UOL - O melhor conteúdo
Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. alessandra alves florentino

    O que não surpreende é a desfaçatez da comentarista em parecer isenta criticando os três poderes, mas não nominando no caso do Congresso, em que não cita Arthur Lira, ou Hugo Motta, Alcolumbre ou Rodrigo pacheco. Claramente ela tem lado e viés. Desperdício de espaço do jornal

    Responda
    1. Giovanni Bruno

      Alessandra, mas qual é o problema que ela tenha lado e viés político? Se a coluna é dela, certamente traduz as opiniões intrínsecas da autora. Se você não concorda com a autora, possui excelente oportunidade de aprender com opiniões divergentes.

  2. Alexandre Marcos Pereira

    Debie, por hipótese, vamos imaginar que sua fantasia de guilhotinar os juízes fosse realizada. Sabe quem iria ficar muito feliz, além de você? Os patrões, que não teriam mais uma Justiça Trabalhista a defender os trabalhadores; os bancos, planos de saúde, seguradoras que não teria mais que enfrentar as incômodas liminares que as impedem de explorar consumidores; os mais fortes, como o PCC e ricos, que poderiam impor sua vontade, sem juiz nenhum para atrapalhar. Você está bem acompanhada!

    Responda
  3. Marcelo Magalhães

    Expressão competa da síndrome do vira-latas. Essa síndrome não tem nenhuma graça ou benignidade, pois ela é usada para justificar a miséria da população trabalhadora, ao se manifestar a favor de rigor fiscal, exclusivamente sobre os investimentos sociais, que são constitucionais. A autora sequer toca no patrimonialismo da elite de rapina, que só de bolsa empresário leva mais do que 500 bilhões de reais por ano. Assim, a autora não está perdida, seu espírito autodepreciativo é convicção.

    Responda
  4. CLAUDIA ROVERI

    Eu gostaria saber de onde vem essa fixação pelos gastos de um governo que sequer controla boa parte do orçamento - que ou está comprometido com verbas carimbadas ou sequestrado por emendas pix -, que tem que administrar uma bom ba deixada pelo governo Bolsonaro, que não consegue limar benefícios fiscais de setores que não precisam deles e que ainda assim fechou o ano de 2024 com um déficit de 0,9% muito abaixo do projetado pelo mercado. Além disso é fácil dizer cor tem, me diga onde!

    Responda
  5. josé SOARES

    Quando a doutora começou o artigo citando um astronauta, já se antevia que a matéria era para alimentar a corja da ultra direit, como ocorreu.

    Responda
  6. Evando de Abreu

    José Roberto, vocês não gostam de fatos, mas eles estão ai. Use seu dedinho de uma forma melhor que a usual, dê um google e veja a verdade. Sempre é reveladora. Veja que as estatais não deram prejuízo na época de Bolsonaro. De acordo com notícias recentes, o recorde foi o maior nos últimos 12 anos. Abraços

    Responda
  7. Evando de Abreu

    José Padilha, quando tiver argumentos baseados em fatos, compareça. Não teve mensalão, petrolão, nem arrozão no governo dele e muito menos 84 milhões desviados para show tipo janjapaloosa sem prestação de contas.

    Responda
  8. Evando de Abreu

    José Davi, o cara seu ídolo, que apoia ditadores, em plena crise do RS ainda tentou aplicar o arrozão. Fora isso, o Agro Negócio que ele não gosta e que a extrema esquerda abomina é que tem salvo o Brasil e coloca comida no seu prato todos os dias. De onde você acha que vem tudo isso, das plantações do MST?

    Responda
  9. Evando de Abreu

    José Roberto, vocês da extrema esquerda que apoiam quem fez mensalão, petrolão e em plena crise do RS ainda tentou o arrozão, que gostam de ditadores, apoiando Maduro e outros, nem merecem resposta. Uma pergunta: onde estão os 84 milhões do Janjapaloosa? Ela não prestou contas.

    Responda
  10. Marcos Louzada

    De boa, em algum momento em nossa quinquicentária história, existiu essa conexão proposta pela articulista? Se existiu, me lembra por favor! Se não, o artigo apenas tenta particularizar uma determinação histórica brasileira, relacionando-a a um determinado contexto político partidário. Não quero com isso normalizar as tantas contradições, ou pior, sugerir que tá tudo legal, pois não está. Mas pensem: Qual a intenção real deste artigo? Destacar agora uma realidade que sempre existiu? Por que?

