Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Valter Luiz Peluque

    Lula precisa levantar a voz franca e diretamente contra a direita e o reacionarismo que borbulha no país

    Responda
  2. Valter Luiz Peluque

    A Folha tem me censurado de uma forma covarde, sem explicação

    Responda
  3. Valter Luiz Peluque

    Lula continua acreditando na paz e amor enquanto o Brasil borbulha no reacionarismo. Se o governo não esquecer, por hora, sua paz unificadora e se não partir para o enfrentamento ideológico franco e direto, vai continuar sob ataques, sem defesa, e vai se dar mal em 2026. Acorda Lula! Acorda esquerda!

    Responda
  4. João Leite Leite

    ,Não é política. É deficiência técnica mesmo. Há 40 anos os governos brasileiros só venderam empresas brasileira e não fizeram mais nada. Se tivessem investido os valores arrecadados com as privatizações em criação de outras empresas para continuar gerando riquezas e empregos e a dinheirama que entrou no país tivessem investido tudo na modernização do país hoje o Brasil estaria entre os países ricos e o PT ficaria 100 anos governando o país.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      sabidamente corrupto onde? diz aí seu ca na lha

    2. Gilmar Maghenzani

      nota-se que vc não conhece política pq não sabe que os governos do Lula foram os melhores da história é só procurar para ver, e depois quem mais privatizou foi o Sr FHC

    3. Carlos Amorim

      Mas eles investiram... Lula torrou bilhões na fracassada Sete Brasil ou nas Refinarias que até hoje não funcionam. Também emprestou nosso dinheiro barato para empresários amigos como Joesley Batista. Parte Também foi investida em gordos aumentos para o funcionalismo. Tivesse usado a grana pra quitar a dívida pública, aí sim estaríamos melhor.

    4. Rai Giovanni

      Um governo sabidamente corrupto criando empresas... Que ideia genial....

  5. Celso Augusto Coccaro Filho

    Acredito que se esperava um grande governo, que unisse o País e trouxesse grandes soluções. A expectativa foi frustrada pela realidade de um governo comum, medíocre, que lembra muito os governos do PMDB, algo plácido, palaciano, de corrupção carcomida, cheio de conchavos, agravado pelo caráter ególatra de muitos que estão no poder. Ainda há tempo de mudar, e talvez grandes projetos na área educacional possam surgir com um verdadeiro educador no respectivo Ministério, por exemplo.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      a culpa não do governo e sim do congresso que não apoia nem pagando caro

  6. PAULO CURY

    O pior é que é o mesmo lula de 2010 que tinha 87%, o que mudou? Acabou o dinheiro para distribuir, como era um índice falso lastreado em esmola ele tem que inventar esmola nova, as existentes ja são consideradas direitos adquiridos, e não trazem mis votos. O pt esta no lugar dele, 24%, que sao os professores universitários e mais uma meia dúzia que ainda acreditam em socialismo e outras baboseiras que não deu certo em lugar algum do mundo. 2026 vem ai para colocar as coisas no eixo

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Não Paulo, o PT tem sessenta milhões de votos e está em crescimento como já provado em 2018 era menor hoje não

  7. jose luiz de castro

    Os canhoteiros não mudam: mídia boa é a que elogia o Lule; mídia que aponta o desgoverno de Lule é fascista, bolsonarista, nazista, etc... E são os que se dizem democratas...

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      os canhoteiros como vc fala são diferentes de vc claro, são mais inteligentes não entram na da imprensa que sempre foi contra os pobres

  8. José Eduardo de Oliveira

    o presidente tem é que governar, cumprir o que prometeu, contra tudo e contra todos. e só. e outra, pensar antes de falar e não aceitar provocação, ele não se encontra mais no ABC e não fazer campanha enquanto estiver no cargo, termine o seu mandato e desça a rampa do palácio como subiu, pela porta da frente aplaudido e não vaiado! E cuidado com a roupa que irá usar.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      vou provar para vc que está errado, pense que somos a décima economia do mundo e no governo do seu herói éramos a décima terceira, menor desemprego da história, mais investimentos externos, mais indústria mais comércio fora que conseguiu aprovar o arcabouço, pois é a imprensa que bate nesta tecla quase todos os comentaristas estão comentando isso como se fosse uma vitória só falta conseguirem o impeachment sem crime

