UOL - O melhor conteúdo

Comentários para:

É urgente tratar o homem

VER COMENTÁRIOS EM Mariliz Pereira Jorge

Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. daniele carolina lima

    Preciso discordar de que o movimento feminista tenha interditado o diálogo com os homens, os afastando e culpabilizando-os, pois isso os exime de suas ações. Não dá para isentar tamanha negligência e monstruosidade, mesmo dos homens ditos progressistas e autocríticos, que vemos aos montes e quase sem exceção (tentando ser otimista neste 'quase'). Entretanto, concordo que é necessário dinamizar essa relação para uma comunicação mais eficiente, para uma mudança determinante e urgente.

    Responda
  2. Geralda A Vieira

    Parabéns, reflexão necessária

    Responda
  3. bagdassar minassian

    Sim, Adenor. Acrescentaria também a orientação materna, mesmo sob atrito parental, na superação de antagonismos na família e, mais ainda das filhas em suas autonomias e, claro, no mundo em que vivemos, resistir aos impactos das pressões que, não é fácil. (tenho 3 filhas com as quais dialogo sabendo de ocorrências delas e de colegas porém são elas que vivem as condições)

    Responda
  4. Geraldo Soares

    Cerca de 80% dos Senadores e 80% dos Deputados Federais brasileiros são: Homens. Sem dúvida alguma besteiras como "Lugar de Fala" não contribuem com a fluidez do debate, inclusive nos meios onde ele mais precisa ser travado. Até porque: O voto de cada parlamentar, FELIZMENTE, ainda tem o MESMO valor.

    Responda
  5. José Cardoso

    Os homens cometem mais crimes violentos que as mulheres. Não acho que isso vá mudar. Mas pelo menos nos crimes passionais, como o citado, o culpado costuma ser identificado e condenado. Pior são a maioria dos homicídios, onde nem se sabe o autor.

    Responda
  6. Juliana E

    Vejo os comentários de vários homens que definitivamente precisam de tratamento... Não conseguem não atacar uma mulher, mesmo quando a sua fala é absolutamente verdadeira, respeitosa e a favor de todos... Fogem do debate, trazem outras pautas, questionam seu posicionamento e caráter, tentam diminuí-la, tirar o seu lugar... pois isso só dá mais verdade à matéria: É urgente tratar o homem.

    Responda
  7. Marcelo Magalhães

    Não percebi essa sua sensibilidade pelas mulheres pales tinas. Até onde sei, você apoia o machão Netanyahu que promoveu o genocídio delas delas. Acho que deveríamos começar por aí.

    Responda
    1. Tacito Silva

      Você não entendeu, Marcelo, ele é representante do povo escolhido, essas mulheres não, então ele tem permissão (pelo menos na mente da colonista).

  8. Fabrício Schweitzer

    É urgente tratar a sociedade. O machismo coopta homens e mulheres.

    Responda
  9. Painho que faz L de ladrao

    Muitas mulheres se atraem pelo mal, por homem bandido

    Responda
    1. Antonio Costa

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  10. adenor Dias

    Precisamos entender as razões da agressão ou do assassinato. Nem todo homem bate ou mata uma mulher só por ser mulher, pode te sido por uma afronta sem tempo para fugir. O mesmo acontece cm homens mais forte que bate ou mata um mais fraco.

    Responda
  11. Alexandre Tavares

    Ótimo texto

    Responda
  12. adenor Dias

    No assunto feminicídio , o homem tem que ser sempre o culpado. Porém, há ainda mulheres que busca homens por músculos, estaturas e classe social e, nunca por caráter. Desculpe a discórdia, mas homem musculoso rico e sem caráter, pode ser a causa do problema. Talvez eu seja um recalcado, por ser um homem baixinho e pobre, mas fica aí a minha observação. Não quero dizer com isso que não há homens pobres matando mulheres pobres...

    Responda
  13. Galdino Formiga

    É urgente tratar a mulher, também.

    Responda
    1. Alexandre Fonseca Junior Matos

      No dia em que elas assumirem isso, acho que as coisas andam

    2. Isaac Elias

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  14. Hercilio Silva

    Concordei com tudo, só acho que a bancada boi, bíblia e bala impede qualquer iniciativa disso nas escolas. Querem impedir até mais. E agora o risco aumentou. Tem os decretos anti mulher e anti gênero de Trump para copiar.

