UOL - O melhor conteúdo

Comentários para:

Pobre de direita e trans intolerantes

VER COMENTÁRIOS EM Mariliz Pereira Jorge

Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Evando de Abreu

    Bob, a extrema esquerda que apoia ditadores, terroristas, Irã, da qual você faz parte, não tem argumentos suficientes para entrar aqui. O cara do mensalão, petrolão, quase arrozão e que agora ainda deu 84 milhões para Janja gastar no show dela, agradece seu apoio.

    Responda
  2. Evando de Abreu

    Geraldo, com Bolsonaro é melhor, mas a direita tem que permanecer unida e se ele não se tornar elegível, que apoie alguém. Eduardo Bolsonaro com Michele seria uma opção, mas temos Caiado também. O fato é que temos que tirar a esquerda da nossa vida. Denúncias de fora vão aparecer e vai ajudar. As eleições passadas, com urnas sem recibo, foram fraudadas.

    Responda
    1. Bob Pereira

      Tem gente que é digno de pena. Totalmente psico e iludido.

  3. Evando de Abreu

    Joaquim Rocha, a esquerda é vil. Você sabe que aquele famoso influencer recebeu 30 milhões vindo da Embaixada Americana só para nos prejudicar. Verdades estão vindo à tona, após Elon desbaratar aquela agência.

    Responda
  4. Jaime Souza

    Poxa, excluíram meu comentário. Não faz da autora menos canalha.

    Responda
    1. Geraldo Soares

      Poxa!

    2. Geraldo Soares

      Poxa! Que mundo é esse em que se disser coisa feia (?) o seu discurso é calado?! Poxa!

  5. Nilton Silva

    Perfeito. Esperneio identitário não dá votos, muito pelo contrário.

    Responda
    1. Geraldo Soares

      Imagine se não houvesse -- Como por décadas não houve e isso nos trouxe até aqui -- resistência! Contragolpe. FREIO.

  6. Tacito Silva

    A colonista vai fazer algum comentário sobre a intenção de expulsar as formigas que incomodam o povo escolhido em uma faixa qualquer?

    Responda
  7. Alexandre Marcos Pereira

    Se o destino de qualquer um que pisa fora da linha é o exílio social e cultural, por que arriscar-se a confiar no campo da esquerda? Enquanto isso, a direita assiste, impassível e satisfeita, à implosão contínua do outro lado. Não é preciso fazer grande esforço para angariar votos quando a oposição se entrega de graça. Para muitos eleitores comuns, a cena é patética: o grupo que deveria defender minorias cancela a primeira mulher trans indicada ao Oscar, tudo em nome de um purismo.

    Responda
    1. Geraldo Soares

      Ocorre que, se um dia já foi, o objetivo deixou de ser há muito a inclusão. Agora a autopromoção -- Social, dentro do nicho, ou profissional, de quem o capitaneia -- tornou-se um fim em si mesmo. A "causa" virou uma mera desculpa. E desculpas podem ser sacrificadas a qualquer tempo.

  8. Alexandre Marcos Pereira

    Jorge, grato pelo comentário. Discordo de qualquer cancelamento, seja de esquerda, de direita ou de centro. Todos eles tratam a complexidade humana a partir de um detalhe descartável. Eis aí o paradoxo: a esquerda progressista se vende como vanguarda da tolerância, mas age como um tribunal inquisitorial que queima seus próprios hereges com a mesma fúria que denuncia no inimigo. Não é à toa que os eleitores, mesmo os mais simpáticos às causas progressistas, olham para essa autofagia negativamente

    Responda
    1. Geraldo Soares

      Está, a cada dia mais, fora de controle. E não se restringe a pessoas. Abarca Produções Audiovisuais. Obras Literárias. Artes em geral. O Humor. ESTÁTUAS. COMERCIAIS DE TV. PALAVRAS. ATÉ MESMO A FALTA DE POSICIONAMENTO. E de maneira cada vez mais intensa e insaciável.

