UOL - O melhor conteúdo

Comentários para:

Baixa produtividade explica o atraso brasileiro

VER COMENTÁRIOS EM Opinião

Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Sebastião Barbosa

    A agenda para o aumento da produtividade do trabalho no Brasil: o investimento em educação básica (Samuel Pessoa admite que o caminho é pela educação pública), o investimento em infraestrutura e o aprimoramento dos marcos legais. O editorial: "levar a cabo tal agenda demanda alinhamento de lideranças...". A Folha contribuirá para esse alinhamento quando defender que os grandes bancos e fundos também precisam assumir sua cota de responsabilidade para aliviar o orçamento público.

    Responda
  2. Antônio João da da Silva

    O Brasil foi dirigido pela direita por 500 anos, desde cabral. Nasceu como na grande propriedade de terra, dividido em 15 capitânias hereditárias (os estados unidos se iniciaram com pequenas propriedades, lembram-se das caravanas para o oeste?). Depois, colonialismo e escravidão do índio e do negro, tudo em continuidade, sempre comandado por uma elite do atraso, com cabeça na velha Europa real. Hoje é continuidade,vemos nosso congresso dominado por 70 por cento dessa mesma elite, só privilégios.

    Responda
    1. Antônio João da da Silva

      Foram 500 anos negando renda, educação, moradia, alimentação digna para 70 por cento dos brasileiros menos favorecidos. Não existe ganho de produtividade sem tecnologia, não existem trabalhadores qualificados sem educação. Quem está defasado não consegue acompanhar os países desenvolvidos que partiram na frente, têm melhores centros educacionais e toda a população está em constante aprimoramento, não somos, nem seremos competitivos no curto e no médio prazos.

  3. Paolo Valerio Caporuscio

    O motivo são as castas oligárquicas do atraso que regem a politica.

    Responda
  4. WALTER MORAIS JUNIOR

    Como aumentar a produtividade de uma industria se o Agro vive sugando recursos para produzir comodities?

    Responda
  5. Marcos Gandelsman

    O que falta aqui é educação publica de qualidade para todos, saude pública também para todos e um sistema de segurança baseado em eficiência e não em assassinatos.

    Responda
  6. Daisy Santos

    Agrava o quadro exposto no editorial, para o lado dos trabalhadores, o montante de renúncia fiscal correspondente à sete por cento do P I B que reverbera diretamente na precarização dos serviços públicos. Qual a vontrapartida do empresariado beneficiado por renúncia fiscal pelo Estado. Para onde vai os tributos não pagos??

    Responda
    1. EVA STAL

      Para onde vão

  7. Daisy Santos

    Agrava o quadro exposto no editorial, para o lado dos trabalhadores, o montante de renúncia fiscal correspondente à 7% do PIB que reverbera diretamente na precarização dos serviços públicos. Qual a vontrapartida do empresariado beneficiado por renúncia fiscal pelo Estado. Para onde vai os tributos não pagos??

    Responda
  8. José Cardoso

    O tema produtividade leva facilmente a mal entendidos, como "o problema é a educação". A foto por exemplo mostra um operário movimentando um feixe de barras com auxílio de uma talha, acionada por controle remoto. Essa operação é a mesma aqui, na China, nos EUA ou na Dinamarca. Portanto não há diferença na produtividade do trabalho nesse caso. Não importa se o cara na Dinamarca conhece as equações de Maxwell enquanto o nosso tem dificuldades com a tabuada.

    Responda
  9. ANIBAL CARRION

    O atraso da baixa produtividade é causado pela péssima educação dos governantes da direita e centro, isenções para mercadores e "cristãos" e emendas. Inclusive esse periódico que alardeia sua campanha destruidora do governo Lula se forra em privilégios. Né d. Folha? Explica e não inventa isso é fake

    Responda
    1. josé SOARES

      Disseste tudo sobre a hipo crisia. da grande mi dia.

  10. Carlos Rizzo

    Quem é responsável pela baixa produtividade é a visão escravagista do empresário brasileiro. Ao visitar empresas vejo locais insalubres, ruins para trabalhar e com maquinário antigo. Sem contar o salário vergonhoso que pagam, sempre por volta de 2 a 3 mil. Falta investimento privado e visaão estratégica. E normalmente os donos tem uma vida bastante boa. Então não é problema financeiro, imposto e blá, blá blá neoliberal. É a prática de sugar o máximo investindo o mínimo.

    Responda
  11. Marcio Pessoa

    Engraçado. Não vi uma linha falando o que o americano compra com 10% de seu salário mínimo mensal no mercado, e quanto o brasileiro consegue com 10% do nosso salário mínimo. Será que existe uma relação de investimento e proporção? Se o mínimo fosse 9 mil por mês... pensem... exercitem a mente. "Ah mas isso é impossível no Brasil!". Ok, então contente-se com a entrega. O americana realiza sonhos com sua hora de trabalho. O brasileiro sobrevive.

    Responda
  12. Thiago Santos Costa

    A folha do grupo Uol folha não tem moral pra falar de benefício fiscal...

    Responda
  13. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    Eh colonial o mau planejamento da estrutura produtiva brasileira. Faz parte da índole predadora das elites que conduzem o processo de desenvolvimento nacional desde o começo até hoje. E a folha eh porta voz dessas elites. Quanto a tributação e dívida pública o editor insere aqui , mas eh jabuticaba . Ele aproveita a discussão de eficiência pra bater nessa tecla e agitar o gado.