    Responda
    1. Marcos Louzada

      Enquanto não estivermos num país sopcialmente justo, precisaremos de mudança. A questão que eu coloco é que essa situação não é nova. Mas a articulista tenta fazer parecer algo particular deste momento histórico e isso é intencional, pois se essa situação for considerada estrutural, só um pensamento revolucionário pode resolver. E isso é o que a articulista menos deseja...

    2. josé SOARES

      Claro que precisamos Michelin.E a mais urgente é renovar o Congresso com parlamentares que efetivamente pensem grande , se preocupem em resolver as necessidades dos mais necessitados e com o avanço civilizatório, o que não ocorre com essa corja da bancada bbb.

    3. Gustavo Michelin

      Você acha que não precisamos de mudança?

  11. Iran Felippe Rappoli

    De onde o gov federal deveria cortar gastos? Saude, educacao, bolsa familia, ciencia? O congresso nao aprovou o fim da isencao fiscal de poucos privilegiados, e tao pouco aprovou o fim dos super salarios... Qual candidato da oposicao mostra alguma proposta de reforma administrativa? Infelizmente, teremos que votar na reeleicao, de novo, em 2026.

    Responda
  12. antonio brito

    Correto. Os passa pano lulions não sabem onde cortar. Uma sugestão. A gravata

    Responda
    1. DEBIE DOS SANTOS BASTOS

      Devem cortar as emendas, a desoneração da folha, os altos salários e taxar grandes fortunas.

  13. MARCOS FIDELIS DE CAMPOS CAMPOS

    Quando vi a manchete, pensei exatamente isso. A desconexão de todos os Poderes com a realidade dos brasileiros: O Judiciário (e pelo efeito cascata, também o Ministério Público) só pensa em manter ou aumentar os seus penduricalhos e cercear a liberdade de impressa para não serem criticados; O Legislativo só pensa em avançar no Orçamento da União (leia-se: o bolso do contribuinte, o pagador de impostos); e, o Poder Executivo só pensa em reeleição e criar benefícios sociais.

    Responda
  14. davi LORENZON

    Bom texto, embora sucinto, é para isso wue serve a nossa democracia , para locupletar , cssa vez mais , a elite do funcionalismo e os poderosos. Nas dezenas de anos do des governo do lullha (drhao) isso se aprofundou , junto com a korrup São.

    Responda
  15. Henrique Richter

    Bom para a articulista deve ser o Trump

    Responda
  16. Joaquim Nabuco

    O pão ta caro? Compra Brioche! Lula se inspirou na Maria Antonieta quando mandou a população comprar produtos mais baratos para combater a inflação. Brasília é a nossa Versailles.

    Responda
    1. DEBIE DOS SANTOS BASTOS

      Discordo, nossa Maria Antonieta é o Barroso.

  17. Wil Leon

    Lule esta. Vive numa bolha saudosista do Lule-1 e Lule-2 não percebendo as mundanças. Janjão, agora calada, recatada e do lar, pelo menos não atrapalha mais.

    Responda
  18. Andre Rypl

    A Lygia sempre com medo que o Brasil se torne menos desigual.

    Responda
    1. antonio brito

      Cada dia somos mais desiguais. Você ganhou uma gravata azul Louis Vitton da presidência a Jan já palloza encomedou algumas para os guerreiros do povo brasileiro. Vou continuar com meu lecinho vermelho de chimango.

    2. antonio brito

      Cada dia somos mais desiguais. Você ganhou uma gravata azul Louis Vitton da presidência a Jan já palloza encomedou algumas para os guerreiros do povo brasileiro. Vou continuar com meu lecinho vermelho de chimango.

    3. Alexandre Pereira

      Bom, acho que ela quer que suas majestades gastem menos com penduricalhos, não? Quer que suas graças gastem emendas que façam sentido e que sua realeza pare de torrar impostos. Isso é ser contra a desigualdade? Por falar nisso, já fez sua contribuição para combater a desigualdade hoje? Hahahahaha!!

  19. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Ainda vou ver ela se casar com pondé

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Excelente argumentação! Sem dúvida endossa e estende a tese da missivista, não? Kkkkk.

  20. FRANCISCO TEIXEIRA

    Mais uma "entendida" em economia. Ela diz que o governo elevou o dólar!!!??? Cuma???

    Responda
  21. Renato Vieira

    O que falta é a imprensa fazer jornalismo imparcial.

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Ou algum que só diga o que lhe agradar, camarada?