  9. Alexandre Marcos Pereira

    Rodrigo Naftal, grato pelo gentil comentário. É curioso como o discurso da inclusão pode ser tão excludente. A Gascón que chegou ao Oscar, símbolo de uma trajetória digna de celebração, tornou-se irrelevante frente à Gascón dos tuítes, aquela que, num momentos de impaciência ou excentricidade, ousou não seguir a cartilha inflexível das palavras autorizadas. A patrulha digital, tão eficiente em garrotear qualquer desvio do script, reduziu sua biografia a algumas linhas infelizes em redes sociais.

    Responda
    1. Geraldo Soares

      É assim que se pontua no ininterrupto, hipócrita e deletério Bingo da Sinalização de Virtude. É uma Religião Laica Politeísta, com seus Mandamentos -- Por definição pretensiosos --, profetas -- Que não estão a salvo de cair em desgraça, muito pelo contrário -- e muitos, muitos, muitos hereges -- Incontáveis, e necessariamente crescentes, uma vez que é deles mesmos que a religião se alimenta...

  10. Geraldo Soares

    EMBORA EU PREFIRA ME ABSTER DE COMENTAR ISSO: A escolha da foto foi boa.

    Responda
  11. ANISIO FRANCO CAMARA

    A coluna é pertinente, mas não entendi o alerta à esquerda, pois a atriz protagoniza um “filme-lacre” e ela é tudo o que a direita odeia, só não tem “lei Rouanet” e outra coisa é que reputações são assassinadas além da política e do Oscar.

    Responda
  12. José Cardoso

    Esse mundo das estrelas é um serpentário. O veneno escorre.

    Responda
    1. Geraldo Soares

      Antes era utopia econômica. Agora é utopia (DISTOPIA) social. (Que consegue ser absolutamente pior.)

    2. Geraldo Soares

      Não. O mundo dos humanos que é assim. Alguns apenas estão mais expostos do que outros. E Humanidade Explícita, no Século XXI, é aparentemente, e cada vez mais: INTOLERÁVEL.

  13. Camila Falcão Almeida

    só o chorume nos comentários, ómi cis tem q acabar

    Responda
  14. Evando de Abreu

    Joaquim, primeiro que não houve tentativa de golpe algum. A esquerda lacra e atualmente quem lacra não lucra.

    Responda
    1. Geraldo Soares

      Evando: Você acredita que a Direita tende a estar pior ou melhor eventualmente sem Bolsonaro?

    2. Ney Fernando

      É inegável que houve, e que inclusive colocaram em andamento um plano para assassinar o presidente, seu vice e o presidente do TSE. Isso é um fato, e não mera opinião (nem simples lacração), pois foi admitido até mesmo por militares que participaram da tentativa de golpe e por militares que se recusaram a apoiar essa tentativa. O país até já tem um general golpista de quatro estrelas preso por tentar interferir nas investigações.

  15. Jaime Souza

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  16. Gabo Franca

    Falou a lacradora da FSP. O texto só pode ser uma autocrítica...

    Responda
  17. Raymundo Itareru

    cada um que pague pelas suas atitudes, mas tudo nesse jornal tem que ter uma crítica a esquerda, seja sobre unha encravada ou cinema. a fsp é de extrema direita

    Responda
  18. Alan Vieira

    Por mais que haja intolerantes em todos os espectros políticos, quem amplifica reverbera a destruição de reputação é a imprensa.

    Responda
    1. Geraldo Soares

      A imprensa -- Hoje em dia muito menos sozinha do que ontem -- reverbera e amplifica tudo o que toca. Mas ela não cria aquilo que propaga.

  19. Marcelo Innecco

    Lembrei do universo gay. Há muitos homens gays que são machistas. Não estou dizendo que todo gay é machista, de forma alguma. Estou dizendo que conheço gays que se dizem gays, que namoram gays e que se apresentam como homens machistas para a comunidade. E que têm comportamento machista tendendo ao extremismo. E assim cantam homens heteros de forma machista, mesmo usando-se de voz afeminada. Pouco se fala sobre isto, agora isto é ruim para a imagem dos gays em geral.

    Responda
    1. Geraldo Soares

      Isso porque gays, além de gays, e até antes de gays, também são humanos.

    2. antonio brito

      Machismo mesmo é a sapatão. Na relação les existe uma que assume os piores estereótipos machistas ( cabelo, roupa, voz grossa, etc...)

