Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Felipe Araújo Braga

    Ao menos um consolo: FHC se recolheu - quando poderia estar na linha de frente contra o fascismo - Alckmin apoia a democracia. Já Aécio, Dória, foram a pá de cal no PSDB ao vender o partido para o fascismo e apoiar a extrema direita. Resta o governador gay do Rio Grande do Sul que apoiou Bolsonaro e vive mostrando o namorado bonitão para causar inveja nas amigas (como Renan Bolsonaro, por exemplo).

    Responda
  2. JAQUES BRAND

    Onde se lê PSB leia-se PSD.

    Responda
  3. JAQUES BRAND

    Alguém já disse que, entre nós, os partidos estão condenados a cumprir o programa da sua direita. No poder o PT se comporta como o verdadeiro partido social-democrata. O PSDB se houve como um partido conservador, sem traço do social, empenhado em abrir oportunidades à reprodução dos capitais. O antigo PFL (q se expressa nos seus avatares PSB, União Brasil, PP, PL) de liberal não tem nada, é do agro mais tosco e agarrado na indústria das emendas. E ainda existe o Aldo Rebelo, tão dialético que...

    Responda
  4. TALVANIO JOSE DE OLIVEIRA

    Mas também, com o mesmo discurso de ódio e concordância com a extrema direita, de seus líderes, principalmente Aécio Neves, o que eles querem?

    Responda
  5. Manoel Marcilio Sanches

    Isso mostra que até para ficar sobre o muro tem que ser competente. O MDB consegue. Em toda eleição o partido se divide em duas partes. Sempre vai ter um pedaço que está na parte vencedora.

    Responda
  6. Carlos Amorim

    Tem mais dignidade o eleitor que entendeu o que o PSDB se tornou e deixou o partido morrer, do que quem está até hoje passando pano pro PT ou pro PL.

    Responda
  7. João Melo

    Os primeiros pregos no caixão foram batidos pelo deputado e eterno aspirante (a presidente) Aécio Neves.

    Responda
    1. MARCOS FIDELIS DE CAMPOS CAMPOS

      E o último foi o João Dória.

  8. Jane Medeiros

    Merece, com toda pompa e circunstância! Atrasou a chegada do grande líder metalúrgico à PR.

    Responda
  9. José Davi

    O que enterrou o psdb foi o neoliberalismo retrógados do FHC, um país que saia de uma ditadura, tinha esperança em uma social democracia e na mitigação de problemas sociais históricos se vê traído por um suposto sociólogo com complexo de inferioridade, Dra Ruth sempre foi superior a ele.

    Responda
  10. MARIO TAKAHIRO NISHIDA

    Uma pena, sempre votei no PSDB. Admirava muito Franco Montoro, pois já assisti uma palestra sobre a importância da água no planeta dentro da ALESP. Já o Mário Covas gostava do discurso, e encontrei o casal caminhando nas ruas do Itaim Bibi. Já conversei com José Aníbal que era presidente do partido na época tomando café na padaria perto do minha casa. O FHC nem se fala, é um dos criadores do plano real.

    Responda
  11. Armando Moura

    FHC matou o partido ao insistir com malam arminio parente e similares. Impulsionados por anos de reagan e thatcher. Impuseram uma agenda neoliberal a um pais que eh o templo da desigualdade, rasgando a social democracia e jogando a no lixo. Os caras arrasaram a pequena e media industria. Fizeram do estado uma maquina de destruir empregos substituindo a producao por importacoes de quem fazia melhor, mais desenvokvidos. Curioso que vez em quando estas assombracoes aparecem na imprensa.

    Responda
  12. Murilo Belezia

    O PSDB, tirado da costela do MDB e de centro-esquerda socialista no início, encantou a patuléia e virou inquilino do Palácio dos Bandeirantes por mais de 20 anos. Um partido paulista demais. Nenhum partido fica puro depois de tanto tempo no poder. Dominava a Assembléia Legislativa, o que lhe garantiu passe livre de A a Z, com alguns Paulo Pretos no caminho, até a chegada do calça apertada...mas aí já não era o velho PSDB.