  22. José Cardoso

    A coisa deve ser vista sem paixões partidárias. Desde o plano Real os preços já foram multiplicados por oito. Está claro que algo está muito errado em nossa política inflacionista. É preciso zerar o deficit nominal, que implica no aumento do dinheiro em circulação e na queda de seu poder aquisitivo.

    Responda
    1. José Cardoso

      Padilha, isso é só o primário. Para zerar o deficit nominal, os juros da dívida tem que caber no orçamento.

    2. Alexandre Pereira

      Pagando pouco imposto, José? Doe mais, os penduricalhos precisam ser mantidos.

    3. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Isso é fácil, se a direita deixar. Quer ver? Qual foi o déficit primário em 2O24? Onze bilhões. Somente o fim do Perse já teria sido suficiente para cobri-lo gerando superávit. Se acrescido do fim da desoneração da folha de pagamento o superávit seria ainda maior. Nem vou mencionar um eventual corte de 1O% nos subsídios fiscais a grandes empresas ou uma taxação dos muito ricos e bilionários, ou na taxação dos senhores do agro, que não pagam impostos, ou das igrejas.

  23. Evando de Abreu

    Marcos, obrigado, mas prefiro não ser tão inteligente a ponto de apoiar quem fez mensalão, petrolão e em plena crise do RS, ainda tentou o arrozão. E mais, ainda deu das empresas estatais que ele está quebrando, 84 milhões para a tal Janja fazer o Janjapaloosa sem prestar contas. Obrigado.

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      José, farra da direita e da esquerda, sendo que essa pinga já vem de muito tempo e é a preço de Macallan 1926, sem contar as falcatruas por fora, apontadas pelo Evando.

    2. José Davi

      Camarada, tu sabes que honestidade não combina com à direita, quem vendeu os armazéns da conab e zeraram os estoques de grãos? Paulo Guedes e Bolsonaro, quem está tentando recompor a política da segurança alimentar? Lula. O agronegócio só pensa em exportação e lucro fácil, não tem compromisso com a mesa do brasileiro. Quem inventou as emendas pix e o orçamento secreto? Bolsonaro e Guedes, quem tem que negociar com um congresso fisiológico? Lula.

    3. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Dinheiro de pinga perto da farra das emendas parlamentares promovida pela direita. Só elas já seriam suficientes não apenas para zerar o déficit primário de onze bilhões como gerariam um superávit de quarenta bilhões. Mas vocês preferem cortar de programas sociais, claro!

  24. Marcos Araujo

    Não só os poderes da República estão fora da realidade. A imprensa, os analistas politicos, os analistas financeiros, todos, estão fora da realidade. A cegueira ideológica e a pretensão de uma guinada à extrema direita também turva a visão. Pobre pais de cegos funcionais

    Responda
    1. antonio brito

      O sistema é anacrônico. Soluções erradas para o mesmo problema

  25. José Davi

    Onde está esse descontrole fiscal anunciado pela ideóloga? Uma reforma tributária está em andamento, responsabilidade dos poderes, inflação de alimentos sabemos que tem causas múltiplas, café está caro somente no Brasil e por culpa do Lula ? Os nossos problemas não são de hoje, mas são renovados, a farra das emendas parlamentares é invenção do Bolsonaro e quem tem que resolver é o Lula, o STF. honestidade passa longe da Lygia.

    Responda
  26. Rodrigo Flexa

    Lígia "Quatro Linhas* Maria defende tomar dos pobres para dar aos ricos, a senhora é porta-voz da extrema direita.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      O Marco adora uma familicia, sabe aquela que compra 51 imóveis pagando em espécie ou mansões em Brasília incompatíveis com a renda, ou que recebe depósitos em cheques de miliciano, ou que emprega funcionários fantasmas e parentes do chefe do Escritorio do Crime, ou talvez prefira que os pastores recebam barras de ouro em troca de favores do desgoverno.

    2. Marco A Moreira

      Senhor Rodrigo este discurso está um pouco passado , a ideia de que o Lulaplanismo salva os pobres e miseráveis deste País , lembro que todo governo possuí políticas públicas visando auxiliar os mais necessitados. A propósito , me cite um único integrante petista próximo ao presidente, que não tenha enriquecido. Apenas um!

  27. Fernando Alves

    Como sempre, os funcionários do PL vieram bater ponto respondendo comentários adoidado com as farsas deles. São sempre os mesmos gatos pingados.