  20. José Eduardo de Oliveira

    não existe ser humano melhor nem pior. existe um e outro que acha que não faz parte da humanidade, outros, fingem pertencer a outro gênero humano superior. e já nos lembrou Haroldo de Campos, para ficar nesse exemplo, a Ilíada tem inicio com a ira ou a cólera humana, de Aquiles com o auxilio dos deuses, contra os outros que devem ser destruídos. o motivo não importa.

    Responda
    1. PAULO ROBERTO SCHLICHTING

      Pérolas aos porcos, caro José.

  21. Giovani Ferreira Vargas

    Bem feito para a petezada!

    Responda
    1. Geraldo Soares

      Raymundo... Tá com dificuldade para se comunicar, aí? Você não concorda que coisas feias que são ditas devam ser IMPEDIDAS, Raymundo?

    2. Raymundo Itareru

      você é tão !di otha que acha que a esquerda se resume ao pt

    3. Raymundo Itareru

      você é tão !di otha que acha que a esquerda se resume ao pt

  22. Evando de Abreu

    A esquerda é quem mais cancela e destrói reputações.

    Responda
    1. Geraldo Soares

      Por que você digita palavra separada, Joaquim? Não consegue ser você mesmo no mundo que criou?

    2. Geraldo Soares

      A colunista estava curiosa a respeito do zeitgeist, mas a triste verdade é que ele está bem aqui embaixo. Eis o meu -- E não só meu, né? -- problema.

    3. Joaquim Rocha

      Reputações fascistas, golpistas, xenófobas e racistas tem que ser destruídas sim, independentemente de esquerda ou direita. Evandro e Mariliz tem que dar as mãos por falar tanta best eira.

  23. Adriana Santos

    Well, well, well… não é por ser trans que se tem que defendê-la até debaixo d’água. Ela é uma mala e é preconceituosa, e acho que é só isso mesmo. Como diria o Paulo Gustavo, ahhhh, tadiiinhaaaaa!

    Responda
  24. Ettore Fellini

    existem mulheres muito inteligentes , talvez até mais que homens, mas parece que a FSP escolheu as menos dotadas para compor seu quadro de diversidade.Diversidade esta caracterizada por incluir esteriótipos e não pessoas representativas de lugar de fala .Achar que só por que um ator é trans pode falar o que quiser sem ser criticado , isto já beira fascismo ou sem noção .

    Responda
  25. Larissa Alves da Silva

    Sempre passando pano pra homem, né Mariliz? Inpressionante kkkkkkk

    Responda
    1. Geraldo Soares

      A alegação é falsa, mas é boa.

  26. Ettore Fellini

    defina esquerda!! será que esta colunista sabe do que está falando ? ou para garantir seu espaço nesta jornal ,cada vez mais a direita, entra na moda de malhar (uma sabe lá o que acham que é) esquerda.Coitadismo a parte ( esta parte ela entende) esta colunista precisa se informar melhor

    Responda
  27. Geraldo Soares

    A pergunta, quase retórica, que fica, é: Será que nessa fogueira das vaidades vai sobrar alguém? Antigamente ser IMACULADO(A) era coisa de gente religiosa. Tem coisas que nunca mudam...

    Responda
  28. LUIZ GUILHERME DE OLIVEIRA

    Gaza…sonhe com Gaza

    Responda
  29. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

    Sou cego. Entretanto não me engajo em movimentos de cegos e mais ainda não faço de minha condição uma bandeira. Até porque não há nada de que eu possa orgulhar-me em ser cego, já que nasci assim, não foi uma escolha, ainda bem. Isso não me impede de defender direitos e gritar contra eugenia, mas não preciso lembrar que sou cego todo tempo.

    Responda
    1. Geraldo Soares

      Sim. Rússia é modelo de RESPONSABILIDADE DE EXPRESSÃO.

    2. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Bem: para a libberdade de expressão existe a responsabilidade de expressão.

    3. Marcos Benassi

      Ocorre, compadre, que você, cego, enxerga as coisas melhor do que a média. Parece não ser o caso da moça - não que eu tenha sequer lido aquilo que ela escreveu, apenas ouvi o burburinho por cima. Há tanta coisa a revoltar meu estômago que não é necessário procurar por mais engulho...

