UOL - O melhor conteúdo

Comentários para:

E assim chegamos aqui

VER COMENTÁRIOS EM Suzana Herculano-Houzel

Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. SEBASTI O PEREIRA DE FARIA JR

    Aguardaremos o alento na próxima semana!

    Responda
  2. José Cardoso

    Já vi um estudo em que ratos em gaiolas recebiam choques aleatoriamente. Aqueles sozinhos ficavam com a saúde debilitada. Já os que estavam em pares passavam a brigar um com o outro descarregando a raiva. Mas sua saúde mantinha-se em melhor estado. Moral da história: aquela família italiana antiga, onde todos gritavam um com o outro é mais saudável que o típico indivíduo de hoje morando sozinho.

    Responda
  3. Sônia mara tavares Borio

    Preciso de apoio para entender a frase 'Por outro lado, também entendo perfeitamente que é difícil dar bola para o que pode vir a ser quando a presença amanhã de comida na mesa não é certa.'

    Responda
    1. ELISABETH ANTONELLI

      Parece que provoca apatia, seguindo o raciocínio da autora.A pessoa deixa de dar bola=estranhar, indignar-se

  4. Matheus Reis Mattos

    Seria preciso confiscar todo o poder de agredir e, em posse desse poder, não usá-lo, mas sacrificá-lo diante de um princípio de nobreza perfeita, e assim o mal seria neutralizado. Sem o sacrifício do poder de fazer o mal, não importa quem você seja, você será um agressor, desde que tenha o poder de agredir. A única forma disso não ser a realidade é se fôssemos todos santos, mas parece que esse projeto falhou.

    Responda
  5. raul pereira

    Em uma reunião de estudos, disse que o egoismo é material. Disse que tem plantas egoistas. Nooooooossssa ! Certo presidente, deu total liberdade para criação de escolas de tiro, de escolas cívico-militares. Darwin tá sendo haqueado para o mal. Sobrevivência do mais "forte" e não do mais apto

    Responda
  6. Gabo Franca

    O que ela não percebe, ou não menciona espertamente, é óbvio: os maiores agressores dos animais (ratos, no caso) são os seres humanos. É totalmente imoral o que se faz com eles pela "ciência ". Procurem se informar sobre essas atrocidades e vao, forçosamente, concordar comigo.

    Responda
  7. Franco Oliveira

    Não sou cientista Dra. Suzana, mas as descobertas não me surpreenderam. Talvez porque durante a minha vida inteira vi ao meu redor gente bebendo, fumando, comendo porcaria e se drogando de tudo quanto é jeito para ter um pouquinho de prazer para lidar com a porradaria “do sistema”, enquanto por outro lado um número crescente de pessoas sucumbem à depressão e suicídio. Sempre foi assim e a fórmula parece funcionar bem desde o inicio dos tempos. Qual é a novidade nisso?

    Responda
    1. Gabo Franca

      Pois é, pensam que é torturando ratos que vão aprender algo sobre a alma humana...

  8. Karin Michaelsen

    Tô precisando de algo mais otimista. Aguardando…

    Responda
  9. RAFAEL VICENTE FERREIRA

    Ah não Susanna! She says I think I'd better go / She says goodbye and I say ? No! Uai, a gente lê até aqui, para você deixar a parte boa só para a semana que vem. Não Susanna! Assim não dá! Primeiro você deixa a gente deprimido, depois deixa a gente esperando semana que vem. Assim não dá Susanna! Pó tratar de dar as notícias boas, por favor. Ninguém merece!

    Responda
  10. Marcos Preto

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  11. Marcos Preto

    Bitcoin fix this

    Responda
  12. Fabiana Menezes

    Aguardando ansiosa as cenas dos próximos capítulos, ainda mais depois da notícia do Washington Post “ words putting science in the crosshairs of Trump’s orders ”. Tá osso.

    Responda
  13. tiago tucunduva

    Isso realmente explica muita coisa. Panis et circenses.

    Responda
  14. Eugênio Adolfo de Morais Ribeiro

    Não é possível generalizar, mas, em muitos casos, "o sonho do oprimido é se tornar opressor".

    Responda
  15. SILVIA KLEIN DE BARROS

    Assustador, cara Suzana. Aguardo a próxima semana.

    Responda