    Responda
  13. elcio matos

    Bons tempos aqueles que petistas e tucanos viviam discutindo, cada um defendendo seu ponto de vista político, mas depois terminavam todos brindando seus copos de cerveja, sem jamais perder a amizade. Hoje, tenho até medo de falar sobre política em público, ainda mais eu sendo de esquerda.

    Responda
  14. Josue Oliveira

    O antigo DEM, ex-PFL, também passou pelos mesmos problemas. Hoje tem o nome de União Brasil, e fez muitos prefeitos. Eu não gosto da direita, mas ficar mudando de nome, dá ao entender que o partido quer esconder o passado.

    Responda
  15. Thiago Pacheco Carneiro

    Eremildo, o idiota, compreende a predileção de articulistas por partidos “amigos”. Mas não vê como justificar uma passagem de pano dessa para um pessoal tão ávido por se apropriar do dinheiro da viúva. Pega mal para o articulista.

    Responda
  16. Yuri Akich Rosa da Silva Fermino

    Na verdade Franco Montoro se elegeu governador em 82 pelo PMDB, elegendo seu vice na eleição seguinte, Orestes Quércia também pelo PMDB. Mas pela grande ingerência de Quércia no partido e outros fatores, levaram MDBistas históricos como FHC, Covas e Montoro a fundarem o PSDB no final dos anos 80.

    Responda
    1. Murilo Belezia

      O vice-governador Quercia usou a estrutura do governo para alavancar e fortalecer sua candidatura ao governo do estado fazendo, durante quatro anos, contatos pessoais com os políticos do interior, sobretudo.

  17. Thiago Pacheco Carneiro

    “Comprometidos com a moralidade pública”? O partido do FHC que ficou no dedo Globo por duas décadas por achar que tinha tido um filho com uma jornalista da empresa? Do “Serjão” que comandou a doação, er… privatização, das teles? Do genro francês que presidiu dois acidentes da pior gravidade na Petrobrax?

    Responda
    1. Carmen Ponte Ponte

      Tinham provas mas o Geraldo Brindeiro não tinha convicção. E a massa cheirosa, elegante e intelectual, nunca foi investigada.

  18. EVANDRO FRANCO ROCHA

    Nostalgia do PSDB dos meus tempos de Universidade. Já faz tempo...e quanto!

    Responda
  19. João Garcia

    O brasileiro elege populistas para a presidência da República, Lula, Bolsonaro e Fernando Collor estão aí para provar. FHC, que tem o perfil do PSDB, foi um ponto fora da curva, ajudado pelo recém lançado plano real e pelo jingle de campanha do Dominguinhos, que era fantástico.

    Responda
    1. Paulo Augusto

      FHC deixou o país quebrado e por sorte tivemos um Lula para reconstruí-lo.

  20. Raul Cunningham

    O PSDB entrou em declinio com o apoio de Aecio Neves, com o Lulecio, a Lula em 1982, em detrimento aa Serra.

    Responda
  21. José Cardoso

    O Psdb teve sua oportunidade no governo Itamar, e surfou no plano Real bem sucedido. Viveu dessa fama, assim como um herdeiro vive de uma riqueza que vai diminuindo com o tempo. O raciocínio aliás é aplicável ao PT e a fama adquirida com o boom das commodities.

    Responda
  22. FABIO FIORAVANTI

    Dilma tá que não se aguenta de tanto rir

    Responda
  23. Anderson Pereira de Souza

    Aécio Neves, José Serra e os seus acharam que tomariam o poder com a lava-jato. Não aceitaram a derrota de 2014 e contestaram o pleito sem saber que estavam alimentando a serpente do bolsonarismo.

    Responda
  24. Raymundo Itareru

    o psdb foi jogado no abismo por um certo deputado mineiro e ex governador, a partir do momento que questionou o resultado da eleição que saiu derrotado, aí pariu o bo! sonaro junto com a farsa jato

    Responda
  25. Valdir Machado

    FFHHCC acabou com o nacional desenvolvimentismo da "Era Vargas". All things must pass,

    Responda
  26. josé cláudio do nascimento

    O PSDB desindustrializou o país, vendendo a preço de banana as estatais; tornou a educação basica com uma qualidade péssima, através da promoção automática. Nunca mais ganhou eleição.

