Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. SERGIO LUIS PETRASSO CORREA

    A fsp censurou meu comentário anterior sobre a ruindade desse tal spyer. Reitero -o .Ele continua naturalizando o fanatismo dos pseudocristãos , fariseus e hipócritas , que apoiam donald, o ogro. Coerente é esse colunista apoiador de fanáticos religiosos , intolerantes e fascistas ao não dar um pio sobre o tocante, comovente e certeiro sermão da episcopisa metodista M.E.Bunne na igreja St.John's. Esse colunista desconhece valores como tolerância e misericórdia!

    Responda
  2. Hamilton Octavio de Souza

    O recém-inaugurado governo Trump-2 desarrumou todo o jogo internacional articulado pelo capital nos últimos 40 anos. Trump enterra de vez a globalização neoliberal inaugurada nos anos 80 por Inglaterra (Thatcher) e EUA (Reagan). Poucos países escaparam do processo de globalização e dos postulados do Consenso de Washington. Trump retoma com força o ultranacionalismo e prioriza o fortalecimento da economia nacional. Com certeza vai influenciar países e a direita nacionalista. Qual o contraponto?

    Responda
  3. Joana F P Batalha

    A política deveria tratar de problemas reais. Deveríamos nos preocupar com problemas reais. Mas ficamos discutindo telefone sem fio de maledicentes anônimos de internet. É uma loucura. Cadê as estatísticas, evidências, ... Senão qualquer um inventa a realidade... Loucura

    Responda
  4. ROBERTO CEZAR BIANCHINI

    Gostaria de saber a opinião do colunista sobre o que uma das indicadas para a tal secretaria da fé disse, que a "a voz de Trump é a voz de Deus". Colunista concorda com isto?

    Responda
  5. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

    O problema é que para os religiosos as questões religiosas se sobrepõem a todas as outras o que faz com que apoiem maciçamente figuras deploráveis de qualquer ponto de vista, que inclusive o religioso, como o Bozo e o seu original estado-unidense.

    Responda
  6. João Paulo Zizas

    Fomentado principalmente pela esquerda, o anticristianismo -seja ele velado ou explícito- é uma praga que assola os EUA e vários outros países hoje em dia. À vista disso, é bastante positiva a iniciativa do presidente Trump de criar departamentos governamentais destinados a tratar de questões relacionadas à liberdade religiosa. Os cristãos atuais são muito hostilizados por criaturas desejosas de propalar coisas como aborto, promiscuidade, drogas e bandeiras identitárias geradoras de cizânia.

    Responda
    1. DEBIE DOS SANTOS BASTOS

      Quem causa cizânia são sempre os intermediários por isso aprecio àqueles que têm a experiência mística direto com Deus.

  7. Julio Cazaroto

    A coluna é ótima, os leitores da folha que comentam por aqui são, quase sem exceções, ridiculos. A folha precsa urgente de novos leitores.

    Responda
    1. SERGIO LUIS PETRASSO CORREA

      Com a devida vênia, ridículo é o senhor, que parece gostar muito de fanáticos, hipócritas e fariseus e parece apreciar muito as tolices que esse colunista muito ruim escreve. Uma leitura do recente sermão da episcopisa Budde na igreja de St.John's far-lhe -ia muito bem , se é que o senhor reúne condições intelectuais para entende-lo.!

    2. DEBIE DOS SANTOS BASTOS

      Por que ridículos? Por discordar? A Folha ainda não pertence ao Edir Macedo nem ao malamáfia.

    3. João Melo

      Discordar do autor e apontar suas incongruências torna alguém ridículo? Não acho. Fique à vontade para torcer para o jornal ter cada vez mais novos leitores acríticos como você. Não ofenda quem discorda de você. Isso sim é ridículo.

  8. Marcelo Fonseca

    Se entendêssemos a menságem de amor pregada por Jesus Cristo, nåo seria tåo difícil concluir que nåo há nada de Criståo em Trump. Se eduque, se instrua, busque a verdade. Nåo deixe que uma fé cega o induza a votar em charlatôes que se dizem Criståos com o simples objetivo de ganhar seu voto.

