UOL - O melhor conteúdo
Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Paulo Augusto

    De inteligência, as IA's não tem nada. Só rearranjam dados para mostrá-los de forma diferente.

    Responda
  2. Ricardo Knudsen

    O artigo faz bem em chamar as teses de ideologias, visto não haver evidências científicas de sua validade. Curioso q ocorra em um jornal q difunde a ideologia da mão invisível (aquela dos seguidores de Adam Smith) e da ideologia psicanalítica (aquela inventada do nada por Freud). E q ainda por cima, em colaboração com o Uol, tem colunas de astrologia e de videntes. Incoerente, né?

    Responda
  3. JA Oliv

    Tudo se "moderniza"...

    Responda
  4. mizael dias

    Ainda bem que eu estudei para passar num concurso. Essa conversinha de networking, insight, e-commerce e pouco me importa. E tá tudo bem. Networking ? Quero é conversa com ninguém não sô. É só amolação e encheção. E essa ideia de furada de vida eterna mantendo a consciência? Vou te jogar a ideia, prestenção.

    Responda
  5. Felipe Vasconcelos

    Os autores do textos utilizaram a palavra ideologia como um conjunto de ideias, no sentido neutro, ou no sentido pejorativo de tentativa de dominação? Ideias de diversidade e inclusão também são ideologias?

    Responda
  6. Felipe Vasconcelos

    Vamos lá, a escravidão foi uma constante na história da humanidade, mas com a revolução industrial, o potencial produtivo liberado foi tamanho que a escravidão se tornou obsoleta. Métodos contraceptivos trouxeram liberdade reprodutiva às mulheres e maior possibilidade delas vivenciarem o prazer sexual. Então, sim, as tecnologias ampliam em muito as possibilidades humanas.

    Responda
  7. Aparecida Alves

    Tinha que ser proibido esses missionários meia pataca no Brasil!

    Responda
    1. Felipe Vasconcelos

      Proibir a existência de grupos de pressão, com suas próprias ideias, colocaria o Brasil entre as autocracias do mundo.

  8. marcos fernando dauner

    o fim do mundo está próximo - Apocalipse cap. vinte e cinco, verso quinze .

    Responda
    1. Paulo Augusto

      Pessoas sensatas não ligam para lendas religiosas.

  9. Aparecida Alves

    Olha os trampiques!

    Responda
  10. jose prado

    Pode correr a sacolinha!!

    Responda
  11. MARCIO OLIVEIRA

    Não existe a menor chance de pegarmos esse bonde da IA e nos tornarmos uma referência na tecnologia , já em termos de soja, minério de ferro e farelo de milho, somos imbatíveis.

    Responda
  12. Luiz Almeida

    Vida eterna para pagar o dízimo. Tudo dia nasce um simplório.

    Responda
  13. FRANCISCO DE OLIVEIRA

    Tudo que começa com essa pegada messiânica, de culto, já desperta meu ceticismo. E o uso da palavra "Evangelizar", me é desconfortável. Eu conheço as teorias sobre a singularidade e o transhumanismo e confesso que soam atraentes para min, mas desconhecia esse movimento evangelizador religioso que me soa uma coisa de oportunistas mistificadores pregando contra a regulação das tecnologias.

    Responda
    1. Felipe Vasconcelos

      "Evangelizar" é apenas uma metáfora para disseminação de ideias, na intenção de convencer o máximo possível de pessoas.

  14. Rodrigo Flexa

    Em resumo, picaretagem pesada.

    Responda
  15. Raymundo de Lima Lima

    Para velhos céticos como eu, Não vou cair neste golpismo d arautos da IA. Até porque já caí em alguns golpes políticos-ideológicos ou vi outros caírem: golpismo do novo ser humano ariano, golpismo d sociedade sem classes, golpismo da democracia absoluta norte-american, golpismo d q internet iria democratizar notícias e preponderar a Verdade, golpismo d Twitter p dizer tudo em140caracteres, depois golpismo da liberdade d expressao absoluta vale-tudo, etc

    Responda
    1. Felipe Vasconcelos

      A inteligência artificial traz muitas oportunidades, mas, também, perigos. Enfim, qualquer ferramenta é ambivalente, pois importa mais quem usa a ferramenta do que a ferramenta em si.

    2. Raymundo de Lima Lima

      OBS.: Alguns comentários meus foram desativados pela Folha por "descumprirem regras de publicação". Mas o aviso da Folha por email NÃO informa qual comentário meu foi desativado ou censurado. Sugiro a Ombudsman recomendar a Folha este simples pedido meu. Pois eu quero me-censurar antes que a Folha me censure. Já estou resignado.

    3. Marcelo Silva Ferreira

      Assim como a Internet, não acho que teremos opção de não usar IA. Na verdade, a maioria das pessoas já usa, sem ao menos ter consciência disso. Também sou cético por princípio, mas minha escolha tem sido aprofundar meu conhecimentos sobre IA, e não o contrário. É menos arriscado lidar com algo que você conhece profundamente.

  16. Paulo Ricardo Dambiski

    "Bora acelerar", só espero que não leve ninguém junto quando der com a cara no poste! Bora fazer a regulação pra evitar utopia e descontrole.

    Responda
  17. Celso Onofre

    O vale do silicio é um grupo de nerds que facilmente podem acabar com a humanidade pela falta de inteligencia e bom senso, gente perigosa, só usam o cérebro para o mal.

    Responda
    1. Celso Onofre

      Nerds fu** off! get a life POS!

    2. Felipe Vasconcelos

      Celso, a internet e o smartphone que você utiliza para ter acesso à Folha foram concebidos e desenvolvidos por essas pessoas que você citou, criando tecnologias disruptivas.

    3. Marcelo Silva Ferreira

      Errata: onde se lê vêem, ler vêm

    4. Marcelo Silva Ferreira

      Escrito por alguém que está usando a Internet para fazer comentários, essa declaração perde a credibilidade... Ainda mais porque demoniza toda a tecnologia, numa generalização nociva e desinformada. Mas já sabemos que os extremistas vêem em vários sabores.

  18. Roberto Gomes

    Evangelistas da IA? Tava demorando...

    Responda
    1. FRANCISCO DE OLIVEIRA

      Pois é. Não falta mais. Também achava que era uma questão de tempo.