UOL - O melhor conteúdo
Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Gildasio Fernandes Dantas

    E se eles tem direito de dar opiniões todos os brasileiros tem esse direito. Os cariocas e paulistas também moram perto de pocos de petróleo e ninguém está reclamando porque isto gera emprego e imposto para o governo.

    Responda
  2. Gildasio Fernandes Dantas

    Os índios e quilombolas tem que ver que a proteção deles vem do dinheiro que é arrecadado de impostos do petróleo e não vem do céu enviado por Tupã nem de deus.

    Responda
  3. Gildasio Fernandes Dantas

    No Brasil tendo que ficar ouvindo opinião dos índios, dos quilombolas, das ong ficamos não exploramos a riqueza do país, no Estados Unidos o presidente deles toma decisões sozinho e é o país mais rico do mundo.

    Responda
  4. Gildasio Fernandes Dantas

    As explorações serao em alto mar a Mauá de 200 km dos quilombos e terras indígenas. Esse pessoal está servindo de massa de manobra de ONGs estrangeiras que não querem o desenvolvimento do pais

    Responda
  5. josé maria silva

    Kilombolas ? Pra ter quilombo ali só se for com k.

    Responda
  6. Moara Semeghini

    Mostre também o que foi ou não feito na gestão Bozo

    Responda
  7. Acacio J K Caldeira

    O Lula trocou de marqueteiro mas continua com o mesmo discurso capitalista. A rejeição a Lula só cresce. O assunto é da alçada da Marina. Pra que ter no governo uma excelente ministra do meio ambiente que não é escutada?

    Responda
  8. RICARDO Guimarães

    Como diz um amigo meu que tem viés socialista assim como eu: o que atrapalha o Brasil é a galera radical ´´xiita´´, tanto na extrema direita como na extrema esquerda. Pessoas que dizem que querem o melhor para o país, mas estão o tempo todo atravancando o desenvolvimento nacional. Êta canseira!!

    Responda
  9. Neyviton Candido

    A exploração ali será benéfica também para indígenas e quilombolas devido ao impulso econômico que vai dar na região. É um erro de raciocínio associar o indígena e o quilombola a imagem de protetor do meio ambiente, pois a opinião deles tem o mesmo peso que a de qualquer outro grupo. Ouçam a população das cidades ao redor, explique a todos ali o potencial econômico e os benefícios que irão surgir e aí sim eles terão condição de decidir se é bom ou ruim explorar petróleo alo.

    Responda
  10. Ana Natividade

    Seria o pré-sal exemplo do bilhete de loteria para a questão socioambiental do Sudeste ? Os fatos pretéritos e atuais mostram que não. Ademais conforto real não é ar-condicionado movido a fóssil. Adeus fóssil.

    Responda
    1. Gildasio Fernandes Dantas

      Não adianta o brasil deixar de produzir petróleo se o EUA produz o triplo que nós e polui o mesmo ar do nosso planeta e ficamos com a poluição e eles ficam com a riqueza

  11. Marcelo Barbosa

    O Brasil, se não fosse o desmatamento, já estaria com superávit em absorção de carbono, pode "furar petróleo" e expelir gases do efeito estufa que mesmo assim a nossa energia já é renovável, a questão lamentável é o tal do desmatamento.

    Responda
  12. Edson Antonio Mendes

    Só faltou o Lu ciano H uck criticar o lu le, por menos que isto ele esbravejou contra o Lira. A tá e os milhões que a glo bo tá mordendo, "ai o narigudo que voz fala", fica calado !

    Responda
    1. Edson Antonio Mendes

      Kkk o ape deuta aí abaixo agora não sabe onde fica a foz do Amazonas, bom deve ser a geografia dele que é interligada ou unida mesmo entre o reto e a boca!

    2. Andre Moraes

      Vai se tratar. Você não está bem. Não fala coisa com coisa. As vozes estão saindo da sua cabeça para sua boca.

  13. mauricio silva

    Ueee não existe os royaltes do petróleo, seria dinheiro suficiente pra tirar os ribeirinhos da extrema pobreza e vim tanta tecnologia não é possível que não seja mais seguro atualmente, não podemos viver na antiguidade, e há muitas árvores ao redor pra compensar esse efeito na natureza! Sem contar que os países vizinhos já fazem o mesmo. Tem que encontrar uma alternativa em conjunto...

