UOL - O melhor conteúdo

Comentários para:

Simples assim

VER COMENTÁRIOS EM Ana Cristina Rosa

Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Orasil coelho pina

    Eu sou descendente de baianos pretos, mas sempre me pergunto se a opressão é fruto de cor e ou de uma condição social e também me pergunto, em boa parte dos países africanos onde a população e toda negra, não existe opressor e oprimidos? OrasilBaiano!

    Responda
  2. GERALDO DOS JUNIOR

    Recomendo o artigo para a Lygia Maria, colega de página. Recomendo também para uma aprcela da população que quer criar uma narrativa de que existe racismo contra brancos. Tadinhos deles, sofrem perseguição, exclusão, discriminação e apagamento de sua história por causa da sua cor de pele e da origem! Como ser branco é difícil, né?!

    Responda
  3. Carlos Eduardo Pereira Jorge Cordeiro

    O identitarismo é a cloroquina da esquerda. Na realidade, utilizam causas justas para um mi mi mi ideológico com a intenção de monetizar um ou outro esperto.

    Responda
  4. Henrique Hermida

    Suponha que um negro diz que um branco, seu vizinho, pertence a uma raça inferior, que não passa de uma espécie de símio atrasado e doente. Vai além e diz que não apenas o vizinho, mas todos com sua cor de pele merecem ser fuzilados, simplesmente por serem brancos. É preciso muita, mas muita cara de pau pra olhar pra isso e dizer que o vizinho negro não é racista. Querem apagar o óbvio com contorcionismo mental. É uma piada.

    Responda
    1. Leandro Piva

      É verdade. Isso tanto é verdade q os brancos estão sendo excluídos da sociedade pelos negros. Os brancos são minoria nas universidades, nos cargos públicos, nos cargos gerenciais das empresas, no mercado financeiro...

  5. Antonio Araújo

    Vários levianos acusando indiscriminadamente as pessoas de racismo. Todos vermes que passeiam na lua cheia da FSP.

    Responda
  6. Henrique Hermida

    Racismo é a discriminação baseada na cor da pele. Ponto. Não se resume à pele negra, branca, amarela, ou seja lá o que for. Não importa o quanto tentem distorcer essa definição básica e universal com seus mas e poréns. Racismo reverso não existe, porque não existe racismo com direção original. Racismo é racismo, incluindo o de negros contra brancos. Podem continuar tentando, essa realidade óbvia não será apagada.

    Responda
  7. antonio brito

    É horrível trazer a qualificação pessoal a discussão política, porém nesse caso de chamar me de racista, vale uma explicação. Adotei um garoto negro, ele deu um neto negro que é meu orgulho, nos estudos e no futebol. Sempre pedi benção ao vô joão, como minha mãe ensinou, negro retinto. Aproveitem que a onda atual vai acabar e não é por racismo reverso, porém por um direito de igualdade na oportunidades do estado, um dever da lei.

    Responda
  8. LUIZ HENRIQUE BRANDAO FERREIRA

    Não concordo com a colunista. Entendi que sua opinião viola a igualdade prevista na constituição. O racismo existe no Brasil. Não discuto isso. Mas o remédio prescrito para resolvê-lo com frequência é o errado ou na dose errada. Essa decisão do STJ é um exemplo. Por fim, o texto da colunista é muito superficial. Pobre em argumentos. Escreveu para sua bolha. Sugiro ler mais o colega João Pereira Coutinho.

    Responda
  9. Delzimar Irineu Silva

    Contanto que nao se use a lei para passar pano para preguiça, incompetência ou desonestidade, sempre será bem vinda.

    Responda
  10. Cesar Costa

    O movimento identitário não tem limites e essa é uma característica da teoria critica da raça, problematizar tudo. Defendem que os brancos atuais deveriam compensar os negros atuais pelo passado escravagista. A grande maioria das famílias de brancos são descendentes de europeus que fugiram de guerras ou da pobreza, faz algum sentido serem responsabilizados pela escravidão? Mas isso não importa, a luta é pelo poder, mais uma forma de tentar o caminho do socialismo.

    Responda
    1. Leandro Piva

      Pessoalmente, entendo q a compensação não tem muito a ver com o passado. Tem a ver com o fato de ter poucos negros nas universidades, no serviço público, nos cargos de chefia, no mercado financeiro, etc etc etc. Como não há nenhuma outra explicação, a única possível é o racismo que existe hoje e que precisa ser combatido e compensado.

