UOL - O melhor conteúdo

Comentários para:

Janeiro quente surpreende La Niña e o mundo

VER COMENTÁRIOS EM Opinião

Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Sam Duart

    Não se preocupem! O Trampa já tem um plano B com tudo estiver perdido. Pegar carona no foguete de Musk para colonizar Marte. Ou melhor para voltar a sua terra natal.

    Responda
  2. Joaquim Orilio Do Carmo

    Não há muito que se preocupar com o aquecimento global, pois, logo o Trump assinará um decreto determinando a redução da temperatura.

    Responda
    1. Jove Bernardes

      Eureka! eu não tinha pensado nisso!

  3. Iran Felippe Rappoli

    Parece que o livre mercado não está resolvendo essa crise, de novo.

    Responda
  4. Marco Antônio Cabral Cabral

    Vivemos num caminho sem volta onde mais tecnologia significa mais consumo e mais lucro e isso move o sistema-mundo. Mais ciência gera mais tecnologia, que gera mais novidade e mais consumo e "ganhos". Televisores, geladeiras, máquinas de lavar, notebooks e celulares consomem montanhas de materia-prima, milhões de megawats de energia e montanhas de lixo pelo planeta. Tratamos e vivemos na terra como se ela tivesse recursos infinitos e servisse para satisfazer as nossas necessidades sem fim.

    Responda
  5. Wilson Soares

    Não vou virar negacionista de carteirinha, mas fiquei mais cético quanto ao que os cientistas esbravejam sobre este planeta.

    Responda
    1. Jove Bernardes

      Wilson, fiquei envergonhado de todas as vezes em que ouvi próximo a mim alguém sustentar que a Terra era plana e não ter lembrado ao boçal a prova definitiva da esfericidade do planeta com a técnica de recuperação coelhística monical. Quantas oportunidades perdidas, Wilson, tudo tão simples, bastava dedicar-me um pouco mais às lembranças de minha juventude entregue aos gibis. Vou me dedicar mais. Obrigado.

    2. Wilson Soares

      Me referi apenas ao clima, Sr. Alex... afinal, todo mundo sabe, desde Maurício de Souza, que quando a Mônica atira o seu coelinho no Cebolinha e erra, ele dá a volta no planeta e retorna às mãos dela. Melhor prova científica, impossível..!

    3. alex carvalho

      Cético vc não fica se os cientistas entre aspas do YouTube dissesse que o planeta terra é plano!

  6. Carlos Viegas

    A causa é o crescimento exponencial, desde 1950, de tudo: população, economia, alimentos, transportes, produção e consumo de energia. Estamos subindo a serra pisando no acelerador. O motor vai estourar. Solução: parar de crescer. Como ninguém topa, o colapso é inevitável..,

    Responda
    1. Jove Bernardes

      Penso da mesma forma, e toda vez que o faço me vem à cabeça a lembrança de que é nessas horas que vem uma guerra ampla, para acabar com expressiva parte da população economicamente ativa, zerar lobbies políticos, destruir tudo, incentivar a inovação na indústria e na ciência, preparar caminho para reconstruções e recomeços. Acho que estamos "no ponto". A guerra, meu caro, faz o mundo girar, não o dinheiro.