    Responda
  9. Ricardo Knudsen

    Bem enviesado o comentário do colunista sobre Kehl, q teria sido linchada por atos de seu pai. Não foi isso. Ela disse q o fato de ser branca não lhe tiraria o direito de criticar um homem negro q estivesse espancando seu filho. Psicanalistas acreditam q associações tem significado. Parece bastante racista da parte dela criar um exemplo em q um homem negro comete um crime violento. Note-se q ela usou termos fortes, espancando, complementando q seria algo cuja visão seria insuportável.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Corrigindo, atos do avô, não do pai.

  10. Luiz Antônio I

    Na verdade, só existe uma pessoa que deve prestar atenção no que o trumpalhão fala, o psiquiatra dele, o resto do mundo tem que ouvir como espectador, apenas.

    Responda
    1. josé SOARES

      Infelizmente parte do resto do mundo acredita no psicopata ou ameniza suas insanidades, como esse arti culista.

  11. HERBERT LUIZ BRAGA FERREIRA

    Essa coluna, como sempre, é piada pronta! Onde, no Ocidente e ainda mais nos EUA, o cristianismo é ameaçado ou perseguido?! Se eu disser que a ideia de deus , totalmente antropomorfizada, como nas três religiões do livro , é uma ficção, serei preso por isso? Estou perseguindo os cristãos ou simplemsmente dizendo o que penso? Onde fica a liberdade de dizer o que penso? Mais de trezentos anos depois da publicação do Tratado Teológico, este livro continua sendo atualísssimo!

    Responda
    1. HERBERT LUIZ BRAGA FERREIRA

      O título completo do livro é Tratado Teológico-Político

  12. Joaquim FARES

    O problema não é defender uma ou outra religião, o problema são todas as religiões. Não deveria existir nenhuma. São todas invenções do ser humano para se proteger de sua própria fraqueza, para se proteger de sua própria condição existencial. Nada é divino. E os opressores sempre se aproveitaram dessas crenças para controlar e explorar o ser humano. Nada além disso.

    Responda
  13. DEBIE DOS SANTOS BASTOS

    Parodiando Dostoievski em Os Irmãos Karamazov, (o grande inquisidor,) se Jesus voltasse à terra Trump e pastores o mandariam de volta de onde veio para não atrapalhar os negócios.

    Responda
  14. José Cardoso

    Num ambiente onde as minorias optam por ações afirmativas, em vez de buscarem igualdade de direitos, abre-se a possibilidade das maiorias fazerem o mesmo. O Trump precisa de maioria para governar, e se os cristãos o apoiam ele não vai recusar. It is just politics.

    Responda
    1. José Cardoso

      Pery. Acabar com as leis segregacionistas no sul dos EUA foi igualdade de direitos. Entrar na universidade ou passar num concurso público, mesmo tendo tirado nota menor que um concorrente, é privilégio, e não igualdade. Abre a porta para outros grupos (cristãos por exemplo) quererem também privilégios.

    2. Peri de Castro

      Ações afirmativas são uma ferramenta exatamente para a busca por igualdade de direitos. E o que está em discussão não é se a política funciona assim ou não. O que está sendo discutido é se existe alguma verdade no que Trump afirma.

  15. Itana Gimenes

    Realmente admiro suas colunas mas não consegui encontrar sentido nas correlações deste artigo. O ponto não é simplesmente ser de uma religião ou outra. É o que a pessoa pratica na vida. Portanto, Thrump não segue o que Deus ou Jesus prega.

    Responda
  16. Marcelo Fernandes

    Trump diz acreditar em Deus, mas Deus jamais acreditaria num vigarista como Trump.

    Responda
  17. Giovanni Meirelles

    DEVEMOS DAR MAIS ATENÇÃO AO QUE OS SUPREMACISTAS DIZEM E FAZEM. quem prefere a palavra “fascistas”? “rascistas”? quem não liga muito pra ambiguidade? pra irresponsabilidade de não assumir o peso das próprias palavras. condescendência cuticuti. já deu, spyer.

