UOL - O melhor conteúdo
Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Humberto Isidoro

    Não existe politica economica no governo Trump. Existe um amontoado de ideias estranhas de que a maior potencia do mundo pode dispor do que quiser e tomar o que quiser de quem quiser. Se vai dar certo, poucos na America acreditam. Mas o mais estranho é que no Brasil tem gente apoiando.

    Responda
  2. Murilo Belezia

    Um leitor disse que Trump nada mais faz senão cumprir promessas de campanha. Existe isso, registrado? Alguem conhece as dez principais? Ou ele leva uma caixa de doideiras pessoais quando vai à sala Oval e escolhe algumas para o dia? A cada dia ele cria mais dificuldades para as forças que protegem a presidência, pois o número de desafetos e inimigos jurados só aumenta...

    Responda
  3. Rai Giovanni

    Trump montou um triplex na cabeça dos petralhas... E pensar que serão quatro anos, esse pessoal vai precisar de muita terapia e calmante pra dormir.

    Responda
  4. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    "Abrir na base da pancada"? Mas esse eh o padrão da democracia liberal, que a folha defende. Pra ganhar o poder finge-se de democráta das quatro linhas, depois vira democrata das quatro patas

    Responda
  5. Marina Gutierrez

    Há poucos dias li o seguinte: " temos florestas-madeira,não precisamos comprar do Canadá!Alguém retrucou: não temos serrarias e gente treinada para serrar os troncos, desmantelamos tudo há muito tempo."

    Responda
  6. Antonio Neto

    Não há mais o que comentar sobre os múltiplos surtos de Trump. Parece um Nero deslocado de sua época, em que o poder era máximo. É como um Nero 300 anos depois, no fim do Império Romano, quando o poder já estava derretido.

    Responda
  7. Mauro Tadeu Almeida Moraes

    E tem gente por aqui que quer apanhar dele…..

    Responda
  8. José Cardoso

    Se ele seguir por esse segundo caminho, de exigir derrubada de tarifas dos outros em vez de impor tarifas às importações americanas, estará no caminho correto. Aqui por exemplo, o imposto de 30% para importar automóveis deveria desaparecer.

    Responda
  9. jose prado

    Segundo nossos empreendedores metalirgicos, o correto será, os brasileiros, chegarem a Washington de calcinhas abaixadas, perfumados e de quatro!

    Responda
  10. Anibal Nunes

    Parece que alguém buzinou no ouvido do Trump que só impor tarifas nas importações resultaria em inflação interna. Então, está analisando outras possibilidades, entre elas reduzir a tributação aplicada aos seus produtos pelos seus importadores, o que também pode resultar, em um segundo momento, em inflação, a depender da oferta interna.

    Responda
  11. Antonio Emanuel Melo dos Santos

    Trump é igual Lula, quer mostrar sem pensar nas consequências. O tupiniquim tem política expansionista que gera inflação e quando o pobre reclama, presidente diz que pobres não sabem comprar. Político ruim tem o mesmo modo de operação baseado no curto prazo e na enrolation.

    Responda
    1. Rodrigo Flexa

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  12. Antonio Emanuel Melo dos Santos

    Trump é igual Lula, quer mostrar sem pensar nas consequências. O tupiniquim tem política expansionista que gera indicação e quando o pobre reclama, presidente diz que eis não sabe comprar. Político ruim tem o mesmo modo de operação baraço no curto prazo.

    Responda
  13. Alexandre Marcos Pereira

    O protecionismo se apresenta hoje com restrições mais difusas, com limites mais flexíveis e as justificativas tão nebulosas quanto um decreto de emergência que nunca se extingue. Ele está presente não apenas na economia, mas também nos livros, nas palavras, nos pensamentos. Protege-se hoje as nações nas apenas dos produtos estrangeiros, mas dos ventos externos, das ideias que sopram de fora e, às vezes, das que nascem dentro. O protecionismo é, portanto, um estado de espírito.

    Responda
  14. Hernandez Piras

    Como o colunista percebeu, a política econômica ditada por Trump é totalmente contraditória e não tem consistência nenhuma. Contudo, boa parte dela não será sequer aplicada. São fogos de artifício para dar impressão ao eleitor norte-americano de um país poderoso sob a condução do deus-imperador. Uma forma de garantir a vitória nas eleições intermediárias e mais apoio para medidas autoritárias.

    Responda
  15. Luiz Ferretti

    A China introduziu estilo Martinho da Vila, é devagar, devagarinho. Questão de estilo. Os mercados sempre foram ferozes, é só observar o protecionismo Europeu com seu agronegócio. Não tem bonzinho, no Mundo, o que existe é lado e militância.

    Responda
  16. Luiz Ferretti

    A China introduziu estilo Martinho da Vila, é devagar, devagarinho. Questão de estilo. Os mercados sempre foram ferozes, é só observar o protecionismo Europeu com seu agronegócio. Não tem bonzinho, no Mundo, o que existe é lado e militância.

    Responda
  17. José Freitas

    Os EUA sempre se notabilizaram por terem varios economistas detentores do prêmio Nobel e que poderiam dar aulas para o presidente e seus "conselheiros econômicos". Tanto Trump como Lula ainda pensam com a cabeça do século passado em matéria economica. O comércio internacional é viabilizado pelas trocas comerciais e de serviços entre os paises, com base em suas "vantagens comparativas". A Arábia Saudita produz petroleo mas não alimentos. Os EUA exportam tecnologia mas importam matérias-primas.