    Responda
  14. valdonir estivalet teixeira

    Só que o articulista esquece de falar na financeirizacao, no rêntisno que suga o dinheiro do investimento em tecnologia, em desenvolver tecnologia. Não fala a FSP também de que não uma única grande empresa transnacional, raríssima exceção , que não tenha nascido do estado . Nem para isto o nosso empresariado tem coragem criar empresas. Querem as já estabelecidas pelo estado

    Responda
  15. Hélder Seixas Lima

    A Folha sempre destila em seus editoriais um manual neoliberal para explicar qualquer questão econômica e social. Seria prudente ao menos a Folha exercitar a dialética. Por exemplo, ela poderia argumentar que outros analistas creditam a baixa produtividade brasileira à produção de bens de baixo valor agregado e explicar porque ela, a Folha, não acha isso essencial para explicar essa questão, uma vez que em seu editorial nada sobre isso foi citado.

    Responda
    1. Hélder Seixas Lima

      A produtividade no Brasil é baixa pelo seu histórico de baixo investimento em Pesquisa & Desenvolvimento. Para ficar na comparação com os EUA, lá tem peso grande empresas de alta tecnologia e produtos e serviços de alta complexidade. Enquanto no Brasil a produção está relacionada à baixa complexidade, como agricultura e extrativismo mineral.

  16. William Wars

    Falar sempre a mesma falácia explica pq a Folha é desonesta! Esse cálculo de produtividade (pib/horas trabalhadas), em si, não quer dizer nada da forma como vcs apresentam (a culpa é dos trabalhadores). Nós já tivemos uma elite industrial que queria desenvolver o país e criar uma indústria de um padrão maior de manufaturados mas graças a Folha e outros, hj todos se rendem a financeirização da economia, sem os riscos de produzir/empreender, agarrados aos altos juros e a mãe que é a dív. públ.

    Responda
    1. ANIBAL CARRION

      Excelente esses mercadores da praga egípcia não produzem nada e assaltam nossas riquezas de cara limpa e se dizem "mercado"

    2. Marcelo Magalhães

      Exato Peter e as exceções foram o ouro, pau-brasil, borracha, açúcar e café. Nesses períodos a nossa produtividade era máxima, pois o trabalho não tinha custo. Tivemos essa liderança por 380 anos e é a essa referência que os modelos macroeconômicos querem retornar. Remunerando o rentismo e explorando o trabalhador que cria riqueza e paga impostos. A precarização dos contratos trabalhistas do período Temer, chamado de reforma é o exemplo tácito.

    3. Peter Janos Wechsler

      Já tivemos de tudo. Inclusive a economia mais fechada no mundo e a reserva de mercado da informática. Nunca fomos competitivos com algumas exceções.

  17. Marcelo Magalhães

    É interessante como o artigo não se refere a queda da produtividade atrelada à maior fonte de renda que é a financeirização. Como o país vai progredir se deixar o dinheiro parado dá remuneração muito superior do que investí-lo em produção? Assim, o excedente para remunerar o rentismo é o tal do ajuste fiscal, que suga malignamente o dinheiro dos pobres trabalhadores, que produzem riqueza e pagam impostos.

    Responda
    1. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Mas nunca foi interesse das elites que o país desenvolvesse, elas sempre foram extrativistas na sua alma .

  18. Raymundo Itareru

    o ajuste Fiscal não poderia ficar de fora kkkk

    Responda
  19. Daniel Vitorazzi

    Produtividade do brasileiro é um quarto do americano, salário é um décimo. Isto também explica.

    Responda
  20. Marcelo Semiatzh

    Existe uma relação incestuosa entre o Mario cenorinha, o Trump cenorão e o atraso empresarial brasileiro. Só o prazer explica esse tipo de preferência.

    Responda
  21. Luiz Claudio Costa

    É rasa a opinião da Folha. Não aborda a "preguiça" do nosso empresariado em evoluir tecnicamente. Pensam pequeno no tempo. Não investem em pessoal qualificado (com salário, mão de obra também segue lei do mercado). Exportamos nossos melhores cérebros. Não é só no futebol que perdemos nossos craques.

    Responda
  22. Aderval Rossetto

    Mentira! A metodologia mensura apenas a baixa agregação pelos empresários, em produzir bens de baixo valor ao tentar correlacionar e culpar pelas horas braçais trabalhadas.

    Responda
  23. Jose Walter Da Mota Matos

    Grande dia da taxação do aço e alumínio brasileiros para perguntarmos aos que batem continência para a bandeira norte americanas, negacionistas da democracia e da soberania nacional, entreguistas do patrimônio público para o capital privado excludente, sabotadores da educação, da ciência e da cultura, que lambendo as botas do yanque, desdenham da produção nacional, valeu a pena?

    Responda
  24. Paulo Sales

    "O alto custo de contratação de mão de obra com carteira assinada é outro empecilho, pois incentiva a informalidade." Esse parágrafo é no mínimo leviano, para não dizer covarde.

    Responda
    1. antonio brito

      Tente contratar uma empregada e veja se você sozinho consegue preencher todos os formulários. Sabe o que é o e-social?

    2. Paulo César de Oliveira

      Apenas uma constatação de fato.

  25. CARLOS Alberto Corteletti

    Com os políticos preocupados em manter orçamentos secretos, acabar com a lei da ficha limpa, trazer o inelegível de volta, a nossa educação sem políticas públicas, professores mal remunerados e falta de investimentos em tecnologias de ponta vamos realmente ficar no rabo da cobra.

    Responda
  26. PAULO CURY

    Mr lembrei da piada da consulta que fizeram a Deus sobre o futuro do brasil e ele respondeu , pode ate dar certo mas não é no meu mandato

    Responda
    1. paulo Raulino

      Kkkkkkkkkkkk, concordo com Deus.