    Responda
  15. MARCELO PEREIRA DO NASCIMENTO

    Enquanto houver mulheres que berram " homem para mim tem que ser macho provedor", a questão nunca será só sobre os homens.... Tratemos as ( muitas) mulheres ma chis tas também

    Responda
    1. adenor Dias

      Eu não quero concordar com esta opinião, mas é verdade que há mulheres com instinto de vingança. Que elas exijam os direito conquistado, mas nunca use o passado como vingança. Eu tenho três filhas casada, e minha felicidade, é saber que elas estão em paz com seus maridos.

  16. José Hidasi Neto

    Pensar que todo homem odeia mulheres é uma verdade relativa. A verdade absoluta, que leva à verdadeira causa dos feminicídios, é mais antiga. É a partir daí que se deve investir nessa questão.

    Responda
    1. Galdino Formiga

      Clareza, por favor.

  17. marcio mira

    Está brincando? Tem muita mulher mais machista que eu.

    Responda
  18. Tacito Silva

    Que bom que a colonista se redescobriu preocupada com o assassinato de mulheres, um tempo atrás estava até apoiando o assassinato de milhares de mulheres bombardeadas pelo povo escolhido.

    Responda
    1. CID MAROCCI GONCALVES SILVA

      E o PT? E o Lula?

    2. Geraldo Soares

      Tacito, pode me falar qual seria sua base para a afirmar que a colunista apoia o que você diz? Tendo a imaginar que você compartilha do apoio aos estupros, sequestros e assassinatos com o Hamas, e por não ter um argumento decente para justificar esse apoio passa a atacar a esmo quem o questiona, será que acertei?

    3. Tacito Silva

      Alexandre, pode me falar qual seria sua base para a afirmar que eu apoio quem você diz? Tendo a imaginar que você compartilha do apoio aos bombardeios com a colonista, e por não ter um argumento decente para justificar esse apoio passa a atacar a esmo quem o questiona, será que acertei?

    4. Alexandre Tavares

      Como você se sente, então, de apoiar estupradores?

  19. Lucas Macedo

    Homens não precisam abraçar o feminismo. Homens precisam aprender o que é ser homem e os valores que deve cultuar, proteger a família, os filhos, amar a esposa. Ter saúde mental e saber se relacionar com outras pessoas. Não há dúvidas que muitos homens precisam melhorar e que há uma cultura que estimula comportamentos negativos, mas falar que a solução é o homem abraçar o feminismo é uma bobagem das maiores.

    Responda
    1. Galdino Formiga

      Comentário perfeito.

    2. SUSANNE WALKER

      O feminismo reivindica a igualdade política, jurídica e social entre homens e mulheres. Qual a grande dificuldade de apoiá-lo? Não consigo entender.

  20. Cristofer Diego Beraldi Martins

    Que bom que reconhece que: "esse diálogo foi interditado muitas vezes por correntes do feminismo que promoviam o afastamento e a culpabilização dos homens. Não funcionou". Mas tem mais: Ninguém se empenha em causa que não renda protagonismo.

    Responda
    1. Galdino Formiga

      Feminismo versus machismo. Isso é péssimo.

    2. Cristofer Diego Beraldi Martins

      Concordo contigo Susanne, conte comigo.

    3. SUSANNE WALKER

      Todos os movimentos sociais costumam ter um ramo mais radical, entre tantos outros absolutamente democráticos. Deixe o radicalismo de lado. Lute conosco pelo básico: a equidade jurídica, social e política de homens E mulheres.

  21. bagdassar minassian

    ... a educação começa pelo berço e é a mãe que deve começar a orientar porque sabe das 'coisas' que a afetam como mulher. O silêncio doméstico é grande cúmplice dos desregramentos e crimes. As sugestões são complementares.

    Responda
    1. adenor Dias

      Isso! Temos que acabar com o estigma da sogra. A mãe de filhos homens defendendo os filhos e não a nora, e mães de filhas mulheres, implicando com seus genros.

  22. paul constantinides

    Exato! O problema é Este mesmo, dificil entender, nem sei como, geraçao apos geraçao, o machismo se mantem e a sociedade no faz muito a respeito.