    Responda
  18. MARIA F LUPORINI

    Idade Média de volta. Na próxima onda essa gente fanática diminuirá de tamanho.

    Responda
  19. Fatima Marinho

    Depois de votar em Pablo Marçal, vem a defesa de Trump pelo Juliano. Para não usar outro nome, vou chamar de inocência acreditar que Trump tenha alguma fé em Deus. Cristãos perseguidos? Os neopentecostais perseguem a sociedade tentando impor uma pauta de falsa moral, perseguem especialmente as mulheres. Defensores do patriarcado. Tenho pena dos homens criminosos evangélicos chamados povo de israel no Rio, matam em nome de Jesus. Milicianos da fé e são perseguidos. Pagam o dízimo. Que alegria.

    Responda
  20. Felipe Araújo Braga

    Autor tendencioso: os evangélicos crescem justamente porque somos um país de pobres e de gente desobstruída: tirando os cantores e os pastores milionários, vão aos Jardins ou ao Leblon para ver se há muitos evangélicos. Agora, vá em qualquer favela: está cheio, até traficante no meio. É uma fé que se expande na vergonha que é nossa desigualdade social, na pobreza e falta de perspectiva que a maioria da população Brasil vive.

    Responda
    1. Antonio Rogerio Cardoso Coelho

      Pois é… O autor esqueceu de abordar a idoneidade daquele de quem fala: então Trump pode ser entendido como um “cristão”? Está legitimado para falar a respeito? A criação desse novo Gabinete trumpista me traz à lembrança um facínora traficante daqui do Rio de Janeiro que se diz cristão e que em seus domínios (“Complexo de Israel”…) persegue os que não são evangélicos.

  21. Alexandre Marcos Pereira

    O tom da declaração de Trump é grave, sua expressão, solene, como se carregasse o peso de um martírio secular. Ouvindo-o, tem-se a impressão de que as igrejas ardem em chamas todas as noites, que padres são apedrejados em praça pública e que a fé, outrora inabalável, cambaleia sob o golpe impiedoso de perseguidores implacáveis. Mas será mesmo? O que ele não diz - ou talvez não queira dizer - é que o cristianismo nos Estados Unidos é uma força econômica e política poderosa, infiltrada no Estado.

    Responda
  22. Nelson de Paula

    Uma das coisas mais desastrosas é o abuso do poder... do poder da fé. A tendência natural dos religiosos é colocar seus dogmas acima das leis; por isso que o Estado precisa ser laico.

    Responda
  23. MARCIO Gionco

    Acho perigoso o STF se arvorar como árbitro para julgar se uma manifestação é liberdade de expressão ou incita o ódio. Como determinar se uma critica vigorosa ao governo, por exemplo, é incitar ao ódio ou não ? Aos poucos vamos indo para a censura.

    Responda
  24. Letícia Pitanga

    As pessoas que criam consciência social estão cansadas de verem o mundo se acabando em diferentes frentes por conta de tomadas de decisões em prol do cristianismo e de dogmas religiosos de forma geral. Esses m4luc0s ocupando cargos e obtendo poder através de versículos e valores não tem contribuído para o desenvolvimento da sociedade. Aguardo artigo trazendo sobre o crescimento do ódio contra religiões de matriz africana, e que são providos por esses mesmos coitadinhos q vc defendeu

    Responda
  25. Helvecio Dias da Rocha

    Eu tô tentando entender qual a lógica de alegar que o perseguidor tá sofrendo perseguição. Seria o mesmo que falar que naz*stas são perseguidos por judeus ou que pretos perseguem em brancos. E esse papo de que Claudia Leitte não fez nada demais ao suprimir um trecho de uma música com referências a religiões de matriz africana colocando o lugar referências ao cristianismo, (todos nós o quanto que o próprio cristianismo persegue as religiões de matriz africana) não tem o menor cabimento.

    Responda
  26. marcio jose albino

    Sou evangélico e estudo Nietzche , não tenho problema entre salvação e entender o ser humano.