  9. MARCIO Gionco

    Olha o Milei na Argentina, que tomou medidas duras, cortou mamata, colocou funcionário público na rua, e a popularidade melhorou. É fazer o certo. O povo não é bobo.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      o milei fez tudo para aumentar a pobreza e o desemprego o Lula fez o contrário e tenta ainda fazer mais, e o povo acha que o milei está certo que povo ignorante

    2. Celso Augusto Coccaro Filho

      Talvez seja bobo o suficiente para apostar no fracassado investimento de criptomoedas patrocinado pessoalmente pelo Milei. Desculpe, mas não é por meio deste jogo esquerda vs direita que algo irá melhorar. Pelo contrário, temos visto que só piora.

  10. Nelson de Paula

    Aumento do crédito, "gás para todos" e gratuidade de novos remédios representam o governo dando coisas ao povo. Coisas que são consumidas e acabou. O que de melhor o país gostaria de esperar são robustas melhorias na segurança pública, na educação, no atendimento de saúde e na infraestrutura do país, que são os deveres do Estado. Além de medidas econômicas que induzam a investimentos e não a gastos.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      o congresso tirou mais de dez bi do orçamento da saúde e educação como vc quer que o governo faz?

    2. João Leite Leite

      O governo e os políticos não doam nada a ninguém. Tudo o que os políticos doam é pago muito caro por nós, contribuintes que pagamos os impostos mais caros do mundo. Os políticos usam o nosso dinheiro para comprar apoio.

  11. ADONAY ANTHONY EVANS

    Que tal a gente falar sério? O Datafolha que erra sempre, como suas equivalentes americanas erraram grosseiramente, acredita que em sua amostra, a massa de pesquisados sabem o que é déficit fiscal, conflito cambial, taxa Selic? No máximo o preço da carne. O governo anterior o preço do osso, e quase ganhou a eleição.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      hernandez que tal falar sério? tudo isso é culpa da imprensa é só pegar o que o Lula fez neste governo não poderia estar assim

    2. Hernandez Piras

      O Datafolha não erra sempre, como você bem sabe. E o menosprezo pelo discernimento do eleitor demonstra muito bem porque o PT está perdendo espaço.

  12. José Cardoso

    A solução como sempre é fabricar mais dinheiro para comprar votos, o que gera expansão monetária e depreciação da moeda. Mas é a receita que o PT conhece. Não há outra.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      hernandez vc pirou né? comparar o nosso pib com o da china faz o favor

    2. Hernandez Piras

      Alexandre, o maior desafio de qualquer governo brasileiro é elevar o PIB potencial, isto é, a taxa de crescimento compatível com a estabilidade monetária. De nada adiante crescer 3,5% num ano e ser obrigado a crescer menos no ano seguinte por causa da alta inflacionária. Além disso, 3,5% está longe de ser "crescimento chinês", com uma taxa média anual como esta, o Brasil demoraria quase quarenta anos para atingir o nível da Europa.

    3. João Leite Leite

      Maior crescimento do PIB? O Brasil precisa crescer acima de 10% ao ano para criar empregos para todos que tem saúde perfeita e querem trabalhar. É possível o país crescer acima de 5% ao ano. É só cortar todos os gastos desnecessários dos políticos e investir na industrialização do país, em infraestrutura, criar pontos turísticos, educação e saúde.

    4. Alexandre Avelar

      Cardoso, não vai falar nada sobre o maior crescimentos do PIB (3,5%) nos últimos anos; maior taxa de ocupação de trabalhadores da história, aumento da massa salarial; pagamento do passivo dos precatórios não pagos pelo governo anterior? Retomada dos programas sociais desmontados pelo Posto Ipiranga (lembra dele?). Isso só para ficar na seara econômica.

  13. Samuel Fagundes

    De comunicação a FolhaPan e toda a mídia que destrói tudo que venha a ser progressista entende. Basta ver que, praticamente, todos os seus articulistas não tem outra missão a não ser criticar e desdenhar de tudo o que é feito no governo Lula. Na maioria das vezes sem nenhum mínimo de pudor e ética. Mas, como esperar ética dessa gente. É um grande arranjo, para preparar o terreno daquele que os representarão nas futuras eleições. E o Brasil que se dane, querem perpetuar seus interesses

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      isso prova como os feitos deste governo que foram muitos sumiram da mídia pq será?

