UOL - O melhor conteúdo

Comentários para:

Haddad oficializa programa fiscal frouxo neste ano

VER COMENTÁRIOS EM Opinião

Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Antônio João da da Silva

    A Folha de São Paulo é uma das princpais manipuladoras de informação para fazer o jogo da especulação de mercado, é só ouvir o que o Ministro falou e ver o editorial da Follha.

    Responda
  2. Rodrigo Flexa

    A Folha toma dos pobres para dar aos ricos, vocês são inimigos do povo brasileiro.

    Responda
  3. andre lunardelli

    Militância petista segue atacando a mídia por esta falar a verdade. Muito parecida com a Bolsonarista - com a diferença que esta última aparece muito menos nos comentários da Folha.

    Responda
  4. jose camargo

    Anete Araújo Guedes, para o congresso votar o orçamento é preciso que ele seja enviado ao congresso até o dia 31 de agosto de cada ano. Isto é o que manda a Constituição Federal.Lembrando que o orçamento do ano seguinte deve sempre ser votado no ano anterior, ou seja: o orçamento de 2025 está atrasado em quase 6 meses.

    Responda
  5. Petrônio Alves Corrêa Filho

    Para quem não depende dos serviços públicos é fácil mandar os governos cortarem investimentos. Os pobres são "meros detalhes".

    Responda
    1. MARCOS FIDELIS DE CAMPOS CAMPOS

      Me explique onde está escrito: cortar investimentos. Eu cortar despesas, o que é necessário. Será que desaprendi a ler.?

  6. Gil Carlos Dias

    A imprensa faria um grande bem ao país se se aliasse ao governo na luta pelo fim dos privilégios previdenciários dos militares, como pensão vitalícia para os filhos e outras regalias, assim como da alta remuneração dos magistrados e dos promotores e procuradores. Aí, sim, está o verdadeiro buraco dos recursos públicos. Depois, de forma dialógica, discutir-se-ia o ajuste nos salários dos servidores, a parte mais frágil do serviço público, da qual os barões da mídia preferem pegar no pé.

    Responda
    1. MARCOS FIDELIS DE CAMPOS CAMPOS

      Exatamente. É isso mesmo. A cada dia vemos uma manchete sobre essas aberrações que ocorrem no judiciário ou no ministério público, brasil a fora. E o pior: está tudo dentro da legalidade e aprovado pelo CNJ ou pelo CNMP, segundo as suas justificativas. Reclamar para quem.?

  7. vitor da Silva

    Em 2022 o IPCA chegou a 12% e o BC jogou a Selic pra os quase 14 , valor que agora vai combater um IPCA de apenas pouco mais de 4.5. Tem algo errado. Explode a dívida pública e o orçamento. Pode gerar recessão e desemprego enquanto os bancos vão lucrando cada vez mais

    Responda
    1. vitor da Silva

      É, o BC não visa combater a inflação atual. Nem a futura. O BC visa tirar dinheiro dos cofres públicos e entregar aos banqueiros e rentistas. Visa também inviabilizar que Lula se reeleja. Então vai aumentando a Selic, buscando recessão, desemprego, aumentando a dívida, arrombando o orçamento público. Uma crise anunciada.

    2. Tarik Barat

      Boa Tarde Vitor. O Banco Central não visa combater a inflação atual, uma vez que não pode gerar impactos no curto prazo. Embora a inflação corrente seja importante para a formulação de expectativas, o horizonte relevante é apenas no daqui 6 trimestres. Sobre o orçamento, utilizar a política monetária para facilitar o fiscal, tem alta tendencia inflacionária e vai contra o objetivo do BC que é o controle da inflação na meta. Abs

    3. Gilmar Maghenzani

      está errado mesmo pergunte ao bob field pq ele baixou para 2% no começo do governo do bozo?

  8. José Cardoso

    Há entre muitos economistas uma espécie de ilusão americana. Até porque vários deles tem passagens acadêmicas pelos EUA. Só porque equilíbrio fiscal nem é tema de campanha eleitoral por lá, acham que podemos relaxar com o assunto. É muito arriscado, pois nossa moeda é fraca internacionalmente. É preciso apertar o torniquete dos gastos.

    Responda
    1. vitor da Silva

      Dos gastos com os juros do BC, né? Somos o país que mais gasta no mundo com juros da dívida. Graças à política monetária pró-mercado e anti-pobre escolhida há anos pelo BC.

  9. Giovanni Bruno

    Parabéns à Folha! Alguém tinha de dizer isso à este governo perdulário. Fizeram um arcabouço fiscal falho, cheio de exceções e pra inglês ver. Agora a colheita é de falta de credibilidade. Aconselho os colegas assinantes a procurarem o artigo do economista Marcos Mendes sobre endividamento público. O déficit real é 0,9% e não 0,1%

    Responda
  10. JOSE AUREO BIGLIASSI

    Artigo frouxo.