    Responda
  27. EZIQUEL D VILA

    Na minhão opinião existe o preconceito contra cristãos, isso é crime.

    Responda
    1. EZIQUEL D VILA

      Ofendido publicamente é o que mais tem. Agora ninguém é barrado em elevador e já é homofobia e racismo, veja o quanto perseguem o Nikolas e os pastores só por causa de opinião mesmo.

    2. Eduardo Rocha

      Acho que você confunde as coisas. Criticar religiões e religiosos é plenamente válido. Religiões são construções humanas e sujeitas a falhas, portanto a críticas. Preconceito seria, por exemplo, se alguém fosse barrado no elevador, preterido no emprego ou ofendido publicamente por ser cristão. Se conhecer algum caso assim, denuncie. Quanto as críticas, ature, pois a santa inquisição acabou.

  28. Hermogenes Moussallem

    Associar trumpismo ao cristianismo é a maior incoerência possível.

    Responda
  29. Hermogenes Moussallem

    Cristãos começam a sentir na pele o que outros credos, e ateus, sentem há séculos... e lá vem a REAÇÃO.

    Responda
  30. Marcos Benassi

    Poi Zé, meu caro Juliano, como opinião, não há pobrema algum em dizer que existe viés anticristão - seu colega Schwartzman, p ex, discute hoje se o quebra-quebra foi górpe ou vandalismo. Quando se institucionaliza essa opinião, contudo, criando um departamento pra agir em prol de uma fé, passa da conta. Aqui no Brasil, não cola: depois que decidiram manter crucifixos em repartição pública, a última coisa que dá para dizer é que o país e as instituições são anticristãs. Tá sobrando cristianismo.

    Responda
  31. Fernanda Magalhães Lamego

    Discordo do autor. Raça é construção social, mas o racismo existe e causa dor e pobreza. Culpa e valores não são transmitidos pelo DNA, mas as gerações descendentes dos brancos dominadores se beneficiaram ao herdar propriedade, prestígio de classe e relações sociais que os empurram como parte da elite.

    Responda
  32. Marcos Napoleão Lacerda

    “Gabinete da fé”, “bancada evangélica” , e assim começa a ser forjada a inquisição versão sec XXI Politica e religião é nitroglicerina pura

    Responda
  33. Wil Leon

    Muto mi mi mi. Se não concorda é racismo, preconceito, e o escambau. Conhecem a piada de quantos judeus cabem num fusca: cabem 10. Contava para o diretor judeu de uma grande empresa de Papel e ele ria a vontade. Hoje... o Xandão manda prender.

    Responda
  34. Wil Leon

    O Juliano descobriu a America. O Laranja esta mudando as relações internacionais. Menos blá blá e acordos secretos e mais ação direta.Quem tem poder, mostra o caminho, como antes, só que agora menos soft.

    Responda
  35. CARLOS TAVARES

    Olha o Conto da Aia aí!

    Responda
  36. Maria Lopes

    Essa cantora evangélica está errada não por mudar a letra, mas por cantar isso durante o carnaval, uma festa dionisíaca (Dionísio, mitologia grega) e pré cristã. Cristãos poderiam reclamar até de blasfêmia, tal o absurdo.

    Responda
    1. DEBIE DOS SANTOS BASTOS

      E de vestidinho bem curtinho!

  37. Maria Lopes

    Dizer que Trump está defendendo a liberdade religiosa criando uma defesa da fé estatal, é de um absurdo inaceitável. Gilead começou assim; Margareth Atwood escreveu o Conto da Aia há décadas. Que antenas tem a escritora. Que coluna retorcida e manipuladora. Cada vez pior.

    Responda
  38. João Melo

    Desde que assumiu Trump não fez outra coisa senão chamar a atenção para si. Ele tem sido bem sucedido com o apoio da mídia e da internet. Essa questão religiosa é só a cereja do bolo. Ou não. Estamos a mercê de um tresloucado todo poderoso, lider da nação mais poderosa da atualidade. Ele é o anticristo. Ou quase.