    2. Cesar Costa

      José Padilha Neto, o que gosto na esquerda é o "amor". Você não me conhece e diz que sou racista e mané! Você nem consegue interpretar um texto. Onde falei de compensação monetária ou misturei antiracismo e identitarismo? Tente ler as críticas da própria esquerda ao movimento identitário, Susan Neiman e Mounk por exemplo. Da forma como esse movimento está organizado e atua a médio prazo os negros e pretos serão mais prejudicados do que já foram.

    3. Cesar Costa

      Benedito Souza, você tem algum argumento ou só xingamentos? Eu estudo bastante o tema, inclusive a base epistemológica do identitarismo que é a Escola de Frankfurt e os pós modernos como Foucault, Derrida e Lyotard. Você já leu esses autores? Sugiro começar por Mark Lilka e Susan Neiman, eles têm boas críticas sobre o tema.

    4. Benedito Aparecido de Souza

      Como você tem coragem de dizer tantas besteiras assim de uma vez só. Estudar um pouco não faz mal a ninguém, vai por mim.

    5. antonio brito

      O que querem é dinheiro do banco do brasil, advogado para isso não falta. Um banco público que nunca cometeu discriminação racial. Se emprestou dinheiro para fazendeiros do império foi porque isso era legal à época. Agora ficam humilhando a diretoria do BB a pedir desculpas, o que conseguiram basta ver os novos anúncios, e querem dinheiro de reparações.

    6. Cida Sepulveda

      Perfeito

    7. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Ser antirracista é identitarismo? Imediatamente o que concluímos do seu comentário é que és racista! A compensação às vítimas do racismo não é monetária, mané racista, com perdão pelo pleonasmo, mas se dá por meio de políticas públicas, medidas que barrem a discriminação racial. Racial, mané, pois fundada na cor da pele, nos traços raciais e também na negação e demonização da cultura dos grupos descriminados que, inclusive, não são só negros, embora estes sejam a maioria.

  11. Paulo César de Souza Ignácio

    Por causa de colunistas como você, Elio Gaspari, Juca Kfouri, só para citar mais dois, eu continuo assinante desta Folha. Parabéns! E parabéns também ao STJ!

    Responda
  12. Jorge Luiz

    Justifica. Neste país poucos temas são mais urgentes e agora alguns títeres de ideólogos malévolos surgem, mesmo com as feridas da escravidão ainda abertas, surgem para denunciar um racismo reverso. Ora, deveria ser apenas um deboche, ou um discurso maluco, não fosse a adesão surreal destes titeres e seus seguidores..que loucura.

    Responda
  13. Henrique Beltrão

    Rosa está correta ! Aos que discordam, e têm mais de 40 anos, peço que relembrem o quanto era normalizado dizer que "não existe racismo no Brasil". Pois é, lembrou ? Saímos do absoluto negacionismo para uma estrutura legal e consenso médio de que sim, existe MUITO racismo no Brasil. Agora novos consensos precisam ser gerados na sociedade. Também aqui, a história provará que apenas os oprimidos são vítimas de racismo. Os demais casos são tratados como injúria, difamação e outras particularidades.

    Responda
  14. antonio brito

    Vocês capturaram a esquerda com esses argumentos, eles famintos de votos caíram nessa. Ampliar os privilegiados com base na cor da pele é uma proposta de direita. A universalização, a igualdade é uma proposta socialista desde o iluminismo. Não se vê o esforço de pedir mais creches e melhor ensino fundamental, direitos iguais. Porém existe cotas nas residências médicas, bolsa de estudo para advogado prestar concurso. E as crianças? Essas não votam. Rosa pede para sair.

    Responda
    1. victor gomes

      Cesar Costa, racismo estrutural é um anúncio de emprego colocar como requisito ter boa aparência (como sinônimo de ser branco). É pretos serem seguidos e revistados em lojas e mercados e brancos não. É um restaurante caro ter 100% de clientes brancos e 99% de serviçais pretos. É minha turma da Faculdade de Direito da USP de 30 anos atrás ter só uma pessoa preta. É cabelo de preto ser chamado de cabelo ruim. É as pessoas atravessarem a rua à noite quando veem um preto. É uma infinidade de coisas.