    4. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      Ela foi ex cru ta. Tem q sentir tb . Trans gays imigrantes emigrantes tb pretos brancos indígenas faria limers presidente deputados senadores governadores , falou m , m neles.

  30. PAULO PETRASKI

    Não foi assassinato, foi suicídio. Ela esta se enforcando com a corda que ela mesma jogou pra Fernanda. E claro que ha excessos, mas se você divulgar pro mundo seu pensamento vai ouvir elogios e criticas. Alias seu texto é um belo e exemplo de excessos através de generalizações há há há

    Responda
  31. Rodrigo Flexa

    Enquanto essa senhora só fala de amenidades, sem um dedo de importância, os neonazistas dos EUA e I. promovem a perseguição e o extermínio de um povo, sem mais comentários

    Responda
    1. Geraldo Soares

      Os votos que a Esquerda, seja ela qual for - Até porque: Geralmente o(a) candidato(a) é o(a) mesmo(a) -, tem feito esforço para perder NO MUNDO TODO: Não são uma amenidade. São uma SEVERIDADE.

    2. Carlos Santos

      Luiz Inácio falou, Luiz Inácio avisou.

    3. PAULO PETRASKI

      Ela tem que seguir a cartilha da FSP senão é mandada embora. Note que as criticas a Gascon vem tanto da esquerda quanto da direita, mas qual a palavra que ela enfatiza em seu texto?

  32. MARIA CECILIA C SILVA

    As pessoas devem responder por seus atos, conforme a natureza destes, nos respetivos foros. Considerando que o Oscar é prêmio de melhor atuação, não de melhor caráter ou civilidade, as opiniões anteriores da atriz sobre temas sensíveis não deveria prevalecer. Chega de patrulhamento!

    Responda
    1. Geraldo Soares

      Alguém aqui não entende o significado de "respectivos foros".

    2. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      As opiniões não deveria. Me salve. Quer dizer q se for um excelente profissional, pode fazer o q quiser na vida privada ?

  33. Rafael Fernandes Montenegro

    Sentimentos dúbios quanto a sua coluna. É verdade que a turma da esquerda exagera, os cancelamentos são um horror, etc etc. Por outro lado, a atriz em questão foi racista e xenófoba. Ser racista e xenófobo n deveria ter consequências sociais? As pessoas que se incomodam com racismo e xenofobia deveriam fingir que não se incomodaram? Eu concordo que talvez seja desproporcional, ao mesmo tempo eu não sei o que seria proporcional. Não ter reação nenhuma me parece tão errado quanto a reação atual.

    Responda
    1. Geraldo Soares

      Tudo o que você já fez de questionável na sua vida deveria "ter consequências" no seu círculo social? O que você já fez que ainda falta a ser punido?

    2. PAULO PETRASKI

      As criticas e excessos vieram da Direita também mas sabe né se não seguir a cartilha da fsp rua

  34. José António Eleutério

    Estupidez é defender xenofobia e racismo, o resto é sofisma.

    Responda
    1. Geraldo Soares

      E salve-se quem puder...

  35. Rodrigo Flexa

    Com todo o respeito, mas estamos nos lixando para o tema da coluna, o neonazismo está solto na praça e a senhora com conversa fiada de internet, que não tem a menor relevância - olhe para o mundo real, senhora.

    Responda
    1. Geraldo Soares

      88% dos brasileiros acima de 10 anos de idade usam a Internet. Dentre esses: Todos aqueles com mais de 16 anos de idade podem votar. Mas vai além. Essa atitude não se restringe mais à Internet - O que, como se vê, já não seria pouco. Ela se materializa na carreira - REAL - de figuras públicas. Nos jantares de família. Nas relações de trabalho e até mesmo amorosas. Os votos que a Esquerda deveras perde com isso são GENERALIZADOS.

    2. Rodrigo Flexa

      Xará, primeiro, se não fosse o Exército Vermelho, o nazismo teria vencido a guerra. Segundo, o que incomoda nesta senhora, é a sua obsessão por assuntos irrelevantes, enquanto fatos graves ocorrem e ela nada fala, ou pior, passa o pano.

