Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Raymundo de Lima Lima

    "...por exemplo, que a Bíblia autoriza a escravidão, mas nenhum cristão defenderia isso hoje, por que continuar buscando a autorização da Bíblia para questões como aborto ou homossexualidade?" Pergunta Victor Lacombe em entrevista, aqui, hoje, nesta Folha, conferir. Biblia evangélica deve maquiar, omitir, e distorcer passagens importantes: como aquela d rico X buraco d agulha. Amar ao próximo ainda existe?

    Responda
  2. Fernando Dolci

    Quando conseguem ler não entendem nada, analfabetos funcionais que são.

    Responda
  3. Francisco Elias Fernandes

    A ética protestante e o espírito do capitalismo.

    Responda
  4. Felipe Araújo Braga

    Eu já entrei em contato com a Folha de SP para que seja adicionado ao artigo uma nota de que se trata das falas do entrevistado e que não são verdadeiras. Era só o que faltava, proselitismo evangélico aqui, em uma coluna de negócios!

    Responda
    1. Rodrigo Henrique

      Você é tão tolerante. Chego a me emocionar...

  5. Sérgio Sayeg

    Quanto mais leem, mais tapados ficam

    Responda
  6. Felipe Araújo Braga

    Tanto as Bíblias católicas quanto as protestantes incorporam novos achados arqueológicos. A maior parte do Antigo Testamento foi escrita em hebraico, e o Novo Testamento foi escrito em grego koiné – não em aramaico. Portanto, não existe “tradução direta do aramaico” para o Novo Testamento, pois ele simplesmente não foi escrito nessa língua. A ideia de que só os protestantes acessam os textos originais é uma desinformação para desmerecer as traduções católicas.

    Responda
  7. Felipe Araújo Braga

    As Bíblias católicas NÃO são baseadas apenas em traduções da Idade Média. As traduções católicas modernas NÃO são simples cópias da Vulgata medieval. Elas são constantemente atualizadas com base nos manuscritos mais antigos disponíveis, incluindo os Manuscritos do Mar Morto, o Texto Massorético e os códices gregos antigos. Exemplo: A Bíblia de Jerusalém, amplamente usada por católicos e até por estudiosos seculares, é considerada uma das melhores traduções por seu rigor acadêmico.

    Responda
  8. Felipe Araújo Braga

    Sim, os evangélicos leem mais a Bíblia e livros religiosos do que os católicos. Mas isso não significa que tenham maior letramento, pensamento crítico ou conhecimento acadêmico. O baixo nível educacional entre os evangélicos se deve à sua origem social e ao desestímulo ao pensamento crítico dentro de muitas igrejas. Se houvesse um incentivo à leitura mais diversificada e ao pensamento crítico dentro do meio evangélico, esse grupo poderia ter um impacto educacional muito maior no Brasil.

    Responda
  9. Felipe Araújo Braga

    Meu Deus, dão espaço para essa gente mentir! Tanto as Bíblias católicas quanto as protestantes modernas são traduzidas diretamente dos manuscritos mais antigos disponíveis, incluindo textos em hebraico, aramaico e grego. Nenhuma grande tradução moderna da Bíblia (católica ou protestante) se baseia exclusivamente em manuscritos medievais. Eu irei escrever para a Folha de SP denunciando o proselitismo mentiroso escancarado aqui. Ainda estamos em um país católico.

    Responda
  10. marcos fernando dauner

    interpretam a Bíblia sozinhos e voam no imbroxável. Esqueceram de ler Efésios, cap. quatro, verso cinco

    Responda
  11. marcos fernando dauner

    Na biblioteca de minha casa, que tem várias centenas de livros, a Bíblia Sagrada e a Constituição da R.F.B. tem papel central . Infelizmente, na maioria dos lares brasileiros não há nem um, nem outro . Sou cristão luterano .

    Responda
  12. marcos fernando dauner

    Bíblia traduzida do aramaico ? Isso foram apenas alguns poucos livros do AT. A maioria foi traduzida do hebraico . o NT foi traduzido do grego .

    Responda
  13. marcos fernando dauner

    çanto deus ! que festival de abobrinhas . Minha Bíblia é a tradução de Almeida , e foi publicada em dois mil e onze . Não há necessidade de comprar essas baboseiras que publicam hoje em dia .

    Responda
  14. Antônio Augusto Soares

    Nesta mesma edição FSPaulo há uma reportagem sobre gerar livro com uso de IA. É de imaginar o que pode ser feito com a bíblia.

    Responda
  15. Antônio Augusto Soares

    O entrevistado responde como se a bíblia fosse um produto vil de mercado, deturpando seu significado, como se fosse sabonete, bombril ou havaianas. Comportamento muito próprio do materialismo dos evangélicos.

    Responda
  16. Antônio Augusto Soares

    Toda nova reimpressão incorpora comportamentos contemporâneos na forma de palavras ou costumes. É de se imaginar o que acontece quando há nova tradução. Palavras como Espiritismo ou mesmo médium, surgidas no Século 19, já se encontram nas bíblias, deturpando seu significado definido por Allan K.

    Responda
  17. Anete Araujo Guedes

    Vamos orar. Seguir os conselhos dos pastores. Contribuir com o dízimo. E, acima de tudo, crer.

    Responda
  18. Jaime Souza

    a folha de sp enfiando evangélicos no rabo do brasileiro fica onde no ranking? triste fim pra esse jornal

    Responda
  19. Raymundo Itareru

    enquanto existir asno, vai liderar por muito tempo

    Responda
    1. marcos fernando dauner

      frase ridícula , desrespeitosa .