    Responda
  27. Marcus Acquaviva

    O PSDB acabou com o serviço público do estado de SP. Privatizou do jeito que privatizou. Fez a concessão de uma rodovia com o pedágio mais caro do país, servida por uma empresa que pagou propina ao longo de todo o período tucano. Vivi para ver esse partido acabar, que grande dia será quando for oficializado.

    Responda
  28. Claudio Goldman

    Motorola, Covas, Alckmin, Serra. E Goldman.

    Responda
    1. Claudio Goldman

      Oops, corretor... Montoro.

  29. Carlos Silva

    O PSDB se implodiu, por corrupção e incompetência no presente e a mínima falta de visão em relação ao futuro há uns bons anos. Numa política sem uma inteligência mínima e polarizada, não ter a competência de preparar alguém para entrar no páreo é no mínimo incompetência das grandes.

    Responda
  30. Sergio Saraiva

    Gaspari comete alguns insultos neste texto, um deles à inteligência do leitor. Então o PSDB era o partido de FHC? Não, era de Franco Montoro e Mario Covas, que impediram FHC de se associar a Collor. Então foi o PSDB que estabilizou a moeda? Não, o Plano Real é do governo Itamar Franco, que à época não estava filiado a nenhum partido e jamais foi do PSDB. Quanto à moralidade pública, deixo que as contas de Serra na Suiça, as gravações de Aécio e o apartamento de FHC em París falem por si.

    Responda
  31. Carlos Rizzo

    O golpismo do Aécio e de todo o PSDB que estava ao seu lado foi o que abriu a porta para o fascismo no Brasil.

    Responda
  32. Marcos Antônio

    O tucano vai descer do muro e vai para a cova.

    Responda
  33. marcio henrique dias

    Dória implodiu o PSDB, unindo-se ao capeta, para se eleger governador. O capeta explodiu ele.

    Responda
  34. Murilo Belezia

    Nesse velório não pode faltar João Doria Jr, com o galão de gasolina e a caixa de fósforos.

    Responda
  35. Angelo Batista Goulart

    A social Democracia brasileira teve seus expoentes ( Mario covas ,FHC, Afonso arinos, Franco montoro , Jose Richa, . Partido que surgiu pós ditadura, eram civilizados e dialogavam, mas tentaram perfumar o neo-liberalismo muito proximos do Partido Democrata dos EUA, e apresentaram ao povo a Dependência do Brasil como nação subdesenvolvida! Comandaram o Estado de São Paulo , foram pra segunda divisão da politica com o hoje Dep Aécio neves , perderam o discurso pra extrema direita !

    Responda
  36. VALDICILIA CONCEI O TOZZI DE LUCENA

    Situação impensável anos atrás, não esqueçam de agradecer ao Aécio Neves e ao brilhante do vereador do Rio Grande do Sul

    Responda
  37. Raimundo Nonato Martins de Santana

    Já vai tarde , fizeram muito mal ao país

    Responda
  38. Paulo Inácio

    Lembra do FHC comprando reeleição, quebradeira dos bancos e salvação com dinheiro público. Mas entendo vc o PSDB conseguiu fazer muito do que o paulo Guedes fez, a diferença é que tinha falas acadêmicas. Luto de 3 dias na folha.

    Responda
  39. Galdino Formiga

    Afundou na lama política.

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      Da extrema direita neofascista.

  40. Galdino Formiga

    Pode comentar folha?

    Responda
  41. CARLOS Alberto Corteletti

    A sede de poder do Aécio Neves matou o psdb. Saudade dos quadros antigos como Mário Covas, FHC, Montoro entre outros. O último a sair apague a luz.

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      Serra também deu sua contribuição, ao se aliar a Cunha e Aécio. Depois vieram Doria, Leite e a mesma sede de poder. Acabaram embarcando na tempestade bolsonarista.

  42. jose fernandes de lima junior

    O Aécio afundou o PSDB e o Doria fechou a tampa do caixão. Aqui jaz um partido conservador que como tudo que se juntou ao JB, apodreceu.

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      0 re senti mento, por terem perdido 04 eleições seguidas, falou mais alto. Eh encontrou seu lugar na extrema direita de ja ir.