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  1. Paulo Silva Barbosa

    Infelizmente o planejamento urbano em nossa cidade só existe no papel. Na prática, o que se vê a especulação imobiliária está dando as cartas, construindo edifícios cada vez mais altos, muitos se garagem e o congestionamento absurdo, irritando o motorista cidadão e sem nenhuma perspectiva de melhoras. Estamos a mercê desta terrível situação.

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  2. Gil Carlos Dias

    Belo editorial.

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  3. Luiz Eduardo Peixoto

    São Paulo precisa avançar nas restrições ao transporte individual motorizado, como fazem outras metrópoles mais agressivamente. Restringir muito mais o tráfego nas regiões centrais (exceções ônibus e veículos de emergência), reduzir vagas de estacionamento, cobrar taxa de tráfego, e expandir as ciclovias e faixas exclusivas para ônibus. É algo imperativo para reduzir a poluição e o crime na cidade, já que se aumenta o fluxo de pessoas e reduz oportunidade ao criminoso, com menos espaços vazios.

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  4. luiz augusto guimaraes vilela

    Editorial importante, mas omite propostas de solução. Londres tem uma autoridade metropolitana dos transportes públicos para disciplinar a imprescindível multimodalidade. Na São Paulo metropolitana, sobretudo na capital, ônibus frequentemente disputam passageiros com os metroviários ao invés de se complementarem. O sistema de tarifas não só promove a ineficiência como trata diferente quem mora em regiões diferentes nos 39 municípios agregados.

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  5. Pedro Luis S C Rodrigues

    É uma tipíca fantasia progressista acreditar que em uma cidade com as caracteristicas de Sao Paulo, enorme, pouco adensada, com longas distancias a serem percorridas, as pessoas vão preferir transporte coletivo ao conforto de transporte individuais. A escolha só ocorre por razões economicas, porque é mais barato, aparecendo alternativas economicas, como apps, que baratearam muito o transporte individual, elas sempre serão preferidas

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    1. Luiz Eduardo Peixoto

      É tipica fantasia elitista acreditar que as coisas não podem mudar e que soluções coletivas não cabem ao território tupiniquim, por estreito pensamento. São Paulo tem densidade populacional 25% superior a de Londres, por exemplo. É uma megalópole de mais de 20 milhões de habitantes onde o transporte coletivo, ônibus, metrô, ou trilhos, é um dos mais eficientes do mundo por densidade de utilização -- presenciado em qualquer viagem em horários de pico, seja no Metrô ou na CPTM.

    2. Pedro Luis S C Rodrigues

      As caracteristicas urbanisticas de Sao Paulo, com sua baixa densidade populacional, inviabilizam economicamente uma cobertura de metro como as das capitais europeias, NY e assemelhadas. Basta um conhecimento superficial da area para saber, mas progressista vive desconetado da realidade, vivendo na fantasia e dando receitas sobre como o pobre idealizado da sua cabeça deve viver

  6. MARIA F LUPORINI

    Faz o T. Afinal o plano é fazer a America great again. A do norte.

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  7. Luiz Ferretti

    Deixando o lenga-lenga político partidário de lado, mas lembro: até carioca manda aqui, petralha jamais, kkk. Nas grandes cidades do Mundo, a malha ferroviária e metros tem em média 100 anos, sim média um século. Até os ermanos, Buenos Aires. Aqui tudo por fazer, preços absurdos, desapropriaçoes idem, e claro pela antiguidade a cultura do uso do transporte público é outra. Não carece figurinha, né petralhada?

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    1. Eduardo Vasconcellos Oliveira

      Para um id io ta que escreve hermano errado, tua manifestação já diz de que lado pende a sua balança.

  8. Michel Schettert

    Belém e São Paulo, metrópoles da auto-sabotagem, com toda a ambiguidade do prefixo auto.

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  9. Vinicius Chaves

    As ciclovias geralmente são estreitas e perigosas alem mal conservadas. Tudo é extremamente caótico, se vc mora numa periferia, como maior parte das pessoas, esquece. Vou dar como exemplo o Distrito de Pedreira, onde o Numes ganhou de lavada. Não há uma ligação nhã de trem, uma linha de Metrô, um corredor de ônibus, nada. Aquelas milhar s de pessoas vão fazer o que? Na primeira oportunidade comprarm uma moto ou carro mesmo

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  10. VALDICILIA CONCEI O TOZZI DE LUCENA

    Enquanto isso o governador TF, o capacho e trampista, só quer saber de priorizar automóveis, vise o que pretende fazer na raposo Tavares

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  11. Flavio Macedo

    No motofrete a pressa, no mais das vezes é de quem aciona o serviço, contribuindo para o risco de acidentes.

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  12. Renato Almeida

    Motos já são um praga urbana, coisa típica de país subdesenvolvido, sendo usadas para roubo o tempo inteiro, alem de boa parte dos "motociclistas" não respeitarem qualquer regra de trânsito, fazerem barulho de madrugada etc etc. imaginem agora com o tal mototáxi. Essa cidade vai se transformar em um inferno pior que o atual.

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    1. antonio brito

      Correto. Deveria ser proibido o garupa em motos, como na Colômbia.

  13. Roberto Gomes

    Eu gostaria de parabenizar os paulistanos por terem eleito o atual prefeito, que está reduzindo a kilometragem das ciclovias, a ENEL piorando o serviço de distribuição de eletricidade, fazendo a segurança da cidade ir para o brejo, tornando a especulação imobiliária ridícula de tão cara, diminuindo as áreas verdes, enfim, fazendo tudo o que São Paulo prwcisa. Aff....

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  14. raul de souza puschel

    E nada de se cogitar a ampliação de linhas de metrô para as proximidades de Jardim Tremembé, Tremembé, Horto Florestal, Mandaqui, Conjunto dos Bancários, Vila Nova Cachoeirinha, Limão, Peruche e Casa Verde. As estações mais próximas ficam, na verdade, muito distantes.

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    1. Agnaldo Petronio Gomes Neto

      Isso é muito verdadeiro, tenho trabalhado na região próxima e tenho que recorrer ao transporte de aplicativo