  14. Alcides Faria

    Diagnósticos governamentais seguem errados. Vale gas resolvendo? Gastar mais não é solução? Ministros inexpressivos com excesso de ministérios é um dos problemas. Outros: não atinge jovens e não tem políticas para a classe media.

    Responda
  15. Amilton Serra

    Essas pesquisas são noticiadas como terceiros e quartos turnos. Em outros casos querem antecipar as eleições, como agora. E ficam martelando isso dias e dias. Espero que o Lula entregue governo e, claro, utilize as pesquisas para entregar mais governo para quem o elegeu, principalmente. O resto é fumaça.

    Responda
  16. ADONAY ANTHONY EVANS

    Sempre votei contra o Lula. Em 22 com a tenebroso e abjeto Bolsonaro como alternativa, votei no Lula, não sem antes verificar seu impressionante sucesso econômico e social nos mandatos anteriores. Sucesso repetido agora. O massacre diário a que é submetido pela Imprensa, economistas e redes de Direita, não tem explicação racional. É ideologia reacionária e preconceito puro. Como pode nordestino pobre e quase sem estudo acertar, onde estudados em Harvard erram todo dia?

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Adonay esse aí é um oportunista econômico quer ganhar mais com o mercado pq na época dele foi pior que hoje

    2. Luiz Gustavo Amorim

      Você descreveu o meu caso, literalmente. Eu acrescentaria que minha perspectiva foi mudando conforme o avanço da Lava Jato que culminou na tragédia bolsonarista. Desde então, com a debacle tucana, o única via possível de um governo democrático de adultos é o PT. E sim, como pode um nordestino, retirante e sindicalista se atrever a não ser o meu jardineiro mas o primeiro presidente eleito três vezes pelo voto? É uma campanha contínua e sórdida, mas ainda estamos aqui com o perdão do novo clichê.

    3. MARCIO Gionco

      Continuem achando que o Lula e o PT estão certos e que é tudo conspiração. Vão levar uma bota daquelas.

    4. Samuel Fagundes

      Concordo plenamente com o que você expôs. Estamos vendo um grande arranjo para tirar o Lula e colocar outro que atendam a seus interesses. Essa tática já foi usada quando destruíram sua imagem, um pouco antes da lava-jato

    5. Rosana Zucolo

      Dissestes tudo! É o que penso também! A irresponsabilidade da mídia travestida de interesse público, cansa! E não vem de agora!

    6. ADONAY ANTHONY EVANS

      Gosto muito do Arminio Fraga, ex presidente do Banco Central. Semana passada, porém, declarou que o governo levou o Banco Central à UTI. No último ano o Risco Brasil, passou do herdado Risco Alto para Médio e tendência de melhora, segundo a Allianz Trade. Deve estar em torno de 500 pontos. Três vezes melhor que quando na Gestão de Fraga, com Risco Mil e Quatrocentos pontos. Se hoje a Instituição está na UTI, onde estava em seu tempo, na cova?

  17. Marcelo Magalhães

    A suposta falha na comunicação é insuperável, pois o nivelamento com a direita pressupõe a mentira. Assim, não adianta lutar contra em uma realidade remo tada a cada hora. Que parte simplesmente do objetivo a ser atingido e não das condições reais. E o pior, não são apenas as redes sociais, mas toda a mídia corporativa. Uma saída para isso talvez seja trabalhar com a imprensa oficial, jogando pesado nas verdades. Mas não se sabe se vai funcionar.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Se o povo tivesse a mesma formação política do que a sua, a como seria bom

    2. ADONAY ANTHONY EVANS

      Excelente comentário.

  18. NELSON XISTO DAMASCENO FILHO

    Platitudes na moda: polarização e comunicação. Atravessam o endereçamento da diversidade estrutural em nível algoritmo!