    Responda
    1. Edson Antonio Mendes

      Passando paninho pro lu le, kkk só a perfuração da foz do Amazonas pode, kk a Es querdalha é gado mesmo, se o ju mento disse o gadin acompanha, vamos descer, vamos descer lá pra foz do Amazonas, onde tem ação do lu le sem vergonha,

  14. Andre Moraes

    Ignore Lula. Não faz sentido deixar de explorar algo que já está sendo explorado a alguns quilômetros ao lado por outros países e daqui a alguns anos começar a importar porque perdeu auto suficiência. A Petrobras na região amplia a segurança operacional. E se um Bozo da vida volta, vai explorar de forma truculenta e sem responsabilidade; que seja então o seu governo a faze-lo. A Folha prefere que isso seja feito pela direita ou pela Petrobras privatizada; essa gente não liga para o meio-ambiente

    Responda
  15. vicente machado

    Essa exploração já ocorre a menos de 100 km e é feita por empresas americanas. Essas ONg"s estão a serviço do governo americano e inglês. Deram um golpe na Dilma para vender grande parte do pré-sal e agora usam esses organismos para impedir que o Brasil explore o petróleo na sua margem equatorial. A Petrobrás, com segurança, já explora o pré-sal no Nordeste e Sudeste sem qualquer risco para o meio ambiente. Isso vai ocorrer também na Margem Equatorial. O início dessa exploração já está atrasado

    Responda
  16. Adriana Flores

    Um presidente ex-presidiário que tem zero moral fora do Brasil, doido para entrar na OPEP, que na última Cop fez várias reuniões paralelas com grandes produtores de petróleo. Lula diz defender a meta de limitar o aquecimento global em 1.5º, mas está alinhado ao grupo dos maiores exportadores de petróleo do mundo. A preocupação com o meio ambiente e aquecimento global é da boca pra fora.

    Responda
  17. Armindo Kolbe

    O petróleo é nosso e devemos explorá-lo. É uma riqueza que se bem aproveitada trará muitos ganhos para o país e seu povo.

    Responda
  18. Camila Souto

    E criticam com razão. Sou eleitora de Lula durante todos os seus mandatos. Neste último, a promessa de cuidar do meio ambiente foi crucial para a decisão do voto e agora o alecrim dourado mete essa de que é preciso mais combustível fóssil para parar de usar combustível fóssil? Para que colocar em risco a região que é berço da pouca de biodiversidade que nos sobra? Conservação não para preservar somente a natureza, é para preservar a nós mesmos.

    Responda
    1. RICARDO Guimarães

      Camila... A exploração será em alto mar. Em nada prejudicará as florestas e rios no continente. Não vá nesta teoria radical xiita de alguns grupos que querem aparecer sob a pecha do meio ambiente.

    2. Alexandre Pereira

      Camila, veja o nordeste e sudeste, que já exploram petróleo há muito tempo e sem todo esse drama. Vicente tem razão, a Guiana já explora e com os devidos cuidados. Medo não é uma resposta válida, especialmente no conforto do ar condicionado e usufruindo dos recursos do petróleo.

    3. Camila Souto

      Vicente, cresci ouvindo minha mãe dizer: você não é todo mundo. Isso é valor pra mim. Não é pq outros países permitiram a exploração que o BR precisa fazer igual. BR pode liderar o mercado mundial de bioeconomia, uma riqueza sustentável que se renova, diferente da "riqueza" de 1 tri de barris que, pode parecer infindável, mas não é. E respondendo sua pergunta: não defendo exploração por BR, muito menos por empresas estrangeira. NINGUÉM deve explorar a nossa área. Ela deve ser conservada.

    4. vicente machado

      A exploração já o ocorre na Guiana, Suriname e a menos de 100 km da Foz, feita pelas empresas americanas. A Petrobrás vai explorar a 500 km. Você acha certo o Brasil deixar suas fontes de recursos para outros países explorarem?

    5. Giseli Salzani

      Concordo plenamente. Não vale a pena o tamanho do estrago. E a narrativa de que tudo está sob controle é sempre falsa. O Brasil neste aspecto é terrível.

  19. José Luis Oliveira

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. Rodrigo Negrão

      O gado é engraçado, quando o Lula toma uma decisão que de acordo com o bolsonarismo, eles criticam também...

  20. paulo Raulino

    A maioria do povo brasileiro aprova essa exploração na região norte, e o país não pode deixar essa riqueza embaixo d'água. Quanto a essa gente que sempre é do contra, os interesses nacionais são os que menos importam

    Responda
  21. Joao Braga

    Petrobras que é uma empresa séria avaliou boa segurança extrair a 500 km da foz. Vivem na Amazônia mais de 20 milhões de brasileiros com o pior IDH do país, necessitando todo tipo de recursos. Essas ONGs contrárias chegam s ser irresponsáveis. Maus brasileiros. Vivem as custas de subsídios que provavelmente não sabem de onde vem. Parem de atrapalhar!