    Responda
  39. Mario Donizete Pelissaro

    Sim! Devemos sim. Lembremos que grandes viloes da historia tambem comecaram assim. A historia se repete. Tramp e nethaniahu estao fazendo grandes estragos e causando sofrimento mundo afora. Enquanto isso, o mundo só observa, bovinamente.

    Responda
  40. Fernando Alves

    Essa é a conversinha dos evangélicos lá e aqui. Fingem ser perseguidos enquanto na prática vão minando os direitos de quem não é religioso, obrigando-os a viver sob os ditames de uma religião que não seguem.

    Responda
  41. jose camargo

    Permita-me ser sincero. O colunista faz uma mistureba difícil de digerir. Escolhe muito mal os exemplos comparativos e flerta com a desinformação. Os cristãos não são minoria em alguns países, talvez no ocidente; mas no oriente sempre foi minoria, até em Israel. E há um aumento crescente da Cristofobia em todo o mundo. Isto é fato. Há 3 dias o altar-mor da basílica de São Pedro foi profanado. Em 2022,um vereador do PT invadiu a igreja N.S.do Rosário em Curitiba. Trump acerta mais uma vez.

    Responda
    1. EZIQUEL D VILA

      A bancada evangélica tem que tipificar em lei a Cristofobia.

    2. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Como me disse uma amgia evangélica: "O sujeito bota o seu louvour alto cinco da manhã de domingo e se alguém reclama, fala de Cristofobia. Cristofobia onde a região cristã é hegemônica é puro mimimi, como dizem os partidários da ultradireita, se você reclamar do genocídio em Gasa.

  42. Bruno Sebastião Neto

    Como sempre a religião é colocada como instrumento de manipulação,a direita sabe utilizar de forma sábia infelizmente!?

    Responda
  43. Sérgio Sayeg

    O colunista, como sempre usa sua condição de antropólogo, para passar o pano nos evangélicos, religião em que milita, o segmento mais reacionário da sociedade.

    Responda
  44. Dionisio DeBarros

    Trump, que eh hipocrita e joga para a torcida, que tambem eh hipocrita, quer levar os EUA de volta a idade media, quando a religiao era o veradeiro poder na sociedade. Isso vai transformar os EUA num lugar a ser evitado por todo aquele que tente promover experimentos cientificos. Xi Jin Pin deve estar rindo a toa dessa onda de obscurantismo que varre a sociedade de seu principal adversario. Enquanto EUA ruma para ser governado pela Inquisicao, China pavimenta o futuro.

    Responda
  45. Hernandez Piras

    Não existe "um viés anticristão na sociedade" norte-americana. É uma sociedade que, tal como outras no Ocidente, pouco a pouco se seculariza, distancia-se da religião. Não se detém este processo usando os poderes do Estado. Que o colunista tente justificar tais políticas com argumentos tão desconexos e inconsistentes é pouco menos que lamentável.

    Responda
  46. Nasemar Hipólito

    "... a religião é vista como charlatanismo reacionário para controlar e manipular pessoas". Além de tirar muito dinheiro dos fiéis, num verdadeiro assalto em nome de Deus, e ainda serem premiados com isenção fiscal!

    Responda
    1. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      E eu, pagador de impostos tenho que pagar esta conta.

  47. Tattiana Salles

    Sim. O ambiente universitário, que forma os formadores de opinião, é antireligioso. Até porque ciência e religião sempre "se bicaram" historicamente falando. Mas há tb um certo elitismo acadêmico qdo se trata de religião. Por outro lado, há figuras religiosas, notadamente protestantes pentecostais, que parecem querer destruir a laicidade do Estado, um dos fundamentos da Democracia.

    Responda
  48. jose prado

    Só que cristão não tem o direito de quebrar terreiro de candomblé nem mudar letra de música! Se não xoncorda, nao canta! A cantora foi preconcceituosa sim! E evangélicos não são imunes ao pexado e a crueldade!

    Responda
  49. jose prado

    Também acho!

    Responda