    Responda
  11. vitor da Silva

    A intensificação da campanha de descrédito e a retomada do aperto monetário a partir de maio passado foram reações do "mercado" aos bons números que começavam a aparecer na economia e ao temor de que Galípolo pudesse ser a favor de juros mais baixos, como ocorreu naquela reunião do Copom em maio, a última sem "unanimidade".

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      isso eu tbm notei e me faço a mesma pergunta tem coisa aí mas não sabemos o que é, mas esperemos um dia aparece

    2. vitor da Silva

      Depois dessa reunião de maio, Galípolo votou igual a C Neto em todas as reuniões. Porque será?

  12. Valter Luiz Peluque

    Minha nossa! A Folha não sabe mais o de buscar adjetivos para tentar desqualificar a política econômica do governo! Se Haddad fizer chover ouro, vão reclamar que estragou o telhado. Todos conhecem a história da caravana que passa enquanto os vira latas latem aos pés dos camelos.

    Responda
  13. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    Tá difícil né editor arrumar títulos criativos para animar o gado? A eletrola da folha quebrou nesse trecho do disco e daí não saiu mais. Até quando Catilina?

    Responda
  14. Décio Ceballos

    Folha porque você não sugere que o Tarcísio pague a dívida de SP com a união? Deve o equivalente aos demais estados, porque não prioriza os gastos e paga a dívida?.Com o Lula candidato a chance da direita é zero virgula zero, então, tentam atirar no Haddad, na esperança do Lula desistir..

    Responda
  15. GUSTAVO MANZOTTI SIMOES

    Pô cara, de noooovo caraa??? eu num guento cara *desespero em away de petrópolis*

    Responda
  16. RODRIGO COSTA E SILVA

    FSP nao tem envergadura moral para cobrar nenhum ajuste do governo enquanto mama na teta da desoneração da folha de pagamento que os 17 setores lobistas usufruem.

    Responda
  17. Dagmar Zibas

    Follhaa fez parte do lobby de 17 setores da economia q comprou legislativo para continuar com o privilégio imoral de ficar isenta do imposto sobre folha de pagamento. Já foi demonstrado que, se não houvesse essa aberração de isenção, teríamos superavit. Mas este pasquim (com letra minúscula) quer q o ajuste fiscal seja feito sobre os mais pobres. Isso Lula e Haddad não farão.

    Responda
  18. ANIBAL CARRION

    Mais uma pérola do jornalismo podre da d. Folha com esse governo. O bom é o cercadinho, osso e falta de verbas. Daí fica mais bonito viver somente do capital financeiro que seu dono faz parte e é tão miserável

    Responda
  19. adilson pedroso

    Leitor frouxo põe a culpa na Fo-lha pelo desgoverno!

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Pois é Dagmar nem vai mexer com eles e ficam criticado

    2. José Bueno

      Frouxo é o pobre leitor que apoia o boicote feito pelos abastados golpistas contra o programa de governo que se recusa a penalizar só os pobres com o programa sério e responsável de equillíbrio fiscal que está realizando.

    3. GUSTAVO MANZOTTI SIMOES

      puts, curti sem querer essa burr i ce de comentario do adilson.. que mancada minha

    4. Dagmar Zibas

      Será desgoverno querer isentar do IR quem ganha até 5 mil e cobrar mais de quem ganha mais de 50 mil? É esse projeto que desespera o jornal e os donos do dinheiro, cujos interesses a Folha defende.

  20. Dagmar Zibas

    Folhha está contrariada porque ioajuste fiscal não está sendo feito em cima dos pobres e o projeto de Lula eHaddad é isentar de IR quem ganha até 5 mil.e cobrar mais dis mais ricos. Justiça fiscal, jamais né, srs? Shame

    Responda
  21. Marcelo Magalhães

    A Folha deveria ler o que publica. Há um belíssimo texto publicado hoje por componentes da agência pública, que mostra o racismo estrutural que guia a posição política da elite de rapina. Se observarmos a insistência da Folha em reduzir o BPC, nos cortes das verbas da saúde e educação e na contenção do salário mínimo fica explícito o caráter racista e fascista dessa gente. Os ricos no Brasil ainda vivem da exploração dos descendentes dos escravizados africanos.

    Responda
  22. Dagmar Zibas

    Continua com o desplante de criticar a política fiscal, sendo que fez parte do lobby, junto com outros 17 setores da economia, que comprou o Congresso para continuar isenta do imposto sobre folha de pagamento. Como Haddad já demonstrou, se não existisse tal privilégio imoral, teríamos superavit. Mesmo assim, o déficit é de apenas 0,1%, quando o tal mercado esperava muito mais.