    Responda
  28. Amarildo Caetano

    A inflação nos dois primeiros anos de Lula foi bem menor do que no governo bolsonaro ,o desemprego caiu ,mas os representantes da Faria Lima ,perdedores só criticam .

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Kkk o Gustavo culpa o governo federal pela farra do legislativo, mandado pela direita, e do judiciário, sobre os quais não tem nenhuma ingerência.

    2. Gustavo Michelin

      E sobre a farra do legislativo e do judiciário o que tens a dizer?

  29. Gustavo Michelin

    Eu só acho que precisamos de mais um ministério para arrendodar em 40

    Responda
    1. Jose Roberto de Souza

      Eu acho que nós precisamos é de gente que tenha vergonha na cara e não idolatre milicianos e golpistas.

    2. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      O Bozo cortou ministérios, mas não suas estruturas, que foram incorporadas a outros, e não gerou nenhum superávit fiscal, além de estourar o teto de gastos em mais de 9OO bilhões!

  30. Gustavo Michelin

    Ora, essa é a democracia que estava ameaçada, kkk.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      O mané tem a mais remota ideia de qual o montante de despesas geradas pela estrutura dos ministérios?

  31. Julio Ribeiro

    Lygia Maria é a colunista mais lúcida nesse momento na Folha.

    Responda
  32. Antonio Emanuel Melo dos Santos

    Belo artigo. Aqui o mal próspera com poderes executivo, lesgilativo e judiciário ruins. Infelizmente, Brasil está sem rumo claro.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Quem está no rumo certo são os que escolhem seus representantes, né?

  33. PAULO PETRASKI

    No governo Bozo, o corrupto das rachadinhas e funcionários fantasmas, sucateamento da Educação e do SUS, nos trás lembranças atrozes. Como esquecer a fila do osso, sua fala pro brasileiro trocar por ovo, suas chacotas do povo pobre e dos enfermos da pandemia. Se colocar tudo num livro, nossos futuros netos quando lerem vão ficar chocados com o que o país passou.

    Responda
    1. Amarildo Caetano

      Fila do osso e zombaria em cima dos mortos por Covid ,ficará na história mesmo .

    2. Gustavo Michelin

      Assessor de toga?

  34. Paulo Roberto Taveira

    Totalmente desconectados da população. Conectadíssimos com os dólares da USAID.

    Responda
    1. Jaqueline Mendes de Oliveira

      A Usaid é a "Lei Rouanet" da vez? Eita povinho que adora uma teoria da conspiração! Tudo é pretexto para a extrema-direita reforçar suas crenças infundadas.

  35. Rodrigo Flexa

    A senhora é quem vive numa realidade paralela.

    Responda
    1. Gustavo Michelin

      Argumente. Explique porque. Ou é assistente de toga?

  36. PAULO ROBERTO HASSE

    A monarquia absolutista & obscurantista da área de (in)justiça capturou o país , na corte maior reinam os reizinhos e príncipes que usam o dinheiro público sem limites com privilégios muito acima do povo que oprimem , enquanto ao redor da corte são os duques , condes e marqueses de diversos níveis seguem o mau exemplo . O Congresso precisa restabelecer limites , o povo não concorda com estes privilégios mas os absolutistas não querem saber . Estamos em uma República ou Monarquia ?

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      O Congresso da extrema direita estabelecer limites? Só pode estar brincando, né mané? Tá falando do Congresso que utiliza mais de 5O bilhões do orçamento em destinações corruptas e não divulgadas e nem identificadas, ou seja, torra em benefício próprio um recurso que seria suficiente não só para zerar qualquer déficit como até gerar superávit sem cortar nada dos pobres?

    2. DEBIE DOS SANTOS BASTOS

      Monarquia a lá Versalhes. Que venha Robespierre.

  37. Wilton Cardoso

    Ainda mais perdida e desconectada com a realidade do povo está a profetiza do Deus Mercado, que para todos os males vaticina o santo corte de gastos.

    Responda
  38. PAULO PETRASKI

    O governo bozo foi o que teve a maior inflação dos alimentos e a menor renda. Também foi o que teve o maior número de desempregados e consequentemente provocou um absurdo aumento no numero de pobres e miseráveis no país. Também foi o governo com o maior numero de óbitos.

    Responda
  39. Matheus Reis Mattos

    Vocês ainda não entenderam que a esquerda quer reinventar a roda em termos de macroeconomia porque eles se acham gênios? Eles também querem revolucionar a interpretação de textos, sobretudo o da Constituição federal, que agora não diz mais o que está escrito, mas sim o que os juízes ativistas gostariam que estivesse.