    Responda
  23. Fabiana Menezes

    A gente abrir o jornal e ver o sorriso dessa pessoa ser arrancado nos traz uma tristeza civilizacional. Mariliz, não há como ser leve porque o perigo nos espreita. Essa mulher foi íntima do seu agressor que nao levou a sério uma medida judicial. A justiça falha, as mães, irmãs, tias, primas, sobrinhas, filhas desses homens , seguem entregues ao seu próprio azar. Medida protetiva precisa vir com multa, com serviço comunitário de educação para o respeito. Há homens equânimes, juntem-se a nós.

    Responda
    1. Fabiana Menezes

      Renato, a justificativa do deferimento de uma medida protetiva seria suficiente para a prisão preventiva? Não sei. Ainda acho que atacar o bolso seja pedagogico. Porem, se houver crime de ameaca vindo de um passado violento, ai sim. Parece enxuga gelo, delegacias prendem e a dita justiça, solta. Nossa segurança pública não avança.

    2. Galdino Formiga

      Difícil entender.

    3. Galdino Formiga

      Mais clareza, por favor.

    4. Renato Romero

      Prezada Fabiana, me permita discordar em parte de seu comentário. Medida protetiva precisa vir com cadeia!!! Multa favorece os poderosos com dinheiro e serviço comunitário depois que cometeu agressão não ajuda em nada, é quase um prêmio. Temos uma sociedade em que faltam bases, um monte de homens achando que a força suplanta o respeito. Não sei a solução, mas sem educação para as crianças, futuras pessoas (homens, mulheres, trans, etc) nada vai mudar. Lamento por mais uma vítima.

  24. Dea maria Kowalski

    Talvez essa agressividade masculina tenha a ver com muito consumo de bebida alcoólica, com aquela passadinha no bar antes de voltar pra casa pra tomar sua cervejinha, onde deixam parte do dinheiro que ganharam naquele dia, afinal, batalharam muito, e se acham com o direito de gritar, atirar objetos, espancar e até matar. Mulheres quando voltam do trabalho passam no supermercado e compram alimentos para a família.

    Responda
    1. adenor Dias

      Há homens que agridem esposas por ter bebido, mas há esposas se aproveitando desta situação para agredir seus maridos, vai de vagar com sua opinião! Aposto que você é daquelas que na briga do seu filho com sua nora, você fica do lado do filho!

    2. Alexandre Fonseca Junior Matos

      No dia em que vcs descobrirem que mulheres são seres humanos iguais. Capazes de cometer crimes também. Talvez a temática avance.

    3. MARCELO PEREIRA DO NASCIMENTO

      Dea, esse pensamento é para lá de simplista....

    4. Galdino Formiga

      Querer mudar os hábitos dos homens é típico de mulheres feministas.

  25. Cristiano Alexandria

    O desserviço que o identitarismo faz revela-se principalmente nessas situações. A morte deveria ser o ponto de maior comoção, oportunidade infeliz e única de angariar, entre os homens, apoiadores da justa causa feminista. Aí vem meia dúzia de identitaristas e seus arroubos de megalomania desvirtuar debates sérios com histrionismos caça-likes. Volta-se sempre à estaca zéro, até nova morte ocorrer para causar nova comoção.

    Responda
    1. Cristiano Alexandria

      Não disse que a Maríliz é identitarista, ela inclusive tem um vídeo no canal Meio rebatendo esse movimento. Apenas disse que o identitarismo prejudica ou retarda os avanços do feminismo, em complemento ao que foi exposto no artigo.

    2. Alexandre Tavares

      Não vejo a Marília como uma identitarista, ela apenas trouxe o óbvio

  26. Alexandre Fonseca Junior Matos

    Os números do femininicio caíram. Em 2024, o número de feminicídios caiu 5,1% em relação a 2023. Ao contrário o número de homens que morreram por morte violenta aumentaram. Em todo o País existe uma campanha para redução dos femininicídios, mas quase pouca ou nenhuma voltada para toda a População, como forma de prevenção da violência para todos; Isso não desculpa o caso citado, e eu sinto muito, e é importante a educação voltada ao tema, mas é igualmente importante ter uma campanha para todos.

