UOL - O melhor conteúdo
Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Benedito Claudio Pacifico

    A grande ilusão foi a globalização pois parte de um sonho em que as guerras no mundo foram abolidas , concentrar produçäo em um so local ou região e ficar na dependecia em caso de algum advento , além do que embora empregos sejam criados nos paises produtores eles deixam de existirem nos paises das quais as industrias migraram, causando um decrescimo da renda para o país que se torna importado . Temos que ter novamente a inflação no mundo atë se desmontar este modelo um tanto quanto improprio.

    Responda
  2. José Cardoso

    Pelos comentários abaixo, vê-se que o mito do "bom" protecionismo é muito forte entre nós. Na verdade é apenas uma interferência excessiva do Estado na economia. É a crença do pobre de direita, que se identifica com o empresário nacional protegido pela tarifa, e que não está nem aí para ele.

    Responda
  3. Aderval Rossetto

    Faltou a verdade! A exploração monetária mundial pelo fortalecimento do dólar colonizando todas nações, alicerçado pelo acordo de Bretton Woods, alavancado pelo petrodólar e culminando com a retirada do lastro ouro por Nixon.

    Responda
  4. jose camargo

    Acho que o protecionismo só não funciona para países pobres ou em desenvolvimento. Para os ricos funciona muito bem.

    Responda
  5. Alisson Silva

    A maioria dos Países desenvolvidos foram altamente protecionistas em sua fase de desenvolvimento, adotaram o fomento à indústria, como a Inglaterra antes de ser tornar a pregadora do livre comércio, e o próprio EUA. Depois de se tornarem capazes, adotaram o livre comércio. O erro dos EUA foi prolongar demais as altas tarifas Sobre a importação, os países Desenvolvidos em sua fase de desenvolvimento, frequentemente abaixava ou até zerava a taxa de importação a depender da necessidade.

    Responda
  6. Alisson Silva

    A maioria dos Países desenvolvidos foram altamente protecionistas em sua fase de desenvolvimento, adotaram o fomento à indústria, como a Inglaterra antes de ser tornar a pregadora do livre comércio, e o próprio EUA. Depois de se tornarem capazes, adotaram o livre comércio. O erro dos EUA foi prolongar demais as altas tarifas.

    Responda
  7. Anderson Santos

    EUA cometeu erros claros com a desregulamentação do mercado financeiro, pós 1980, isso foi um tiro no pé e outra na cabeça da na industria norte americana. Vale avaliar politicas industrias protecionistas no Japão, Coreia do Sul e China que fomentaram empresas em seu nascimento. Hoje avalio que a política protecionista do Trump é equivocada porque é uma decisão ideológica sem nenhum estudo. Trump é um engodo da demagogia ("democracia") americana.

    Responda
  8. Celia Moura

    "No século 19 e nas primeiras décadas do século 20, os EUA foram o país mais protecionista do mundo. E uma vez que desenvolveram plenamente sua indústria, exigiram do resto que se convertesse ao livre comércio." Ha Joon-Chang, economista sul-coreano.

    Responda
  9. Roberto Jorge Chaves Araujo

    Muito bom. Se houvesse espaço na coluna poderia ter mencionada a quem interessa o errro, ou seja, não há somente erro, já que não há nemhuma naturalidade na economia.

    Responda
  10. nelson de azevedo

    Ou seja, os economistas republicanos estão errados. Deveriam, isso sim, consultar os especialistas em economia do Brasil e , assim, o governo Trump seria um sucesso.

    Responda
  11. Antonio Emanuel Melo dos Santos

    Brasil faz muito protecionismo tanto de seu mercado quanto protege principalmente políticos poderosos com suas imunidades, as grandes empresas amigas que oferecem triplex e reformas de sítios . Nada de bom mesmo daí disso. Até anula multas bilionárias e o resultado está aí, pessoas sem teto, edução ruim, falta de inovação. Corrupção premiada. Olhemos para nosso país antes de nos assustarmos todo dia com os EUA e seu problemas.

    Responda
    1. Antonio Emanuel Melo dos Santos

      A desordem jurídica no Brasil é muito pior. Até presidiário a justiça descondena. Francamente com o nível de corrupção no Brasil, eu estou mais chocado é com nossa situação crônica de impunidade do que com o deslizes dos EUA. Brasileiros, se preocupem com seus problemas. Brasil nada pode fazer para mudar os EUA. Já não cuidamos dos nossos maiores problemas. PISA ruim crônico. E a pobreza? Essa tem futuro por essas bandas.

    2. Hernandez Piras

      Você confunde alhos com bugalhos. Protecionismo, clientelismo e impunidade são fenômenos distintos. Temos todo o direito de nos indignarmos com o que acontece hoje no cenário internacional, como as recentes sanções dos EUA contra a Corte Penal Internacional (este tipo de impunidade não tem importância?), pois o que se está fazendo é solapar a ordem jurídica internacional e substituir a força do direito pelo direito da força. Todos perderemos como isto, não importa a ideologia.