    Responda
  40. Evando de Abreu

    Gilmar, Bolsonaro pior? o homem honesto durante 4 anos levou o Brasil para cima. Reduziu impostos, número de ministérios, colocando somente técnicos e não políticos, respeitou a lei das estatais e não nomeou ninguém. Hoje, os correios, antes no Azul, como Itaipu estão quebradas. Correios está falido por interferência política. IBGE sem credibilidade. Lula ainda tirou destas estatais 84 milhões e deu para janja fazer o janjapaloosa sem prestar contas.

    Responda
    1. Jose Roberto de Souza

      Como sempre, o serviçal de miliciano mente de forma descarada, só alguém que não tem um pingo de vergonha na cara para ter a pachorra de dizer, entre outras mentiras, que no desgoverno do miliciano psicopata os correios estavam no azul, a falta de caráter desse bando é infinita.

    2. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Bozo honesto? kkkk para que a minha barriga está doendo! kkkk

    3. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      General na saude. Tecnicidade ?

    4. Marcos Araujo

      Pelo conjunto do que voce escreve só posso dizer que a inteligencia corre atras de voce, tenta alcança-lo, mas você é muito mais rápido. Seus argumentos não param em pé. Voam

  41. Tadêu Santos

    A EXTREMA ULTRADIREITA BOLZONAZISTA ESTÁ FICANDO CADA VEZ MAIS ENTUSIASMADA EM HAVER CAUSADO CONFUSÃO NO GOV 'LULA 3'. E o Lula 3 não está conseguindo superar a imaginária crise socioeconômica e resolver o imblóglio, com o desvio das verbas bilionárias das Emendas Parlamentares, a maior mamata com verba pública da História deste país, surgida c A.Lira no governo do JMBolzonazi. A Polícia Federal está investigando e já encontrou irregularidades na tramitação sem rastreabilidade e transparência...

    Responda
  42. Gilmar Maghenzani

    Dna Lygia, se não votou no Lula tudo bem sem problemas mas não inventa não seja ca na lha igualmente do mercado, pq os juros e o dólar ficou mais do que provado com situações como o índice d moodys que isso foi para se beneficiarem, e mais a taxa do desemprego, a melhora na indústria e no comércio enfim e depois o que vc diria se estivesse no lugar dele gastem tudo?

    Responda
    1. Evando de Abreu

      Uma pergunta: onde estão os 84 milhões do Janjapaloosa. Não vão prestar contas? Agora Janja vai para Itália representando o país sem ter cargo público. Gastando sem ter que comprovar nada? Fala sério.

  43. Alexandre Marcos Pereira

    O Judiciário não pode ser reduzido a um vilão do orçamento, pois suas funções exigem estrutura e segurança. Comparações com outros países são inadequadas, pois em nenhum deles tramita a quantidade de processos que a Justiça brasileira recebe. O gigantismo do Judiciário brasileiro deve-se a estrutura necessária para enfrentar o alto grau de litigância da nossa sociedade e certas peculiaridades da legislação. Quantos países têm uma Justiça trabalhista ou eleitoral? Ou quatro graus de jurisdição?

    Responda
    1. Alexandre Marcos Pereira

      Debie, por hipótese, vamos imaginar que sua fantasia de guilhotinar os juízes fosse realizada. Sabe quem mais iria ficar muito feliz, além de você? Os patrões, que não teriam mais uma Justiça Trabalhista a defender os trabalhadores; os bancos, planos de saúde, seguradoras que não teria mais que enfrentar as incômodas liminares que as impedem de explorar consumidores; os mais fortes e ricos, que poderiam impor sua vontade, sem juiz nenhum para atrapalhar. Você está bem acompanhada!

    2. Alexandre Marcos Pereira

      Gustavo, não estou discutindo a necessidade de uma justiça trabalhista ou eleitoral. Estou alertando que é desonesto comparar o custo da justiça brasileira com a de outros países, que têm um judiciário com uma estrutura mais enxuta e que, inclusive, não possuem por exemplo justiça trabalhista ou eleitoral. Os patrões com certeza iriam adorar a extinção da justiça trabalhista. A justiça eleitoral foi criada por Getúlio Vargas para enfrentar o coronelismo. Há quem sinta saudades dessa época.