    2. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Racista detectado! Os racistas não conseguem se conter e a todo momento se revelam, não conseguem camuflar o seu racismo. Caem muito fácil na rede.

    3. Cesar Costa

      Victor Gomes, qual a sua definição de racismo estrutural?

    4. victor gomes

      Vê-se que você não entendeu nada de nada. A luta antirracismo não pede privilégio algum aos grupos oprimidos, pede justamente a igualdade, que nunca existiu, justamente por causa do racismo estrutural. Mas acho que você nunca vai conseguir entender, porque o racismo obnubila o raciocínio.

  15. Paulo Roberto Dufrayer de Oliveira

    O entendimento do STJ nesse caso não leva em conta que o país está mudando. O Brasil adotou o costume norte-americano de classificar de "preto" qualquer pessoa que tenha algum africano entre seus ascendentes. Os chamados "pretos" são agora a maioria da população.

    Responda
    1. victor gomes

      O fato de um grupo étnico ser maioria não anula o racismo contra ele. O racismo funciona nas estruturas de poder e dominação. Uma minoria pode dominar a maioria e subjugá-la com base no preconceito racial, como aconteceu há pouco tempo na África do Sul (apartheid). Informe-se.

  16. Leonardo de Oliveira Ramos

    Racismo reverso não existe. O que existe, e deve ser combatido em todas as suas formas, é o racismo. Pouco importa a quem se dirija. Se o racismo é um problema, ele deve ser um problema para todos. Não corrigiremos erros do passado tolerando variações da segregação. A resposta para o racismo não é mais racismo, mas a recusa absoluta de qualquer julgamento baseado na raça.

    Responda
  17. Jorge Rodrigues

    Somente os mestres do surrealismo são capazes de acreditar que só pode haver racismo dos brancos em relação aos negros. No sentido inverso nunca poderá haver racismo. Essas pessoas também costumam dizer que todo "branco é racista e opressor" e "todo hétero é homofóbico". Tais aberrações estão em conformidade com as sectárias, insensatas, agressivas, paranoicas e às vezes anticientíficas teses do identitarismo, cultura woke e teoria crítica da raça.

    Responda
    1. José Ricardo Braga

      Leandro Piva, você só repetiu seu argumento estatístico, portanto a resposta está no que escrevi abaixo.

    2. Leandro Piva

      Seu ponto de vista me soa muito estranho, pq não explica a disparidade que há quanto mais se sobe nas carreiras hierárquicas de empresas e do Estado. Se não há racismo nesses círculos, pq não vemos representatividade negra relevante? Seria o desempenho do preto pior, ou será q, por melhor q seja, um preto não sobe por ser preto?

    3. José Ricardo Braga

      (cont) É nesse ponto que a compensação e a estatística que a evoca acaba sendo 'tiro no pé'. Pensa no Alexandre de Morais e o quanto exploram suas fragilidades. Aduzir a fragilidade incompreensível a uma Ministra negra (a cor de sua pele como motivo de sua escolha) certamente retiraria poder e capacidade de resposta de seus posicionamentos. Com Joaquim Barbosa nunca vi isso acontecer por conta da cor de sua pele. Fez um bonito papel no Supremo e pouco importou esta sua característica fenotípica.

    4. José Ricardo Braga

      Leandro, quanto mais sobe a escadinha - ensino médio, universidade, emprego público ou iniciativa privada, altos cargos, menos tem a ver com oportunidade e mais com mérito. Por isso a favor de cotas na universidade e daí pra cima não. Uma coisa é a formação e outra é o desempenho. Por isso achei a campanha pela Ministra do STF, negra, ruim. Joaquim Barbosa entrou no STF por competência, então é possível. Se a cor da pele para Ministros brancos é critério ruim, porque não o seria para os negros?

    5. Leandro Piva

      Falemos, portanto, de oportunidade. O q será q acontece em nosso país q faz os pretos terem tão menos oportunidades, prejudicando sua representatividade em todos os círculos nobres?

    6. José Ricardo Braga

      Leandro Piva, dizem que as estatísticas são uma forma de se distorcer a verdade. No seu argumento você faz uso dela e abre mão do aspecto 'oportunidade' que embasaria bem melhor o que diz. É esta escolha que faz inferir que o critério 'cor da pele' seria condição necessária para se nomear um Ministro do Supremo, por exemplo. Não é! Saber jurídico, atuação notável, são os critérios e depreciar isto, tratando a cor da pele como determinante, só piora a qualidade dos juízes que teremos.