    Responda
  19. NELSON XISTO DAMASCENO FILHO

    O problema não é nem nunca foi comunicação. Preço do arroz com feijão, Buraco em estrada, falta de vacina, escola que fecha se faz calor ou se faz frio , bandeira “roxa”na conta de energia , pantanal, cerrado e mata atlântica queimando, celular e carro furtados aos montes, o sinistro da defesa do golpe, a maioria de ministros e ministras que não dizem a que vieram , gente sem cargo ou função que palpita e palpita errado, nada disso é resolvido com comunicação. Trabalhar mais e falar menos reso

    Responda
  20. MATILVANI MOREIRA

    O Sidônio sabe que mesmo propaganda boa não vende produtos ruins! O Lulad, para sorte do Brasil, está se tornando um produto de péssima qualidade. Ah, o brinde (Dona Rosângela) pela "compra" é pior ainda. Cai fora Sidônio! Não posso, o priduto é ruim, mas o negócio é bom demais!

    Responda
    1. Samuel Fagundes

      Prefere produtos podres, né? O ladrão de joias está aguardando seu voto.

  21. Ettore Fellini

    Alô Folha de SP o PSDB não morreu mudou para suas páginas Nunca vi tantos colunistas insossos , em cima do muro , desinformados , querendo parecer bacaninhas , verdadeiros tucanos criados em laboratórios para não ferir os interesses dos anunciantes ( entenda-se elites)

    Responda
  22. Ettore Fellini

    Acho que ela nunca militou e nem sabe o que é política fora de ambientes midiáticos e livrescos.Mas existe um mundo la´fora Que não basta comunicação E sim militância , contato com bases , massas , propostas concretas que aliviem o sofrimento.Isto que o PT institucionalizado desaprendeu está reaprendendo e tem que reagir enquanto é tempo.

    Responda
    1. Daniel Nunes

      Eis o típico petista jumento. Atira pedras em quem fala o que não gosta de ouvir. Por isso querem controlar as redes sociais. Respeite a moça, cabra sem futuro!!

  23. Ettore Fellini

    A Folha tem a capacidade de escolher analistas totalmente alienados do que é política fora do ambiente midiático e institucionalizado.Talvez seria bom esta colunista aprender em filas de ônibus , nas favelas e chão de fabricas o que é política . E o que pensa a polpulação pobre e sofrida deste país .Talvez ela não reproduziria falas de bolsonaros talvez ela entendesse que o mundo é muito mais vasto que seu eguinho.Já que ela não quer sujar os sapatos em favelas Leia a pesquisa Quest

    Responda
  24. Dalmo de Souza Amorim Junior

    A cada viagem Mais uma bobagem

    Responda
  25. Ettore Fellini

    "Pesquisa Quaest: pobres se identificam mais com Lula, e direita prevalece entre os ricos Pesquisa aponta variações na identificação política de acordo com a renda; Lula vence entre os mais pobres e está em empate técnico com Bolsonaro nas classes média e alta"

    Responda
  26. Renata Ribeiro

    O PT, tem que investir na galera jovem da esquerda como Renato Freitas, Joao Campos, Herica Hilton, dentre outros politicos jovens, que entende como se comunicar nesse novo mundo tecnológico.

    Responda
  27. Renata Ribeiro

    O PT, tem que investir na galera jovem da esquerda como Renato Freitas, Joao Campos, Herica Hilton, dentre outros politicos jovens, que entende como se comunicar nesse mundo novo tecnológico.

    Responda
  28. MARCO ANTONIO POLISELI

    Quanto mais Lula falar mais vai cair

    Responda
  29. Luiz Ferretti

    Citado o Cuecão, como referência, não é possível levar a sério a colunista e candidata a blogueirinha, né? Fundo do poço anunciado, é só ver a "qualidade" dos quarenta Ministros e as besteiras pronunciadas pelo Descondenado, infelizmente, ao longo desses dois anos.

    Responda
  30. ALFREDO ROSSETTI

    Todas as manchetes que vi, sobressaltam os 24% de bom e ótimo. Ainda não vi enfatizarem os 32% de regular, o que soma 52% de uma aceitação que soa melhor, quando veiculada. Está baixa a popularidade do Presidente, mas a mídia faz questão de estratagemas capciosos. Eta, Brasil!

    Responda