadores são os portadores/hospedeiros das vozes internas de Seteh e de seus parceiros ( aqueles que assassinaram Osíris)! ... Eles operam o chaos Permanente e de tempos em tempos implementam chaos agudo! Eles são os proto-nazis-fascis ( proto-zealots-sicários)!... A rataria!!!...os Anhangueras!!!..

    Responda
  8. Bruno Sebastião Neto

    O problema não é só o louc o intempestivo(Mandatários)Mais também os louc os que votaram neles !

    Responda
  9. elcio matos

    Trump não é um louco, é apenas um megalomaníaco que se espelha em outros líderes narcisistas da história da humanidade, de Alexandre a Napoleão. Ele sabe que a China em poucos anos vai ultrapassar os EUA como maior potência econômica, e o momento atual de crescimento da extrema-direita lhe é imperial para liderar a cruzada contra os chineses. Vai chegar o momento em que ele dirá ao mundo: Sigam os EUA, patronos da democracia e da liberdade, ou sigam a China, último baluarte do comunismo.

    Responda
  10. Alberto A Neto

    “Though this be madness, yet there is method in't”. (Polonius, Hamlet, Act 2, Scen 2)

    Responda
  11. Pedro Luis S C Rodrigues

    Aparentemente é esse caminho que o governo de Trump está tomando, o excesso de “loucura” vai acabar saindo pela culatra. Falta medida ao laranjão

    Responda
  12. José Fernando Marques

    O repertório de "loucuras" e ameaças de Trump vai se esgotar cedo. Ele vai ficar girando em torno de si mesmo, vai se repetir e perder crédito. Creio que sairá da presidência desmoralizado, salvo pelos fanáticos que o seguem caninamente. Trump é uma fraude da cabeça aos sapatos. Certo, fará estragos, mas irá embora sem saudades.

    Responda
  13. bagdassar minassian

    ... com seus rompantes de 'loucura' bem elaborada, no caso, Trump está mais para a Maga Patológica, do Walt, o Disney.

    Responda