    3. RODRIGO NAFTAL

      Xará. O fato de haver o retorno do neonazismo, a esquerda não tem o salvo condutlo para fazer o que bem entender. Por isso que existe o espírito crítico para nós salvar. Vide o estrago que Stalin fez antes, durante e no.pos segunda guerra.

  36. Eduardo Rocha

    Disse tudo e mais um pouco. Crucificam até quem deveriam defender...Esse identitarismo, que no fundo é um fascismo colorido, vai continuar fazendo revolução de internet e fracassando em eleições. Esquerda de verdade luta pelos trabalhores e por justiça social, e não por moralismo barato.

    Responda
    1. Geraldo Soares

      "Fascismo Colorido" é boa. Usarei.

  37. raul neto

    Seu artigo complementa muito bem o texto do professor Wilson Gomes sobre a estupidez da esquerda atual.

    Responda
    1. Geraldo Soares

      Vanderlei, meu problema é PRECISAMENTE que a ESQUERDA TEM MAIS PODER E MAIS CONDIÇÃO PARA FAZER BOBAGEM! A Direita Global é uma pária. Quando chega ao Poder: Tem todos os olhos, armas e amarras voltados para si. A Esquerda, hoje, MORALMENTE HEGEMÔNICA, chegou a um patamar no qual pode destruir vidas de pessoas com base em posicionamentos dessas e fazer isso parecer ALGO BOM! LOUVÁVEL. Se isso não parar: Todos seremos abatidos!

    2. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Eu concordo que a esquerda atual é bem estupidazinha, mas vocês acham mesmo que a direita é melhor? Campanha antivacina, defesa de racismo, eugenia, negacionismo ambiental, defesa de assassinatos do sempre limpeza étnica em Gasa como solução. Como a esquerda tem menos poder tem menos condição prá fazer bobagem.

  38. Neucir Valentim

    Essa jornalista "do meio" é uma que adora destruir reputações. Deveria fazer mea culpa sobre seus artigos. Eu sei o que você escreveu no verão passado. ..

    Responda
    1. Geraldo Soares

      Talvez você esteja confundindo críticas, e até ofensas, com assassinato de reputação... É o que me parece. Manifestar reprovação, e até xingar, não é o mesmo que tentar fazer dossiê, minar, sepultar.

  39. Fabiana Menezes

    Obrigada Maríliz, por nos lembrar o quanto somos todos demasiados humanos e que ninguém pertence à liga dos ditos bons costumes desde o berço. Tem coisa bem pior acontecendo no mundo, esse momento

    Responda
  40. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Nem a produção dela aguentou.

    Responda
  41. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Essa atriz fez comentários totalmente fora do contexto. Q tal colocar aa falas dela Maríliz ? Uma posição sua nesse contexto seria muito bom tanto quanto. Quando populações estavam indo encontrar com o Criador.

    Responda
    1. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Bem: se a dona escreveu estas maravilhas só me lembro aquela frase: "a palavra antes de dizermos somos senhores dela, depois somos seus escravos.

    2. Maria de Felipe Martinez

      Essa atriz escreveu literalmente moros de mi er da, assim em espanhol, referindo-se a imigrantes norteafricanos que na verdade, movem a economia rural na Espanha. Fez chacota do Floyd, sufocado até a morte enfrente as câmeras. Menos, articulista, menos. A gente é responsável pelo que escreve. Racismo contra os pobres eh refresco.

  42. RODRIGO NAFTAL

    Mariliz. Sentimos muito a sua falta nas suas férias. Contudo, vc voltou revigorada com um texto exemplar. A pauta.identitaria, na forma comcebida pela esquerda,.ignora a complexidade do ser humano. Busca nos deslizes de conduta o cancelamento eterno nos tribunais virtuais. Como vc bem disse, imagine se a Regina Duarte tivesse atuado com Black face?

    Responda
    1. Geraldo Soares

      Não apenas a ignora. Vive para colocá-la de joelhos em tudo e todos que encontrá-la.

  43. Marco A Moreira

    Excelente artigo. Parabéns!

    Responda
    1. Geraldo Soares

      Não seja econômico! Capriche mais!