    7. Leandro Piva

      O racismo é algo q dificulta a vida dos afetados. Avaliemos as etnias nas universidades, no serviço público, nos cargos de chefia, no mercado financeiro, etc etc etc e logo se chegará à conclusão sobre quem é q sofre racismo.

  18. José Ricardo Braga

    A decisão de Og Fernandes mais explicita a imprecisão na escrita da lei do que dá ganho de causa a um dos grupos, tanto que ele mesmo diz ser possível crime a ofensa praticada, mas não com base nesta lei. Pelos comentários e pelo teor da coluna há pouco interesse em perceber esse nuance da decisão. Importa que "a luta continua" e que poucos querem abrir mão dessas brigas...

    Responda
    1. José Ricardo Braga

      É esquisita uma lei que chancela ofensas por questões históricas.

  19. Paulo César de Oliveira

    Muito, muito antigamente, um negro somente conseguiria estudar em Harvard se fosse excepcionalmente melhor que a maioria de seus colegas. Isso era racismo. Hoje, no Brasil, graças as cotas, um negro pode estudar numa universidade mesmo se tiver nota menor que a de um branco não conseguiu passar. Isso eh racismo reverso.

    Responda
    1. Leandro Piva

      Seria racismo reverso se a ausência de cotas resultasse na equânime quantidade de brancos e pretos nas universidades.

    2. Claudio Gomes

      Esse Benedito deve ter problemas cognitivos, alem de nao ser possivel entender o que ele escreve.

    3. Benedito Aparecido de Souza

      Mas como você consegue ser tão estúpido e ignorante assim? Quem foi que te disse que cotitas negros não precisam de notas pra entrar na universidade pública ou ter desemprego aceitável para cursar a universidade? Você quer que eu dê risada ou chore por você?

  20. Marcos Antônio

    No dia da consciência negra os inconscientes dizem que tinha existir o dia da consciência branca. No dia da mulher os inconscientes acham que deveria ter o dia do homem.

    Responda
  21. Nelson Santos

    A relacao entre brancos e negros nao é simétrica. Na duvida vá a um restaurante chique e conte quantos negros estao sendo servidos. Quando a prefeitura abrir vaga pra gari, de uma olhada no biotipo dos candidatos.

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Algum deles está sendo mal-servido por conta da cor da pele? Eis a diferença. O pobre, independentemente da cor, está do lado de fora ou servindo, né? Aproveite e defina negro, pois o PNAD nos classifica em brancos, pardos e pretos, seja lá o que for isso em um país miscigenado como o nosso.

  22. José Cardoso

    Claro que ninguém gosta de ser xingado. Mas o racismo que importa é quando o Lula seletivamente escolhe homens brancos para o STF por exemplo. Esse tipo de clube do bolinha branco nas nomeações e contratações discricionárias se repete pelos nossos 8 milhões de quilômetros quadrados. O que alguém fala em momentos de raiva não deveria ser criminalizado, não é o mais importante.

    Responda
    1. José Marcelo Moreira

      Se alguém tem dúvidas sobre o que é racismo reverso é só ler esse post que estou respondendo.

  23. Gregorio Amarante

    Surrealismo mesmo é imaginar que a justiça e o respeito devem ser seletivos.

    Responda
  24. Humberto Giovine

    Caros "colegas" comentaristas. Sem querer polemizar, mas se em uma discussão no trânsito ou em um mercado, um cidadão branco chamar um cidadão negro de negro safado, isto será considerado racismo e ele será detido. Todavia, se acontecer o inverso, não é nada?! Isto parece mais injustiça, e deve-se olhar o fato em si e não a situação histórica do ofendido. É por isto, dentre outros, que a extrema direita cresce tanto no mundo e no Brasil.

    Responda
    1. Leandro Piva

      A questão é q ninguém chama um branco de branco safado, essencialmente pq os brancos não sofrem racismo e isso não faz nenhum sentido. Já o oposto é comum e expõe a depreciação moral associada ao preto.

