UOL - O melhor conteúdo
Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Ruben Camargo

    Acho que o autor quis se referir à Epigenética. Recomendo a leitura do livro homônimo, escrito por Richard Francis. Apesar do teor sensacionalista, gostaria também de indicar "O Que É Vida?", de Schrödinger (UNESP), o qual, já no fim da década de 1940, especulava acerca dessa evolução oportunista. Isto nada altera a seleção natural, apenas redefine nosso olhar sobre mecanismos genéticos e Epigenéticos para que o ambiente atue sobre a espécie.

    Responda
  2. Luiz Martins

    O filósofo Antony Flew, era um dos mais notórios defensores do ateísmo até que, em 2008, publicou o best-seller "Deus existe". Em "A Linguagem de Deus: um cientista apresenta evidências em favor da fé", Francis Collins, geneticista de renome mundial e diretor do projeto "Genoma Humano" que decifrou o DNA humano, diz que a fé também é uma escolha racional. Pouca ciência distancia de Deus, muita, aproxima.

    Responda
    1. Luiz Martins

      Faltou dizer que Collins também é médico, físico e químico, além de autor renomado e que foi ateu até os 27 anos.

  3. José Hidasi Neto

    Sim, é por isso que muitos professores e pesquisadores preferem chamar de Teoria Sintética da Evolução ao invés de Neodarwinismo, pois várias coisas da genética, como estudamos nas "extensões da genética mendeliana", na epigenética e na biologia molecular, não evidenciam uma "seleção narural pura", mas envolvendo vários fatores diferentes do que teorizado por Darwin (lá em 1859).

    Responda
  4. José Hidasi Neto

    Não gostei da apresentação da notícia, pois parece que "lá vem...". Entretanto, lendo o artigo deu pra avaliar melhor o que autor quis dizer. Foi excelente a abertura de mente para ver a informação como algo não totalmente de acordo com a teoria sintética mais atual ensinada nas escolas sobre a evolução biológica. Claro que não deu pra explicar muito sobre a epigenética e todas as falhas anteriores do neodarwinismo que foram explicadas ao longo do século passado e do atual.

    Responda
  5. Marcelo Magalhães

    Perfeito, mas sinto em dizer que enquanto estamos distraídos com essas pesquisas tão complexas e profundas, investindo bilhões em experimentos e aumentando exponencialmente o consumo de energia, Gaia, ou o planeta terra, é destruída por essa ânsia insaciável de saber e poder. Quando que o homem vai aceitar que não há detalhe capaz de lhe salvar da morte? Quando que o homem vai valorizar a vida que tem e vivê-la com intensidade, paz e harmonia? A verdadeira revolução é parar de competir.

    Responda
  6. Anderson Ribeiro

    O surpreendente seria se todos os detalhes de algo tão complexo tivessem sido revelados dois séculos atrás. A evolução natural das teorias é essa, primeiro a base se assenta e então se entende as minucias.

    Responda
  7. Alberto Melis Bianconi

    Acho meio BN, esse negocio de perguntar a uma IA, algo que você não faz a menor ideia de como funciona. A humanidade tem uma queda pelo desastre. Um avião que caiu no atlântico, em meio a uma tempestade, teve seu controle capturado pelos computadores porque o projeto não punha fé na perícia dos pilotos!

    Responda
  8. Felipe Vasconcelos

    Muito animador saber que o avanço de sistemas de inteligência artificial nos ajudará a entendermos mais sobre nossos próprios sistemas biológicos.

    Responda
  9. Geraldo Soares

    É fascinante como você, um apaixonado pelo Conhecimento, consegue fazer um meio de campo tão bacana sobre os temas mais complexos e interessantes da nossa atualidade e potencialmente do nosso futuro! Anda comigo, para eu ficar -- Cada vez mais -- assim também!

    Responda
  10. Idivaldo Micali

    Darwin desenvolveu sua teoria num sistema fechado, mesmo tempo isolado e longevo; e esse cenário praticamente não mais existe! Hoje (e um pouco mais de um século para trás), a epigenética é o pano de fundo para o comportamento dos genes. A síntese proteica está desmantelando-se e possivelmente a IA poderá identificar a próxima(s) sindromes(s). É muita exaustão para nossos genes num período de tempo tão curto.

    Responda
    1. Paulo César de Oliveira

      E muita bobagem sem sentido para tão poucas linhas.