  44. Alexandre Marcos Pereira

    A história recente nos ensina que o campo progressista tem um talento quase sobrenatural para cavar a própria cova. Se há algo que a direita radical entendeu com maestria foi a arte de explorar as fissuras do adversário. O cancelamento de Gascón, ao invés de ser um problema para os conservadores, torna-se um presente embalado com fita vermelha. O progressismo, ávido por pureza ideológica, entrega de bandeja mais um dos seus ao altar do linchamento moral. É o discurso da inclusão que exclui.

    Responda
    1. Geraldo Soares

      * "(...)É entender que Gandhi era racista." Troquei a ordem, mas havia ficado o "a". FAVOR DESCONSIDERAR.

    2. Geraldo Soares

      Me parece que a sugestão dele, se me permite, é: NÃO JULGAR TODO MUNDO O TEMPO TODO POR TUDO. É entender que a Gandhi era racista. Que Che Guevara foi responsável por centenas de execuções sumárias (Isso importa?). Que Lula come carne -- Alguns dizem, que Deus me perdoe, até que é corrupto. Que a referida pessoa, mencionada na coluna, fez tweets questionáveis.

    3. Tacito Silva

      Só pra entender, "jênio", sua solução seria ignorar todas as postagens absurdas feitas pela atriz apenas pq ela é trans? Com seu comentário comecei a entender porque você da direita radical defendem seus líderes mesmo depois de vários absurdos, não importa o que é feito e sim quem fez. Esclarecedor.

    4. Jorge Alberto Wolpert

      Pirulito para a Extrema Direita, como na vinheta do Tio Rei. Quem já conhece, entendeu.

    5. RODRIGO NAFTAL

      Muito lúcido o comentário

  45. Rodrigo Flexa

    Sinceramente, isso não tem a menor importância num momento em que o que preocupa é a ascenção do neonazismo.

    Responda
    1. Geraldo Soares

      Você prova o ponto da colunista... A esquerda, seja ela qual for, continuará apanhando nas urnas nos próximos anos, sem saber de onde vem a surra. Se você se incomoda com a pauta de uma coluna de jornal da qual discorda: Imagine com o que outras pessoas, de altas classes sociais (Que têm suas vidas reviradas) e baixas classes sociais (Que não podem sequer divergir sem recriminação e adjetivação), não se incomodam FREQUENTEMENTE... E por fim imagine precisamente o que isso, deveras, alimenta!

  46. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

    "O assassinato de reputações, tão comum na política, chegou há algum tempo ao Oscar e a outras premiações." Não chegou há algum tempo: sempre esteve nele e mundo afora. Hoje fica mais visível por causa das "redes sociais".

    Responda
    1. Geraldo Soares

      Para quem pode escolher de que público "depender", quanto mais distante DESSE: Melhor!

    2. Geraldo Soares

      Se não era visível: Então não era assassinato de reputação. Não se deve confundir isolar alguém -- Por exemplo, profissionalmente -- com REVIRAR A VIDA DA PESSOA (PROFISSIONAL E PESSOAL) DE CABEÇA PARA BAIXO, e persegui-la de todas as formas. Antigamente pessoas ganhavam prêmios e iam para casa. Hoje, frequentemente, QUEM GANHA ALGUMA VISIBILIDADE EM QUALQUER LUGAR: Tem sua requerida Santidade DISSECADA pela patrulha -- Que vive basicamente disso. Todas as cabeças estão a prêmio.

  47. LEANDRO FERREIRA

    Eita. Essa aí precisa da esquerda pra sobreviver. Não larga o osso. Não percebe que cai na própria armadilha. Prática exatamente o que ela censura nós outros. Freud explica

    Responda
    1. Marco A Moreira

      Onde ela errou? Quais as inverdades contidas no artigo? Pode uma transexual ter preconceitos, pensamentos dispares aos da pauta identitária?

    2. RODRIGO NAFTAL

      Mariliz é uma colunista com visão crítica tanto a esquerda como a direita. O que incomoda alguns assinantes é a independência. Isso porque se alguém não segue a cartilha do Partidão ou do Exército é taxado de comunista ou de extremista