    2. Humberto Giovine

      Marcelo Moreira. Eu li atentamente o artigo, e tenho mais que dois neurônios para entender e interpretar um texto. Não aceitar opiniões contrárias, apenas reforça a teoria de que o extremismo de um lado fortalece o de outro. A imposição de ideias jamais convence, somente revolta. E é por isto, que conceitos enviesados, como neste artigo, são cada vez mais questionados pelo mundo afora.

    3. José Marcelo Moreira

      Leia o artigo devagar e desde o início. Ou você não entendeu nada ou é racista mesmo.

    4. Gregorio Amarante

      Todos que fomentam cisão racial alimentam a extrema direita!

  25. max ribas

    É evidente. Afinal, todo e qualquer branco já nasce num "grupo social privilegiado", até mesmo aqueles que vivem em favelas e no fundo do sertão.

    Responda
  26. Gabo Franca

    E claro que bolsonaristas não querem condenar racismo algum, apenas desmontar a lei e criar o caos. No entanto, a discussão é importante sim: a monomania de raça é a base do racismo. Julgar qualquer um com base na raça, seja branco, negro ou nem tanto, é racismo. Isso porque a base das leis é o universalismo: todos são iguais. Estabeler hierarquias raciais através da lei, mesmo que bem intencionado, é algo que mina o universalismo civilizatorio fundamental.

    Responda
  27. Marcos Benassi

    Olha, Ana, eu me surpreendo com a eficácia desse blá sobre o tal "racismo reverso", bem como variantes. Calhou da sua colega Ligia Mary, hoje, atacar o "identitarismo" com base naquilo que aconteceu com a Maria Rita Kehl - nem li diretamente as acusações feitas à psicanalista, porque evito absurdos. Mas usar um evento torto e tosco pra desqualificar toda uma luta, é muito típico. E característico da articulista, que o faz reiteradamente. Sei não, minha cara: longa luta, essa, ao que tudo indica.

    Responda
  28. gabriela luna

    Simples assim

    Responda
    1. Gabo Franca

      Se é simples demais vira simplismo...

  29. Bruno Sebastião Neto

    É preciso ficar em uma trincheira para continuar atiran do,porque os tir os em direção a trincheira da igualdade, sempre serão os tir os da incompreensão?

    Responda
  30. elcio matos

    Infelizmente, desde que leis no mundo todo passaram a defender os chamados grupos minoritários, incluindo normas de inclusão a esses grupos, como direitos ao pessoal lgbt, povos originários, imigrantes, cotas raciais etc, mais a violência contra essa gente aumentou de forma exponencial gerando crimes de ódio que achávamos coisas do passado. Mas o pior de tudo, foi o renascimento da extrema-direita no mundo em seu estado mais assombroso justamente como razão na luta contra esses grupos.

    Responda
  31. Maurício A F de Carvalho

    Racismo reverso é um termo idiota, o que existe é racismo. Antissemitismo é uma forma de Racismo, e que é também contra brancos, é um ódio a uma etnia que é maior do que a própria religião, tem muito judeu ateu por exemplo... e etnias não se definem numa escala cromática apenas. Para além disso, recentemente houve um caso de Racismo contra brancos no episódio da Maria Rita Kehl, se não foi Racismo, o que foi aquilo? Outros casos anteriores em que se alegou isto não vi como Racismo, mas neste cas

    Responda
    1. Joaquim Rocha

      Leia novamente a matéria. Se não entender, leia outra vez.

  32. José Hidasi Neto

    Ou seja... cada um que continue com suas "lagrimas na chuva".

    Responda
  33. Antonio Araújo

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. Antonio Araújo

      Benassi, já existem vários comentários por aqui a respeito da questão. Não serei repetitivo. Quanto à carteirada, a articulista quer transformar a teoria que ela defende em verdade indiscutível, em dogma. Leia a última frase talvez você entenda.

    2. Gabo Franca

      Tristes comentários do Joaquim Rocha. Agressivo, acusa qualquer um que desafie seus dogmas. Esse é o problema de quem tem certezas sociais em demasia, se aproxima da intolerância que combateria...

    3. Marcos Benassi

      Uai, Antonio, onde você viu "carteirada" nos *argumentos* da articulista? Que tal apresentar os seus, em favor do "sofrimento Branco" pela opressão que sofrem dos pretos?

    4. Joaquim Rocha

      Antonio se auto declara o racista. Quanta ignor ância cabe numa só pessoa?

    5. Jose Roberto de Souza

      Já que você propõe o debate, que tal apresentar argumentos e não teorias conspiratórias?