    Responda
  27. Virgínia Oliveira

    Ninguém abre mão de privilégios pacificamente. Homens são privilegiados por causa do patriarcado. Participam menos dos cuidados com a casa e os filhos, ganham mais, tem seu trabalho mais valorizado, suas opiniões são mais respeitadas. Enquanto nós, mulheres, não colocarmos a vassoura e o carrinho do bebê nas mãos masculinas, as coisas não mudarão.

    Responda
    1. CID MAROCCI GONCALVES SILVA

      Kkkkkk essa é boa. Existe um hormônio que determina quem vai pegar numa vassoura ou carrinho de bebê.

    2. Gustavo Figueiredo

      Você acha que a diferença hormonal entre homens e mulheres não muda a aptidão de homens e mulheres para fazer determinadas coisas?

  28. Antonio Emanuel Melo dos Santos

    É urgente aumentar o capital educacional da população e criar condições para que a sociedade prospere e viva com maior conforto material. O feminicídio é um sintoma da pobreza que alimenta diversos tipos de violência. Animais submetidos à violência tornam-se agressivos.

    Responda
    1. CID MAROCCI GONCALVES SILVA

      Acho que seu raciocínio não se aplica ao caso em tela.

    2. adenor Dias

      Precisamos buscar as razões que leva a agressividade, de homens. As drogas são uma das causas de feminicídio. Vide o caso da menina no Paraná, morta pelo próprio cunhado. O sacana usou a desculpa de estarem drogados. Talvez nem estava.

    3. Antonio Emanuel Melo dos Santos

      Machismo é uma expressão falta de capital educacional.

    4. Virgínia Oliveira

      Feminicidios acontecem na classe média. O problema é o machismo.

  29. neli faria

    Umas mulheres lindas, com homens feios , principalmente de almas. No Brasil, a liberdade do assassino vale mais do que a vida de um Ser Humano,será condenado a uns dezessete anos, após cumprir ,se,uns oito estará livre.Já que os papais não educam,caberia ao Poder Público fazer propagandas ,diuturnamente, e ensinar os homens a espeitar a mulher e ao próximo. Mas, as propagandas são todas autopromocionais para enaltecer os oportunistas políticos, principalmente o atual ...

    Responda
    1. neli faria

      Jo aqui se refere a homem e não ao casal. Mas, o que escrevi serve também para mulher. Sei,e muito bem, por experiência própria, que tem mulher tão agressiva quanto homem...! Num relacionamento: mulher, mulher; homem ,mulher; homem, homem, o respeito deve ser mútuo, caso contrário, não vai durar. Marcelo: principalmente de alma.

    2. neli faria

      Galdino: desgraçadamente votei no lula, o Oportunista.O bolsonaro foi terrivelmente mau presidente, se tivesse sido apenas mau presidente como fora mau militar e mau deputado federal, teria anulado como o fiz em dezoito. Votei em lula, o Oportunista, pelo Meio Ambiente e descobri, tardiamente que lula ,a esquerda, é ambientalista apenas na oposição. Mulher de esquerda é feminista desde que a mulher seja ideologicamente igual;pelos direitos humanos desde que seja ideologicamente igual.

    3. JO O SOUZA

      Uma ova, o respeito tem que ser mútuo. O resto é lorota.

    4. MARCELO PEREIRA DO NASCIMENTO

      Nele, verdade.... mulheres são todas lindas e maravilhosas e homens horrenndos

    5. Galdino Formiga

      Você votou em quem?

  30. Felipe Vasconcelos

    A lei Maria da Penha também pode ser usada para proteger uma mulher que é agredida pela sua companheira, numa relação lésbica, pois a vítima continua sendo mulher, embora haja mudança no sexo da pessoa que agrida. Não existe "o homem", mas muitos tipos distintos de homens.

    Responda
  31. Adriana Paes

    É isso, Mariliz. Precisamos tratar o homem, é para ontem mesmo.

    Responda
  32. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Educação se dá em casa.

    Responda
    1. Flávio Santos

      Educação cívica não necessariamente. Como essa abordagem ocorreria em uma casa comandada por um machista? Reflita por um segundo a respeito.

  33. JOAB T P M SIMAO

    E nós, homens temos muito a ganhar com isso. De verdade.

    Responda