    Responda
  23. Edmilson Oliveira

    A folha de São Paulo só pensa em como faturar mais, e vender editoriais é só mais uma importante fonte de receitas. É do jogo.

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      A f utiliza uma de suas armas mais poderosas, a desinformação.

  24. Raymundo Itareru

    o ministro precisa em for kar os trabalhadores com as vísc3ras dos aposentados para satisfazer os donos da fsp e os especuladores da Faria Lama

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      1 ministro que discursa apenas para empresários, que desconhece, desdenha, desvaloriza os trabalhadores. Por isso mesmo que caiu nas graças da mídia conservadora.

  25. Edmundo silva

    A folha podia fazer sua parte, abrindo mão dos benefícios fiscais ( privilégios fiscais que a maioria de nós empresários não temos )e ela tem, ajudaria muito na arrecadação do governo federal.

    Responda
  26. adilson pedroso

    Um ministro frouxo, uma meta fiscal frouxa e um programa fiscal frouxo! Governo frouxo!

    Responda
    1. José Bueno

      Frouxo é o pat riot ár io lambe botas, serviçal dos especuladores sanguinários do país.

    2. Dagmar Zibas

      Não entendeu nada. Ministro forte para donos do dinheiro, como o grupo Folha, é aquele que faz ajuste fiscal sobre os pobres e nao cobra impostos dos ricos.

    3. Anete Araujo Guedes

      1 presidente frouxo que nunca foi capaz de tentar um golpe de Estado.

    4. Anete Araujo Guedes

      1 ministro frouxo que nem possui contas em paraísos fiscais.

    5. Anete Araujo Guedes

      1 governo frouxo que nunca terá a bravura de efetuar um rombo nas contas públicas, nas vésperas das eleições, na vã tentativa de se reeleger.

    6. Raymundo Itareru

      e um bo! sona rento |dl ota

    7. marilza abrahão

      Oposição ce*ga que não aprendeu que o *o homem faz a história de acordo com suas circunstâncias* Adepto da mesma história, *se não for o meu grupo, e quero que ele volte ao poder, serei contra*. Não aprendeu a lição dos anos em que a direita governou o país e a querem de volta com seus mesmos equívocos.

    8. Raymundo Itareru

      e um bo! sona rento |dl ota

  27. Anete Araujo Guedes

    Seguro era o plano fiscal do Guedes. Onde está ele? Nos paraísos fiscais?

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      Marcelo, nada como um resgate de dados, um retorno à realidade dos fatos, uma memória ativada.

    2. Marcelo Magalhães

      Prezado Paulo, o seu xará entregou um país com 125 milhões de pessoas em insegurança alimentar e 33 milhões com fome. Um país desindustrializado, dívidas dos precatórios, calotes nas instituições internacionais, pesquisas científicas suspensas, universidades paralisadas por falta de verbas, sete anos de funcionalismo público sem reajuste salarial. Além disso, um butim na Petrobrás, mas paro por aqui devido a ânsia de vômitos.

    3. Anete Araujo Guedes

      Ah dita economia de Guedes era para favorecer apenas a elite financeira. Reforma fiscal, em pensar! Colocar os ricos no imposto de renda, nem em sonho!

    4. Paulo César de Oliveira

      Guedes enfrentou pandemia, início da guerra da Ucrânia e um ano de seca recorde e, mesmo assim, entregou uma relação divida/PIB menor do que aquela que recebeu. Com Lula e Haddad, a relação divida/PIB cresceu mais de três pontos percentuais por ano.

  28. vitor da Silva

    O salto das taxas de juros de mercado com início em maio de 2024 foi uma reação do "mercado" aos bons números que começavam a aparecer na atividade econômica. Pra piorar isso, resolveram aumentar os juros. Até hoje. Foi em maio passado também que houve a última divergência pública entre Galípolo e C Neto, fato que, dizem, preocupou muito o "mercado". Mas isso já foi superado. E hoje Galípolo continua aumentando bastante os juros, ganhando aplausos do "mercado". =

    Responda
  29. jose camargo

    A coisa tá tão frouxa, tão largada que já estamos quase no carnaval e o orçamento deste ano ainda não foi votado.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      tiro no pé hahaha

    2. Anete Araujo Guedes

      Quem vota o orçamento anual são os parlamentares. Não se deve esquecer que são, em sua maioria, pertencentes à extrema direita neofascista.

  30. LUIZ LEAL

    O que a Folha pensa... Pensa que nós leitores não percebemos que ela está a serviço da extrema direita, dos donos do dinheiro, dos golpistas...

    Responda
    1. marilza abrahão

      Ilusão quem pensou ao contrário!

    2. Anete Araujo Guedes

      A f tem lado.