  34. Gregorio Amarante

    Racismo é toda a discriminação por conta de etnia! A vida de todo o ser com um coração pulsante importa independente de cor! Isto deveria ser universal. O humanismo é isto Ana, reveja seus conceitos!

    Responda
    1. Joaquim Rocha

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  35. José Tarcísio Aguilar

    Uma democracia de verdade, um cristianismo de verdade, não poderiam conviver com relações de abuso de poder e privilégio. Mas isso ocorre, basta olhar em volta. Ana Rosa tem toda razão em seguir batendo na mesma tecla.

    Responda
  36. Luciano Ferreira Gabriel

    A FSP tem uma estratégia ruim para vender jornal. Gosta de diversificar suas colunas nos pólos de extremos à esquerda, a exemplo dessa autora, monotemática: há ataques de negros contra asiáticos, brancos e judeus, os quais invalidam a tese de que não existe racismo negro em razão da opressão a que estão submetidos. A falácia de tirar a ideia de racismo do plano individual para apenas no plano coletivo (sistema branco de opressão) é uma malandragem conhecida. Kanye West te manda saudações, autora

    Responda
    1. Eduardo Vasconcellos Oliveira

      Leia novamente a matéria e aprenda a interpretar.

    2. José Marcelo Moreira

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    3. Joaquim Rocha

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  37. Cristofer Diego Beraldi Martins

    Interessante como algumas pessoas só enxergam a si mesmas.

    Responda
  38. Peter Janos Wechsler

    "Entre outras coisas, porque o racismo é um sistema de opressão que supõe relações de poder e dominação de um grupo opressor sobre um grupo oprimido". A história está cheia de exemplos, desde a antiguidade, de grupos brancos oprimidos e escravizados.

    Responda
    1. Joaquim Rocha

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  39. Alexandre Tavares

    Racismo segundo o dicionário é dicriminação por etnia/raça e não a existência de um sistema "opressor". A colunista está enganada. Aliás, realmente não existe racismo reverso pois negros podem ser racistas com brancos e isso tipificaria apenas racismo.

    Responda
    1. Pedro Vasco

      É verdade. Nós anos oitenta, quando fiz o ensino fundamental e médio, racismo era racismo. Não essa releitura que fazem hoje.

  40. Alexandre Pereira

    Racismo é racismo, praticado seja por quem for. O termo reverso é uma forma estúpida de diferenciar algo que deve ser tratado sem distinções. Nesse aspecto, o tribunal tem razão, no mais, ativismo. A exemplo, os racistas sul africanos cantado “morte ao boers” em estádios cheios, com crimes horrendos perpetrados contra a etnia européia daquele país. Puro racismo, dentro da máxima que não é uma questão de cor, mas de poder. Princípios, o resto é ideologia barata. Lênin deve estar muito feliz.

    Responda
    1. José Marcelo Moreira

      Por que o cara queo racista quer comentar sobre o racismo num país que o racismo é crime? Nunca vou entender.

    2. Eduardo Rocha

      Etnia européia???? QPEE?

    3. Joaquim Rocha

      Perfeito Élcio. Alexandre é um zero à esquerda comentando sobre um assunto do qual nada entende, coitado.

    4. Alexandre Pereira

      Interessante sua tendência a linchamentos, camarada! Maoísta ou Leninista? Deve ser um grande humanista!! Mas não se pode ficar admirado, dada a terminologia que usa, né? Entendo que concorda com genocídio, é isso? Hahahahahaha!! Ao menos leia o que escreve, camarada! Assim fica feio!!!

    5. elcio matos

      Pois é, segundo o zap mundial da família tá rolando um apartheid reverso lá na Africa do Sul, onde pobres brancos estão sendo perseguidos por negros bárbaros e sanguinários. Sei não, mas eu acho que a história foi escrita de modo reverso também: os seres escravizados não foram os negros e sim os brancos; o holocausto não existiu, pois o austríaco de bigodinho esquisito, que foi chanceler da Alemanha naquela época, amava os judeus, e os índios nunca foram os povos originários da América.

    6. Jose Roberto de Souza

      O serviçal de Trump, tem a pachorra de falar de racismo aos boers na África do Sul, com certeza sente saudades do apartheid. Depois de décadas de racismo e opressão, queria o que?