UOL - O melhor conteúdo

Comentários para:

Trabalho indecente

VER COMENTÁRIOS EM Ana Cristina Rosa

Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. jose prado

    Acontece que na maioria das vezes o patrão não paga a multa nem é punido tal qual os que assassinaram os fiscais do trabalho em MG!

    Responda
  2. José Cardoso

    Há muito mimimi a esse respeito. Em geral a pessoa contratada sabe das condições de trabalho e as aceita. Se essas condições são ruins em nosso julgamento, talvez a pessoa esteja pior ainda sem esse trabalho. Os chineses "resgatados" na obra da BYD da Bahia são um exemplo.

    Responda
    1. José Cardoso

      Amarildo, o que há muitas vezes são calotes (patrão que não paga o combinado), ou propaganda falsa (o trabalho é diferente do combinado). Escravidão é subjugar alguém numa guerra, (ou comprar de alguém que fez isso), e obrigá-lo a trabalhar como se fosse um prisioneiro, com a lei a seu lado. Muuito diferente. É até um desrespeito à história dos escravizados esse tipo de equivalência.

    2. Amarildo Caetano

      Comentário típico de uma pessoa com ideais escravocrata ,Dá para saber em quem ele vota .

  3. Alceu Natali

    Em 2015, levei um cliente alemão a uma empresa em Ribeirão Pires, SP, uma região de extrema pobreza. Na recepção havia uma enorme Bíblia aberta no capítulo a ser lido no dia. Após as reuniões da manhã fomos almoçar no refeitório. Presidente e toda diretoria sentaram-se ao lado dos funcionários para dar um exemplo. O alemão imaginou que a fábrica foi ali instalada para ajudar a população local, mas a diretora respondeu que escolheu aquela região porque lá a mão de obra era muito barata.

    Responda
    1. Alceu Natali

      As condições de trabalho em várias regiões do Brasil é péssima, análogas à escravidão. Pouca gente sabe que ser escravo em Atenas no século de Péricles, Socrates e Platão era muito melhor do que ter emprego registrado em carteira no Brasil.

    2. Alceu Natali

      Caro José, meu comentário diz respeito à exploração do homem pelo homem, ou seja, instalar uma fábrica numa região muito pobre, sem nenhuma intenção de ajudar a população com geração de emprego, mas apenas para explorar a pobreza do homem que aceita qualquer salário para ter o que comer. Estive muitas vezes na China nos anos 90 e várias cidades do sul exploravam pessoas simples e carentes, dando a elas emprego em troca de um prato de comida. Nos últimos 40 anos a China mudou muito, para melhor.

    3. José Cardoso

      Alceu, se montar uma fábrica num lugar devido ao menor custo de mão de obra for trabalho análogo à escravidão, a China inteira está nessa.

    4. Alceu Natali

      Defina trabalho análogo à escravidão.

    5. José Cardoso

      E para você isso era trabalho análogo à escravidão?

  4. Josimar Soares

    Enuanto isso, a ala troglodita do agro reclama que não consegue mais escravizar por causa do bolsa família. Estamos infelizes, ninguém mais quer ser escravo, diz o latifundiário.

    Responda
    1. MARCOS FIDELIS DE CAMPOS CAMPOS

      Agora, comentando em alto nível: Caro Josimar, você tem razão. A escravidão do Bolsa Família é diferente. Por se tratar de uma descarada compra de votos, não há interesse de quem paga que o beneficiário arrume um trabalho digno e honesto para o resto de sua vida, ou seja, fique para sempre dependente da esmola e, assim garantir para sempre também aqueles votos. Simples assim.

    2. MARCOS FIDELIS DE CAMPOS CAMPOS

      Agora, por falta de argumentos honestos, o cidadão baixou o nível. É a democracia, ainda.

  5. Alexandre Pereira

    Seria interessante saber o que estamos fazendo para melhorar a situação de pessoas vulneráveis (de todas as cores), para acabar com o trabalho escravo. Melhorar economia do país permanece como a melhor opção para reduzir contrastes e dar alternativas para que pessoas não tenham que se submeter à condições sub-humanas de trabalho ou à tutela do governo.

    Responda
  6. André Luiz Coelho Martins

    Sou um Homem Branco, com 50+, que Zé revolta com essa situação absurda, que infelizmente ainda existe. Eu disse Homem Branco, mas tenho absoluta certeza de que, tenho antepassados de cores e raças diferentes. Uma das causas que me faz votar no atual Presidente, é porque sei que ele também acha essa situação inaceitável. Gostaria muito pedir ao Povo Brasileiro, de todos os Estados, que denunciem, caso saibam de pessoas nessa condição. É urgentíssimo, pois todos somos Humanos

    Responda
    1. geraldo bays

      Disque 100