    Responda
    1. Joao Braga

      Sabe Giseli, o mundo inteiro continua perfurando petróleo no Alasca, mar do norte, enfim onde for viável. Combustível fóssil ainda será usado por décadas. Aqui uma turma de "poetas" fazem um barulho enorme talvez por interesses pessoais ou ideológicos. Até o Lula percebeu isso....

    2. Giseli Salzani

      Quanta bobagem!!

  22. alexandre mattos

    O Brasil e os brasileiros sendo mais uma vez manipulados pelo ambientalismo, pelo "indigenismo " e pelas ONGs nacionais e estrangeiras( que são os maiores financiadores do ambientalismo e do indigenismo...) , tentando impedir o Brasil de desenvolver todo o seu potencial como uma grande nação que é. Só uma pergunta, quando daqui a alguns anos acabar o petróleo do Pré-Sal, da onde vai vir a grana para importar petróleo?

    Responda
  23. Josue Oliveira

    Esses nada falam dos rios que estão cheios de plásticos. Já era para ter explorado, mandando o gás para as termelétricas da região.

    Responda
  24. Bruno Sebastião Neto

    Tá Tudo ma l explicado nesse caso ,para começar a exploração fica a 300 quilômetros da foz, é muito longe e em segundo lugar,o Lula precisa agraciar o Alcolumbre, presidente do senado ,é estratégico!

    Responda
    1. Eduardo Luiz De Faria

      500km

  25. Florentino Fernandes Junior

    Antigamente o rei dos pedalinhos levava tudo no gogó

    Responda
  26. Florentino Fernandes Junior

    As mascaras estao caindo , desgoverno do amor e amigo do ambiente e da ciencia

    Responda
  27. CL UDIO CASTELO DOS SANTOS

    Moro na Amazônia, nunca vi essas ongs por aqui. Esses "representantes" moram em qual país?

    Responda
  28. Luis Nunez

    Ah tá, o mundo inteiro explora seu petróleo e nós não podemos explorar o nosso. E como vamos pagar BF, BPC e aposentadoria para metade da população? Cada uma.....

    Responda
  29. Antonio José da Costa Lima Costa Lima

    A serviço de quem estão os ambientalistas, ongs e essas tais "lideranças indígenas" que fazem todo esse barulho para impedir o País de explorar suas riquezas. Já passou da hora de se colocar clareza nesse discurso hipócrita dessa turma.

    Responda
    1. Camila Souto

      A serviço de dar futuro aos seus descendentes, Antônio. Ou, pra você, tudo bem se eles morrerem queimados, afogados por enchente ou sem ar para respirar? Talvez você já esteja no fim da vida, talvez não tenha descendentes, mas existe vida além da sua. Seria bom considerar isso.

  30. Alexandre Pereira

    Pelo menos dessa vez não falaram em foz do Amazonas na chamada. Já exploramos petróleo em todo o litoral leste e na parte nordestina, no ombro do Brasil. A qualidade dos resultados fala por si mesma e afastaria toda essa histeria, não fosse o viés ideológico plantado pelo próprio governo. Não explorar e condenar a região norte à falta de recursos, à dependência do governo central e à miséria é uma irresponsabilidade.

    Responda
  31. Marcelo Semiatzh

    A folha acha que se lula não explorar, atenta contra o mercado. E se explora atenta contra os ambientalista. A folha usa o que puder para perseguir o governo brasileiro.

    Responda
  32. Marcos Longaresi Carvalhães

    Não votei no Lula, porém ele está certo, explora o petróleo e reverte parte dos benefícios para os moradores daquela região que vivem em sua maioria com carência de quase tudo. Agora fica essa monte de ONGs, e esse monte de indígenas e quilombolas, em que a maioria já está inserido nos costumes da sociedade contemporânea e enchendo o saco. Povo chato do caramba, eles tem é que arrumar um servicinho isso sim.

    Responda
  33. Getulio Cunha

    Tem que falar como Nando Reis quando defendeu o desgoverno e tomou vaia. Eu estou com os indígenas kkkkkk

    Responda
  34. Dalmo de Souza Amorim Junior

    Quando a prosperidade chegar vão colocar um cocar na cabeça dele

    Responda