    Responda
  18. Fabio Bittencourt da Rosa

    Trump e Putin são os maiores perigos para a humanidade.

    Responda
    1. NACIB HETTI

      O pior é que são, também, os melhores mercados.

  19. Luciano Napoleão de Souza

    Sugiro a militância de redação da FSP ler o editorial do jornal Gazeta do Povo de hoje. Vão aprender muito.

    Responda
    1. Luciano Napoleão de Souza

      Hernandez, te dou um desconto. Exigir interpretação de texto de um esquerdista é demais.

    2. Hernandez Piras

      A Gazeta do Povo tem seu ideário, a Folha tem o dela, que exprime por meio dos seus editoriais, e os colunistas têm direito a própria opinião. Se não quer uma imprensa pluralista, mude-se para a Rússia, Bielorrússia, China, Cuba, Egito, Arábia Saudita, Venezuela, enfim, qualquer ditadura do seu gosto.

  20. Tadêu Santos

    ELE, O MEDONHO QUER CONQUISTAR O MUNDO C SEU GROSSEIRO MODO DE AGIR, pode parecer estranho, mas é o q percebo em seus atos e fatos diários na Casa Branca, exibindo-se com a sua monstruosa assinatura no livro, que exibe diariamente aos yankees e ao planeta, q ambiciona conquistar na sua ganância de poder e domínio mundial c sua 'troupe' de idiotas, como o bilionário MUSK'ito e o ecoburro RFK Jr. OBS. Lembrando que até o momento quem ousou enfrentá-lo foi o Petro Colômbia e o gurizinho do Musk.

    Responda
    1. Luiz Carlos D Oliveira

      E verdade Tadeu, mas sr pra nós ele esta muito errado, para os norte-americano ele está certíssimo e é isso que importa, para os eleitores dele é claro

  21. Paolo Valerio Caporuscio

    FSP papagaio com Trump aqui e ali, mudem assunto.

    Responda
  22. Ronaldo Guilherme Benvenga

    Neste primeiro mês de governo Trump, o que se constata, é uma política econômica desvairada. Será que vai dar certo para os "esteites"?

    Responda
    1. Hernandez Piras

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    2. Luciano Napoleão de Souza

      Sabe de nada, inocente!

  23. Raymundo Itareru

    you are not president you need to leave

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      lula não entende o idioma inglês

  24. João A Silva

    As relações comerciais internacionais se constituem em fluxos de bens, serviços e recursos financeiros envolvidos em sistemas de variáveis complexas. A transferência das indústrias dos EUA, inicialmente para o Japão no pós-guerra e, posteriormente, para os tigres asiáticos, culminando com a China, seguiu a lógica empresarial capitalista de minimizar os custos e maximizar os lucros. Achar que se pode destruir tal estrutura formada em 8 décadas com marretadas é insano. O caos mundial já começou.

    Responda
    1. Luiz Carlos D Oliveira

      Nessas imposições todas, quem mais vai perder é justamente a Europa, com todas as suas exigências de meio ambiente, Sanitarismo e regrinhas

    2. ADONAY ANTHONY EVANS

      Excelente comentário João. Trump tenta abrir arrombando o Comércio Internacional, mas pode estar abrindo a Caixa de Pandora. Primeiro efeito, crise na periclitante Economia da Europa, e ascenção da Extrema Direita.Reacionsria.

  25. Paulo César de Oliveira

    As coisas parecem estar ficando mais claras. Talvez Trump esteja impondo tarifas para poder dizer que vai reduzi-las se os outros países diminuirem as tarifas para produtos americanos. A ver.

    Responda
  26. Pedro Luis S C Rodrigues

    Por vias tortas o colunista admite que Trump está certo na questão do comércio exterior

    Responda
    1. Raymundo Itareru

      Dato Mezenga não é capaz de ter opinião, só responde comentários alheios kkk vou chamar o filho de Musgo para mandar ele ir embora

    2. Dalton Matzenbacher Chicon

      Não vejo isso no texto.

  27. Emilio Bazzani

    A verdade é que todos estão perdidos nas analises.

    Responda
  28. Valdir Teixeira da Silva

    O fato é que o liberalismo nunca existiu de verdade, quando eles tinham vantagem produtiva, pregavam a abertura comercial, quando passam a perder competitividade, fecham seus mercados.

    Responda
  29. Bruno Sebastião Neto

    O tempo é o senhor da razão, vamos ver ?

    Responda
  30. Lorenzo Frigerio

    Chega de protecionismo brasileiro.

    Responda
    1. Eloisa Giancoli Tironi

      Ponto de interrogação. Que é isso?

  31. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    O liberalismo americano eh só deles, do jeito que eles querem pra exercer dominação dos povos. Se fizeram assim , eh o destino deles. Aqui nosso gado prefere bater continência pro algoz. Pra isso nasceu gado e gado será per seculum seculorum. Nossas elites financeiras, cornetadas pela folha, lambem as rebarbas do grande império.

    Responda