    3. Alexandre Marcos Pereira

      Gilmar, obrigado pelo comentário. Você que é um exímio conhecedor de finanças e economia, sabe do que estou falando. Não se pode comparar o custo do Poder Judiciário brasileiro com o de outros países, pois o nosso tem uma estrutura gigantesca. Para usar uma expressão habitual na economia, seria comparar maçãs com laranjas. Se alguém se der ao trabalho de medir o gasto por processo talvez tenhamos uma visão mais realista do nosso custo. A solução seria “desjudicializar” nossa sociedade.

    4. DEBIE DOS SANTOS BASTOS

      Não queremos mais essa corte de Versalhes.

    5. Gustavo Michelin

      ahahahahahah, o corporativismo é mesmo um câncer. Me responda por que só o Brasil precisa de justiça eleitoral e trabalhista?

    6. Gilmar Maghenzani

      concordo não se pode comparar só pelos gastos

  44. José Augusto Bernabé

    Parafraseando o meu querido Cazuza é atualíssimo para esse Governo medíocre atual: "Sua Piscina está cheia de Ratos e suas Verdades não correspondem aos Fatos." Isso basta para esse Sistema corrupto brasileiro nas suas ideias, na sua moral e na sua responsabilidade como pretendente a Nação, vale pra todos desde o Porteiro do Edifício que foi induzido a fazer o L, passando pelo imoral Judiciário e chegando aos ocupantes do Poder. Não tem conserto, somente se o Trump nos escolhesse para incorporar

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      pelo contrário barnabé este governo estamos vendo o que acontece na realidade como vc diz, mas no do seu herói era tudo invertido

  45. Marco A Moreira

    Excelente artigo. Só temos a lamentar um presidente inepto, perdido e com preciosidades nas suas falas de improviso. O Congresso Visa o próprio bolso e o STF emula o poder moderador - atropelando a constituição. Saímos de um péssimo governo com a esperança de melhoras, mas o guru petista e o partido da ética estão afundando o Brasil!

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Marcos não é um excelente artigo pq a economia que ela vê não é a do Brasil

  46. Marenildes Pacheco da Silva

    Está doendo cada vez mais ser brasileiro! A farra sobre a miséria alheia é irracional, esperar punição ou solução só do acaso é desumano.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      vai para agentina o herói sr, mala está lá

  47. Marenildes Pacheco da Silva

    É mais uma tentativa de enganar o povo, colocando a culpa só no governo. Porque a imprensa conivente e beneficiada com o caos, não mostra quem e como lucram, sem nenhuma decência ética sobre a miséria dos desvalidos?

    Responda
  48. Carlos Ernesto de Oliveira

    Prezada Lygiae, acho que seria um grande serviço aos eleitores deste país se v. pudesse ao menos coordenar uma coluna periódica de entendimento simples para todos, de como melhorar o Resultado Primário, via i) eliminação de isenções fiscais espúrias; ii) controle severo das emendas parlamentares cleptocráticas; iii) controle dos supersalários; iv) redução da dívida pública vendendo reservas excessivas; v) plano de longo prazo para equilibrar os deficits das previdências;

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      é mais fácil criticar um governo no qual vc não votou, ela, do que trabalhar em prol de um povo que sofre com a pobreza

  49. Evando de Abreu

    É um desgoverno que foi ungido pelas urnas do TSE. Lula não deverá chegar ao final do mandato, mas como consertar isso? O stf se mete em tudo, solta corruptos como Cabral e outros, mantém inocentes presos e libera traficantes. Triste Brasil

    Responda
    1. Jose Roberto de Souza

      Teu lugar é na Papuda, golpista capacho de miliciano!

    2. Gilmar Maghenzani

      vc mostra que não sabe o que é STF e tbm mostra que é golpista pq tirar o Lula porque?, o seu herói foi pior pq não tirou ele?

  50. Carlos Alberto Komora Vieira

    Santa Catarina nos contempla comesse pensamento sempre contrário a políticas voltadas para a distribuição de renda e políticas sociais. Todos os artigos dela são anti-Lula, nunca contra os arturliras ou os especuladores do Mercado. Tem o direito de ter opinião e escolher um lado. Só não é jornalismo.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      jornalismo virou opinião não informação por isso é que as fake aumentaram

    2. Alexandre Pereira

      Já distribuiu sua renda hoje? Não se preocupe, a prioridade sempre são penduricalhos, supersalários e ONGs que não existem. Ainda é um pais livre, pode distribuir generosamente! Os oligarcas a amiguinhos agradecem.